FGV
Nível Superior
Prefeitura de São Paulo
2023
Matéria: Português – Interpretação de Textos

Como ensinar a ler


Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; a levaria a uma livraria para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.


Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.


Se fosse ensinar a uma criança a arte da leitura, não começaria com as letras e as sílabas. Simplesmente leria as estórias mais fascinantes que a fariam entrar no mundo encantado da fantasia. Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos, ela desejaria que eu lhe ensinasse o segredo que transforma letras e sílabas em estórias.


É muito simples. O mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um mundo grande. Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas. Lemos a estória de um grande amor e experimentamos as alegrias e dores de um grande amor. Lemos estórias de batalhas e nos tornamos guerreiros de espada na mão, sem os perigos das batalhas de verdade. Viajamos para o passado e nos tornamos contemporâneos dos dinossauros. Viajamos para o futuro e nos transportamos para mundos que não existem ainda. Lemos as biografias de pessoas extraordinárias que lutaram por causas bonitas e nos tornamos seus companheiros de lutas. Lendo, fazemos turismo sem sair do lugar. E isso é muito bom.


ALVES, Rubem, Ostra feliz não faz pérola. Ed. Planeta do Brasil Ltda. São Paulo. 2021.

O texto acima, considerando-se sua organização discursiva, deve ser incluído entre os textos

Comentário longo

Perceba que ele quer saber do texto como um todo, e não só as partes do texto. A FGV coloca a expressão “considerando-se sua organização discursiva” justamente para indicar que quer saber sobre o texto como um todo. Beleza até aqui?

A resposta é a letra D: dissertativo-argumentativo.

Você começa a ver os argumentos do autor ao final do texto, quando ele começa a opinar:

  • É muito simples.
  • Os livros são a porta para um mundo grande.
  • isso é muito bom.

O que significa organização discursiva?

Essa expressão a FGV adora.

Significa que você tem que ver o texto como um todo, não só as partes.

Organização discursiva

Quais são as características de um texto argumentativo?

Objetivo do texto argumentativo: persuadir ou convencer o leitor sobre uma ideia ou ponto de vista.

Composição do texto argumentativo:

  • Introdução: apresentação do tema e da posição do autor sobre ele
  • Desenvolvimento: apresentação dos argumentos e evidências que sustentam a posição do autor
  • Conclusão: reafirmação da posição do autor e síntese dos principais argumentos apresentados ao longo do texto

Características importantes para produzir um texto argumentativo de qualidade:

  • Conhecimento profundo do assunto em questão
  • Visão clara e fundamentada sobre o tema
  • Argumentos lógicos e coerentes, baseados em fatos e dados concretos
  • Domínio da linguagem escrita para expressar as ideias de forma clara e convincente
19---Texto-argumentativo

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