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O que é e quem faz a matriz de planejamento?

Quem faz é fácil: é a equipe de auditoria.

De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU:

281. Uma vez definidos o objetivo e as questões de auditoria, a equipe deverá elaborar a matriz de planejamento (NAT, 94). Trata-se de quadro-resumo das informações relevantes do planejamento de uma auditoria. O propósito da matriz de planejamento é auxiliar a elaboração conceitual do trabalho e orientar a equipe na fase de execução. É uma ferramenta de auditoria que torna o planejamento mais sistemático e dirigido, facilitando a comunicação de decisões sobre metodologia e auxiliando a condução dos trabalhos de campo. A matriz de planejamento é um instrumento flexível e seu conteúdo pode ser atualizado ou modificado pela equipe à medida que o trabalho de auditoria progride.

Como o Manual de Auditoria Operacional do TCU mencionou as Normas de Auditoria do TCU (NAT), vamos ver o texto de lá, também:

94. Deve ser desenvolvido e documentado um plano para cada trabalho de auditoria, que evidenciará o objetivo, o escopo, o prazo e a alocação de recursos. Os auditores devem desenvolver programas de auditoria que alcancem os objetivos de auditoria e tais programas, e seus eventuais ajustes, devem ser registrados e aprovados antes do início da execução. No TCU, os programas de auditoria devem ser documentados em matrizes de planejamento e, no que couber, de possíveis achados.

Modelo de matriz de planejamento:

Caiu na prova

FGV
Auditor
TCU
2022

O Tribunal de Contas da União adotou de forma adaptada algumas ferramentas de auditoria utilizadas pelo U.S. Government Accountability Office (U.S. GAO), a exemplo da matriz de planejamento, que é uma ferramenta importante na definição do escopo do trabalho de auditoria.

Na situação hipotética de um trabalho de auditoria que tem por objeto a concessão de auxílio financeiro emergencial a pessoas que perderam renda em decorrência de uma epidemia que atingiu o país e afetou a economia, a matriz de planejamento:

Comentário longo

A. por prudência, não deve se apoiar no julgamento profissional da equipe de auditoria;

  • Esta alternativa não faz sentido, pois o julgamento profissional da equipe de auditoria é fundamental para a elaboração de qualquer relatório ou plano de auditoria. Aliás, é a própria equipe de auditoria que faz a matriz de planejamento.

 

B. por se tratar de um cenário emergencial, deve ser elaborada após a realização de um painel de referência;

  • Em cenários emergenciais, é comum que as ações sejam tomadas de forma mais rápida devido à urgência. A realização de um painel de referência pode ser útil, mas não é uma exigência para a elaboração de ações emergenciais.
  • Além disso, um erro CLARO desta alternativa é dizer que o painel de referência vem antes… ele vem DEPOIS, porque ele AVALIA a matriz de planejamento.

C. deve ajudar a identificar os principais riscos envolvidos no programa de concessão do auxílio;

  • O triste é que uma questão genérica poderia considerar este item como certo… mas, considerando a sequência de atividades do Manual de Auditoria Operacional do TCU, a avaliação dos riscos vem antes da matriz de planejamento… veja na imagem:

 

D. deve reduzir as questões de auditoria em decorrência do volume de beneficiários do auxílio emergencial;

  • Errada. O volume de beneficiários não deve influenciar na quantidade de questões de auditoria. Na verdade, um maior volume pode até aumentar a complexidade e a necessidade de mais questões de auditoria para garantir a conformidade e a eficácia.

 

E. deve considerar elementos de conhecimento prévio sobre o objeto auditado.

  • Esta alternativa é correta: isso ajuda a fornecer um contexto adequado com base em experiências passadas.

Veja que no modelo de Matriz de Planejamento há uma etapa de busca de informações, com fontes de informações!

Essas fontes podem ser, por exemplo, documentações legais, decisões tomadas por autoridades, bases de dados, relatórios, mídia especializada etc.

O que é um painel de referências?

Tanto a FGV quanto o Cebraspe já cobraram "painel de referência". A FGV já cobrou inclusive em questão do TCU!

Os painéis de referência são tipo um brainstorming de uma auditoria.

O TCU tem um documento técnico de 2013 que determina como são realizados os painéis de referência.

Creio que para a prova precisamos saber do básico:

O QUE SÃO os painéis de referência (de acordo com o documento citado):

1. Painel de referência é a reunião de pessoas reconhecidas e experientes em determinada área para debater e opinar sobre a matéria exposta. Em auditoria, os objetivos gerais do painel de referência são: contribuir para a garantia de qualidade (ISSAI 3000, p. 55), para a análise e interpretação de dados (ISSAI 3000, p. 101) e para fortalecer o processo de accountability de desempenho (TCU, 2010).

Objetivo do painel de referência

2. A realização de painéis de referência é prática importante para o controle de qualidade concomitante das auditorias por meio da revisão e validação das matrizes de planejamento e de achados.

O principal para levar para a prova:

  • É controle CONCOMITANTE das auditorias
  • Revisa e valida as matrizes:
    • de planejamento
    • de achados

O que é e quem faz a matriz de planejamento?

Quem faz é fácil: é a equipe de auditoria.

De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU:

281. Uma vez definidos o objetivo e as questões de auditoria, a equipe deverá elaborar a matriz de planejamento (NAT, 94). Trata-se de quadro-resumo das informações relevantes do planejamento de uma auditoria. O propósito da matriz de planejamento é auxiliar a elaboração conceitual do trabalho e orientar a equipe na fase de execução. É uma ferramenta de auditoria que torna o planejamento mais sistemático e dirigido, facilitando a comunicação de decisões sobre metodologia e auxiliando a condução dos trabalhos de campo. A matriz de planejamento é um instrumento flexível e seu conteúdo pode ser atualizado ou modificado pela equipe à medida que o trabalho de auditoria progride.

Como o Manual de Auditoria Operacional do TCU mencionou as Normas de Auditoria do TCU (NAT), vamos ver o texto de lá, também:

94. Deve ser desenvolvido e documentado um plano para cada trabalho de auditoria, que evidenciará o objetivo, o escopo, o prazo e a alocação de recursos. Os auditores devem desenvolver programas de auditoria que alcancem os objetivos de auditoria e tais programas, e seus eventuais ajustes, devem ser registrados e aprovados antes do início da execução. No TCU, os programas de auditoria devem ser documentados em matrizes de planejamento e, no que couber, de possíveis achados.

Modelo de matriz de planejamento:

Quais são as atividades de planejamento da auditoria operacional?

O TCU fez este mapa mental para a gente hahaha!

Diretamente do Manual de Auditoria Operacional:

A discussão ainda não começou.

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