Anotações
- Mania: ler e reler a mesma coisa, caso não tenha entendido
- Esta estratégia não é útil, pelo menos para a compreensão e/ou aprendizagem a longo prazo, mas tem algum potencial quando combinada com outras estratégias eficazes.
- Por que não é útil?
- Porque é um estudo PASSIVO, não ativo.
- Entretanto, se você CONVERTER em estudo ativo, aí sim a estratégia é boa (tanto para compreender, quanto para levar para o longo prazo).
- Para fugir disso…Para fugir disso, não releia várias vezes na mesma hora.O que você pode fazer:
- Transformar em uma pergunta de P&R
- OU
- Transformar em uma ficha de estudos (às vezes, DESENHAR te ajuda a compreender)
- Transformar em uma pergunta de P&R
- Além disso,
- Nem tudo o que você lê ou o que o professor fala tem utilidade na vida ou em uma prova
- O primeiro filtro é: isso cai em prova? Ou só estou lendo para chegar ao ponto CERTO?
- Como você sabe o que é útil, então?
- Resolução de questões (tática dos feras).
- Se os trechos estão marcados com a Tática dos Feras, você deve se esforçar um pouco mais para entender!
- Resolução de questões (tática dos feras).
Não importa com que frequência você lê alguma coisa, mas sim COMO você lê.
- Virginia Voeks
Perguntas-chave
- Você lê e relê trechos, enquanto estuda?
- Você tem ativado os seus estudos de alguma maneira?
- Você se pergunta frequentemente “o que eu acabei de ler”?
Resumo
📌 A releitura é uma estratégia comum porque dá a ilusão de competência; parece que o aprendizado está acontecendo, mas na realidade a fluência é estabelecida, não a compreensão duradoura. Lembre-se da máxima de que só ler não é estudar.