FGV
Auditor de Controle
TCE-AM
2021

Abaixo estão apontados cinco diferentes tipos textuais; o tipo que mostra sua função principal de forma adequada é:

Comentário rápido

Letra A → A função principal de um cartaz publicitário é, de fato, convencer o público. O objetivo é persuadir as pessoas a tomar uma ação específica, como comprar um produto.

Letra B → Dentro do contexto da questão (comparando as alternativas), a função do livro é educar.

Letra C → Dentro do contexto da questão (comparando as alternativas), a função da notícia é informar.

Letra D → A função do horóscopo é oferecer previsões astrológicas.

Letra E → Dentro do contexto da questão (comparando as alternativas), a função do regulamento de um prédio é regulamentar.

Qual é o objetivo do texto publicitário?

Vender!

Este é o objetivo do anunciante.

Formas de se fazer isso:

  • persuasão: o publicitário tenta persuadir o leitor com o objetivo de vender
    • a banca pode usar as palavras: persuadir, convencer
  • chamada à ação (call-to-action): geralmente ao final do texto, o publicitário realiza uma chamada à ação (compre, curta, salve), e no fim das contas a ideia é vender
  • imperativo: os verbos de textos publicitários geralmente estão no imperativo. Por exemplo: "Faça como Harry Potter, adquira sua Nimbus 2000 hoje mesmo."
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhar esta questão:

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress