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Em palavras com mais de um significado, o que você deve fazer?
Contextualizar! Coloque a palavra no texto e se pergunte: aqui, neste contexto, o que ela significa? Uma palavra pode ter um sentido em uma situação e outro completamente diferente em outra. | |
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O Tribunal de Contas da União (TCU) avaliou ações para a elaboração de diagnóstico e suporte à educação básica. A auditoria conferiu aspectos relativos ao Plano de Ações Articuladas, à assistência técnica prestada pelo Ministério da Educação (MEC) e ao levantamento de dados necessários à formação e ao cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB).
A auditoria identificou baixo nível de implementação das ações para provimento de infraestrutura e de recursos pedagógicos, que vão desde a implantação de laboratório de informática e conexão à Internet ao fornecimento de água potável e energia elétrica.
A análise do IDEB apontou a necessidade de aperfeiçoamento da metodologia de obtenção desse índice. Segundo avalia o ministro relator do processo, “O IDEB é um importante instrumento para a aferição da qualidade da educação, por isso deve ser aprimorado de forma a permitir um diagnóstico mais fidedigno dos sistemas de ensino”.
Outro instrumento de gestão educacional avaliado foi o sistema integrado de monitoramento do MEC, que, segundo a auditoria, também deve ser melhorado. Parte dos dados encontra-se desatualizada.
TCU avalia gestão da educação básica em municípios brasileiros. Notícia publicada em 12/9/2013. Internet: <www.tcu.gov.br/> (com adaptações).
Em relação ao texto apresentado, julgue o seguinte item.
Em “A auditoria conferiu aspectos relativos ao Plano de Ações Articuladas (...) e ao cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB)”, o verbo conferir está empregado com o sentido de outorgar.
Conferir, no texto, está no sentido de realizar uma verificação.
No contexto apresentado, o verbo “conferir” não está empregado com o sentido de “outorgar”.
Na língua portuguesa, o verbo “conferir” pode assumir diferentes significados conforme o contexto em que é utilizado.
Os dois sentidos mais comuns são:
No trecho “A auditoria conferiu aspectos relativos ao Plano de Ações Articuladas (…) e ao cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB)”, o sentido mais adequado de “conferir” é o de verificar ou examinar.
Isso significa que a auditoria realizou uma verificação ou um exame dos aspectos relacionados ao Plano de Ações Articuladas e ao cálculo do IDEB, e não que ela outorgou ou concedeu esses aspectos.
Em palavras com mais de um significado, o que você deve fazer?
Contextualizar! Coloque a palavra no texto e se pergunte: aqui, neste contexto, o que ela significa? Uma palavra pode ter um sentido em uma situação e outro completamente diferente em outra. | |
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