Texto 2A2-I
O justo se desvela no decorrer das lutas de libertação na história. O justo é um saber que se vai constituindo à medida que nossa consciência da história se aguça. Mas não basta a consciência da história, pois procurar a justiça é uma atitude ética — é uma escolha. Não podemos cair em uma visão automática da história, na qual nossa simples posição em dado estrato social nos leva necessariamente a pensar de certa forma, a valorizar em certa medida. Se aceitássemos essa visão, bastaria ficarmos quietos esperando que a história se fizesse de acordo com seus mecanismos. Mas o real é outro. A justiça está se fazendo pela organização popular, pelo aguçamento dos conflitos. E cada um de nós vislumbra o norte da justiça, por via da busca de uma visão coerente da história, aliada a uma prática e a uma análise rigorosa das circunstâncias presentemente vividas.
A busca da justiça como virtude não é equidistante, não é neutra, não é equilibrada. Ela nos força, a cada momento, a tomar partido, a ser parcial, tendo a parcela maior dos seres humanos como fundamento. Ser justo é viver a virtude de tomar partido em busca do melhor, fundado na visão mais lúcida possível da história e na análise das circunstâncias maiores e menores que isso envolve. A justiça é uma virtude agente que se explicita na prática social comprometida.
Roberto Aguiar. O que é justiça: uma abordagem dialética. Brasília:
Senado Federal. Conselho Editorial, 2020, p. 319-20 (com adaptações).
m relação a aspectos linguísticos do texto 2A2-I, julgue o item a seguir.
No parágrafo, o segmento “pela organização popular, pelo aguçamento dos conflitos” constitui o agente da passiva da oração que compõe o período.
Essa questão dá para morrer rápido, pois a voz passiva analítica vem com o verbo ser adicionado de particípio! Eles mandaram um gerúndio, ali. Sendo assim, já daria para colocar como “errado” o gabarito daí!
Vamos destrinchar os elementos principais:
O que é um adjunto adverbial?
Todo advérbio é um adjunto adverbial. Advérbio é a classe morfológica. Adjunto adverbial é uma função sintática. Portanto, enquanto "advérbio" se refere à natureza da palavra, "adjunto adverbial" refere-se à função que essa palavra ou expressão desempenha na frase. | |
A função de adjunto adverbial é desempenhada por palavras ou expressões que modificam o sentido de um verbo, adjetivo, advérbio ou de toda uma oração, conferindo-lhes circunstâncias diversas como tempo, modo, lugar, intensidade, entre outras. Diferentemente do advérbio, que é uma categoria gramatical específica e pode atuar como núcleo do adjunto adverbial, o adjunto adverbial pode ser expresso não só por advérbios, mas também por locuções adverbiais, substantivos, orações subordinadas adverbiais, entre outros elementos. | |
|
MEDIDA APLICADA LTDA
Faça sua pré-matrícula: