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Na confusão, pergunte-se: QQQ?

Às vezes, durante a prova, você se depara com uma questão que parece ter sido feita sob medida para você, pois aborda exatamente um tópico que você revisou recentemente ou que você se lembra muito bem.

  • Imagine, por exemplo, que você dedicou um bom tempo estudando sinônimos e antônimos, e ao analisar a questão, você identifica claramente que é necessário escolher um sinônimo.
  • No entanto, ao examinar as opções de resposta, você se depara com múltiplos sinônimos válidos, distribuídos em diferentes alternativas.
  • Nesse momento, você percebe que a resposta não é tão direta quanto parecia.

  • É hora de ativar o modo de análise profunda, o famoso QQQ:
    • Que Que o cara Quer?
  • Releia a questão com atenção redobrada, focando em elementos que podem ter passado despercebidos, como:
    • A presença de conectivos lógicos como “E” ou “OU” que podem alterar completamente o sentido daquilo que é pedido,
    • Advérbios ou locuções adverbiais como “principalmente”, “especialmente”, ou “sobretudo” que indicam o foco ou a especificidade da resposta esperada.
    • Palavras-chave no enunciado: Palavras como "exceto", "não", "mais" podem alterar completamente o sentido daquilo que é pedido.
    • Intenção do autor: Tente captar qual é a intenção do autor da questão. Às vezes, entender o propósito por trás da pergunta pode ajudar a filtrar as opções de resposta e escolher a mais adequada.
  • Em resumo, quando você se deparar com múltiplas respostas possíveis para uma pergunta cujo conteúdo você domina, é crucial revisitar o enunciado com um olhar crítico e detalhista, assegurando-se de compreender exatamente o que está sendo solicitado pelo examinador.

Na confusão - QQQ-01

Caiu na prova

FGV
Nível Superior
Prefeitura Jaboatão dos Guararapes
2023

Assinale a frase em que houve confusão entre parônimos ou homônimos, provocando o aparecimento de uma inadequação vocabular.

Comentário rápido

O que o cara quer? Ele quer saber se na primeira frase (antes da barra) deve ser usada a palavra depois da barra.

Na letra D, a frase O artista fez a sessão de seus direitos autorais, o vocábulo correto seria “cessão”, que vem do verbo “ceder”.

Comentário longo

  • A. A lição sabemos de cor. Só nos resta aprender / apreender.
    • Aprender significa adquirir conhecimento.
    • Apreender tem o sentido de capturar, agarrar.
    • Sendo assim, a frase antes da barra está certa, e não deveria ter sido utilizada a palavra logo depois da barra.
  • B. A melhor hora de consertar o telhado é quando o tempo está bom / concertar.
    • Consertar significa reparar, corrigir.
    • Concertar refere-se a organizar, combinar.
    • Sendo assim, a frase antes da barra está certa, e não deveria ter sido utilizada a palavra logo depois da barra.
  • C. O taxista nunca deixa de aferir o taxímetro / auferir.
    • Aferir significa verificar a exatidão, medir.
    • Auferir é obter, ganhar.
    • Sendo assim, a frase antes da barra está certa, e não deveria ter sido utilizada a palavra logo depois da barra.
  • D. O artista fez a sessão de seus direitos autorais / cessão.
    • Sessão refere-se a um período de tempo em que se realiza uma atividade.
    • Cessão é o ato de ceder, transferir algo a alguém.
    • A inadequação vocabular ocorre aqui, pois o correto seria “cessão de seus direitos autorais”, indicando a transferência desses direitos.
      • Sendo assim, a frase antes da barra está errada, pois a palavra “cessão” é que está correta.
  • E. É necessário prover a despensa com mantimentos / prever.
    • Prover significa fornecer, abastecer.
    • Prever é antever, prenunciar.
    • Sendo assim, a frase antes da barra está certa, e não deveria ter sido utilizada a palavra logo depois da barra.

Na confusão, pergunte-se: QQQ?

Às vezes, durante a prova, você se depara com uma questão que parece ter sido feita sob medida para você, pois aborda exatamente um tópico que você revisou recentemente ou que você se lembra muito bem.

  • Imagine, por exemplo, que você dedicou um bom tempo estudando sinônimos e antônimos, e ao analisar a questão, você identifica claramente que é necessário escolher um sinônimo.
  • No entanto, ao examinar as opções de resposta, você se depara com múltiplos sinônimos válidos, distribuídos em diferentes alternativas.
  • Nesse momento, você percebe que a resposta não é tão direta quanto parecia.

  • É hora de ativar o modo de análise profunda, o famoso QQQ:
    • Que Que o cara Quer?
  • Releia a questão com atenção redobrada, focando em elementos que podem ter passado despercebidos, como:
    • A presença de conectivos lógicos como “E” ou “OU” que podem alterar completamente o sentido daquilo que é pedido,
    • Advérbios ou locuções adverbiais como “principalmente”, “especialmente”, ou “sobretudo” que indicam o foco ou a especificidade da resposta esperada.
    • Palavras-chave no enunciado: Palavras como "exceto", "não", "mais" podem alterar completamente o sentido daquilo que é pedido.
    • Intenção do autor: Tente captar qual é a intenção do autor da questão. Às vezes, entender o propósito por trás da pergunta pode ajudar a filtrar as opções de resposta e escolher a mais adequada.
  • Em resumo, quando você se deparar com múltiplas respostas possíveis para uma pergunta cujo conteúdo você domina, é crucial revisitar o enunciado com um olhar crítico e detalhista, assegurando-se de compreender exatamente o que está sendo solicitado pelo examinador.

Na confusão - QQQ-01
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