FGV
Nível Superior
DPE-RJ
2019
Matéria: Português – Interpretação de Textos

“Nós conhecemos você tanto quanto você nos conhece.

E não há nada melhor que isso: confiança.

O que nos move é você. Seu jeito de ser, o que valoriza.

Faz sentido pra você, faz sentido pra gente.

A gente veste a sua camisa”.

Esse texto está fixado na parede de uma loja de roupas masculinas e funciona como um texto publicitário da loja.

 

A finalidade principal do texto é:

Comentário longo

  • A. Indicar a sofisticação dos produtos da loja por meio de uma linguagem formal.
    • O texto não utiliza uma linguagem formal, focando mais na relação com o cliente.
  • B. Mostrar a preocupação da loja com o que o cliente veste.
    • Embora mencione o vestuário, o foco é na relação e não na preocupação específica com as roupas.
  • C. Demonstrar a informalidade no atendimento.
    • A informalidade é um aspecto (afinal, eles não estão tratando o cliente com formalidade, mas como se fossem pessoas próximas). Mas esta não é a finalidade principal do texto.
  • D. Produzir proximidade social entre loja e cliente.
    • NOSSO GABARITO**:** O texto busca criar uma conexão emocional e de confiança com o cliente, indicando proximidade.
  • E. Destacar o fácil acesso do cliente à loja.
    • Não há menção ao acesso físico ou facilidade de compra.

Como fazer a interpretação de textos publicitários?

Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.

Então, você pode prestar atenção a estes elementos:

  • Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
  • Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
  • Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
    • apelo emocional / racional
    • sedução
    • comparação
    • exclusividade
  • Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
  • Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
    • o momento histórico
    • o mercado-alvo
    • plataforma de veiculação (canal)
    • quem envia a mensagem
Publicitários-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress