Você está na matéria de

Como o enunciado pode cobrar o assunto?

Fique de olho na parte do texto que o enunciado pede para você analisar.

É só uma parte?

É uma parte em relação à outra parte?

É a ideia do texto todo?

Qual-parte-o-enunciado-está-cobrando

Caiu na prova

FGV
Auditor de Controle
CGE-PB
2024

O poder da música. A música tem um poder tal, que, após muitas lendas, ela certamente foi criada pelos próprios deuses.

Os gregos da Antiguidade contavam que Orfeu tinha recebido o dom da música da mão dos deuses. Ele tocava tão bem a lira, que sua música podia encantar as árvores, as montanhas e as próprias feras. Enquanto tais mitos celebram as origens divinas do som, outros celebram seu poder criador. Assim, um canto polinésio conta que o mundo foi criado pelas canções do deus Taaroa.

Outrora, associava-se à música os poderes mágicos que influenciavam a vida cotidiana. Existem ainda, para todas as épocas do calendário rural, cantos que homenageavam os pastores. Há também cantos mais utilitários como as canções de navegação que serviam para ritmar esforços dos marinheiros.” (Nathan, A música)

A opção abaixo em que um dos termos indicados – na ordem em que aparecem no texto – NÃO se refere ao tema da música, é:

Comentário rápido

Atenção ao enunciado: ele pede a opção em que UM!!! dos termos não se refere à música. Estamos falando dos mitos, que são sobre Orfeu, e não sobre a música.

Atenção redobrada para o enunciado, hein! Não vá perder questão à toa.

Alternativa correta: letra D.

Comentário longo

A. som / seu;

  • O termo “som” é referente ao tema da música, como indicado no início do texto (“O poder da música. A música tem um poder tal, que, após muitas lendas, ela certamente foi criada pelos próprios deuses.”). O pronome “seu” refere-se ao som mencionado anteriormente, mantendo a conexão com o tema da música.

B. A música / ela;

  • “A música” é o sujeito principal do texto, e “ela” é um pronome que se refere de volta à música, mantendo a discussão firmemente dentro do tema da música.

C. música / a lira;

  • “Música” é o tema central do texto, e “a lira” é um instrumento musical diretamente relacionado ao tema, especialmente no contexto de Orfeu, que é mencionado como um excelente músico na mitologia grega.

D. música / mitos;

  • Aqui, “música” é novamente o tema central.
  • Os “mitos” não se refere diretamente ao tema da música, mas às histórias que envolvem a música, tornando-a a opção correta sob a perspectiva de que um dos termos não se refere diretamente ao tema da música, mas sim ao contexto em que a música é inserida.

E. canto / canções do deus Taaroa;

  • “Canto” é uma forma de música, e as “canções do deus Taaroa” referem-se especificamente a uma lenda polinésia sobre a criação do mundo através da música. Os dois termos estão intrinsecamente ligados ao tema da música.

Como o enunciado pode cobrar o assunto?

Fique de olho na parte do texto que o enunciado pede para você analisar.

É só uma parte?

É uma parte em relação à outra parte?

É a ideia do texto todo?

Qual-parte-o-enunciado-está-cobrando
A discussão ainda não começou.

Quantidade de vezes que você viu este Cartão de Memória: 56

Veja todas as matérias disponíveis no Cartões de Memória

Faça sua pré-matrícula:

plugins premium WordPress