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Quais ganhos o SIAFI trouxe para a administração pública brasileira?

Veja os ganhos que a implantação do SIAFI trouxe para a Administração Pública Federal:

  • Contabilidade: o gestor ganha rapidez na informação, qualidade e precisão em seu trabalho;
  • Finanças: agilização da programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal na Conta Única no Banco Central;
  • Orçamento: a execução orçamentária passou a ser realizada dentro do prazo e com transparência, completamente integrada a execução patrimonial e financeira;
  • Visão clara de quantos e quais são os gestores que executam o orçamento: são mais de 4.000 gestores cadastrados, que executam seus gastos através do sistema de forma "on-line";
  • Desconto na fonte de impostos: no momento do pagamento, já é recolhido o imposto devido;
  • Auditoria: facilidade na apuração de irregularidades com o dinheiro público;
  • Transparência: detalhamento total do emprego dos gastos públicos disponível em relatórios publicados no site.
  • Fim da multiplicidade de contas bancárias: os números da época indicavam 3.700 contas bancárias e o registro de aproximadamente 9.000 documentos por dia. Com a implantação do SIAFI, constatou-se que existiam em torno de 12.000 contas bancárias e se registravam em média 33.000 documentos diariamente. Hoje, 98% dos pagamentos são identificados de modo instantâneo na Conta Única e 2% deles com uma defasagem de, no máximo, cinco dias.
  • Sistema centralizado, o que permite a padronização de métodos e rotinas de trabalho;
  • Utilização por todos os órgãos da Administração Direta (poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e em todo o território nacional;
  • Utilização por grande parte da Administração Indireta; e
  • Integração periódica dos saldos contábeis das entidades que ainda não utilizam o SIAFI, para efeito de consolidação das informações econômico-financeiras do Governo Federal - à exceção das Sociedades de Economia Mista, que têm registrada apenas a participação acionária do Governo - e para proporcionar transparência sobre o total dos recursos movimentados.

 

Fonte: https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/siafi/historia-e-estrutura/historia

Caiu na prova

FGV
Analista
Câmara dos Deputados
2023

As opções a seguir apresentam ganhos que a implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) trouxe para a Administração Pública, à exceção de uma. Assinale-a.

Comentário rápido

Existe um sistema para custos (Letra A):

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) é uma ferramenta tecnológica que tem a capacidade de integrar os principais sistemas estruturantes do Governo Federal – SIORG, SIAPE, SIAFI e SIGPLAN/SIOP em uma única base de dados (data warehouse), armazenando e reunindo as informações de custos que permitem o apoio à tomada de decisões pelo gestor.

Comentário longo

A questão cita os ganhos que a implantação do SIAFI trouxe para a Administração Pública Federal. Vou deixar coloridos os citados pela questão:

  • Contabilidade: o gestor ganha rapidez na informação, qualidade e precisão em seu trabalho;
  • Finanças: agilização da programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal na Conta Única no Banco Central;
  • Orçamento: a execução orçamentária passou a ser realizada dentro do prazo e com transparência, completamente integrada a execução patrimonial e financeira;
  • Visão clara de quantos e quais são os gestores que executam o orçamento: são mais de 4.000 gestores cadastrados, que executam seus gastos através do sistema de forma “on-line”;
  • Desconto na fonte de impostos: no momento do pagamento, já é recolhido o imposto devido;
  • Auditoria: facilidade na apuração de irregularidades com o dinheiro público;
  • Transparência: detalhamento total do emprego dos gastos públicos disponível em relatórios publicados no site.
  • Fim da multiplicidade de contas bancárias: os números da época indicavam 3.700 contas bancárias e o registro de aproximadamente 9.000 documentos por dia. Com a implantação do SIAFI, constatou-se que existiam em torno de 12.000 contas bancárias e se registravam em média 33.000 documentos diariamente. Hoje, 98% dos pagamentos são identificados de modo instantâneo na Conta Única e 2% deles com uma defasagem de, no máximo, cinco dias.
  • Sistema centralizado, o que permite a padronização de métodos e rotinas de trabalho;
  • Utilização por todos os órgãos da Administração Direta (poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e em todo o território nacional;
  • Utilização por grande parte da Administração Indireta; e
  • Integração periódica dos saldos contábeis das entidades que ainda não utilizam o SIAFI, para efeito de consolidação das informações econômico-financeiras do Governo Federal – à exceção das Sociedades de Economia Mista, que têm registrada apenas a participação acionária do Governo – e para proporcionar transparência sobre o total dos recursos movimentados.

 

Fonte: https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/siafi/historia-e-estrutura/historia

Quais ganhos o SIAFI trouxe para a administração pública brasileira?

Veja os ganhos que a implantação do SIAFI trouxe para a Administração Pública Federal:

  • Contabilidade: o gestor ganha rapidez na informação, qualidade e precisão em seu trabalho;
  • Finanças: agilização da programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal na Conta Única no Banco Central;
  • Orçamento: a execução orçamentária passou a ser realizada dentro do prazo e com transparência, completamente integrada a execução patrimonial e financeira;
  • Visão clara de quantos e quais são os gestores que executam o orçamento: são mais de 4.000 gestores cadastrados, que executam seus gastos através do sistema de forma "on-line";
  • Desconto na fonte de impostos: no momento do pagamento, já é recolhido o imposto devido;
  • Auditoria: facilidade na apuração de irregularidades com o dinheiro público;
  • Transparência: detalhamento total do emprego dos gastos públicos disponível em relatórios publicados no site.
  • Fim da multiplicidade de contas bancárias: os números da época indicavam 3.700 contas bancárias e o registro de aproximadamente 9.000 documentos por dia. Com a implantação do SIAFI, constatou-se que existiam em torno de 12.000 contas bancárias e se registravam em média 33.000 documentos diariamente. Hoje, 98% dos pagamentos são identificados de modo instantâneo na Conta Única e 2% deles com uma defasagem de, no máximo, cinco dias.
  • Sistema centralizado, o que permite a padronização de métodos e rotinas de trabalho;
  • Utilização por todos os órgãos da Administração Direta (poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e em todo o território nacional;
  • Utilização por grande parte da Administração Indireta; e
  • Integração periódica dos saldos contábeis das entidades que ainda não utilizam o SIAFI, para efeito de consolidação das informações econômico-financeiras do Governo Federal - à exceção das Sociedades de Economia Mista, que têm registrada apenas a participação acionária do Governo - e para proporcionar transparência sobre o total dos recursos movimentados.

 

Fonte: https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/siafi/historia-e-estrutura/historia

Qual é o sistema para informações de custos?

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) é uma ferramenta tecnológica que tem a capacidade de integrar os principais sistemas estruturantes do Governo Federal - SIORG, SIAPE, SIAFI e SIGPLAN/SIOP em uma única base de dados (data warehouse), armazenando e reunindo as informações de custos que permitem o apoio à tomada de decisões pelo gestor.

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