FGV
Analista
Prefeitura Niterói
2023
Matéria: Português – Interpretação de Textos

“O ouro: nesse pequeno substantivo se acumulam muitíssimas evocações onde se misturam lenda e realidade. Nada do que se refere ao ouro nos deixa indiferentes. No curso dos séculos, construiu-se em torno desse nome um edifício prodigioso cuja fachada brilhante denuncia esplendores, mas oculta as misérias.” (PUF, 1958)

Esse fragmento exemplifica o seguinte tipo textual:

Comentário rápido

Ponderei bastante se eu traria esta questão, ou se a jogaria na minha pastinha “questões da FGV para não se levar a sério”, pois vejo aqui um texto argumentativo, e eu erraria tranquilamente, sem medo de ser feliz. Só que… pensando muito bem, e refletindo sobre o gabarito da questão, eu consegui ver um texto com mais elementos explicativos do que argumentativos, mesmo.

Além disse, é bom analisarmos o estilo da banca, para verificarmos na prática o que ela considera como um texto explicativo.

  • Informação e Clareza: O texto procura informar sobre o valor simbólico e material do ouro, destacando sua relevância em diferentes contextos históricos e culturais.
  • Função Pedagógica: Ao mencionar como o ouro acumula “muitíssimas evocações”, o autor tem a intenção de educar o leitor sobre a complexidade e a riqueza de significados associados ao ouro.
  • Um aspecto que, embora possa parecer trivial, tem seu valor (para responder a esse tipo de questão): os textos de natureza explicativa são comumente encontrados em materiais didáticos. Por outro lado, os textos que apresentam argumentos tendem a aparecer em artigos de jornais, tanto em suas versões impressas quanto online. Ao nos depararmos com uma referência ao final do texto, como “(PUF, 1958)”, isso indica a origem do texto em questão, neste caso, de um livro publicado naquele ano.

Comentário longo

B) Texto Narrativo

  • Características:
    • Elementos: Inclui personagens, enredo, tempo e espaço.
    • Objetivo: Contar uma história ou relatar acontecimentos.
    • Estrutura: Apresenta introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.
  • Análise do Fragmento:
    • O texto não apresenta uma história com personagens ou uma sequência de eventos.
    • Não há um enredo ou uma narrativa temporal e espacial definida.
    • O foco está na informação e reflexão sobre o ouro, não em contar uma história.

C) Texto Argumentativo

  • Características:
    • Objetivo: Convencer o leitor sobre uma ideia ou ponto de vista.
    • Estrutura: Apresenta tese, argumentos e, por vezes, uma conclusão.
    • Recursos: Uso de argumentos lógicos, exemplos, dados estatísticos, entre outros.
  • Análise do Fragmento:
    • O texto não visa convencer o leitor sobre uma opinião específica relacionada ao ouro.
    • Não há uma tese clara seguida de argumentos para sustentá-la.
    • O propósito é mais informativo e reflexivo do que persuasivo.
    • Ao finalzinho do texto, existe uma pequena tese (de que o ouro oculta as misérias), mas não há argumentos para defendê-la.

D) Texto Descritivo

  • Características:
    • Objetivo: Descrever detalhadamente pessoas, lugares, objetos ou situações.
    • Estrutura: Foco na descrição sensorial (visão, audição, tato, olfato e paladar).
    • Estilo: Uso de adjetivos e advérbios para enriquecer a descrição.
  • Análise do Fragmento:
    • Embora o texto mencione o ouro, não se detém em descrevê-lo sensorialmente.
    • A descrição do ouro serve mais como um ponto de partida para discussão sobre seu significado cultural e histórico.
    • Falta a ênfase na evocação sensorial que caracteriza o texto descritivo.

E) Texto Injuntivo

  • Características:
    • Objetivo: Instruir o leitor a realizar ações ou comportar-se de determinada maneira.
    • Estrutura: Comandos, conselhos, instruções, regras.
    • Linguagem: Imperativa ou orientativa.

Como se pode explicar um texto?

Com:

  • Analogias: comparar um conceito complexo a algo mais familiar para ajudar as pessoas a entender melhor.
  • Visualizações: usar imagens, diagramas ou gráficos para ilustrar conceitos ou processos.
  • Histórias: contar uma história que inclui o conceito que se deseja explicar para torná-lo mais memorável.
  • Demonstração: mostrar o conceito em ação para ajudar as pessoas a entender como funciona na prática.
  • Exemplos: ilustrar um conceito abstrato ou complexo de uma maneira mais concreta e tangível

Atenção: se uma questão pedir um texto explicativo e nas alternativas vierem:

  • um motivo (porque, por causa)
  • uma alternativa com exemplo (enumeração)

 

...PREFIRA a alternativa que tem um motivo.

Se não for o caso, aí sim você vai dar preferência para a alternativa que tem um exemplo.

16---Explicação

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