Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
Publicitários-01

Caiu na prova

FGV
Nível Superior
IMBEL
2021

Os textos publicitários do automóvel Porsche, a seguir, enfatizam a velocidade do veículo, à exceção de um. Assinale-o.

Selecione uma alternativa.

A boa notícia é que o Porsche não tem poltrona para crianças.

A boa notícia é que o Porsche não tem poltrona para crianças.

A boa notícia é que o Porsche não tem poltrona para crianças.

A boa notícia é que o Porsche não tem poltrona para crianças.

É o mais rápido que você pode ir, sem ser obrigado a comer comida de bordo.

É o mais rápido que você pode ir, sem ser obrigado a comer comida de bordo.

É o mais rápido que você pode ir, sem ser obrigado a comer comida de bordo.

É o mais rápido que você pode ir, sem ser obrigado a comer comida de bordo.

Meio-termo é para políticos e medrosos.

Meio-termo é para políticos e medrosos.

Meio-termo é para políticos e medrosos.

Meio-termo é para políticos e medrosos.

Na Alemanha, ele não compete com carros. Compete com aviões.

Na Alemanha, ele não compete com carros. Compete com aviões.

Na Alemanha, ele não compete com carros. Compete com aviões.

Na Alemanha, ele não compete com carros. Compete com aviões.

Pode despedir seu motorista.

Pode despedir seu motorista.

Pode despedir seu motorista.

Pode despedir seu motorista.

Parabéns, você acertou! → Gabarito: Letra E.

Que pena, você errou... → Gabarito: Letra E.

Comentário longo

  • A. A boa notícia é que o Porsche não tem poltrona para crianças.
    • Sugere que o carro é voltado para o desempenho e não para a família. Relaciona-se indiretamente com a velocidade ao priorizar aspectos que não são de segurança infantil.
  • B. É o mais rápido que você pode ir, sem ser obrigado a comer comida de bordo.
    • Faz uma comparação direta com a velocidade, sugerindo que o carro é tão rápido quanto um avião.
  • C. Meio-termo é para políticos e medrosos.
    • Indica uma postura de extremos, que pode ser interpretada como uma alusão à alta performance e velocidade.
  • D. Na Alemanha, ele não compete com carros. Compete com aviões.
    • Afirmação direta da capacidade de velocidade do veículo, comparando-o com aviões.
  • E. Pode despedir seu motorista.
    • A única opção que não menciona ou insinua velocidade diretamente, sugerindo autonomia ou prazer em dirigir.

Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
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