Cespe / Cebraspe
Nível Superior
PG DF
2021
Matéria: Português – Gramática

A lembrança da empregada ausente me coagia. Quis lembrar-me de seu rosto, e admirada não consegui — de tal modo ela acabara de me excluir de minha própria casa, como se me tivesse fechado a porta e me tivesse deixado remota em relação à minha moradia. A lembrança de sua cara fugia-me, devia ser um lapso temporário. Mas seu nome — é claro, é claro, lembrei-me finalmente: Janair. E, olhando o desenho hierático, de repente me ocorria que Janair me odiara. Eu olhava as figuras de homem e mulher que mantinham expostas e abertas as palmas das mãos vigorosas, e que ali pareciam ter sido deixadas por Janair como mensagem bruta para quando eu abrisse a porta. De súbito, dessa vez com mal-estar real, deixei finalmente vir a mim uma sensação que durante seis meses, por negligência e desinteresse, eu não me deixara ter: a do silencioso ódio daquela mulher. O que me surpreendia é que era uma espécie de ódio isento, o pior ódio: o indiferente. Não um ódio que me individualizasse mas apenas a falta de misericórdia. Não, nem ao menos ódio. Foi quando inesperadamente consegui rememorar seu rosto, mas é claro, como pudera esquecer? Revi o rosto preto e quieto, revi a pele inteiramente opaca que mais parecia um de seus modos de se calar, as sobrancelhas extremamente bem desenhadas, revi os traços finos e delicados que mal eram divisados no negror apagado da pele.

Clarice Lispector.

A paixão segundo G. H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009 (com adaptações).

Julgue o item que se segue, relativo às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente.

No trecho “Quis lembrar-me de seu rosto, e admirada não consegui”, a conjunção “e” está empregada com o mesmo sentido de porém.

Qual é o valor semântico mais comum de "mas" e "mas também"?

Mas = adversativa

  • Conjunções Adversativas
    • mas
      • Função: Introduz uma ideia de oposição ou contraste direto.
      • Exemplo: "Eleanor queria contar a verdade sobre sua identidade, mas temia ser enviada ao Lugar Ruim."
    • porém
      • Função: Introduz uma ideia de contraste ou restrição, similar a "mas", porém pode ser usado em início de frase.
      • Exemplo: "Jason estava animado para mostrar seu novo passo de dança, porém ninguém estava prestando atenção."
    • contudo
      • Função: Apresenta uma oposição ou contraste, enfatizando a ideia anterior.
      • Exemplo: "Chidi estava determinado a fazer a escolha certa, contudo, suas indecisões frequentemente o paralisavam."
    • todavia
      • Função: Similar a "contudo", introduz uma ideia de contraste ou compensação.
      • Exemplo: "Tahani contribuiu com grandes quantias para a caridade, todavia, suas motivações eram questionáveis."

Estes exemplos ilustram como as conjunções adversativas podem ser utilizadas para expressar contrastes e oposições de ideias.

Mas também = aditiva

  • Aditivas: expressam adição, soma de ideias.
    • Exemplo: "e", "nem", "mas também", "como também".
    • Frase: "Eleanor queria ficar no Bom Lugar, e Chidi queria ajudá-la."
    • Outra frase: "Eleanor aprendeu a ser uma pessoa melhor, mas também descobriu o verdadeiro valor da amizade no processo."
16---Mas-também

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