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Quais são os quatro casos de uso dos porquês?

  • Por que (separado sem acento)
    • Quando usar: Em perguntas diretas e indiretas.
    • Equivalente a: "por qual motivo" ou "por qual razão".
    • Exemplos:
      • Direta: Por que Dumbledore confiou tanto em Snape?
  • Porque (junto sem acento)
    • Quando usar: Em respostas e explicações.
    • Equivalente a: "pois", "uma vez que".
    • Exemplos:
      • Usei essa imagem porque ela transmite a mensagem de forma clara.
  • Por quê (separado com acento)
    • Quando usar: No final de frases, quando o porquê está isolado.
    • Exemplos:
      • Você não participou da reunião, por quê?
  • Porquê (junto com acento)
    • Quando usar: Como substantivo, geralmente acompanhado de artigo, pronome, adjetivo.
    • Equivalente a: "o motivo" ou "a razão".
    • Exemplos:
      • Não entendi o porquê de sua ausência.

Dicas para Lembrar

  • Por que (separado sem acento) é para perguntar.
  • Porque (junto sem acento) é para responder.
  • Por quê (separado com acento) é para perguntar também, mas só quando vier antes de um ponto (seja final, de interrogação, exclamação ou reticências).
  • Porquê (junto com acento) é um substantivo, o motivo, a razão.

Classes gramaticais do porquê:

  1. Por que (separado e sem acento)
    • Classe gramatical: Conjunção integrante ou pronome interrogativo.
    • Uso:
      • Como conjunção integrante, introduz orações subordinadas substantivas, geralmente indicando causa ou razão.
      • Como pronome interrogativo, é usado em perguntas diretas ou indiretas.
    • Exemplo:
      • Conjunção: Não sei por que ele se atrasou. (indica causa)
      • Interrogativo: Por que você não veio? (pergunta direta)
  2. Porque (junto e sem acento)
    • Classe gramatical: Conjunção causal.
    • Uso:
      • Indica a causa ou a razão de algo, usado principalmente em respostas ou explicações.
    • Exemplo:
      • Ele não veio porque estava doente.
  3. Por quê (separado e com acento)
    • Classe gramatical: Pronome interrogativo.
    • Uso:
      • Usado no final de frases interrogativas, quando o termo está isolado ou antes de um ponto, seja final, de interrogação, exclamação ou reticências.
    • Exemplo:
      • Você está triste por quê?
  4. Porquê (junto e com acento)
    • Classe gramatical: Substantivo masculino.
    • Uso:
      • Refere-se ao motivo ou à razão de algo. Geralmente vem acompanhado de um artigo (o, um), pronome ou adjetivo.
    • Exemplo:
      • Ninguém entendeu o porquê da sua decisão.

Uso dos porquês-01

Caiu na prova

FGV
Agente
Prefeitura Niterói
2023

“Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe porquê. Neste recinto, conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porquê.”

 

Na estruturação desse texto, o erro está

Comentário rápido

No texto, há erro gramatical. Nas duas vezes, usa-se o porquê como se fosse um substantivo, mas, na verdade, deveria ter sido usado como uma pergunta indireta (escrito, assim, de forma separada). Como está ao final da frase, deve realmente ter acento.

O certo seria, portanto, usar, ao final de cada frase, a expressão “por quê”.

Quais são os quatro casos de uso dos porquês?

  • Por que (separado sem acento)
    • Quando usar: Em perguntas diretas e indiretas.
    • Equivalente a: "por qual motivo" ou "por qual razão".
    • Exemplos:
      • Direta: Por que Dumbledore confiou tanto em Snape?
  • Porque (junto sem acento)
    • Quando usar: Em respostas e explicações.
    • Equivalente a: "pois", "uma vez que".
    • Exemplos:
      • Usei essa imagem porque ela transmite a mensagem de forma clara.
  • Por quê (separado com acento)
    • Quando usar: No final de frases, quando o porquê está isolado.
    • Exemplos:
      • Você não participou da reunião, por quê?
  • Porquê (junto com acento)
    • Quando usar: Como substantivo, geralmente acompanhado de artigo, pronome, adjetivo.
    • Equivalente a: "o motivo" ou "a razão".
    • Exemplos:
      • Não entendi o porquê de sua ausência.

Dicas para Lembrar

  • Por que (separado sem acento) é para perguntar.
  • Porque (junto sem acento) é para responder.
  • Por quê (separado com acento) é para perguntar também, mas só quando vier antes de um ponto (seja final, de interrogação, exclamação ou reticências).
  • Porquê (junto com acento) é um substantivo, o motivo, a razão.

Classes gramaticais do porquê:

  1. Por que (separado e sem acento)
    • Classe gramatical: Conjunção integrante ou pronome interrogativo.
    • Uso:
      • Como conjunção integrante, introduz orações subordinadas substantivas, geralmente indicando causa ou razão.
      • Como pronome interrogativo, é usado em perguntas diretas ou indiretas.
    • Exemplo:
      • Conjunção: Não sei por que ele se atrasou. (indica causa)
      • Interrogativo: Por que você não veio? (pergunta direta)
  2. Porque (junto e sem acento)
    • Classe gramatical: Conjunção causal.
    • Uso:
      • Indica a causa ou a razão de algo, usado principalmente em respostas ou explicações.
    • Exemplo:
      • Ele não veio porque estava doente.
  3. Por quê (separado e com acento)
    • Classe gramatical: Pronome interrogativo.
    • Uso:
      • Usado no final de frases interrogativas, quando o termo está isolado ou antes de um ponto, seja final, de interrogação, exclamação ou reticências.
    • Exemplo:
      • Você está triste por quê?
  4. Porquê (junto e com acento)
    • Classe gramatical: Substantivo masculino.
    • Uso:
      • Refere-se ao motivo ou à razão de algo. Geralmente vem acompanhado de um artigo (o, um), pronome ou adjetivo.
    • Exemplo:
      • Ninguém entendeu o porquê da sua decisão.

Uso dos porquês-01
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