Você está na matéria de

Quais são os verbos intransitivos mais comuns em provas?

Verbos intransitivos têm significado completo e não precisam de complemento.

Normalmente são acompanhados de adjunto adverbial de lugar.

Dica: isso vai te ajudar a encontrar o sujeito da oração, que às vezes vem DEPOIS do verbo, quando ele é intransitivo.

Os verbos abaixo são intransitivos ⇒ PONTO! Eles não têm outra possibilidade de transitividade.

  • Morrer
    • Eleanor Shellstrop morreu após ser atingida por um carrinho de compras que escapou do controle.
    • Chidi Anagonye morreu atropelado por um conjunto de condicionadores de ar que caíram de uma janela.
  • Faltar
    • A Janet, sendo um ser não humano, não pode faltar, pois está sempre disponível para ajudar os residentes do Bom Lugar.
    • Jason Mendoza nunca deixou de faltar à inteligência, mas compensava com seu coração puro.
  • Comparecer
    • Tahani Al-Jamil sempre fez questão de comparecer aos eventos mais exclusivos, mesmo após sua morte.
    • Michael teve que comparecer diante do juiz para explicar suas ações no experimento do Bom Lugar.
  • Escorregar
    • Jason Mendoza escorregou em uma casca de banana enquanto tentava fazer uma pegadinha no Bom Lugar.
    • Eleanor Shellstrop quase escorregou na verdade sobre sua identidade errada no Bom Lugar, mas conseguiu se manter em segredo por um tempo.
  • Abundar
    • Abunda sabedoria em Chidi.

Não existem apenas verbos que são SÓ intransitivos. Há inúmeros verbos cuja transitividade temos que pegar pelo contexto.

Verbo ir ⇒ transitivo indireto, intransitivo e pronominal

Verbo ser ⇒ transitivo indireto e intransitivo

Caminhar ⇒ transitivo e intransitivo

Acabar ⇒ intransitivo, pronominal e transitivo

Verbos intransitivos-01

Caiu na prova

Cespe / Cebraspe
Nível Superior
Prefeitura do Recife
2023

Texto 8A1-I

O Brasil é um dos países com maior proporção de alunos matriculados em cursos de formação de professores, mas com um dos mais baixos índices de interesse na profissão. Para especialistas, isso mostra que a docência se torna opção pela facilidade em ingressar no ensino superior, pelas baixas mensalidades e pela alternativa de cursos a distância — não pela vocação.

Estudos internacionais mostram que um bom professor é um dos fatores que mais influenciam na aprendizagem. Os dados são de pesquisa feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que traçou o perfil de quem estuda para ser professor na América Latina e no Caribe. Enquanto, no Brasil, 20% dos universitários estão em cursos como licenciatura e pedagogia, na América Latina são 10% e, em países desenvolvidos, 8%.

Em compensação, só 5% dos jovens brasileiros dizem querer ser professores quando estão no ensino médio. E, apesar da grande quantidade de alunos matriculada em cursos de licenciatura e pedagogia no Brasil, faltam docentes para lecionar disciplinas específicas em áreas de ciências exatas e da natureza.

Na Coreia do Sul, por exemplo, 21% se interessam pela profissão e só 7% ingressam, de fato, na universidade, porque há muita concorrência e maior seleção. No Chile e no México, os dois índices são mais próximos: cerca de 7% se interessam pelo magistério e menos de 15% cursam pedagogia ou licenciatura.

“Muitos alunos concluintes do ensino médio entram em programas de formação de professores para conseguir um título”, diz o economista chefe da divisão de educação no BID, Gregory Elacqua. Ele afirma que isso não é bom para a educação.

“A gente atrai as pessoas mais vulneráveis e que lá na frente vão enfrentar o desafio de educar crianças vulneráveis também”, diz a diretora de políticas públicas do Instituto Península, que atua na área de formação de professores, Mariana Breim. “Se é este público que está procurando a docência, temos de abraçá-lo e fazê-lo se apaixonar por ela”, completa. Os dados mostram que 71% dos estudantes de pedagogia e licenciatura no Brasil são mulheres, índice semelhante ao verificado em outros países latinos.

Internet: <noticias.uol.com.br> (com adaptações).

Julgue o item a seguir, no que diz respeito à sintaxe de orações e períodos no texto 8A1-I.

No segundo período do terceiro parágrafo, o termo “docentes” exerce a função sintática de objeto direto.

Quais são os verbos intransitivos mais comuns em provas?

Verbos intransitivos têm significado completo e não precisam de complemento.

Normalmente são acompanhados de adjunto adverbial de lugar.

Dica: isso vai te ajudar a encontrar o sujeito da oração, que às vezes vem DEPOIS do verbo, quando ele é intransitivo.

Os verbos abaixo são intransitivos ⇒ PONTO! Eles não têm outra possibilidade de transitividade.

  • Morrer
    • Eleanor Shellstrop morreu após ser atingida por um carrinho de compras que escapou do controle.
    • Chidi Anagonye morreu atropelado por um conjunto de condicionadores de ar que caíram de uma janela.
  • Faltar
    • A Janet, sendo um ser não humano, não pode faltar, pois está sempre disponível para ajudar os residentes do Bom Lugar.
    • Jason Mendoza nunca deixou de faltar à inteligência, mas compensava com seu coração puro.
  • Comparecer
    • Tahani Al-Jamil sempre fez questão de comparecer aos eventos mais exclusivos, mesmo após sua morte.
    • Michael teve que comparecer diante do juiz para explicar suas ações no experimento do Bom Lugar.
  • Escorregar
    • Jason Mendoza escorregou em uma casca de banana enquanto tentava fazer uma pegadinha no Bom Lugar.
    • Eleanor Shellstrop quase escorregou na verdade sobre sua identidade errada no Bom Lugar, mas conseguiu se manter em segredo por um tempo.
  • Abundar
    • Abunda sabedoria em Chidi.

Não existem apenas verbos que são SÓ intransitivos. Há inúmeros verbos cuja transitividade temos que pegar pelo contexto.

Verbo ir ⇒ transitivo indireto, intransitivo e pronominal

Verbo ser ⇒ transitivo indireto e intransitivo

Caminhar ⇒ transitivo e intransitivo

Acabar ⇒ intransitivo, pronominal e transitivo

Verbos intransitivos-01
A discussão ainda não começou.

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress