3 dicas para você usar o Google a seu favor, nos estudos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Como usar o Google para estudar para concursos

Sabe aquela questão que você não encontra a resposta em lugar algum? Tá no Google. E aquela notícia sobre um edital recém lançado? Tá no Google. E um termo que você nunca ouviu falar, mas apareceu no edital? Adivinha só. Tá no Google.

Só que às vezes você não encontra nada do que precisa, e isso é sinal simplesmente de que está procurando errado. O intuito deste post é te dar três passos rápidos para você parar de perder tempo e encontrar logo o que quer. Afinal, concurseiro precisa dar ênfase a tanta coisa, e ficar apanhando do seu buscador predileto só vai atrapalhar.

Muita gente não sabe, mas o Google permite que você faça pesquisas com palavras exatas, excluindo palavras, escolhendo o tipo de arquivo etc. Se você pesquisar, vai saber que existem muitas, muitas formas de fazer buscas, por lá.

Acontece que nem todos esses tipos de buscas são úteis para o concurseiro, em si. Para o concurseiro, basicamente, é necessário aprender apenas três tipos de busca, no Google, porque o perfil das bancas, as questões, o material teórico que rondam a internet são encontrados usando apenas estes três tipos de pesquisa. Vamos ver como funcionam:

 

1. Use as aspas para pesquisar termos exatos

Um dia eu peguei uma questão de concurso em um material impresso e simplesmente não entendia porque o gabarito era errado, e não certo. A minha ideia foi: vou pesquisar essa questão na internet. Coloquei a questão toda, na pesquisa, e vieram milhares de resultados inúteis, com cada uma das palavras-chave sendo usadas de forma diferente.

Acontece que não era aquilo que eu queria. Eu queria aquela questão, não questões parecidas, não questões como um termo ou outro da frase. Eu queria aquela.

Dias depois, descobri que o Google permitia que eu pesquisasse exatamente aquela questão! Como? Usando aspas. Colocando aspas no início e no fim da frase faz com que sua busca seja totalmente refinada, exatamente do jeito que você quer. Quer testar? Vá ao Google e procure uma questão qualquer, pode até ser esta aí do Cespe, concurso da ABIn, 2010, só para vocês terem um exemplo:

O sistema de autoridades, um dos componentes da estrutura organizacional de uma instituição, é resultado da distribuição hierárquica do poder.

Sem colocar as aspas, virão textos, teorias, partes de livros que muitas vezes não têm nada a ver com concurso ou com a questão. Como fugir disso? Coloque as aspas, assim:

“O sistema de autoridades, um dos componentes da estrutura organizacional de uma instituição, é resultado da distribuição hierárquica do poder.”

Pronto! Agora, o Google vai te direcionar para fóruns, sites de questões, blogs de professores que já discutiram aquela, e somente aquela questão.

Só por curiosidade, o gabarito é CERTO, ok? Hehehe.

 

2. Com a função “site:” do Google, encontre o que cai nas provas

Imagine a seguinte situação: saiu um edital, hoje, no qual cai o assunto Rol de responsáveis, dentro da matéria de Administração Financeira e Orçamentária (AFO). Você fez um cursinho de AFO, já leu bastante sobre a matéria, mas essa parte específica do edital cai somente no SEU concurso, e você nunca tinha ouvido falar disso. E aí?

O que se deve ter em mente é que provavelmente você precisará de duas coisas essenciais, para passar em provas de concurso em geral: teoria sobre aquele assunto e questões que o cobrem.

A parte teórica é mais fácil pesquisar: você coloca o assunto no Google (Rol de responsáveis) e vai vendo o que se fala sobre isso. Adicione umas palavrinhas-chave, do tipo “o que é”, “conceito”, para se familiarizar com o tema. E, claro, você deve ter seu material aí, suas aulas em PDF, seus livros, eles também são essenciais para a teoria.

O problema vem na parte de questões. Existem, claro, sites de questões comentadas pelos usuários comuns que são muito bons (sites que você pode pesquisar por bancas, ano etc), mas há duas coisinhas que o Google pode fazer por você e esses sites não podem: 1. na maioria das vezes, os sites são pagos; o Google não; 2. por mais que se adicionem questões a esses sites, eles nunca estão completos, e seus assuntos nem sempre estão realmente organizados como queremos. O Google sempre vai achar tudo.

A dica, em si, é procurar pelas questões com a função “site:”. No nosso exemplo, funciona assim: você digita o termo “site:” (com os dois pontos, mesmo) e, imediatamente, coloca o site da banca onde você quer procurar o assunto. Em seguida, coloque o nome do assunto. Ficou complicado? Olha aí o exemplo:

site:www.cespe.unb.br "Rol de responsáveis"
site:www.cespe.unb.br “Rol de responsáveis”

Para sua busca ficar ainda mais refinada (afinal, no site do Cespe, além das provas, existem notícias e editais), acrescente um termo que você sabe que só caem nas provas, por exemplo “julgue”. Com a palavra “julgue”, entre aspas, o Google vai detonar os editais e as notícias, deixando apenas o que realmente interessa: a prova. Melhorando nosso primeiro exemplo:

site:www.cespe.unb.br "Rol de responsáveis" "julgue"
site:www.cespe.unb.br “Rol de responsáveis” “julgue”

Simples, rápido, grátis. Do jeito que concurseiro gosta.

 

3. O sinal – (menos) deleta o que você não precisa

Digamos que você queira pesquisar sobre direitos e garantias fundamentais em concursos. Daí, você digita esses termos no Google, e começam a aparecer questões, coisas do tipo: “questões comentadas”, ou “1000 questões”, ou “faça um simulado agora, com questões da ESAF”. Só que você não quer questões! Você quer conceitos voltados para concursos, apenas. Como deletar, então, esses resultados que trazem a palavra “questões”? É só usar o sinal menos. Assim:

Direitos garantias fundamentais concursos -questões
Direitos garantias fundamentais concursos -questões

Você vai notar que nenhum resultado será de questões, mais. Sua busca ficou mais refinada e você só precisou digitar um “-”, para isso.

Essas dicas podem parecer bobinhas, a priori, mas você vai notar que ela salva vidas, na hora de estudar. O modo como você tira suas dúvidas também é estratégia, em concursos públicos. Hoje, tudo diferencia o candidato comum e o candidato acima da média. Colocando essas três práticas simples no seu dia-a-dia, você vai perceber o quanto seus estudos vão ficar mais rápidos e precisos.

E aí, ficaram animados com as dicas? Vocês também têm dicas para dar? Ficaram com alguma dúvida? Comentem. Comentem e depois voltem aos estudos! Hehe. Até a próxima,

Carol.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×
  • Camila

    Ótimo site Carol, obrigada pela dedicação e solidariedade!

    Tdo de bom para vc!

    • Valeu, Camila ;)
      Continue visitando o site! Vem muito conteúdo bom, por aí :D

  • Marcos

    Meus parabéns, Carol, uns dos melhores post que li. Continuarei acompanhando site sempre.

  • Bruno

    Valeu pelas dicas !!!

  • mariana

    Excelente site. Parabéns pela iniciativa.

  • Sérgio

    Carol você é A cara!!!! kkkkkkk…..

  • Carol A.M.

    Adorei a segunda dica! E eu que pensava que entendia tudo do Google hahaha
    Vc é demais!

  • Amanda Rolim

    Muito bom Carol! eu parei de estudar a algum tempo por não acreditar que conseguiria passar, e agora que decidi voltar com tudo, encontrei você! e tem sido o que mais me motiva! Você é excelente!!!!!!

    • Obrigada, Amanda! Volte aos estudos com tudo, agora. Você é capaz, sim!

  • Lucélia

    Lucélia.

    Carol, gostaria de te pedir uma opinião. Estou me preparando para TRTs. Você acha que devo focar ou posso também ariscar outros como INSS? Obrigada, bjs.

    • Faça a prova do INSS, mas não estude para ela. Foque nos TRTs!

  • Thaís

    Carol, obrigada pelas dicas !!! Mas, eu não consegui fazer a busca pela banca fcc, por favor, poderia me ajudar. Obrigada!

    • Thaís, a FCC não disponibiliza os cadernos de provas. O melhor a se fazer, nesse caso, é sempre procurar em sites especializados em questões, do tipo questoesdeconcursos.com.br, tecconcursos.com.br ou rotadosconcursos.com.br ;)

      • thais

        entendi! super obrigada!!!!

  • Thiago

    Carol,você possui algum material de direito administrativo e penal? Obrigado!

  • Lindeberg Sabreu

    Show Carol! Muito bom mesmo!

  • Josiane

    Carol vc é D++++++++

  • César7

    Carol, sem dúvida você é uma aliada para nós concurseiros. Muito Obrigado.

  • Maria de Lourdes dos Santos

    Muito grata; Carol. Você é nota dez !!!

  • Obrigada, Maria :)

  • Leandro Trevisan

    Nem dá para dizer o quanto a primeira é a segunda me ajudam! :O
    Parabéns pelo Post Carol!

  • Sim, Edielton, exatamente ;)
    Eu só acho legal aprender como colocar diretamente no formulário porque fica mais rápido! hehe
    Abraços!

  • Obrigada, Suellen!

  • Soon enough! Eu estou devendo, mesmo :)

  • Gerfson Viana

    Como eu pude viver sem saber isso, Carol rs!!!! Obrigado!

  • Gerfson, exatamente! Eu procuro sempre aprender uma coisa diferente a cada dia. E sempre consigo! É incrível o que o mundo tem a oferecer (e é uma pena que muitas pessoas não aproveitam).
    Abraços!

  • Rubinho Strutsel

    Carol, qual o melhor site (gratuito) com questões comentadas?

  • Eu gosto do QC versão paga. É o que mais tem comentários. TEC também é muito bom ;)
    E sim: é sempre bom complementar com questões comentadas!

  • Lana Carina

    Simples e Valiosas! Obrigada Ca :) sucesso!

  • phillipy

    poxa! muito massa! obrigado!

  • Polyanne

    Carol, que post ótimo! Eu simplesmente me AMARRO nas suas explicações aqui no Esquemaria! :*

    • Obrigada, Polyanne!
      Você tá no HT, né? Viu o concurso de vídeos?

  • Por nada, Thiago! Bons estudos :)

  • Que bom que você gostou, bons estudos! :)

  • Obrigada pela mensagem, Deise! Bons estudos! :)

  • Briquet

    hahahahah….ANIMAL, Carol.
    VALEU!

  • E. Brito

    Excelentes dicas!!!.. :)

  • Hallyson Medeiros

    Olá, Carol. A partir de suas dicas, ficou muito mais fácil procurar por questões anteriores da banca. Muito obrigado.

  • Por nada :)

  • Hey, Samara!

    Eu que agadeço! =D

    Abraços!

  • Eu que agradeço a visita, Glória! =D

    Aproveite todo o conteúdo aqui do Esq!

    Abraços! ;)

  • É ótimo ver que você conseguiu aprender algo com o artigo, Susu! De detalhe em detalhe se melhora a experiência para conseguirmos melhores resultado. ;)

    Abraços!