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O que são técnicas de auditoria?
Técnicas de auditoria são métodos e procedimentos utilizados pelos auditores para coletar, analisar e avaliar evidências durante o processo de auditoria, com o objetivo de formar uma opinião sobre as demonstrações financeiras ou operações de uma entidade. | |
Essas técnicas incluem inspeção, observação, investigação e confirmação, recálculo, análise documental, procedimentos analíticos, entre outras. | |
Cada técnica tem uma finalidade específica e pode ser aplicada de forma complementar para garantir a obtenção de evidências suficientes e apropriadas, permitindo ao auditor verificar a conformidade das transações e registros com os critérios estabelecidos e assegurar a integridade e a precisão das informações auditadas. |
Julgue os itens a seguir, relativos às normas de auditoria independente das demonstrações contábeis.
I Quando o auditor se depara com uma situação acerca da qual não há disposição específica, prevalecem as práticas consagradas pela contabilidade, e o seu parecer representa garantia de atestado de eficácia da administração na gestão dos negócios.
II Considere que, por ocasião da auditoria da conta credora de fornecedores a pagar, testada para subavaliação, o auditor descubra que uma fatura de compra de matéria-prima não foi registrada na contabilidade. Nessa situação, como conseqüência, a conta de fornecedores a pagar matéria-prima comprada a prazo, conta devedora, também estará subavaliada.
III Os testes substantivos se dividem em testes de transações e saldos, e de procedimentos de revisão analítica; a circularização e o teste de Cutoff fazem parte dos tipos de testes substantivos.
IV Inspeção, observação, investigação e confirmação, cálculo e revisão analítica são procedimentos técnicos básicos de auditoria relacionados ao planejamento de auditoria.
V Nos papéis de trabalho, o auditor deve registrar informações como o planejamento de auditoria, a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos aplicados; porém, não é necessário incluir nesses papéis suas opiniões ou conclusões, pois essas farão parte do parecer do auditor.
Estão certos apenas os itens
Por questões didáticas, vamos ignorar o item II. Primeiro, porque não é dessa matéria; segundo, porque a questão é antiga. Terceiro, porque o gabarito dado como “certo” pela banca NESTE ITEM APENAS é incorreto!
Eu quis trazer esta questão, para estudarmos os demais itens! Simbuera.
I Quando o auditor se depara com uma situação acerca da qual não há disposição específica, prevalecem as práticas consagradas pela contabilidade, e o seu parecer representa garantia de atestado de eficácia da administração na gestão dos negócios.
Incorreto. O parecer do auditor não garante a eficácia da administração na gestão dos negócios. De acordo com a NBC TA 200, a opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis não assegura a viabilidade futura da entidade nem a eficiência ou eficácia com a qual a administração conduziu os negócios da entidade.
Item II: Como falei acima, este item vai ser ignorado por mim e por você, estudante de auditoria.
III Os testes substantivos se dividem em testes de transações e saldos, e de procedimentos de revisão analítica; a circularização e o teste de Cutoff fazem parte dos tipos de testes substantivos.
Perfeitinha.
A primeira parte do item está certa, de acordo com o Manual de auditoria financeira do TCU (2016, página 156):
465. Os procedimentos substantivos consistem em procedimentos analíticos substantivos e testes de detalhes de saldos de contas, transações ou divulgações.
A circularização e o teste de Cutoff são classificados como testes substantivos porque seu objetivo principal é verificar diretamente a precisão e a integridade das informações financeiras, em vez de avaliar a eficácia dos controles internos.
IV Inspeção, observação, investigação e confirmação, cálculo e revisão analítica são procedimentos técnicos básicos de auditoria relacionados ao planejamento de auditoria.
Errado. São técnicas de auditoria. As técnicas de auditoria, como inspeção, observação, investigação e confirmação, cálculo e revisão analítica, são utilizadas para coletar evidências durante a execução da auditoria, não especificamente no planejamento.
V Nos papéis de trabalho, o auditor deve registrar informações como o planejamento de auditoria, a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos aplicados; porém, não é necessário incluir nesses papéis suas opiniões ou conclusões, pois essas farão parte do parecer do auditor.
As opiniões do auditor também estão nos papéis de trabalho.
De acordo com a Wiki da CGU:
==5.7 PAPÉIS DE TRABALHO
Papéis de trabalho (ou documentação de auditoria) são os documentos que suportam o trabalho de auditoria, contendo o registro das informações utilizadas pelos auditores internos governamentais, das verificações realizadas e das conclusões a que chegaram.
Dê exemplos de testes substantivos e testes de controle.
Gente, basicamente, os de controle vão verificar o controle interno, e os substantivos vão procurar evidências suficientes e apropriadas de que não há distorção relevante. Mas... Não vamos confiar apenas em teoria, certo? Vou colocar abaixo alguns exemplos práticos dados pelas bancas de concursos. | |
São testes SUBSTANTIVOS:
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São testes DE CONTROLE:
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O que são papéis de trabalho?
De acordo com a Wiki da CGU: ==5.7 PAPÉIS DE TRABALHO Papéis de trabalho (ou documentação de auditoria) são os documentos que suportam o trabalho de auditoria, contendo o registro das informações utilizadas pelos auditores internos governamentais, das verificações realizadas e das conclusões a que chegaram. Consideram-se papéis de trabalho aqueles preparados pelo auditor, pela Unidade Auditada ou por terceiros, tais como, planilhas, formulários, questionários preenchidos, fotografias, arquivos de dados, de vídeo ou de áudio, ofícios, memorandos, portarias, documentos originais ou cópias de contratos ou de termos de convênios, confirmações externas, programas de trabalho de auditoria e registros de sua execução. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar a compreensão do planejamento, da natureza e da extensão do trabalho, bem como para suportar as conclusões alcançadas. Dessa forma, as análises realizadas e as evidências produzidas ou coletadas pelos auditores internos governamentais em decorrência dos exames devem ser devidamente documentadas em papéis de trabalho. Constituem objetivos dos papéis de trabalho: a) auxiliar no planejamento, na execução e na supervisão dos trabalhos de auditoria; |
Como são subdivididos os testes substantivos?
Manual de auditoria financeira do TCU (2016, página 156) 465. Os procedimentos substantivos consistem em procedimentos analíticos substantivos e testes de detalhes de saldos de contas, transações ou divulgações. | |
Sendo assim, os testes substantivos se dividem em:
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O que são técnicas de auditoria?
Técnicas de auditoria são métodos e procedimentos utilizados pelos auditores para coletar, analisar e avaliar evidências durante o processo de auditoria, com o objetivo de formar uma opinião sobre as demonstrações financeiras ou operações de uma entidade. | |
Essas técnicas incluem inspeção, observação, investigação e confirmação, recálculo, análise documental, procedimentos analíticos, entre outras. | |
Cada técnica tem uma finalidade específica e pode ser aplicada de forma complementar para garantir a obtenção de evidências suficientes e apropriadas, permitindo ao auditor verificar a conformidade das transações e registros com os critérios estabelecidos e assegurar a integridade e a precisão das informações auditadas. |
O que não são objetivos do auditor?
→ Elaborar / apresentar demonstrações contábeis (o auditor as EXAMINA) → Estabelecer / implementar controles internos → Detecção / correção de fraudes e erros Todos os objetivos acima são da ADMINISTRAÇÃO da entidade. | |
Além disso, a opinião do auditor: → NÃO assegura viabilidade futura da entidade → NÃO atesta eficiência/eficácia do modo como a administração conduz os negócios |
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