Opa, beleza? Então vamos lá, vou te contar o segredo por trás do nome “IS-LM”.
Vou mostrar umas questões de concursos e também vou explicar o que diabos isso tem a ver com o keynesianismo, que cai bastante nas provas de concursos de tribunais de contas, okay?
De onde vem o nome IS-LM
Esse nome vem direto das siglas em inglês das curvas que formam o modelo. Olha só:
Curva IS
- IS quer dizer “Investment-Saving”, que em bom português significa Investimento-Poupança.
- Essa curva IS aí mostra todas as combinações possíveis de taxa de juros e nível de renda que deixam o mercado de bens e serviços em equilíbrio.
- Ou seja, é onde o investimento e a poupança se encontram e ficam em harmonia, sacou?
Curva LM
- O LM vem de “Liquidity-Money”, que traduzindo fica Liquidez-Moeda.
- A curva LM mostra as combinações de taxa de juros e nível de renda que fazem o mercado monetário ficar em equilíbrio.
- É quando a demanda por moeda (a tal da liquidez) e a oferta de moeda se acertam.
Então, juntando as duas curvas, o modelo IS-LM mostra como esses dois mercados (o de bens e serviços e o monetário) se relacionam e determinam o equilíbrio geral da economia no curto prazo.
E sabe onde está o ponto de equilíbrio geral? Bem no cruzamento das curvas IS e LM!
Ah, e esse modelo é muito útil para analisar como mudanças na política fiscal (que mexem com a curva IS) e na política monetária (que influenciam a curva LM) afetam o equilíbrio da economia como um todo.
O que isso tem a ver com o keynesianismo
Ótima pergunta! O modelo IS-LM é uma interpretação da teoria keynesiana, desenvolvida por John Hicks e Alvin Hansen.
Ele busca representar as principais ideias de John Maynard Keynes sobre o funcionamento da economia.
Vamos entender melhor essa relação:
Keynes defendia que a economia pode encontrar equilíbrio com desemprego involuntário, ou seja, que o mercado não se autorregula para garantir o pleno emprego.
Palavras-chave do keynesianismo: demanda agregada
O Keynes argumentava que a demanda agregada (consumo, investimento, gastos do governo e exportações líquidas) é o principal determinante do nível de atividade econômica e emprego.
No modelo IS-LM, a curva IS representa o equilíbrio no mercado de bens e serviços, que é influenciado pelos componentes da demanda agregada do Keynes!
Já a curva LM representa o equilíbrio no mercado monetário, que é afetado pela preferência pela liquidez (demanda por moeda) e pela oferta de moeda.
Keynes enfatizava o papel da política fiscal (gastos do governo e tributação) para estimular a demanda agregada e, assim, aumentar o nível de atividade econômica e emprego.
No modelo IS-LM, mudanças nos gastos do governo ou nos impostos deslocam a curva IS, afetando o equilíbrio da economia.
Além disso, Keynes também destacava a importância da política monetária (controle da oferta de moeda e taxa de juros) para influenciar o investimento e, consequentemente, a demanda agregada. No modelo IS-LM, mudanças na oferta de moeda deslocam a curva LM, impactando o equilíbrio econômico.
Resumindo isso tudo
Portanto, o modelo IS-LM é uma forma de representar graficamente as ideias centrais da teoria keynesiana, mostrando como as políticas fiscal e monetária podem ser usadas para afetar a demanda agregada e, assim, o nível de atividade econômica e emprego.
Modelo IS-LM dentro dos concursos públicos
O modelo IS-LM é uma simplificação da realidade e tem algumas limitações. No entanto, ele ainda é amplamente utilizado como uma ferramenta pedagógica para entender os princípios básicos da macroeconomia keynesiana.
Então, se você estiver estudando para concursos e se deparar com questões sobre o modelo IS-LM, lembre-se de relacioná-lo com as ideias de Keynes sobre o papel da demanda agregada e das políticas fiscal e monetária na determinação do nível de atividade econômica e emprego.
Economia para concursos PODE e DEVE ser simplificada
Se você quiser mais dicas matadoras para turbinar seus estudos e garantir a aprovação, não deixe de conferir o conteúdo exclusivo do Esquemaria na nossa ferramenta “Cartões de Memória”. Tô aqui na torcida por você nessa jornada!