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O que é propósito comum?
É um dos tipos de relacionamentos para organizar a informação nos RCPGs. | |
Propósito comum: o relacionamento de propósito comum existe quando a informação relatada em locais diferentes contribui para os mesmos fins. |
Em relação à apresentação de informação no Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs), assinale a opção que indica quando existe relação de similaridade.
A questão cobra dois assuntos: quando um RCPG específico é necessário; e os tipos de relacionamentos para organizar a informação nos RCPGs.
Um RCPG específico é necessário:
Tipos de relacionamentos para organizar a informação:
Agora é possível identificar a correta. Lembre-se de que o enunciado pede o conceito de similaridade.
a) A informação relatada em locais diferentes contribui para os mesmos fins.
Errado. Este é o conceito de propósito comum, que identifica quais elementos da informação de outro local têm os mesmos fins da informação dos RCPGs.
b) As necessidades adicionais de informação do usuário, não satisfeitas por relatório existente, são identificadas.
Errado, este não é o conceito de similaridade.
Na verdade, a alternativa seria referente a uma situação de quando um RCPG específico é necessário: quando há necessidades adicionais não existentes em um relatório existente.
c) A informação em determinado lugar no RCPG pode ser aprimorada por meio de informação fornecida em outro local.
Errado. Este é o conceito de aprimoramento! Veja ali a palavra-chave: “aprimorada”!
d) A informação evidenciada em um lugar se baseia na informação relatada em outro local nos RCPGs, e a informação ou não foi ajustada ou teve ajustes relativamente menores.
Perfeito: a palavra-chave aqui é “se baseia”.
Similaridade = como a informação de outro local baseia a informação dos RCPGs
O que é propósito comum?
É um dos tipos de relacionamentos para organizar a informação nos RCPGs. | |
Propósito comum: o relacionamento de propósito comum existe quando a informação relatada em locais diferentes contribui para os mesmos fins. |
O que é similaridade?
É um dos tipos de relacionamentos para organizar a informação nos RCPGs. | |
Similaridade: a relação de similaridade existe quando a informação evidenciada em um lugar se baseia na informação relatada em outro local nos RCPGs, e a informação ou não foi ajustada ou teve ajustes relativamente menores. | |
Por exemplo, caso a informação do desempenho dos serviços inclua o custo dos serviços, ou o valor dos ativos utilizados em diferentes serviços, pode auxiliar a demonstrar como aqueles totais se relacionam à despesa e aos ativos evidenciados nas demonstrações contábeis. | |
Outro exemplo é a relação entre a despesa total evidenciada no orçamento e o total da despesa evidenciada na demonstração de desempenho. A conciliação ou aproximação, na medida do possível, entre os dois montantes diferentes, pode aprimorar a compreensão dos usuários sobre as finanças da entidade. |
O que é aprimoramento?
É um dos tipos de relacionamentos para organizar a informação nos RCPGs. | |
Aprimoramento: a informação em determinado lugar no RCPG pode ser aprimorada por meio de informação fornecida em outro local. |
Quais são os tipos de relacionamentos para organizar a informação nos RCPGs?
Os relacionamentos importantes incluem, mas não se restringem a: (a) aprimoramento; (b) similaridade; e (c) propósito comum. | |
Como estamos falando de relacionamento, aqui tratamos a informação que vem de outro local! Vou dar um resumo, mas vou também fazer uma ficha para cada um abaixo:
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Quando um RCPG específico pode ser necessário?
Basicamente:
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Se você quiser ver direto da norma, aqui está... Um RCPG específico pode ser necessário quando: (a) necessidades adicionais de informação do usuário, não satisfeitas por relatório existente, são identificadas; e (b) um RCPG específico para satisfazer essas necessidades é mais adequado ao alcance dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil e do cumprimento das características qualitativas do que a inclusão da informação em relatório já existente. |
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