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O que é o SIOP?

O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP – é o sistema informatizado que suporta os processos de Planejamento e Orçamento do Governo Federal. É o resultado da iniciativa de integração dos sistemas e processos a partir da necessidade de :

  • Otimizar procedimentos;
  • Reduzir custos;
  • Integrar e oferecer informações para o gestor público e para os cidadãos.

 

Fonte: https://www1.siop.planejamento.gov.br/siopdoc/doku.php/introducao

O SIOP começou a ser implementado em 2009 e era destinado a substituir o SIDOR (Sistema Integrado de Dados Orçamentários) e vários outros sistemas que ajudavam na elaboração do Orçamento. Hoje, o SIDOR já migrou para o SIOP.

“Uai, Carol! Pensei que tivesse entrado na aula de SIAFI...”

Sim! Você entrou! Só que, antes, é válido dar uma atenção ao que o SIOP faz, de uma maneira geral – desse modo, entenderemos melhor sobre o SIAFI.

Caiu na prova

FGV
Analista
Câmara dos Deputados
2023

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) é

Comentário longo

A) o sistema informatizado que suporta os processos de Planejamento e Orçamento do Governo Federal.

Errado.

Planejamento = SIOP.

 

B) um sistema de abrangência nacional criado com a missão de integrar todas as plataformas de gestão da folha de pessoal dos servidores públicos.

A abrangência do SIAFI não é nacional, mas, sim, federal.

Nacional = abrange todos os entes federativos (União, Estados, DF e Municípios).

Federal = abrange apenas a União.

 

C) o sistema informatizado que processa e controla a execução orçamentária, financeira e patrimonial da União, por meio de terminais instalados em todo o Território Nacional.

Certo.

O sistema responsável por cuidar da EXECUÇÃO do orçamento é o SIAFI.

O SIAFI também pode ser usado na etapa de controle e avaliação da LOA, já que tudo sobre a execução financeira e orçamentária está lá.

 

D) um sistema baseado em um modelo conceitual e sistêmico que organiza as informações de custos recebidas dos sistemas estruturantes do governo, especialmente os de informações financeiras.

Este é o SIC, que reúne as informações de custos que permitem o apoio à tomada de decisões pelo gestor.

 

E) um sistema estruturante das atividades de desenvolvimento organizacional das entidades do Poder Executivo Federal, apoiado na construção de espaços de articulação entre dirigentes e técnicos dos órgãos, com atuação em temas de gestão.

Este é o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (SIORG).

Ele é um sistema estruturante das atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal, apoiado na construção de espaços de articulação, intercâmbio e construção de consensos entre dirigentes e técnicos das unidades dos órgãos e entidades com atuação em temas de gestão.

Qual é o sistema responsável por cuidar do controle e da avaliação do orçamento?

Por fim, vale a pena deixar claro que o SIAFI também pode ser usado na etapa de controle e avaliação da LOA, já que tudo sobre a execução financeira e orçamentária está lá.

SIAFI - Execução e controle da LOA-01

Qual é o sistema responsável por cuidar da execução do orçamento?

O sistema responsável por cuidar da EXECUÇÃO do orçamento é o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

Qual é o sistema para atividades de desenvolvimento organizacional?

O Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG, normatizado pelo Decreto nº 9.739, de 28 de Março DE 2019, é um sistema estruturante das atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal, apoiado na construção de espaços de articulação, intercâmbio e construção de consensos entre dirigentes e técnicos das unidades dos órgãos e entidades com atuação em temas de gestão.

Qual é o sistema para informações de custos?

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) é uma ferramenta tecnológica que tem a capacidade de integrar os principais sistemas estruturantes do Governo Federal - SIORG, SIAPE, SIAFI e SIGPLAN/SIOP em uma única base de dados (data warehouse), armazenando e reunindo as informações de custos que permitem o apoio à tomada de decisões pelo gestor.

O que é o SIOP?

O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP – é o sistema informatizado que suporta os processos de Planejamento e Orçamento do Governo Federal. É o resultado da iniciativa de integração dos sistemas e processos a partir da necessidade de :

  • Otimizar procedimentos;
  • Reduzir custos;
  • Integrar e oferecer informações para o gestor público e para os cidadãos.

 

Fonte: https://www1.siop.planejamento.gov.br/siopdoc/doku.php/introducao

O SIOP começou a ser implementado em 2009 e era destinado a substituir o SIDOR (Sistema Integrado de Dados Orçamentários) e vários outros sistemas que ajudavam na elaboração do Orçamento. Hoje, o SIDOR já migrou para o SIOP.

“Uai, Carol! Pensei que tivesse entrado na aula de SIAFI...”

Sim! Você entrou! Só que, antes, é válido dar uma atenção ao que o SIOP faz, de uma maneira geral – desse modo, entenderemos melhor sobre o SIAFI.

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