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Como matar de vez questões de causa/consequência?
Verificar a relação de DEPENDÊNCIA. | |
- Sem a CAUSA |
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, // o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.“ — Ruy Barbosa, político, escritor e jurista brasileiro (1849 – 1923).
Fonte: https://citacoes.in/citacoes-de-justica/?page=2
Esse famoso texto de Ruy Barbosa pode ser segmentado em duas partes, como indicam as duas barras inclinadas.
Sobre essa segmentação, é correto afirmar que:
Na causa e consequência, A CONSEQUÊNCIA não existiria SEM A CAUSA.
Sendo assim, o gabarito é a letra C.
Vamos uma a uma:
A – Enquanto o primeiro segmento mostra aspectos negativos, o segundo segmento mostra aspectos positivos opostos.
Comentário: Essa afirmação não é correta, pois o segundo segmento também apresenta aspectos negativos, como o desânimo da virtude e a vergonha de ser honesto. Além disso, o primeiro segmento não apresenta aspectos positivos opostos aos do segundo segmento.
B – O primeiro segmento mostra a situação política causada pelas atitudes do homem citadas no segundo segmento.
Comentário: Essa afirmação também não é correta, pois os dois segmentos se referem à mesma situação, ou seja, à deterioração da ética e da justiça na sociedade. Além disso, não existe uma “situação política” no texto.
C – O segundo segmento indica as consequências negativas das causas citadas no primeiro segmento.
Comentário: Essa afirmação está correta. O primeiro segmento descreve as causas (triunfo da desonra e da injustiça) para as consequências (o desânimo, o riso da honra e a vergonha de ser honesto).
D – O primeiro segmento apresenta várias explicações para os fatos citados no segundo segmento.
Comentário: Essa afirmação não é correta, pois a relação é de causa e consequência. Já vimos na aula de interpretação pura os elementos de uma explicação: analogias, ou visualizações, ou histórias, ou exemplos.
E – O segundo segmento enumera conclusões retiradas dos pensamentos expressos no primeiro segmento.
Comentário: Essa afirmação não é correta, pois o segundo segmento não enumera conclusões, mas sim consequências negativas das causas descritas no primeiro segmento.
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