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O controle interno faz parte de qual linha de defesa?

Em resumo:

  • Para a FGV, MEDIDAS de controle interno = primeira linha.
  • Para o Cebraspe:
    • Com certeza não faz parte só da primeira linha
    • Com certeza não faz parte só da segunda linha
    • DEPREENDE-SE (da IN CGU 3/2017 e do IIA) que controle interno está nas três primeiras linhas de defesa

Como aqui nossos focos são as bancas Cebraspe e FGV, vou focar na análise DESTAS bancas.

A FGV já trouxe uma questão nesse sentido e, como outras bancas de múltipla escolha já fizeram, a FGV considerou "MEDIDAS" de controle interno como primeira linha. Mas veja que a banca fez questão de colocar a palavra "medidas" na alternativa correta!

Agora vamos ao Cebraspe.

O Cebraspe já considerou ERRADA uma questão que colocava o Controle Interno na primeira linha.

Veja a questão que ele considerou ERRADA:

(CEBRASPE - DP DF- 2022)

O controle interno está situado na primeira linha de defesa.

Gabarito = E

Ao que tudo indica, o Cebraspe também não considera Controle Interno como de segunda linha, como podemos ver na questão abaixo.

(Telebras - Nível Superior - 2022)

Na Administração Pública Federal, o controle interno funciona como uma segunda linha de defesa da gestão, posicionando-se atrás somente da auditoria interna governamental.

Gabarito = E

Qual é o problema? O problema é que o controle interno está NAS TRÊS LINHAS de defesa, com o que se depreende da leitura da IN CGU 3/2017.

O controle interno está presente em todas as três linhas de defesa, mas com funções e responsabilidades distintas em cada uma delas. Abaixo está um resumo das funções de controle interno em cada linha:

Primeira linha de defesa

Responsável pela implementação direta dos controles internos. Os gestores e funcionários identificam, avaliam, controlam e mitigam os riscos, desenvolvendo políticas e procedimentos internos.

Segunda linha de defesa

Composta por funções de gestão que monitoram e facilitam a implementação dos controles internos pela primeira linha. Inclui atividades de supervisão, gerenciamento de riscos, conformidade e controle financeiro. Inclui os Assessores e Assessorias Especiais de Controle Interno (AECI).

Terceira linha de defesa

Representada pela auditoria interna governamental, que avalia a eficácia dos controles internos e apoia a estruturação das duas primeiras linhas. Fornece opiniões sobre a adequação dos processos de governança e gerenciamento de riscos.

Cenário Prático

  1. Primeira linha: um gerente de agência detecta uma transação incomum e a reporta ao departamento de compliance.
  2. Segunda linha: o departamento de compliance investiga a transação, verifica a conformidade com as políticas de combate à lavagem de dinheiro e, se necessário, comunica a suspeita às autoridades regulatórias.
  3. Terceira linha: a auditoria interna revisa o incidente, avalia a eficácia da resposta do departamento de compliance e recomenda melhorias nos controles para prevenir futuras ocorrências.
Controle interno - que linha de defesa-01

Caiu na prova

Cespe / Cebraspe
Nível Superior
TELEBRAS
2022

Com relação a objetivos, componentes, limitações e características do controle interno, julgue o item a seguir.

Na Administração Pública Federal, o controle interno funciona como uma segunda linha de defesa da gestão, posicionando-se atrás somente da auditoria interna governamental.

Comentário longo

Atrás de quem, meu pai?

Ô redação ruinzinha.

Vamos lá, o que sabemos, do texto da IN CGU 3/2017, é que auditoria interna = 3ª linha. Isso é FATO.

E o controle interno?

Pela leitura da IN 3/2017, depreende-se que está nas três linhas, de formas diferentes.

Sendo assim, está incorreto afirmar que estaria atrás da auditoria interna (ou seja, na 2ª linha).

O controle interno faz parte de qual linha de defesa?

Em resumo:

  • Para a FGV, MEDIDAS de controle interno = primeira linha.
  • Para o Cebraspe:
    • Com certeza não faz parte só da primeira linha
    • Com certeza não faz parte só da segunda linha
    • DEPREENDE-SE (da IN CGU 3/2017 e do IIA) que controle interno está nas três primeiras linhas de defesa

Como aqui nossos focos são as bancas Cebraspe e FGV, vou focar na análise DESTAS bancas.

A FGV já trouxe uma questão nesse sentido e, como outras bancas de múltipla escolha já fizeram, a FGV considerou "MEDIDAS" de controle interno como primeira linha. Mas veja que a banca fez questão de colocar a palavra "medidas" na alternativa correta!

Agora vamos ao Cebraspe.

O Cebraspe já considerou ERRADA uma questão que colocava o Controle Interno na primeira linha.

Veja a questão que ele considerou ERRADA:

(CEBRASPE - DP DF- 2022)

O controle interno está situado na primeira linha de defesa.

Gabarito = E

Ao que tudo indica, o Cebraspe também não considera Controle Interno como de segunda linha, como podemos ver na questão abaixo.

(Telebras - Nível Superior - 2022)

Na Administração Pública Federal, o controle interno funciona como uma segunda linha de defesa da gestão, posicionando-se atrás somente da auditoria interna governamental.

Gabarito = E

Qual é o problema? O problema é que o controle interno está NAS TRÊS LINHAS de defesa, com o que se depreende da leitura da IN CGU 3/2017.

O controle interno está presente em todas as três linhas de defesa, mas com funções e responsabilidades distintas em cada uma delas. Abaixo está um resumo das funções de controle interno em cada linha:

Primeira linha de defesa

Responsável pela implementação direta dos controles internos. Os gestores e funcionários identificam, avaliam, controlam e mitigam os riscos, desenvolvendo políticas e procedimentos internos.

Segunda linha de defesa

Composta por funções de gestão que monitoram e facilitam a implementação dos controles internos pela primeira linha. Inclui atividades de supervisão, gerenciamento de riscos, conformidade e controle financeiro. Inclui os Assessores e Assessorias Especiais de Controle Interno (AECI).

Terceira linha de defesa

Representada pela auditoria interna governamental, que avalia a eficácia dos controles internos e apoia a estruturação das duas primeiras linhas. Fornece opiniões sobre a adequação dos processos de governança e gerenciamento de riscos.

Cenário Prático

  1. Primeira linha: um gerente de agência detecta uma transação incomum e a reporta ao departamento de compliance.
  2. Segunda linha: o departamento de compliance investiga a transação, verifica a conformidade com as políticas de combate à lavagem de dinheiro e, se necessário, comunica a suspeita às autoridades regulatórias.
  3. Terceira linha: a auditoria interna revisa o incidente, avalia a eficácia da resposta do departamento de compliance e recomenda melhorias nos controles para prevenir futuras ocorrências.
Controle interno - que linha de defesa-01
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