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O que é conflito de agência?

O conflito de agência, no contexto de auditoria independente, refere-se a uma situação em que há divergências de interesses entre os agentes (gerentes ou executivos) e os principais (acionistas ou proprietários) de uma organização. Esse conflito surge porque os agentes, que são responsáveis pela gestão diária da empresa, podem tomar decisões que beneficiem a si próprios em vez dos acionistas, que são os proprietários do negócio.

A função da auditoria no conflito de agência é mitigar os conflitos de interesse entre os gerentes (agentes) e os acionistas (principais).

De acordo com a obra "Auditoria Governamental", do TCU (2011):

"Ao enxergarmos a auditoria como um instrumento de governança para reduzir o conflito de agência, entendemos que ela é um mecanismo do principal e não do agente."

E complementa:

"Sem prejuízo dessas perspectivas, a auditoria interna de empresas privadas, de órgãos públicos ou de poder público pode ser vista como instrumento útil para que o administrador verifique se seus subordinados estão cumprindo as determinações da alta administração (o presidente, nas empresas privadas; o prefeito, o governador e o Presidente da República, ou ainda, os dirigentes máximos de órgãos e entidades do setor público). É a situação em que a auditoria trabalha para reduzir conflitos, mas entre agentes e não entre o principal e o agente."

Caiu na prova

Cespe / Cebraspe
Auditor de Controle
FUB
2013

Com relação aos conceitos gerais sobre auditoria, julgue o item subsequente.

A origem da auditoria nas empresas está associada ao aumento de seu tamanho e à sua expansão geográfica, circunstâncias que favoreceram o surgimento de administradores profissionais, que não se confundem com os próprios acionistas.

Comentário longo

A afirmação está correta.

A origem da auditoria nas empresas está, de fato, associada ao aumento do tamanho das organizações e à sua expansão geográfica. Esse crescimento e dispersão geográfica das operações corporativas levaram ao surgimento de administradores profissionais que não eram necessariamente os próprios acionistas.

POR ISSO se fala no conceito de “conflito de agência”.

A auditoria surgiu como uma resposta necessária ao crescimento e à complexidade das empresas, bem como à separação entre propriedade e gestão, desempenhando um papel crucial na governança corporativa e na mitigação do conflito de agência.

O que é conflito de agência?

O conflito de agência, no contexto de auditoria independente, refere-se a uma situação em que há divergências de interesses entre os agentes (gerentes ou executivos) e os principais (acionistas ou proprietários) de uma organização. Esse conflito surge porque os agentes, que são responsáveis pela gestão diária da empresa, podem tomar decisões que beneficiem a si próprios em vez dos acionistas, que são os proprietários do negócio.

A função da auditoria no conflito de agência é mitigar os conflitos de interesse entre os gerentes (agentes) e os acionistas (principais).

De acordo com a obra "Auditoria Governamental", do TCU (2011):

"Ao enxergarmos a auditoria como um instrumento de governança para reduzir o conflito de agência, entendemos que ela é um mecanismo do principal e não do agente."

E complementa:

"Sem prejuízo dessas perspectivas, a auditoria interna de empresas privadas, de órgãos públicos ou de poder público pode ser vista como instrumento útil para que o administrador verifique se seus subordinados estão cumprindo as determinações da alta administração (o presidente, nas empresas privadas; o prefeito, o governador e o Presidente da República, ou ainda, os dirigentes máximos de órgãos e entidades do setor público). É a situação em que a auditoria trabalha para reduzir conflitos, mas entre agentes e não entre o principal e o agente."

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