Como sair da nota atolada (usando SIMULADOS)

Carol Alvarenga é servidora pública do TCU e professora do Esquemaria. Ela dá aulas desde 2014, com uma abordagem focada em aceleração de estudos para não precisar estudar mais do que o necessário.

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Anotações

  • A nota atolada é um fenômeno que acontece com a maioria de nós, seja em provas, seja em simuladosImagine que você comece a aumentar sua nota líquida em concursos públicos:
    • 30%…40%…50%…
    • 60%… (a coisa está ficando boa!)63%…70%…
    • E é aí você fica só em um vai e volta:
      • 71%…74%…72%…68%…70%…73%…
      • …e você nunca sai daí.

    Eu sei. É uma droga. Isso acontece quando nós chegamos a uma nota boa (de gente que estuda para caramba para concursos), mas ficamos estacados ali, em um ciclo que parece não ter fim. É o que eu chamo de nota atolada: você acelera, acelera, mas não sai do lugar.

  • O erro que as pessoas cometem ao tentarem sair da nota atolada
    • O negócio é que nessas situações nós estamos focando em ganhar um percentualzinho a mais.
    • Tiramos 72% em um simulado e dissemos: “basta acertar mais 5% para eu estar dentro do número de vagas”.
    • E daí você ganha mais 5% em uma ou duas matérias… mas se esquece de exatos 5% de outra matéria (ou outras matérias), e acaba errando o que já sabe.
    • É que nem aquele probleminha clássico de matemática do ralo, sabe?
    • Do tipo……há uma torneira colocando água em um tanque, mas nesse tanque existe um ralo… em quanto tempo o tanque vai encher ou vai esvaziar (dependendo do tempo, da quantidade de água jorrada e da quantidade de água que vai pelo ralo)?
    • Bem, a minha ideia, então, é que a sua torneira jorre LITROS de água de uma vez, de modo que o ralo seja só uma firulinha no tanque.
  • Um outro erro que vejo
    • Não destrinchar ponto a ponto de provas anteriores para o cargo específico (especialmente se a banca é a mesma)
      • Por exemplo: vou fazer o concurso de analista da Câmara? Tenho que ter simulado TODAS as provas anteriores, vendo detalhadamente o que eu erraria e por quê.
  • E mais um erro que eu vejo
    • Considerar como “certas” as questões que foram chutadas e que você, por coincidência do destino, acertou.
    • No momento dos estudos, chute não é acerto.
    • Observação importante: “isso significa que no dia da prova eu não devo chutar?”
  • Desatolamento
    • No lugar de focar no conteúdo de todas as questões, pegue o conteúdo dos 30% restantes. Do que você errou, especificamente.
    • 👌 A partir disso, para cada questão, pergunte-se: o que eu teria que estudar para nunca mais errar uma questão assim?
    • Para a parte dos estudos do que você errou, pegue a teoria e faça mapas mentais usando fichas de estudos (veremos COMO você vai fazer isso na aula de memorização). Se o assunto for muito importante e você se mantiver errando, vá para um tipo de anotação mais profundo: as Cornell Notes.
    • Lembre-se: você não faz fichas de estudos e Cornell Notes para tudo. Você faz para o que mais te faz errar.
  • Em qual momento você vai contar os seus erros para verificar o que ainda precisa ser estudado
    • Não é enquanto você estuda por questões
    • Não é enquanto um professor seu dá uma bateria de questões
    • É…Nos simulados.

Uma aula dentro da aula: como realizar simulados?

Simulados têm algumas premissas.

  • Eles são ótimos para você verificar o que ainda precisa ser estudado (contar minha história com a primeira prova que fiz: Antaq)
  • Eles são ótimos para você treinar o seu tempo de prova (contar minha história com o Bacen e a história do Renato com o TCU).
    • Sendo assim, faça simulados de acordo com o tempo real que você vai ter, incluindo aí idas ao banheiro, conversas aleatórias dos fiscais, tempo para passar para o gabarito e tempo de discursiva.
  • Eles têm que ser feitos regularmente, para você revisar o seu caminho nos estudos.
    • Indico que seja no domingo, pela manhã.
  • Sempre que possível, eles devem ser feitos com as questões da banca que você pretende pegar (ou ao menos com bancas que têm o mesmo ‘sistema’ de questões).
  • Eles devem ser feitos desde a 1ª semana de estudos para concursos.

Os erros são um fato da vida. É a resposta aos erros que conta.

  • Nikki Giovanni

Pontos-chave

  • Faça um simulado por semana
  • Verifique sua evolução em % líquido
  • Estude a TEORIA do que você errou, fazendo mapas mentais

Resumo

📌 Simular é a maneira mais certa de errar. E pegar esses erros e destrinchá-los, para que eles não aconteçam mais, é o que te fará sair da nota atolada.

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Eita, que o povo está inteligente... 😏

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