| Eu analisei várias questões de semântica de textos publicitários e separei alguns pontos principais para você prestar atenção nesse tipo de questão.
Então, você pode prestar atenção a estes elementos:
- Público-alvo: olhar para quem a mensagem vai pode te ajudar a resolver a questão.
- Produto: às vezes, a questão mostra qual é o produto (entre parênteses, ou depois de uma barra…). O produto também pode te dar uma dica de qual é o gabarito certo, de acordo com o contexto.
- Reconheça as técnicas de persuasão utilizadas, como:
- apelo emocional / racional
- sedução
- comparação
- exclusividade
- Esteja atento ao que está implícito, mas não explicitamente dito. Publicidade tem uma linguagem conativa / apelativa muito forte, então há bastantes conotações / figuras de linguagem.
- Estas questões de publicidade não são só de tipologia textual… elas envolvem muita semântica (significado), e o contexto vai importar demais da conta. Isso inclui:
- o momento histórico
- o mercado-alvo
- plataforma de veiculação (canal)
- quem envia a mensagem
|