Você está na matéria de

Qual a diferença entre discurso direto e indireto?

(Direct Speech)

Na voz direta, as palavras exatas da pessoa são citadas e geralmente são colocadas entre aspas. É como se você estivesse transcrevendo exatamente o que foi dito. A estrutura é simples e clara, e é comum ver verbos introdutórios como "say" ou "ask".

Exemplo:

  • John said, "I am going to the store."
  • John disse: "Eu estou indo à loja."

(Indirect Speech)

Na voz indireta, você relata o que alguém disse sem usar as palavras exatas. Em vez disso, você parafraseia ou adapta a fala original. Isso geralmente requer algumas mudanças nos pronomes, tempos verbais e outros elementos gramaticais para se adequar ao contexto da frase.

Exemplo:

  • John said that he was going to the store.
  • John disse que ele estava indo à loja.

 

Principais Mudanças na Voz Indireta

  1. Tempos Verbais: Geralmente, os tempos verbais são deslocados um tempo para o passado.
    • Presente simples ("I am") se torna passado simples ("he was").
    • Presente contínuo ("I am going") se torna passado contínuo ("he was going").
  2. Pronomes: Os pronomes são ajustados conforme necessário.
    • "I" pode se tornar "he" ou "she", dependendo do sujeito.
  3. Palavras de Tempo e Lugar: Algumas palavras de tempo e lugar podem mudar.
    • "Today" pode se tornar "that day".
    • "Here" pode se tornar "there".

Exemplos Adicionais

  • Direta: She said, "I will call you tomorrow."
  • Ela disse: "Eu vou te ligar amanhã."

 

  • Indireta: She said that she would call me the next day.
  • Ela disse que me ligaria no dia seguinte.

Caiu na prova

FGV
Nível Superior
SEE PE
2022

Language teachers, like other teachers, had to quickly rethink priorities and means of delivery in response to the Covid-19 pandemic as well as measures to manage the pandemic. It isn’t surprising then that some of the findings in our 2021 survey relate to the pandemic.

Language teaching was suspended by local education boards at one in five primary schools in January 2021 due toCovid-19, and the impact has been felt more acutely in deprived areas. Teachers in state secondary schools report that two in five pupils in Key Stage 3 (lower secondary) did not engage with language learning during the first national lockdown, leading to time lost to language learning for a lot of pupils.

Dr Ian Collen said that “the most disadvantaged pupils are most likely to have been negatively affected by the impact of Covid-19, experiencing greater disruption to their language learning and fewer international opportunities. Looking to the future, schools should consider giving more curriculum time to languages, as well as more opportunities to use languages in real life, such as visits abroad.”

Many teachers reported that they cannot wait to get back to face-to-face teaching in the classroom. Despite the barriers they have faced over the past year, it is encouraging to see how they pivoted to remote learning during the national lockdowns.

Internet: <www.britishcouncil.org> (adapted).

Based on the previous text, judge the following item.

The excerpt ‘the most disadvantaged pupils are most likely to have been negatively affected by the impact of Covid-19’ (third paragraph) would be correctly rewritten in indirect speech as: Dr Ian Collen said that the most disadvantaged pupils were most likely to had been negatively affected by the impact of Covid-19.

Comentário longo

the most disadvantaged pupils are most likely to have been negatively affected by the impact of Covid-19

para colocar esta frase em discurso indireto, ficaria

 

“dr. Ian said that the most disadvantaged pupils were most likely to have been negatively affected by the impact of Covid-19″

sou seja, só mudamos o tempo verbal do are, para o were.

Na alternativa dada pelo examinador

“Dr Ian Collen said that the most disadvantaged pupils were most likely to had been negatively affected by the impact of Covid-19.”

Esta expressão “to had been” não é uma expressão correta, em inglês ela não existe.

Portanto, alternativa ERRADA.

Qual a diferença entre discurso direto e indireto?

(Direct Speech)

Na voz direta, as palavras exatas da pessoa são citadas e geralmente são colocadas entre aspas. É como se você estivesse transcrevendo exatamente o que foi dito. A estrutura é simples e clara, e é comum ver verbos introdutórios como "say" ou "ask".

Exemplo:

  • John said, "I am going to the store."
  • John disse: "Eu estou indo à loja."

(Indirect Speech)

Na voz indireta, você relata o que alguém disse sem usar as palavras exatas. Em vez disso, você parafraseia ou adapta a fala original. Isso geralmente requer algumas mudanças nos pronomes, tempos verbais e outros elementos gramaticais para se adequar ao contexto da frase.

Exemplo:

  • John said that he was going to the store.
  • John disse que ele estava indo à loja.

 

Principais Mudanças na Voz Indireta

  1. Tempos Verbais: Geralmente, os tempos verbais são deslocados um tempo para o passado.
    • Presente simples ("I am") se torna passado simples ("he was").
    • Presente contínuo ("I am going") se torna passado contínuo ("he was going").
  2. Pronomes: Os pronomes são ajustados conforme necessário.
    • "I" pode se tornar "he" ou "she", dependendo do sujeito.
  3. Palavras de Tempo e Lugar: Algumas palavras de tempo e lugar podem mudar.
    • "Today" pode se tornar "that day".
    • "Here" pode se tornar "there".

Exemplos Adicionais

  • Direta: She said, "I will call you tomorrow."
  • Ela disse: "Eu vou te ligar amanhã."

 

  • Indireta: She said that she would call me the next day.
  • Ela disse que me ligaria no dia seguinte.
A discussão ainda não começou.

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress