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Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
Publicitários-01

Caiu na prova

FGV
Nível Superior
IMBEL
2021

Os textos publicitários do automóvel Porsche, a seguir, enfatizam a velocidade do veículo, à exceção de um. Assinale-o.

Comentário longo

  • A. A boa notícia é que o Porsche não tem poltrona para crianças.
    • Sugere que o carro é voltado para o desempenho e não para a família. Relaciona-se indiretamente com a velocidade ao priorizar aspectos que não são de segurança infantil.
  • B. É o mais rápido que você pode ir, sem ser obrigado a comer comida de bordo.
    • Faz uma comparação direta com a velocidade, sugerindo que o carro é tão rápido quanto um avião.
  • C. Meio-termo é para políticos e medrosos.
    • Indica uma postura de extremos, que pode ser interpretada como uma alusão à alta performance e velocidade.
  • D. Na Alemanha, ele não compete com carros. Compete com aviões.
    • Afirmação direta da capacidade de velocidade do veículo, comparando-o com aviões.
  • E. Pode despedir seu motorista.
    • A única opção que não menciona ou insinua velocidade diretamente, sugerindo autonomia ou prazer em dirigir.

Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
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