A respeito de entidades fiscalizadoras superiores (EFS) e da Declaração de Lima, julgue o próximo item.
Na execução do escopo de uma auditoria do setor público, as normas aplicáveis são determinadas no momento em que o auditor define o objeto da auditoria que será realizada, diferentemente dos princípios fundamentais aplicáveis, que independem do contexto da auditoria.
No contexto das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) e da Declaração de Lima, há uma distinção clara entre os princípios e as normas (já havia antes da mudança das nomenclaturas em 2019, mas vou deixar aqui as nomenclaturas atualizadas, okay?):
Qual é a diferença entre as INTOSAI P e as ISSAI?
Gente, trabalhei na Secretaria de Relações Internacionais do TCU (Serint) e posso dizer: houve uma reorganização substancial do "framework" das ISSAI em 2019 (que foi justamente o ano em que saí de lá!). Veja o que o próprio Portal do TCU diz sobre esta mudança (aqui): O marco referencial de Normas Profissionais da INTOSAI foi revisado em 2019. O novo marco referencial é atualmente intitulado como Intosai Framework of Professional Pronouncements (IFPP) e substitui completamente o antigo e está assim subdividido: - Intosai-P – estabelecimento de princípios; - Issai – normas; - Intosai Guid - diretrizes. | |
Então, quando você vir: Intosai-P: você lembra de princípios; Issai: são as normas; Intosai Guid: são as diretrizes. |
MEDIDA APLICADA LTDA
Faça sua pré-matrícula: