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Qual é o objetivo principal da maioria das entidades do setor público?

O objetivo principal da maioria das ESP é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

São todas as ESP? Não!

São a maioria.

Algumas entidades do setor público, como algumas das empresas estatais, têm o objetivo de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

A norma diz assim:

2. O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

Consequentemente, o desempenho de tais entidades pode ser apenas parcialmente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa.

 

Por que o desempenho é apenas parcialmente avaliado pelas demonstrações:

As métricas financeiras tradicionais não capturam completamente o sucesso ou o impacto das entidades do setor público. Aspectos como a qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos cidadãos, a eficiência na utilização dos recursos públicos e o alcance dos objetivos sociais são igualmente importantes, mas não são refletidos diretamente nas demonstrações financeiras.

Caiu na prova

FGV
Auditor de Controle
TCE PA
2024

Com relação à Estrutura conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil de propósito geral pelas entidades do setor público, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

( ) O desempenho da maioria das entidades do setor público pode ser plenamente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa.

( ) Os relatórios contábeis de propósito geral das entidades do setor público (RCPG) fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização.

As afirmativas são, respectivamente,

Comentário longo

A questão cobra a NBC TSP – Estrutura Conceitual.

Vamos de uma por uma, com base na norma.

O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

2. O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

Consequentemente, o desempenho de tais entidades pode ser apenas parcialmente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa.

 

O desempenho da maioria das entidades do setor público pode ser plenamente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa.

Vamos ver de novo o que diz a norma, nesta parte (que já vimos acima): “Consequentemente, o desempenho de tais entidades pode ser apenas parcialmente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa.”

O que isso significa?

Significa que as métricas financeiras tradicionais não capturam completamente o sucesso ou o impacto das entidades do setor público. Aspectos como a qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos cidadãos, a eficiência na utilização dos recursos públicos e o alcance dos objetivos sociais são igualmente importantes, mas não são refletidos diretamente nas demonstrações financeiras.

 

Os relatórios contábeis de propósito geral das entidades do setor público (RCPG) fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização.

2 (…) Os RCPGs fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização (accountability).

Qual é o objetivo principal da maioria das entidades do setor público?

O objetivo principal da maioria das ESP é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

São todas as ESP? Não!

São a maioria.

Algumas entidades do setor público, como algumas das empresas estatais, têm o objetivo de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

A norma diz assim:

2. O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.

Consequentemente, o desempenho de tais entidades pode ser apenas parcialmente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa.

 

Por que o desempenho é apenas parcialmente avaliado pelas demonstrações:

As métricas financeiras tradicionais não capturam completamente o sucesso ou o impacto das entidades do setor público. Aspectos como a qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos cidadãos, a eficiência na utilização dos recursos públicos e o alcance dos objetivos sociais são igualmente importantes, mas não são refletidos diretamente nas demonstrações financeiras.

O que é accountability?

Accountability é um conceito que se refere à obrigação de prestar contas e ser responsável pelas ações e decisões tomadas.

Envolve três principais aspectos:

  • Prestação de Contas: Os gestores públicos devem fornecer informações claras e detalhadas sobre como estão utilizando os recursos públicos.
  • Responsabilidade: Os gestores têm a obrigação de assumir a responsabilidade por suas decisões e ações.
  • Responsividade: A capacidade e disposição dos gestores públicos de responder às necessidades e preocupações da sociedade, ajustando suas ações para melhor atender ao interesse público.

Na NBC TSP: Estrutura Conceitual, a accountability aparece assim (isso cai muito):

2 (...) Os RCPGs fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização (accountability). Portanto, os usuários dos RCPGs das entidades do setor público precisam de informações para subsidiar as avaliações de algumas questões, tais como:

(a) se a entidade prestou seus serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz;

(b) quais são os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros, e até que ponto há restrições ou condições para a utilização desses recursos;

(c) a extensão na qual a carga tributária, que recai sobre os contribuintes em períodos futuros para pagar por serviços correntes, tem mudado; e

(d) se a capacidade da entidade para prestar serviços melhorou ou piorou em comparação com exercícios anteriores.

A discussão ainda não começou.

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