[Vídeo] Reduza pela metade seu tempo vendo videoaulas (sem perder um segundo de conteúdo)

29 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 29 Email -- 29 Flares ×

Flexibilidade. Mais concentração. Maior poder de escolha.

Essas são algumas das vantagens que as videoaulas podem trazer para qualquer estudante de concurso público (ou qualquer estudante QUE EXISTE).

Por essa razão, a tendência dos aprovados em concursos públicos é procurar usar essa ferramenta de videoaula da melhor maneira possível. E, hoje, eu vou te ensinar, em poucos passos, como assistir a videoaulas de modo que sejam mais rápidas e de modo que você aprenda melhor.

Como assim, Carol?

Imagine assistir a uma videoaula de 1h em apenas 30 minutos. Ou assistir a uma videoaula de 30 minutos em 15 minutos. É isso o que vou te ensinar, neste post.

reduzir-Tempo-Video-Aulas-Agora

Você tem duas opções: 1. assistir ao vídeo abaixo ou 2. ler o que está abaixo do vídeo. Gosto de colocar esta opção quando acrescento vídeo a um artigo porque nem todo mundo gosta de ver o vídeo quando se pode ler sobre ele em menos tempo ;)

Logo abaixo, há uma explicação escrita sobre o que foi dito no vídeo (se você preferir assim!). Vamos lá?

Reduzir as vídeoaulas ou ler as aulas em PDF? Eis a questão.

Videoaulas são ótimas ferramentas para quem estuda online, para concursos públicos. Em comparação com cursinhos presenciais, elas não perdem em nada, até porque muitos dos sites que disponibilizam ou vendem videoaulas têm serviços para tirar dúvidas com os próprios professores.

Aliás, as videoaulas ganham DE LONGE dos cursinhos presenciais. Elas podem ser vistas repetidamente, indo e voltando, sempre que você quiser. Você pode pausar, pular, muitas vezes até tirar dúvidas ao vivo.

Existe, contudo, uma desvantagem de assistir a videoaulas, quando elas são comparadas às aulas em PDF: é mais rápido ler o assunto em PDF do que o ver uma videoaula. Este post é um bom exemplo disso e, sobre isso, não há muito a ser debatido.

Porém, existe uma vantagem das videoaulas que o material escrito ainda não conseguiu bater: didática. Na videoaula, você usa melhor o sentido da visão e acrescenta o da audição. Dessa forma, fica mais fácil de entender algo novo.

Aprender conteúdo novo??? Vídeo-aulas são a melhor forma! :)
Aprender conteúdo novo??? Videoaulas são a melhor forma! :)

Muitos alunos preferem ouvir e ver os vídeos, enquanto outros gostam mais dos textos em PDF. Eu, particularmente, sou do segundo tipo (que gosta mais de PDFs), mas não posso negar a força de uma videoaula quando o assunto a ser aprendido é novo e complicado. As aulas em vídeo são extremamente didáticas, e ouvir a entonação da voz do professor faz toda a diferença, no final das contas.

Quando sinto a necessidade de assistir a alguma videoaula, uso uma estratégia de estudos bem interessante, para diminuir o tempo do vídeo. Antes de saber essa estratégia, quero te explicar por que razão você deve considerar colocar as videoaulas em seus estudos, e, também, vou explicar qual é a melhor maneira de incluí-las.

Estamos combinados? Então vamos lá!

[Infográfico] 5 vantagens de assistir a videoaulas mais rapidamente

No gráfico abaixo, eu apresento as vantagens de se assistir às videoaulas mais rapidamente. Na realidade, é mais uma compilação de por que você deve começar HOJE a ver videoaulas em um menor tempo, já que elas são mais didáticas e a essência delas é mais rápida do que as aulas presenciais:

infografico-Video-Aulas

Videoaulas: é possível diminuir o tempo delas até pela metade

Não é nenhuma mágica o que vou dizer aqui. É pura técnica.

O método consiste, basicamente, em você aumentar a velocidade de seu vídeo. Ao invés de assistir na velocidade normal, você verá até 2x mais rápido.

“Como assim?”

É simples: se seu vídeo tem 2h, você poderá assisti-lo em 1h. Basta aumentar a velocidade dele!

Talvez você tenha um pouco de dificuldade de entender o que o professor está falando, nos primeiros 2 minutos. Em alguns casos, o professor fala tão lentamente que você vai querer passar de 2x a velocidade. Em outros casos, o professor fala rápido demais – daí, você só acelera até 1,5x mais rápido.

Com o tempo, seu cérebro se acostumará com os vídeos mais rápidos de tal forma que, quando assistir a algum com velocidade normal, achará que a pessoa está falando muito lentamente.

Como eu posso adequar meu cérebro a isso?

Imagine a seguinte situação: quando você começou a andar, era super difícil (você não se lembra, mas era!). Quando alguém começa a aprender a dirigir, fazer um simples controle de embreagem ou trocar a marcha são coisas impossíveis.

Impossíveis até serem feitas.

É claro que, inicialmente, você vai estranhar. Algumas palavras você não conseguirá pegar no ar.

Eu me lembro bem de quando surgia algum professor, no cursinho, que falava um pouco mais rápido e algumas pessoas não conseguiam acompanhar. Isso acontecia porque elas não se treinavam para uma velocidade maior de aprendizagem e raciocínio.

Por isso, para adequar seu cérebro às videoaulas 2X mais rápidas, veja todos os vídeos de aprendizagem usando a técnica. Preste atenção, tente pegar todas as palavras.

No início, nem sempre você vai conseguir, mas com um pouco mais de prática você verá que é possível entender tudo – e, depois, todos os vídeos a que você assistir com velocidade normal vão parecer muito lentos. Massa, né?

Como fazer isso na prática? Como aplicar aos principais meios?

Aprenda a diminuir tempo vendo vídeo-aulas.

Agora que você sabe O QUE eu vou fazer, vou te ensinar COMO fazer.

Geralmente, os canais para assistir a videoaulas pela internet são: Youtube , Vimeo, vídeos embutidos em áreas de membros ou vídeos baixados da internet. Então, vou te ensinar a aumentar a velocidade dos vídeos por estes dois meios.

Primeiramente, vou te mostrar como fazer isso no Youtube.

1º passo: baixe o Google Chrome

O Google Chrome é um navegador de internet, cujos principais concorrentes são o Internet Explorer e o Mozzila Firefox.

Se você pretende continuar estudando usando a internet, eu sugiro que você use SEMPRE este navegador, que, de longe, é o melhor em termos de organização. Sem contar que o Google Chrome trabalha muito mais rápido com as pesquisas no Google, com o Gmail e todos os outros fantásticos serviços da Google que podem ser usados a todo momento para os estudos.

Parece até propaganda barata, mas não é. O uso de um navegador bom para seus estudos também é estratégia de estudos.

Para baixar o Google Chrome, clique aqui.

De toda maneira, para você ir para o passo nº 2, você deve baixar o Google Chrome, pois a ferramenta que eu vou te entregar só funciona com ele. Beleza?

2º passo: baixe a extensão que faz todo o trabalho de aumentar a velocidade

A extensão que vai te permitir controlar a velocidade de seu vídeo é a Video Speed Controller.

Ela vai acrescentar este controle a todos os vídeos que você visualizar pelo Google Chrome (sem exceção):

Exemplo do controle no vídeo: tempo normal
Exemplo do controle no vídeo: tempo normal
Agora o exemplo do controle com o tempo 2x mais rápido!
Agora o exemplo do controle com o tempo 2x mais rápido!

Para baixar a extensão Video Speed Controller, clique aqui.

3º passo: reinicie seu computador

Nem sempre você vai baixar o Video Speed Controller e ele vai começar a funcionar automaticamente em seus vídeos. Por isso, para ter certeza de que está tudo instaladinho, reinicie seu computador e, logo a seguir, vá ver um vídeo para testar se está tudo funcionando corretamente.

E se for um vídeo baixado para o meu computador?

VLC: o player do "cone" te permite ver videaulas baixadas 2x mais rápido
VLC: o player do “cone” te permite ver videaulas baixadas 2x mais rápido

Muita gente baixa os vídeos para poder assisti-los offline (fora da internet). Nesse caso, você tem a opção de baixar o player VLC. Ele também te permite aumentar a velocidade do vídeo.

Como fazer isso no VLC?

  1. Baixe o VLC em: VLC: www.videolan.org/vlc/
  2. Após baixar o programa, abra seu vídeo no VLC
  3. Dê o play
  4. No menu acima do vídeo, escolha “playback” e, em playback speed, aumente a velocidade (vá para o lado de faster).

Desse modo, você terá a opção de aumentar a velocidade dos vídeos baixados, também.

Qual escolher: velocidade de 1,5x ou 2x mais rápido?

Como escolher a velocidade

Isso depende do professor. Alguns costumam falar mais rápido. Outros falam pausadamente. Como, então, saber qual velocidade usar?

É simples. Teste, por alguns segundos, como o professor se sai na velocidade de 2x mais rápido. Se você achar que não dá para entender, então diminua a velocidade para 1,5x mais rápido. Com 1,5x, é possível entender tudo o que o professor fala.

Qual é a melhor maneira de se aproveitarem as videoaulas?

Vamos dizer que você me pergunte o seguinte: “Carol, qual é o melhor meio para se estudar pela internet: com videoaulas, e-Books ou PDFs?”.

Na realidade, um erro que eu cometia (no início dos meus estudos) era colocar uma regra fixa para isso. E o que eu aprendi depois poderia ter me economizado muito tempo…

Para que você não entre na mesma cilada, vou te dar uma fórmula bacana.

Molejo: ensinando a passar em concursos desde 1993
Molejo: ensinando a passar em concursos desde 1993

Primeira parte da fórmula: como NÃO fazer

Aqui está uma lista de coisas que você não deve fazer ao escolher os meios pelos quais você estuda:

  1. Você não pode escolher um só meio. “Só videoaula”, “só aula presencial”, “só um cursinho”, “só um site” devem ser expressões a serem retiradas do seu dia-a-dia.
  2. Você não deve escolher baseado apenas no que a propaganda do site ou do cursinho presencial diz. “Nós somos os melhores, porque, afinal de contas, nós somos os melhores!”. Isso. Não. Faz. Sentido.
  3. Você não deve procurar conteúdo não relacionado a concursos públicos. “Bechara é tão bom…” É. PENA QUE É FEITO PARA PROFESSORES DE UNIVERSIDADES, E NÃO PARA CONCURSEIROS.

Segunda parte da fórmula: o que fazer

Aqui está uma lista de coisas que você deve fazer (para evitar todas aquelas que acabei de falar para você NÃO fazer):

mestre-Yoda

  1. Diversifique. Aproveite que a internet te deixa definir seus horários (e não são aquelas horríveis grades fechadas dos cursinhos) e monte seu próprio leque de material.
  2. Pesquise. Como você é o dono do seu “leque de material”, você pode escolher professor por professor (daí, vai evitar aqueles malas que sempre vêm em pacotes de bons professores). Para pesquisar, leia entrevistas de pessoas aprovadas. Veja que livros elas usaram. Que professores elas curtiram.
  3. Sempre use conteúdos MUITO – EXTREMAMENTE – EXORBITANTEMENTE – didáticos. De preferência voltados para concurseiros. Atenção: existem boas opções não voltadas para concurseiros (podcasts do Jovem Nerd, por exemplo), mas essas são as raras exceções.

Estou me perguntando o quê você vai fazer primeiro

  • passar a estudar por videoaulas, devido às suas várias vantagens;
  • baixar a extensão para o Google Chrome e passar a ver as aulas 2x mais rápido; ou
  • parar de bater na velha tecla do conteúdo único e do cursinho presencial…

Agora diz para mim…

O que achou da técnica? Conseguiu aplicá-la ou sentiu alguma dificuldade? Use os comentários, tire suas dúvidas ou sugira algo novo.

Bons estudos, boa sorte, boa vida,

Carol.

29 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 29 Email -- 29 Flares ×
  • gustavoverneque

    Mais um conteúdo TOP.

    Assistir os vídeos mais rápidos dá um ganho enorme no tempo dos estudos…. mas prepare-se…

    Claro que não há uma fórmula mágica e que funcione para todos igualmente. Tenho algumas coisas que funcionaram para mim e que compartilho:

    Faça muitos, muito e muitos exercícios relacionados ao que você está estudando. Se você estudou “Formas de Provimento na 8.112” e depois “Contribuição Previdenciária dos Empregadores” – Faça, pelo menos, 10 exercícios de cada matéria depois de ter estudado as duas. Dai você vai poder medir seu desempenho e saber como é a melhor forma para você estudar. Seja com vídeoaula do curso A ou B ou C, seja com PDF, Livrão, apostila, etc.

    Por exemplo, eu prefiro videoaulas com linguagem mais coloquial, macetes, piadinhas, tipo aqueles cursinhos pré vestibular. Testei várias videoaulas de cursos diferentes, fiz muitos exercícios e anotei os resultados. Tive um desempenho melhor com aqueles mais “agitados” tipo pré vestibular

    Use a postagem daqui da Carol http://esquemaria.com.br/tatica-feras-estudar-teoria-questoes/ para evitar estudar conteúdos desnecessários. Sim, estudar tudo só vai cansar e não dar resultado.

    E, finalmente, quando você souber como ter seu desempenho máximo. Ai camarada…. ah… METE BRONCA RUMO A APROVAÇÂO

  • Thaís

    Carol, muito bom o tópico, mas não entendi se teria como acelerar os vídeos que já foram baixados, porque não assisto pela internet, vejo pelo player depois de baixar. Poderia me explicar?

  • Oi, Mayara!
    Tente reiniciar seu computador ;)
    O certo é que a extensão apareça em todos os vídeos na internet! Menos os baixados… no caso de vídeos baixados, use um player, tipo o VLC:
    http://www.videolan.org/vlc/

  • Obrigada, Renan ;)

  • Obrigada, Jorge! Exatamente ;)
    Só que em muitos casos os cursos usam player próprio, ou Vimeo… daí, a extensão ajuda!
    Mas muito boa sua colocação!
    Abraços

  • Valeeeeeu, Flavinha ;)

  • Muito obrigada, Susana! Bons estudos! ;)

  • De nada, Rafa! Bons estudos :)

  • Que bom que você gostou! :)

  • Fico feliz em ajudar, Douglas! :)

  • De nada, Raysa! Bons estudos :)

  • Fico feliz em ler sua mensagem, Italo! Bons estudos! :)

  • De nada, Giseli! Bons estudo para você! :)

  • Verdade, Cleverson! Bons estudos para você! :)

  • Fico feliz pela mensagem, bons estudos! ;)

  • Fico feliz em ler sua mensagem, Ana! Bons estudos para você! :)

  • Fico muito feliz em ler sua mensagem! Bons estudos! :)

  • Fico feliz em ler sua mensagem! Bons estudos :)

  • Que bom que você gostou, Talita! Bons estudos :)

  • Obrigada, Gustavo! Bons estudos! :)

  • Que bom que está gostando, Danyelle! Bons estudos :)

  • Obrigada, Robson! :)

  • Oi Thais, às vezes é porque o curso usa o Flash Player (que não é programa específico de vídeo). Tente baixar o vídeo e assistir usando o VLC Media Player.
    http://www.videolan.org/vlc/
    :)

  • De nada, Lais! Bons estudos :)

  • Que bom que você gostou, Caroline! Bons estudos :)

  • Bons estudos, Lucas! :)

  • Obrigada, Débora! Bons estudos! :)

  • Obrigada, Marinaldo! ;)

  • Bons estudos, Patricia! :)

  • De nada, Karyta! Fico feliz em ajudar! Bons estudos. :)

  • Olá, Lígia! No caso de vídeos baixados, use um player, tipo o VLC:
    http://www.videolan.org/vlc/
    Bons estudos! :)

  • Olá, Raysa! No caso de vídeos baixados, use um player, tipo o VLC:
    http://www.videolan.org/vlc/
    :)

  • Oi Kelly! No caso de vídeos baixados, use um player, tipo o VLC:
    http://www.videolan.org/vlc/
    :)

  • Oi Erich, muito obrigada pela informação! Bons estudos! :)

  • De nada, Jorge! :)

  • Laura

    Oi Carol, adorei as dicas!! Se você descobrir alguma maneira de acelerar os vídeos do CERS compartilha conosco!! Beijos

    • Obrigada, Laura!
      Às vezes, os cursos usam o vídeo em flash (significa que a extensão não reconhece como vídeo). Nesse caso, tente baixar o vídeo (se o curso permitir) e usar o VLC – http://www.videolan.org/vlc/
      Abraços!

  • Eryca

    Rapaz… digo… Carol!!! Como que eu não te descobri antes!? rsss… Muito boa a dica, mais uma! Grande abç…

  • De nada! :)

  • Gleidson Cândido

    Como eu baixo no PC, uso VLC que é show de bola!

    Essa dica realmente não sabia (assim como aquelas de busca no google e anotar ao lado dos PDF’s). Realmente é ótima, para quem ver vídeos direto dos sites. Como não tenho paciência para online, prefiro baixar mesmo, online só Netflix mesmo rs. Tenho uma predileção por vídeo-aulas, rendo melhor nos estudos e assimilo mais, obviamente que leio letra de lei, essa não pode faltar de jeito maneira.

    Uma coisa importante sobre vídeo-aulas, é escolher a dedo mesmo, ser chato, “cri cri” (essa é das antigas), na escolha do seus professores. Afinal é um investimento considerável que fazemos. Entra naquele situação do tipo, melhor perder 1 dia preparando os estudos, selecionando material, do que perder 3, 6 ou mais meses devido a falta de planejamento.

    Como um colega comentou, também prefiro professores de linguagem mais simples, prática e objetiva, direto ao ponto sem muito “fru fru”. Tem professor que esquece que está dando aula e acha que está defendendo uma tese de doutorado…
    Outro cuidado importante, é ver como a didática e domínio que o professor tem do tema, por exemplo ao invés de recitar determinado artigo ele explicar aquilo com exemplos práticos no dia-a-dia ou em questões anterioes. Ver professores que parecem ser aqueles alunos de faculdade que apenas lê slide ao invés de apresentar, não rola, dá nos nervos, professor lendo, repetindo o que está no slide, na letra de lei, é o fim, não dá para mim. Leia, mas explique ora essa!!! Pode ser chatice minha, mas considero quase uma falta de respeito, poxa, se fosse para ler eu pegava o PDF né…

    Enfim, ver vide-aulas com velocidade aumentar só termos a ganhar com isso.
    Ótima dica!!!

    • Fico feliz em ler sua mensagem, Gleidson! Continue no ritmo! Bons estudos! :)

  • Obrigada pela mensagem! Bons estudos! Abraços :)

  • Que bom que você gostou, Michelle! Bons estudos! :)

  • Graziela

    Obrigada, Carol ! todas as suas dicas são preciosas

  • Daniel Fernandes

    Carol, achei seu site por mero acaso vagando pela rede a procura de conteúdo que pudesse me orientar nos estudos e que trabalho vc faz, só tenho a agradecer e parabenizar por tudo, desde que comecei a acompanhar suas postagens venho melhorando cada vez mais minha produtividade e observando os erros. MUITO OBRIGADO MESMO

  • Que bom que você gostou! Bons estudos! Abraços ;)

  • Que bom que você gostou, Aline! Continue no ritmo e bons estudos! :)

  • Olá, Alexey! Fico feliz em ler sua mensagem, continue no ritmo de estudos! Abraços! :)

  • Oi, Wagner!
    Obrigada ;)
    Não, eles só fizeram a versão desktop… o ideal, nesse caso, seria tentar baixar o vídeo para utilizar seu aplicativo do Android!
    Abraços!

  • Oi, Danielle! O app funciona em vídeos feitos em HTML5, então alguns sites que não oferecem essa tecnologia não vão vir com a opção.

  • Oi, Leonardo!
    Muito obrigada ;)

    Sendo simples e direta: não coloque suas aulas presenciais ou suas videoaulas no ciclo de estudos.

    Combinado?
    Abraços!

  • Oi, Roberta!
    A solução para esse caso é baixar a aula e usar o VLC ;)
    Abraços!

  • De modo geral: aula do Brunno (com dos ENES, mesmo!), no EVP!
    Abraços ;)

    • Rafa Gonçalves

      Obrigado ;)

  • Muito obrigada, Marcos!
    :)
    Sem problemas, foi super tranquila sua mensagem!
    Sim, pretendo fazer um treinamento para o Senado, mas isso é episódio para os próximos capítulos.
    Para selecionar qualquer conteúdo – videoaulas, livros, PDFs – eu pesquiso muito, muito, muito, antes de decidir. Isso porque se vier conteúdo ruim é tempo perdido, concorda?
    Então, sugiro que você pesquise, procure nos fóruns, pergunte para as outras pessoas sobre bons materiais. O seu modo de estudar é só seu, por isso essa pesquisa tem que ser feita por você e ninguém mais.
    Blz?
    Abraços!

  • Oi, Divina!
    Obrigada ;)
    Eu mesma posso dar minhas sugestões, mas seus resultados vão ser melhores se você pesquisar em grupos focados nesses concursos (fóruns, por exemplo, ou comunidades no Face)!
    De modo geral: português = Fernando Pestana (videoaula); RLQ = Brunno (videoaula do EVP); informática = Patrícia Quintão (PDF).
    ;)
    Abraços!

    • Divina Ísis

      Super obrigada Carol! :)

  • Oi, Ana Maria!
    É isso mesmo: funciona em HTML5 (e alguns cursinhos ainda utilizam Flash…)
    Veja se é possível baixar o vídeo, porque daí você pode usar o Player VLC, que faz a mesma coisa: http://www.videolan.org/vlc/

  • Rudimar Venialgo Silva

    Virei seu fã em menos de uma hora! Hahaha Esse site foi um achado! Já li um zilhão de coisas sobre métodos de estudos, e sinceramente, ficava cada vez mais perdido! Estou iniciando os estudos para Promotor de Justiça e estou reformulando já meus métodos baseados nas leituras do esquemaria! Adorei suas dicas e seu estilo ahah muito obrigado ;)

    • Fico muito feliz em ler sua mensagem, Rudimar! Obrigada e bons estudos! Abraços :)

  • Mohema Carla

    Carol, minha frô, a extensão que vc sugeriu não funciona quando o vídeo embutido no site depende do Adobe Flash Player (como por exemplo toda e qualquer aula do Cers) ://
    Vc tem alguma sugestão para acelerar a reprodução com o flash player? A própria extensão sugeriu bloquear o plug-in do Flash Player que o site já reproduziria automaticamente em html5 (e com isso a extensão funcionaria) , mas não foi o caso.

    Obrigada!

    • Oi, Mohema!
      O pessoal que faz pelo CERS realmente está com este problema! Os vídeos em flash não funcionam.
      Minha sugestão: se puder baixar o vídeo, veja pelo VLC (um player que permite a reprodução mais rápida). Flash é uma tecnologia já antiga, e a maioria dos sites usa HTML 5, então espero que em outros sites você consiga sem ter de baixar (por streaming). Abraços!

  • Olá, Suziy! Haverá ótimos treinamentos para concursos em geral este ano, e talvez para o Senado. Manterei vocês informados! Obrigada pela mensagem, bons estudos! :)

  • Ótima dica! Abraços! :)

  • De nada, Denise! Bons estudos! Abraços :)

  • Fico muito feliz em ler sua mensagem, Patrick! Bons estudos para você! :)

  • Obrigada! Fico feliz :)

  • Que bom que você gostou! Bons estudos! Abraços :)

  • Olá, Roberta!

    No caso de vídeos baixados, use um player, tipo o VLC:
    http://www.videolan.org/vlc/

    Bons estudos! :)

  • Olá, José! Fico realmente feliz em ler sua mensagem, muito obrigada! Continue no ritmo de estudos! Abraços! :)

  • De nada, Fernanda! Fico feliz em ajudar! Abraços :)

  • Que bom que você gostou, Juliana! Bons estudos ;)

  • Obrigada, Márcia! Bons estudos :)

  • Olá, Flávia!

    No caso de vídeos baixados, use um player, tipo o VLC:
    http://www.videolan.org/vlc/

    Bons estudos!

    :)

  • Olá, Igor! Para estudar português eu indico Fernando Pestana (videoaula e gramática). Bons estudos! :)

  • Fico feliz em ler sua mensagem! Obrigada! :)

  • Que bom que você gostou, obrigada! :)

  • Obrigada! Bons estudos, abraços! :)

  • Que bom que você gostou, Leandro! Abraços :)

  • Olá, Fabiana!

    No caso de vídeos baixados, use um player, tipo o VLC:
    http://www.videolan.org/vlc/

    Bons estudos!

  • Obrigada pela mensagem! Bons estudos :)

  • Marcelo Queiroz

    Olá Carol! Parabéns pelo artigo. Tenho gostado bastante do conteúdo e da forma que você escreve. Continue assim. Abs!

    • Que bom que você gostou, Marcelo! Bons estudos, abraços! :)

  • Que bom que você gostou, Leandro! Bons estudos para você! :)

  • Verdade, Rejane! Bons estudos! :)

  • Que bom que você gostou, Mikaely! Bons estudos! :)

  • Oi, Alana! Alguns sites ainda estão com a tecnologia antiga! Eu não encontrei uma solução, vamos ver se algum leitor do Esquemaria dá alguma luz :)

  • Obrigada, Jamilson!
    Não! Português não é bacana com a Tática dos Feras. A melhor maneira é aprender aos poucos, entendendo, com lógica e raciocínio, a matéria.
    Abraços!

    • Jamilson Araújo

      Valeu carol, eu já estava ansioso pela resposta. Não sei o que aconteceu comigo já fiz prova da FCC e em português fui super bem por 2 não gabaritei a disciplina só que atualmente tou errando muito.

      • Pois é! O português tem que ser tratado com muito carinho, Jamilson :)
        É uma matéria a ser compreendida aos poucos, sem pular etapas…
        Abraços! :)

  • É uma pena, Athos! Estou pesquisando sobre isso, mas, até agora, nenhuma solução tão legal…
    Abraços!

  • Oi, Sidney! A extensão é disponibilizada para o Windows e para Mac OS, mas não há para Android ou iOS. Nos casos dos tablets e smartphones, caso dê para baixar o vídeo, há várias opções de aplicativos ;)
    Abraços!

  • Oi, Mohema!
    Algumas pessoas já comentaram sobre isso… é uma pena, mas a única solução que encontrei para estes casos foi para o caso de vídeos baixados (usar o VLC). Entretanto, os sites de concursos não costumam liberar o download…

  • Oi, Sidney!
    Não há essa possibilidade, com a extensão… se você tiver o acesso aos downloads dos arquivos pelo celular, basta baixar um bom app de player para smartphone, mas diretamente no browser não dá (pelo menos não que eu saiba).

  • Entendi, Daniel!
    Hoje comentaram no meu canal no Youtube que vão ver o conteúdo 1x na velocidade normal (anotando, sem pause) e 1x na velocidade mais rápida. Pode ser uma boa estratégia.
    Abraços!

  • Oi, Athos!
    Eu pesquisei e não encontrei alguma que funcione com Flash… vamos ver se algum visitante encontra a solução :)

  • Olá, Luiza!

    No caso de vídeos baixados, use um player, tipo o VLC:
    http://www.videolan.org/vlc/

    Bons estudos!

    Abraços. :)

  • Olá, Paulo! Sugestão anotada aqui, obrigada! Bons estudos! Abraços! :)

  • Que bom que você gostou! Continue no ritmo de estudos! Abraços :)

  • Olá, Luna! Que bom que você gostou! Se puder, indique aos amigos… Hehehe Abraços :)

  • Obrigada, Athos! Fico feliz em ler sua mensagem! Bons estudos! :)

  • Obrigada pela mensagem! Bons estudos! :)

  • Mahyba

    Mto, mto obrigada! Já estava achando que a minha hiperatividade estava indo pra outros lados! rs Estou testando em todas as minhas fontes de videoaulas e tomara que dê certo. De fato, alguns professores merecem um speed up mesmo, senão, ficamos entediados e… já que estamos online… É aí que está o perigo. Suas dicas são sempre ótimas! :)

    • Que bom que você gostou, Mahyba! Fico feliz em ajudar.
      Abraços!

  • Patrícia Matos

    Essa dica veio do céu.

    No dia em que eu estava desesperada para estudar para uma determinada prova e com uma quantidade X de vídeo aulas para assistir, recebi seu email.

    Desde então, estou assistindo as vídeo aulas com a velocidade aumentada. Meu cérebro se adaptou tão bem que se eu colocar na velocidade normal tenho preguiça de assistir.

    Muito obrigada, Carol!

    Beijo.

    • Que bom que você gostou, Patrícia! Bons estudos para você! Abraços :)

  • Olá, Renata! Sugestão anotada! Bons estudos! Abraços :)

  • Alessandro

    Carol boa noite!
    Excelentes dicas, eu já sabia (a poucos dias do seu artigo aparecer) da parada da velocidade do video, vi um cara comentando no forum e fui procurar no VLC e achei muito massa, não tive dificuldade de entender e foi muito bom.

    Agora a dica que pra mim hoje bateu forte foi a do “Conteúdo Único”, estava ficando maluco com isso, as vezes ia dormir na duvida, as vezes nem iniciava estudos direito porque ficava na duvida dos métodos e o que aprendi hoje contigo foi que ir em uma só metodologia é furada Bino, a parada é diversificar e verificar o que melhor adequa a você.
    Você está de parabéns Carol, jaja farei parte do mesmo grupo que vc, de Agentes Públicos..kkkkkk
    Bjos

    • Olá, Alessandro! Fico muito feliz em ler sua mensagem! Bons estudos para você! Abraços :)

  • Fran

    Carol!!!! sempre salvando nossas desesperadas vidas… valeu

    mesmo!!! super amei…. você é minha ídola!!!!grande bju

  • Bons estudos, Déborah! :)

  • Que bom que você gostou, Isabela! Bons estudos! :)

  • Obrigada, Pablo! Bons estudos :)

  • Que bom que você gostou, Cardoso! Agora é só colocar em prática, bons estudos! Abraços! :)

  • Oi, Marina! Eles e o CERS usam Flash Player, para os vídeos, e a extensão que cito no artigo é compatível com HTML5 (Flash já é uma tecnologia obsoleta…).
    Sinto muito! Já procurei soluções, mas a única que encontrei foi se, na possibilidade de você baixar os vídeos, você usar o VLC (programinha também citado no artigo). Abraços!

  • Luma Kahlo

    Adorei a dica! Já baixei a extensão. Obrigadaaa Carol! :)

  • Olá, Igor! Para estudar língua portuguesa eu indico para você A Gramática para Concursos Públicos do Fernando Pestana e videoaulas também do Fernando Pestana. Ótimos estudos! Abraços :)

  • Fico feliz em ler sua mensagem, bons estudos! :)

  • Que bom que você gostou, Luciana! Bons estudos! :)

  • Olá, Pamela! Com o tempo você adquire prática! Bons estudos, abraços! :)

  • Olá, Andre! Sugestão anotada aqui! Bons estudos :)

  • Fico feliz em ler sua mensagem, Sandra! Bons estudos! Abraços :)

  • De nada, Wilian! Bons estudos! :)

  • Verdade, Edimar! Bons estudos para você! Abraços! :)

  • Que bom que você gostou! Bons estudos :)

  • Oi, Rodrigo!

    Qualquer site que utilize a tecnologia de HTML 5 aceita esta extensão. Alguns sites ainda utilizam Flash, daí, o negócio é com o próprio cursinho que você fizer…

    Abraços!

  • Sim, Renato, tenho recebido depoimentos muito bacanas sobre os resultados deles. Alguns até com notas altas no concurso do Tribunal (com grandes chances de estarem entre os aprovados).
    Vamos esperar o resultado final ;)
    Abraços!

  • Fernanda Orlandi

    Olá! Para quem tem Windows Media Player (WMP) também é possível aumentar a velocidade do vídeo. Você pode fazer da seguinte forma: Quando estiver executando o vídeo no WMP, clique com botão direito do mouse, em qualquer lugar do vídeo => Enhancements (Melhorias) => Play speed settings (Configurações de Velocidade) => Abrirá uma “janelinha” no canto superior esquerdo para calibrar a velocidade do vídeo.

  • Olá, Juliana! Se o vídeo for em flash, eu pesquisei e não encontrei alguma que funcione com Flash… vamos ver se algum visitante encontra a solução :)

  • Olá! Se o vídeo for baixado, o VLC é realmente uma ótima opção! Porém, se o vídeo for em flash eu pesquisei e não encontrei algum que funcione com Flash… vamos ver se algum visitante encontra a solução :)

    • Carol, estamos juntos. Perguntarei aos amigos sobre mudança de velocidade no Flash. Se descobrir algo comento também.
      Um abraço.

  • Wesly Carvalho Soeiro

    Como sempre, ESPETACULAR ! Muito obrigado por tudo, Carol !!!

  • Vinicius Oliveira

    Colocar em prática hoje. É o foco!

  • Cassiana Izolan

    Excelentes dicas! muito, muito obrigada!!! adorei!!

  • Que bom que você gostou, Adilla! Bons estudos! :]

  • Que bom que você gostou, Nathalia! Bons estudos :}

  • Olá, Franciele! Que bom que você gostou! Bons estudos! :)

  • phillipy

    oi carol! poxa muito massa sua dica! valeu mesmo! eu nunca tinha pensando nisso! e realmente funciona! muito obrigado! Deus te abençoe!

    • Olá, Phillipy! Que bom que você gostou! Bons estudos ;)

  • Oi, Amanda! Os do Vimeo não têm problema algum para acelerar! Qual é sua dificuldade? Você não consegue ver o acelerador?

  • Obrigada, Juliana!
    Uma dica é que você use um lápis ou uma caneta para acompanhar a leitura. No computador, você pode usar o próprio mouse.
    A Ana Lopes, do Mais Aprendizagem, tem um curso sobre isso (talvez faça sentido para você). Aqui está:
    http://bit.ly/Curso-Acelere-3X-Sua-Leitura

  • Oi, Laís! Muito obrigada ;)
    Eu uso sem película!
    Nunca tive este problema! :)

  • Diego Costa

    Excelente matéria, é o tipo de coisa simples e realmente eficaz, que te deixa pensando: “como nunca imaginei isso antes?” Hahah
    Parabéns pelo vídeo e por todo o conteúdo de qualidade do site.

    Bom, deixando uma dica, o próprio YouTube disponibiliza essa função de acelerar sem precisar de uma extensão. Para isso, basta clicar no ícone de engrenagem (detalhes) e alterar a velocidade. Útil para quem tem preferência por outros navegadores.

  • De nada, Camila! :)

  • De nada, Cristiane! Fico realmente feliz em ajudar. Bons estudos! :)

  • De nada, Djane! Bons estudos ;)

  • Olá, Mailson. Se a aula for em flash, ainda não encontrei uma solução… :(

  • Irla Furtado

    Baixei o Enounce Myspeed porém as aulas ficam lentas, carregando o tempo inteiro o que inviabiliza assisti-la mais rápido. Aconteceu isso com vc?

  • Olá, Dani! Se o vídeo for em flash esse plugin não funciona! Infelizmente não encontrei a solução ainda. :( Bons estudos!

    • Italo Kayan

      Oi, Carol. Fiquei procurando uma solução para os vídeos em flash. Assim como Dani, também faço EAD. O ideal é baixar o vídeo pela extensão da ANT DOWNLOADER do Mozilla Firefox e utilizar o FLV Player pra acelerar o vídeo. Foi a solução que eu encontrei.

      • Italo, muito obrigada por acrescentar! A gente não tinha tido uma solução, ainda.

        • Djalma Souza

          Também não consegui achar alternativa pra acelerar os vídeos em flash e olhe que já fucei por todos os lados. Quanto a baixar o vídeo e depois acelerá-lo assistindo localmente, é uma ideia que eu fazia, mas o site que eu baixava utilizou-se de uma artimanha, agora todo vídeo que você baixa vem com o tamanho de 2 GB. Já mandei e-mail solicitando pra que eles implementem o recurso de aceleração, mas nada foi feito.

  • Olá, Heron! Que bom que você gostou! Bons estudos :)

  • Olá, Cris! Obrigada pela mensagem! Bons estudos :}

  • MIRELLE

    Obrigada pela dica Carol… vez toda diferença no meu ganho de tempo… valew.. aguardou outras dicas

  • Olá, Fernanda! Fico muito feliz em ler sua mensagem! Abraços :}

  • Olá, Gerson! Obrigada pela mensagem, bons estudos! :]

  • Olá, Mariana! Obrigada pela mensagem! :)

  • Olá, Paula! Infelizmente o VSC não funciona com vídeos em flash. Ainda não encontrei uma solução! Assim que eu souber de algo, divido com vocês. Abraços :)

  • Ótima ideia, Aline! Obrigada :)

  • Olá, Amanda! Obrigada pela mensagem! Bons estudos :]

  • Obrigada, Jonatas, por compartilhar ;)

  • Oi, Flavia!
    Talvez o IMP não use HTML 5, que é a tecnologia necessária para o app funcionar ;)
    Abraços!

  • Se você achar necessário, Ceissa (apesar de eu ser contra pausar vídeo para fazer anotações a todo momento), diminua a velocidade nesses momentos de anotações. Beleza? ;)

  • Online também! :)

  • Oi, Carla! Sim, para isso eu utilizei o curso da Ana Lopes! Uso sempre as técnicas de aceleração de leitura que ela ensina: http://bit.ly/Curso-Acelere-3X-Sua-Leitura

  • Olá, Jader! Que bom que você gosta! Bons estudos e abraços! :)

  • Olá, Marlon! Obrigada pela mensagem, vou dar uma olhadinha! ;)

  • Olá, Paula! Muito obrigada pela mensagem! Bons estudos :)

  • Aline

    Somente vídeos baixados, eu acho.

  • Legal, Ana Paula, você já pode aplicar às videoaulas esse método, já! hahaha…

    Bem, isso vai de como você encara cada matéria. Aulas em PDF são ótimas principalmente para você resolver exercícios comentados mais rapidamente… Aula em vídeo usa dois sentidos (visual e auditivo), então fica mais didática para aprender assuntos novos.
    Eu usaria mais as aulas em PDF para resolver questões e aulas em vídeo para aprender com mais didática! :)
    Abraços

  • Oi, Amanda! O plugin é compatível com Vimeo, sim! Você está usando no Chrome?

  • bruna lima

    estou me acabando de rir, pois quando o vídeo ainda estava em 10 minutos eu afobada já
    coloquei no modo rápido e adorei, passarei a usa lo sempre, valeu carol, bjussssss

    • :DDDDDD
      Que bom que você conseguiu aproveitar, Bruna! YAY!

  • ;)

  • Ahhh, logo vi heheh…
    É, o formato não é em html5, então o plugin não funciona… é formato antigo demais, só isso… pena :(

    • Amanda Lira

      Poxa, que pena! Mas tudo bem… vou continuar assistindo porque realmente valem a pena!
      Obrigada pela disposição em respondeu meu comentário! Você é TOP!

      • Por nada, Amanda ;)
        Bons estudos, espero que a dica seja útil pelo menos para outros vídeos importantes ;)

  • ;) obrigada, Alessandra!

  • Natacha

    Dica excelente, achei super tranquilo assistir em velocidade 2x maior pois os professores falam bem devagar. Salvou um tempo precioso!!
    Site nota mil, parabéns pelo excelente trabalho.

  • Carla Martins

    Carol, é muito errado pausar as aulas para anotar o que acho importante?

    • Não, Carla! Só é ruim fazer isso a todo momento. Se o site fornecer um material complementar, então, aí é que não vale a pena pausar a todo momento, mesmo!
      Abraços :)

  • Hey, Jean! Alguns cursos não usam HTML5. Isso significa, simplesmente, que a tecnologia usada por eles é diferente da tecnologia usada pelo plugin. Assim, em certos casos, o plugin não funciona… :)

    • jean

      Pois é!
      Obrigado
      Abs!

  • Por nada, Magna! Bons estudos! Abraços :)

  • Olá, Fabricio! Eu uso o Illustrator. :)

  • Daniele Sampaio

    No meu não dá certo, acesso videos pela Casa do Concurseiro, ja vi suas dicas carol que deu a outro coleiga de baixar o video, mas nao rola, as aulas da casa sao divididas em 4 partes e praticamente nao há software que baixe eles, sem falar na relação custo beneficio que nao compensa ja q o objetivo é reduzir tempo, so o tempo dos downloads pra uma aula já quebraria o objetivo, poortanto, vc conhece alguma exteção que acelere videos em flash?

  • Chris Marinho

    Carol, vc é um anjo! Estava há um tempão procurando um programa que acelerasse os vídeos já baixados e encontrei aqui. Grata!
    Bjos

  • Por nada! Bons estudos!

  • Paula Torres

    A gente tem o queijo. Agora falta a faca :-(

    • Felipe Araujo

      Carol,
      Esse post deixou a gente cheio de vontade… Mas nada para o Flash :(

  • Sandra Dantas

    Nova por aqui o/ e já estou AMANDO tu.do!! Parabéns mulher, tu arrasa nos conteúdos e em tudo aqui.
    Tá me ajudando muito nessa luta até a aprovação, kkkk o/. Obrigada viu?! beijjos e muito sucesso pra vc. :*

  • Não que eu saiba! A extensão é do Chrome… use o Chrome! Melhor que Safari. Mais organizado com todos os produtos da Google (Google Drive, Gmail, a própria parte de pesquisas etc).

  • Não conheço, Dani, mas vou deixar aqui para ver se alguém pode te ajudar!

  • Muito obrigada pela mensagem! :)

  • Obrigada pela mensagem! Abraços!

  • Thanks :)

  • Quando é assim, o próprio site não tem tecnologia, Elisangela :/

  • Aêee, Bruno! Beleza?
    Você está com material demaaaais da conta! Isso gera information overload. Excesso de informação demais dá essa vibe de ficar parado, sabe?
    Dica: pegue UM material para cada assunto. Não saia repetindo assuntos em materiais diferentes. Use os diferentes materiais para fazer muitas QUESTÕES.
    E, se o calendário não funciona para você, joga esse trem fora, véi! Já tentou usar o Ciclo? http://esquemaria.com.br/planilha-de-estudos-ciclo/

    • Bruno M. David

      Beleza! E por aí?
      Parabéns pelo site, gostei bastante do conteúdo!

      Então, não estou com material demais não. É que não te deu o contexto, não expliquei quais vídeo-aulas e cursos eu tenho.
      Tenho alguns cursos que comprei do sistema “fórmula de lançamentos” – hoje entendo mais o “mecanismo de convencimento” e só compro algo se realmente for bom.

      Além disso, tenho cursos do youtube, coursera e outros.
      Todos eles estão relacionados a alguma área de foco da minha vida, principalemte autoconhecimento.

      Você deve usar as metodologias que aprendeu em diversas outras áreas, Afinal, agora também é empreendedora e continua sendo uma pessoa com sonhos e desejos que vão muito além do campo profissional.

      Nesse momento, quero aprender como fazer esses cursos.

      Sou funcionário público, mas em regime CLT. Penso em voltar a estudar para concursos no meio do ano. Até lá, quero colocar a casa em ordem e ir aprendendo novamente as metologias que sabia.

      Li e apliquei um pouco o método que li no livro do Alexandre Meirelles. Estou treinando o ankidroid para fazer revisões de conteúdos diversos.

      Sei que o foco aqui é concurso, mas acho que é interessante saber aprender e, principalmente, utilizar, todo tipo de conteúdo que tem significado/relevância para gente.

      Valeu pela resposta tão prestativa.

      Gostei da forma como me tratou.

      Abraço!

      • Ahhhh, sim! Empreendedor no blog! UHUL!
        Cara, a dica é: faz uma aula de manhã e APLICA essa aula à tarde. Não fique só nos conhecimentos… parta para a ação ;)
        Os tais “mecanismos de convencimento” funcionam, mas o importante é que você entregue realmente o que as pessoas precisam, e então tudo dá certo :)
        É marketing em prol de uma coisa maior.
        :)
        Abraços, Bruno!

        • Bruno M. David

          Não sou empreendedor não. .. Não quero fazer/criar novos cursos. Usei fazer para dizer que quero terminar como aluno aqueles que comecei.. rs

        • Bruno M. David

          Todos os cursos que faço são de vivência / prática / ação. Só que ainda quero demais da vida, sabe? Daí sempre acho mais coisas para aprender e aplicar. ..

          • Hehe, mesmo assim a dica vale! Aprenda de manhã, aplique à tarde. Conhecimento sem ação é só informação.

  • Muito bom, Vinicius! Obrigada! :)

  • Ivaneide Silva

    Nossa! Você não imagina o quanto me ajudou! Muito obrigada!

    • Por nada, Ivaneide! Que bom! :)

      • Ivaneide Silva

        Carol minha linda, me explique uma coisa. Baixei o programa e deixo os professores quase que estilo Chaplin :p Estou acompanhando bem. Só que vejo no relógio e no tempo marcado no vídeo que continuam iguais. O que é isso? Obrigada.

        • Ouxi uhauahahuahua tem alguma coisa errada aí… hahaha

          • Ivaneide Silva

            Agora tá dando certo! É fascinante como a gente se adapta. Comecei com 1.3 e estou em 1.9! E… entendendo tudo! Valeuuuu!Beijo!

          • QUE SHOW! :)

    • Por nada, Ivaneide! Abraços! :)

  • Valéria Dias

    Amiga, eu uso o KMPlayer! :)

  • NAYARA

    Carol, tudo bem? Excelente dica! Estudo bastante por videoaulas, porém, faço meus mapas mentais e fichas de estudo enquanto assisto a aula. Essa dica vale neste caso tb? Pois já é um pouco difícil fazer com o vídeo normal, rsrsrs

    Obrigada!
    bjs

    • Muito obrigada, Nayara :)

      Se você sentir alguma dificuldade e precisar dar um pause, sem problemas, mas tente sempre evitar :)
      Abraços!

  • Lucas Moura

    Olá Carol, em baixo da imagem do Yoda, no ponto 3, você cita o podcast do Jovem Nerd. Quais dos vários podcast iriam contribuir nos meus estudos ? Abração!!!

  • Julia

    Oi Vinicius. Eu tentei acelerar os videos do CERS com esse programa com o MySpeed mas não funcionou não… Com você ainda está funcionando?

  • Arilson

    infelizmente nos videos do meu cursinho não deu cerdo esta caixinha com as opções de velocidade não aparece tem alguma outra extensão ? obg

    • Olá, Arilson!
      Existe um programinha para testar por 7 dias chamado Enounce Myspeed. Depois dos 7 dias, ele pede para pagar, mas foi a única solução que encontramos até agora para vídeos em Flash.
      Abraços!

      • Arilson

        Olá Carol muito obrigado pela dica irei testar …

        • Olá, Arilson!
          Não que eu saiba… aqui funciona normalmente :)
          Seu cursinho é CERS? Ouvi falar que com eles até este programinha não pega bem. O funcionamento perfeito depende de algumas variáveis tecnológicas, infelizmente…

          • Arilson

            É o Focus … mais de qualquer forma muito obrigado pela atenção :)

          • Paoula Braid

            Carol, o meu cursinho é CERS. E queria algo justamente para as aula da pós, pq realmente são muiiito longas e cansativas. Mas até agora não descobri nada :((((

  • Olá, Arilson! Existe um programinha para testar por 7 dias chamado Enounce Myspeed. Depois dos 7 dias, ele pede para pagar, mas foi a única solução que encontramos até agora para vídeos em Flash. Abraços!

  • Joana Leticia Kunde

    Arilson, eu também não estava conseguindo e, então, fiz o seguinte: baixei o “Video Speed Controller” como sugerido pela Carol e depois, na barra de endereços da internet, digitei chrome: // plugins e dei enter. Em seguida, desabilitei o flash player. Reiniciei o navegador, abri os vídeos do curso e, para minha surpresa, os controles de aceleração de vídeo apareceram. Veja se você consegue. Abraços

  • Muito obrigada pela mensagem! Bons estudos e ótima vida! :)

  • Complementar com a doutrina ;)

  • Obrigada pela informação! Bons estudos! :)

  • Chris Santos

    Muito obrigado por essa dica simples porém valiosa e que provavelmente passou despercebida por muitos concurseiros. Hoje, resolvi colocar em prática seus ensinamentos e consegui assistir a 4 aulas de, aproximadamente, 25 minutos cada e, em menos de uma hora, assisti a todas elas e inclusive deu até para fazer anotações dos pontos mais importantes da matéria. Assim, poupei tempo para poder fazer revisões e exercícios, coisas que, antes dessas dicas, eu tinha que ficar “encaixando” no tempo que me restava.

    Valeu mesmo, e continue esse trabalho magnífico que você vem fazendo no site!

  • Sempre só por um professor! Se você perceber que o professor é ruim logo de cara, mude antes de ver tudo.
    Revisões: a melhor, para mim, é por questões. No meu curso, eu ensino profundamente sobre revisões no módulo #8: http://www.ritmodeestudos.com.br

    Abraços :)

  • Se for mto relevante anotar (tipo um super esquema), dê um pause e anote. Se não, veja só a aula e revise depois com material escrito e questões!

  • Minha dica sobre videoaulas é: nunca reassista videoaulas. Se for mto relevante anotar (tipo um super esquema), dê um pause e anote. Se não, veja só a aula e revise depois com material escrito e questões!

  • Comigo funciona, Tathy! Talvez seja o sistema operacional! Eu uso mac… Abraços!

  • Morgana Folly

    Não funcionou no site do concurso virtual :/ . Alguém sabe uma ferramenta que funcione?

  • Amanda

    Carol, adorei a dica do Video Speed Controller! Eu já usava o VLC para os vídeos salvos no meu pc e estava procurando uma alternativa para os videos do youtube e acheii!! Estava estudando por video-aulas, de modo acelerado, mas senti que não estava fazendo a diferença, sabe? Eu parava muito e acabava anotando tudo. Lendo outros artigos, outras pessoas indicam assistir a aula mais de uma vez no modo normal, sendo que na primeira, não é aconselhável a anotar nada. Na minha opinião, não acho esse método tão efetivo. No momento, estou em um curso presencial, mas desejo voltar a estudar por video aulas. Carol, como posso achar um equilíbrio entre a velocidade de reprodução do video com as anotações a serem feitas, sem ficar pausando o tempo todo e sem anotar a frase exata dita pelo professor? Devo assistir a video aula novamente? Existe alguma forma de saber se minhas anotações são eficientes?

    • Eu também adorei o VSC, Amanda! :D
      Nunca reveja aulas presenciais ou videoaulas. Deve chegar o momento de você se aprofundar na matéria estudando sozinha, de casa. Esse é o melhor método para evitar pausar as aulas!

  • Opa, Poliana! :)
    Gramática e aulas em vídeo do Fernando Pestana.
    Abraços! :)

  • :)
    Que bom, José!

  • Siiiim, claro! :)
    Você pode usar tranquilamente Pomodoro dentro do ciclo. É ótima!

  • Obrigada, Débora!
    A Joana Letícia, visitante do Esquemaria, conseguiu resolver esse problema! Veja o comentário: “Arilson, eu também não estava conseguindo e, então, fiz o seguinte: baixei o “Video Speed Controller” como sugerido pela Carol e depois, na barra de endereços da internet, digitei chrome: // plugins e dei enter. Em seguida, desabilitei o flash player. Reiniciei o navegador, abri os vídeos do curso e, para minha surpresa, os controles de aceleração de vídeo apareceram. Veja se você consegue. Abraços”

  • Jaqueline Da Selva

    Ótimas dicas!! Realmente depois de habituar com os vídeos em uma velocidade maior, os normais ficam muito monótonos.

  • Oi, Sanya!
    A Joana encontrou a seguinte solução: “Arilson, eu também não estava conseguindo e, então, fiz o seguinte: baixei o “Video Speed Controller” como sugerido pela Carol e depois, na barra de endereços da internet, digitei chrome: // plugins e dei enter. Em seguida, desabilitei o flash player. Reiniciei o navegador, abri os vídeos do curso e, para minha surpresa, os controles de aceleração de vídeo apareceram. Veja se você consegue. Abraços”

    • Sanya

      Oi, Carol! Mas estou falando da sugestão dela mesmo.. ela sugere desabilitar o flash player… mas desabilitando o flash palyer o vídeo não roda… a dúvida é em acelerar vídeos de flash player. Não sei se me fiz entender! rs

  • Triste :(
    Alguns sites realmente não ajudam… :/

  • Que bad… realmente, em alguns cursinhos não tem rolado, porque o sistema de vídeo deles ainda é em Flash…

  • Oi, Alexandre! Videoaulas você já sabe (é o que falo neste artigo que você acabou de comentar). Já PDFs sugiro a leitura deste artigo: https://www.youtube.com/watch?v=SgLu7H1EQQQ

    Quanto ao momento de estudar: se você tiver mais dificuldade na matéria, comece pelas videoaulas! Aos poucos, você vai aprender a usar os PDFs e não vai curtir muito ver vídeos o tempo todo. No início dos estudos, entretanto, os vídeos parecem mais atrativos ;)

  • Exato :) essa é a melhor solução, em minha opinião :)

  • Obrigada, Cristiane! Que bom, parabéns por ter entrado em ação :)

  • Hehe… infelizmente ainda não fizeram nada para os gadgets :/

  • Hey, Lilian!
    Feche com chave de ouro a monografia e depois foque em seus próximos projetos :)

  • Obrigada, Quéren! A resposta é: sim, sem dúvidas ;)

  • Oi, Natália :)
    Depende do site…
    Nos que usam tecnologia de HTML 5 você consegue acelerar!
    Abraços ;)

  • :D

  • Ygor!!! Feliz por isso <3
    Que massa!

  • Anderson Nunes

    Por nada, Adriano! Abraços. o/

  • Pois é, em Flash Player ainda não há uma solução definitiva…

  • Por nada ;)

  • Hey, Marcelo! Cara, não conheço… já me perguntaram aqui algumas vezes, e há algumas soluções meio mais ou menos… infelizmente, o ideal seria os sites atualizarem a tecnologia para HTML5! :}

  • Hahaha isso mesmo! :)

  • Só depende da velocidade que a pessoa fala. Algumas vezes eu chego a 3x, sim, mas geralmente fico com 2x :)

  • hehehe!
    Mariana, o VLC funciona no iPad

  • Obrigada, Geilson!
    Só lembrando que isso é válido para os vídeos do Youtube, mas para Vimeo, por exemplo, que é muito usado em plataformas de cursos online, é bacana usar a extensão ;)

  • Anderson Nunes

    Olá, Crisley!

    Vou te passar um link que explica o passo a passo para desativar o Flash Player de diversos navegadores. =D

    O link dessa explicação é esse aqui: http://gizmodo.uol.com.br/desative-flash/

    Abraços!

  • Hey, Diana!

    Essa dica é poderosíssima mesmo, né? Eu a adoro. hehehe Depois de conhecê-la, eu a uso em qualquer vídeo longo. =D

    Obrigada pelos elogios e pela vista.

    Abraços!

  • Olá, Zé Almeida!

    Quando eu ainda estudava para concursos, eu não tinha filhos e nem era casada, mas tinha família e amigos. =D Não saberia te dizer especificamente sobre esse caso (casada e filhos), mas eu consegui administrar bem a minha relação com a família e os amigos. Eu diminuí bastante o convívio e a interação, mas administrei bem com o mínimo de tempo que eu tinha para passar com eles. ;)

    Abraços!