FGV
Nível Superior
SEFAZ-AM
2022

De acordo com a NBC TA 200 (R1) – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor, quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis, listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Comentário rápido

ZICCCO!!!

Os princípios de ética são:

(a) Integridade;

(b) Objetividade;

(c) Competência e zelo profissional;

(d) Confidencialidade; e

(e) Comportamento (ou conduta) profissional.

Portanto, o único que não existe na questão é “honestidade”.

Quais são os princípios fundamentais de ética do auditor?

De acordo com a NBC TA 200:

Os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios estão em linha com os princípios do Código de Ética do IFAC, cujo cumprimento é exigido dos auditores. Esses princípios são:

(a) Integridade;

(b) Objetividade;

(c) Competência e zelo profissional;

(d) Confidencialidade; e

(e) Comportamento (ou conduta) profissional.

O Código de Ética Profissional do Contabilista e as normas profissionais do CFC relacionadas mostram como a estrutura conceitual deve ser aplicada em situações específicas. Fornecem exemplos de salvaguardas que podem ser apropriadas para tratar das ameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais e fornece, também, exemplos de situações onde não há salvaguardas disponíveis para tratar as ameaças.

ZICCCO!!!

(a) Integridade;

(b) Objetividade;

(c) Competência e zelo profissional;

(d) Confidencialidade; e

(e) Comportamento (ou conduta) profissional.

(a) Integridade

É como ser aquele amigo sincero e honesto que sempre diz a verdade, mesmo quando é difícil. Se você é um auditor, precisa ser transparente e justo em todas as suas ações e relatórios. Nada de tentar esconder a verdade ou fazer vista grossa para problemas.

(b) Objetividade

É como ver as coisas de um jeito neutro, sem deixar suas preferências pessoais interferirem. Imagine que você está jogando um jogo de tabuleiro e precisa seguir as regras sem favorecer ninguém. Como auditor, você deve analisar os dados e emitir suas opiniões sem ser influenciado por amizades ou interesses pessoais.

(c) Competência e zelo profissional

É como ser um chef de cozinha que sempre busca aprimorar suas receitas e técnicas. Como auditor, você precisa estar sempre atualizado e capacitado para realizar seu trabalho com excelência. Isso significa estudar, se atualizar e aplicar seus conhecimentos com cuidado e precisão.

(d) Confidencialidade

É como ser um confidente que guarda segredos a sete chaves. Se você se tornar auditor, não pode sair por aí fazendo stories da sua auditoria ou contando para todo mundo o que descobriu. As informações que você acessa são confidenciais e devem ser tratadas com o máximo de discrição.

(e) Comportamento (ou conduta) profissional

É como ser um exemplo de boas maneiras e ética no trabalho. Imagine que você é um lutador de jiu jítsu que sempre respeita as regras do jogo e os adversários. Como auditor, você deve agir de forma ética, respeitosa e responsável, representando bem a sua profissão e a empresa para a qual trabalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhar esta questão:

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress