Anotações
- A nota atolada é um fenômeno que acontece com a maioria de nós, seja em provas, seja em simuladosImagine que você comece a aumentar sua nota líquida em concursos públicos:
- 30%…40%…50%…
- 60%… (a coisa está ficando boa!)63%…70%…
- E é aí você fica só em um vai e volta:
- 71%…74%…72%…68%…70%…73%…
- …e você nunca sai daí.
- O erro que as pessoas cometem ao tentarem sair da nota atolada
- O negócio é que nessas situações nós estamos focando em ganhar um percentualzinho a mais.
- Tiramos 72% em um simulado e dissemos: “basta acertar mais 5% para eu estar dentro do número de vagas”.
- E daí você ganha mais 5% em uma ou duas matérias… mas se esquece de exatos 5% de outra matéria (ou outras matérias), e acaba errando o que já sabe.
- É que nem aquele probleminha clássico de matemática do ralo, sabe?
- Do tipo……há uma torneira colocando água em um tanque, mas nesse tanque existe um ralo… em quanto tempo o tanque vai encher ou vai esvaziar (dependendo do tempo, da quantidade de água jorrada e da quantidade de água que vai pelo ralo)?
- Bem, a minha ideia, então, é que a sua torneira jorre LITROS de água de uma vez, de modo que o ralo seja só uma firulinha no tanque.
- Um outro erro que vejo
- Não destrinchar ponto a ponto de provas anteriores para o cargo específico (especialmente se a banca é a mesma)
- Por exemplo: vou fazer o concurso de técnico legislativo do Senado? Tenho que ter simulado TODAS as provas anteriores, vendo detalhadamente o que eu erraria e por quê.
- Não destrinchar ponto a ponto de provas anteriores para o cargo específico (especialmente se a banca é a mesma)
- E mais um erro que eu vejo
- Considerar como “certas” as questões que foram chutadas e que você, por coincidência do destino, acertou.
- No momento dos estudos, chute não é acerto.
- Observação importante: “isso significa que no dia da prova eu não devo chutar?”
- DesatolamentoNo lugar de focar no conteúdo de todas as questões, pegue o conteúdo dos 30% restantes. Do que você errou, especificamente.<aside> 👌 A partir disso, para cada questão, pergunte-se: o que eu teria que estudar para nunca mais errar uma questão assim?</aside>Para a parte dos estudos do que você errou, pegue a teoria e faça mapas mentais usando fichas de estudos (veremos COMO você vai fazer isso na aula de memorização). Se o assunto for muito importante e você se mantiver errando, vá para um tipo de anotação mais profundo: as Cornell Notes.Lembre-se: você não faz fichas de estudos e Cornell Notes para tudo. Você faz para o que mais te faz errar.
- Em qual momento você vai contar os seus erros para verificar o que ainda precisa ser estudado
- Não é enquanto você estuda por questões
- Não é enquanto um professor seu dá uma bateria de questões
- É…Nos simulados.
Uma aula dentro da aula: como realizar simulados?
Simulados têm algumas premissas.
- Eles são ótimos para você verificar o que ainda precisa ser estudado (contar minha história com a primeira prova que fiz: Antaq)
- Eles são ótimos para você treinar o seu tempo de prova (contar minha história com o Bacen e a história do Renato com o TCU).
- Sendo assim, faça simulados de acordo com o tempo real que você vai ter, incluindo aí idas ao banheiro, conversas aleatórias dos fiscais, tempo para passar para o gabarito e tempo de discursiva.
- Eles têm que ser feitos regularmente, para você revisar o seu caminho nos estudos.
- Indico que seja no domingo, pela manhã.
- Sempre que possível, eles devem ser feitos com as questões da banca que você pretende pegar (ou ao menos com bancas que têm o mesmo ‘sistema’ de questões).
- Eles devem ser feitos desde a 1ª semana de estudos para concursos.
Os erros são um fato da vida. É a resposta aos erros que conta.
- Nikki Giovanni
Pontos-chave
- Faça um simulado por semana
- Verifique sua evolução em % líquido
- Estude a TEORIA do que você errou, fazendo mapas mentais
Resumo
📌 Simular é a maneira mais certa de errar. E pegar esses erros e destrinchá-los, para que eles não aconteçam mais, é o que te fará sair da nota atolada.