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Explique o regime de caixa.

  • O regime de caixa é um método de contabilização que considera as entradas e saídas de dinheiro no momento em que elas realmente acontecem.
  • Ou seja, você só registra a receita quando o dinheiro entra no caixa e a despesa quando o dinheiro sai.

Exemplo: Imagine que você é um autônomo que presta serviços de consultoria. Você realizou um serviço em setembro, mas o cliente só pagou em outubro. No regime de caixa, você só considera essa receita em outubro, quando o dinheiro efetivamente entrou na sua conta.

Caiu na prova

FGV
Auditor de Controle
Prefeitura SJC
2024

Uma entidade apresentava em 01/01/2023 saldo de R$200.000 em caixa. Os seguintes fatos aconteceram em dezembro de 2023:

Compra à vista de R$30.000 em estoques.

Venda do estoque adquirido por R$100.000, para recebimento em fevereiro de 2024.

Reconhecimento de R$20.000 como despesas de salários, para pagamento no mês seguinte.

Em 31/12/2023, o auditor constatou que a entidade seguiu, em dezembro de 2023, o Regime de Caixa para reconhecer as suas receitas e despesas.

Na data, o resultado do exercício, de acordo com o Regime de Competência, deveria estar

Comentário rápido

Para resolver essa questão, é necessário entender a diferença entre o Regime de Caixa e o Regime de Competência. O Regime de Caixa reconhece receitas e despesas quando o dinheiro é efetivamente recebido ou pago, enquanto o Regime de Competência reconhece receitas e despesas no período em que ocorrem, independentemente do pagamento ou recebimento.

O resultado do exercício pelo Regime de Competência seria maior em R$80.000 devido ao reconhecimento da receita de R$100.000 da venda a prazo e à despesa de R$20.000 de salários.

Comentário longo

Vamos analisar os fatos ocorridos em dezembro de 2023:

  1. Compra à vista de R$30.000 em estoques:
    • Regime de Caixa: Despesa de R$30.000 reconhecida.
    • Regime de Competência: Despesa de R$30.000 reconhecida.
    • Impacto: Nenhuma diferença entre os regimes.
  2. Venda do estoque adquirido por R$100.000, para recebimento em fevereiro de 2024:
    • Regime de Caixa: Nenhuma receita reconhecida em dezembro de 2023, pois o recebimento ocorrerá em fevereiro de 2024.
    • Regime de Competência: Receita de R$100.000 reconhecida em dezembro de 2023, pois a venda ocorreu neste mês.
    • Impacto: O resultado seria maior em R$100.000 no Regime de Competência.
  3. Reconhecimento de R$20.000 como despesas de salários, para pagamento no mês seguinte:
    • Regime de Caixa: Nenhuma despesa reconhecida em dezembro de 2023, pois o pagamento será no mês seguinte.
    • Regime de Competência: Despesa de R$20.000 reconhecida em dezembro de 2023, pois a despesa foi incorrida neste mês.
    • Impacto: O resultado seria menor em R$20.000 no Regime de Competência.

Somando os impactos das diferenças entre os regimes:

  • Receita maior em R$100.000 (venda)
  • Despesa maior em R$20.000 (salários)

Portanto, o resultado do exercício, de acordo com o Regime de Competência, deveria estar maior em R$80.000.

Explique o regime de competência.

  • O regime de competência registra receitas e despesas no momento em que elas são geradas, independentemente de quando o dinheiro entra ou sai.
  • Isso significa que você reconhece a receita quando o serviço é prestado ou o produto é entregue, e a despesa quando é incorrida, mesmo que o pagamento aconteça depois.

Imagine que você presta serviço de consultoria: se você fez o serviço em setembro, no regime de competência, você registra essa receita em setembro, mesmo que o pagamento só ocorra em outubro. Da mesma forma, se você comprou material em setembro e só pagou em outubro, a despesa é registrada em setembro.

Explique o regime de caixa.

  • O regime de caixa é um método de contabilização que considera as entradas e saídas de dinheiro no momento em que elas realmente acontecem.
  • Ou seja, você só registra a receita quando o dinheiro entra no caixa e a despesa quando o dinheiro sai.

Exemplo: Imagine que você é um autônomo que presta serviços de consultoria. Você realizou um serviço em setembro, mas o cliente só pagou em outubro. No regime de caixa, você só considera essa receita em outubro, quando o dinheiro efetivamente entrou na sua conta.

A discussão ainda não começou.

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