Você está na matéria de
Como identificar o público-alvo de um texto?
Identificar o público-alvo de um texto é crucial para garantir que a mensagem seja recebida e compreendida da maneira mais eficaz possível. O tema do texto é um dos principais indicadores do público-alvo. | |
|
As miragens dos regimes milagrosos.
As poções mágicas são tão antigas quanto as feiticeiras. Os vendedores atuais de ilusões, banhados de marketing, exploram as dietas de emagrecimento com abundância de medicamentos. “Espigas de milho mexicano, algas marinhas, chá de certa província chinesa, farinha indiana, especiarias naturais, casca de abacaxi” eis aí alguns produtos destinados a fazer perder quilos supérfluos.” Os elogios publicitários são exagerados e mentirosos, é o que diz Jean Adrian, que é chefe da cadeira de Bioquímica industrial e agroalimentar na Confederação Nacional das Artes e Profissões.
Sobre a estruturação desse pequeno texto argumentativo, assinale a afirmativa correta.
O público-alvo é mais facilmente identificado pelo TEMA do texto. E o tema é o alerta contra textos publicitários que prometem regimes milagrosos.
Esta é uma questão difícil e, certamente, será muito criticada pelos haters da FGV.
Vamos focar no gabarito (letra B) e na alternativa que gera mais erros (letra D).
Inclusive, a letra D foi a alternativa que eu escolhi!
Comecemos pela letra B.
(B)
O público-alvo desse texto é o leitor preocupado com sua gordura exagerada e que confia na publicidade.
Isso mesmo. Essa questão é importante para você identificar o público-alvo de outras questões que surgirem.
Se alguma alternativa apontar um público-alvo, veja se a alternativa está correta.
Neste caso, está!
O público-alvo é mais facilmente identificado pelo TEMA do texto. E o tema é o alerta contra textos publicitários que prometem regimes milagrosos.
Agora vamos para a letra D.
(D)
A argumentação fundamental do texto se apoia em exemplos, retirados dos próprios textos publicitários.
Em um texto argumentativo, sempre haverá o quê? Um ou mais argumentos!
Quando você vir opinião de cientistas no texto, tente ficar com uma orelhinha em pé para o argumento de autoridade.
Foi este o argumento utilizado pelo autor do texto para se posicionar contra os produtos de emagrecimento. Ele usou uma autoridade (um cientista) para defender a tese de que o marketing oferece medicamentos para emagrecimento exagerados e mentirosos.
Então, a argumentação principal é o argumento de autoridade.
Além disso, o texto utiliza exemplos específicos de PRODUTOS (“Espigas de milho mexicano, algas marinhas, chá de certa província chinesa, farinha indiana, especiarias naturais, casca de abacaxi”), e não exemplos dos textos publicitários em si.
Dito tudo isso, os erros das demais alternativas são mais fáceis de se identificar.
(A)
O objetivo do autor do texto é criticar a posição dos cientistas diante das campanhas mentirosas sobre medicamentos.
Ao contrário: o autor usa a autoridade do cientista como argumento para sua tese.
(C)
O enunciador do texto se coloca ao lado dos consumidores iludidos pela publicidade enganosa.
Ele não se coloca ao lado desses consumidores: ele faz um alerta a esses consumidores!
(E)
Os processos linguísticos de argumentação empregados no texto incluem apenas a linguagem lógica, como convém ao texto publicitário.
Vários pequenos erros nesta aqui. O texto da questão é argumentativo, não publicitário. O texto não usa só linguagem lógica, ele usa um argumento de autoridade. Além disso, os textos publicitários não têm como característica serem lógicos, ao contrário: eles se usam de muitas figuras de linguagem.
Como identificar o público-alvo de um texto?
Identificar o público-alvo de um texto é crucial para garantir que a mensagem seja recebida e compreendida da maneira mais eficaz possível. O tema do texto é um dos principais indicadores do público-alvo. | |
|
MEDIDA APLICADA LTDA
Faça sua pré-matrícula: