Hoje vamos falar de economia no setor público, e eu vou trazer um resumo da relação do Keynesianismo com a oferta agregada.
Vamos começar pela questão que vai embasar todo o nosso resumo de hoje:
Cespe (atual Cebraspe) – 2015 – Auditor Governamental (CGE PI)/Geral
Acerca dos modelos clássicos IS-LM e de oferta e demanda agregadas, julgue o item seguinte.
Considerando-se o fechamento keynesiano do mercado de trabalho, a curva de oferta agregada será positivamente inclinada no plano preço e renda e terá como argumento o salário nominal.
Vamos começar pela seguinte pergunta: Keynes focava em oferta agregada?
Keynes focava mais na demanda agregada, argumentando que a economia poderia ficar presa em equilíbrios com desemprego devido à insuficiência de demanda.
A teoria da oferta agregada foi desenvolvida posteriormente por economistas que buscavam integrar as ideias de Keynes com a teoria econômica clássica.
A curva de oferta agregada pode ter diferentes formatos dependendo das premissas adotadas sobre o mercado de trabalho e a flexibilidade de preços e salários.
O “fechamento keynesiano” do mercado de trabalho, mencionado na questão, se refere à premissa de que os salários nominais são rígidos no curto prazo.
Com essa premissa de salários rígidos, a curva de oferta agregada de curto prazo terá inclinação positiva, como vou explicar a seguir.
Vamos começar pela seguinte pergunta: Keynes focava em oferta agregada?
O modelo IS-LM mostra a interação entre o mercado de bens e serviços (curva IS) e o mercado monetário (curva LM). Eu não vou me demorar nesse assunto, pois fiz um post sobre ele.
Só para contextualizar na questão: ele é usado para analisar o equilíbrio da economia no curto prazo.
Já o modelo de oferta e demanda agregadas analisa a economia como um todo.
Curva de demanda agregada: mostra a quantidade de bens e serviços que os consumidores, as empresas e o governo estão dispostos a comprar.
Curva de oferta agregada (que é a da questão): mostra a quantidade de bens e serviços que as empresas estão dispostas a produzir e vender.
Como no fechamento keynesiano do mercado de trabalho os salários são rígidos no curto prazo, mesmo com desemprego, os salários não caem.
Daí, a curva de oferta agregada (OA) será positivamente inclinada no plano preço e renda.
E por que isso acontece? Porque, com salários rígidos, as empresas conseguem aumentar sua produção contratando mais trabalhadores, já que o custo de contratação (o salário) não aumenta.
Cartões de memória do Esquemaria: há cartões de keynesianismo também
Agora eu te convido comprar meus Cartões de Memória.
Temos esquemas visuais, perguntas e respostas e questões de concursos resolvidas.
Tudo muito DIRETO AO PONTO para você fechar e revisar o conteúdo da prova a tempo.
Clique aqui para saber mais.