Sobre o site

Estudar para concurso é massa, porque você fica mais inteligente. Não, é sério, você passa a saber mais das coisas, passa a entender como seu país funciona, começa a ter um senso crítico maior em relação a tudo. Também é massa porque você tem a oportunidade de ajudar o seu país com todas as suas competências. Isso é muito bacana, mesmo! Seja na área meio, seja na área fim, você está lá para fazer a diferença, não deixe ninguém dizer o contrário (nem mesmo outros servidores públicos hahahah). E, claro, estudar para concurso é massa porque, depois de concursado, você tem a oportunidade de buscar os seus sonhos: viajar, investir em negócios, ajudar a família, juntar uma grana legal para comprar um carro, uma casa… e com o Esquemaria é que estudar para concursos ficou ainda mais massa!

Este é o Esquemaria, um site feito para quem quer estudar para concurso com conteúdos interessantes, fáceis de entender e já resumidos para dar uma revisada bacana antes da prova.

 

“Tell me and I forget. Teach me and I remember. Involve me and I learn.” (Benjamin Franklin)

O Esquemaria é um site de conteúdo gratuito e de qualidade para quem deseja alcançar uma vaga no serviço público brasileiro. A gente faz esquemas, dá dicas, publica entrevistas e notícias, compara editais, enfim, a gente faz de tudo para que os concurseiros não percam tempo e, simplesmente, estudem :)

Você já se deparou com aquele tipo de situação em que leu, leu e não entendeu nada? Pois é. Isso nunca – NUNCA – vai acontecer por aqui. A gente fala de concurseiro para concurseiro, sem muita chatice ou termos técnicos. Se você não entender uma coisa, vá até os comentários e coloque sua dúvida, entre em contato por e-mail. Se quiser, dê uma passadinha no nosso Facebook, Twitter ou Google+.

 

“Como é que a página vai funcionar? O que vocês vão oferecer para mim? É tudo de graça?”

Sim, tudo nosso é grátis, do jeito que concurseiro gosta! hehe. O site contará com várias categorias e seções muito maneiras, cada uma com o intuito de te ajudar a estudar. Olha só o que vamos te oferecer:

 

• Esquemas de concursos

“É sério mesmo que o nome do site é Esquemaria e vocês vão dar esquemas? Oh!”

Pois é, pois é, pois é. Se a gente achar leis que dizem uma coisa em um canto e outra coisa noutro, bancas que cobram de um jeito em uma prova e de um jeito completamente diferente na semana seguinte, enfim, se a gente achar coisas que estão aí para bagunçar a sua cabeça, essa coisa vai ser esquematizada. Vamos comparar questões, doutrinas, vamos fazer mapas mentais, fichas de estudo. Tudo bem organizadinho, para você ler, entender e não se preocupar mais com aquilo.

 

• Dicas de concursos

É duro quando você começa a estudar mas percebe que na verdade não sabe nem por onde começar. “Será que eu entro em um cursinho? Hum, esse material é bom? Isso cai em concurso? Como estudar?”. A categoria de dicas vai vir recheada de posts bacanas para você saber melhor sobre que bibliografia usar, como escolher um concurso para focar, como planejar seus estudos, técnicas de estudo, estudo, estudo e esTUDO!

 

Downloads

Uma coisa é certa: você precisará de uma boa planilha ou de um bom ciclo de estudos. Precisará de provas, de leis organizadas em PDF. Precisará de tudo isso e mais um pouco! Na seção de downloads, vamos colocar todos esses tipos de materiais, para você baixar em seu computador, tablet e celular.

• Entrevistas

Anote aí: é importantíssimo saber como os outros passaram. Quais foram as técnicas usadas, quais materiais usaram, que bibliografia indicam e quais professores lhes deram aula. Os outros concurseiros, além disso, dizem quanto tempo estudaram por dia e quantos dias tiveram de estudar; dizem o que comeram no dia da prova; e dão detalhes que podem ser a sua dúvida na hora de estudar. Vai ser uma seção importantíssima!

 

• Simulados

Olha, vamos dizer uma coisa aqui que vai te chocar: simulados não servem para prever o futuro e dizer em que posição você vai ficar!

:O

É isso mesmo. Na verdade, os simulados têm o intuito de te mostrar em quais pontos da prova você deve focar, nas últimas semanas antes do certame :)

Se você fizer um simulado que contenha questões de português, matemática, direito constitucional e informática, vai perceber, por exemplo, que tirou notas boas em todas as matérias, menos informática. O que você deve fazer no tempo que te resta antes da prova, então? Estudar fortemente os seus medos em informática! Simples, né? É para isso que vai servir nossa categoria de simulados.

 

• Sobre bancas

Sabia que cada banca cobra a matéria de uma maneira diferente? Você sabe quais são as principais bancas de concursos públicos? Quer saber qual é a banca que geralmente faz os concursos de determinado órgão? Pois é. Essas e outras questões são respondidas, aqui.

 

• Outras coisas legais

Além de tudo isso, postaremos informações completas sobre bancas, matérias e editais, organizaremos bancos de questões comentadas e diremos quais são as últimas notícias no mundo dos concursos. Sério, vai ser maneiro estar com você até sua aprovação :)

 

Um pouco sobre a história do Esquemaria e quem está por trás dele

Uma noite, eu, Carol Alvarenga, estava estudando e fiquei com dúvida em relação a uma assunto de Controle Externo (uma das matérias que sempre caem no concurso do TCU). Perguntei a vários professores, li em vários livros e arquivos em PDF sobre o tal assunto, mas não fazia sentido. Eu continuava errando as questões sobre aquilo. Então organizei tudo o que tinha encontrado, pesquisei um monte de questões, fiz algumas fichas. Finalmente, com tudo organizado, entendi o assunto. Daí eu pensei: por que não compartilhar esse tipo de coisa? Eu já pensava em fazer algo relacionado a concursos, na internet, mas foi essa ideia que me motivou a criar o Esquemaria.

Com a ajuda de outros concurseiros, o site foi aprimorado e se incluíram seções que não estavam na ideia original. Saiba mais sobre Carol Alvarenga:

Carol é designer, formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e pós-graduada em Gestão Pública. Ama técnicas de estudo e acredita em planejamento, como um todo. Foi servidora no Ministério da Educação e, atualmente, é Técnica Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU). Ainda estuda para concursos e gosta de criar mapas mentais nas horas vagas :D

Para ler mais sobre mim, a minha história e minhas aprovações, clique aqui.

 

Missão, visão e valores

Como não poderia deixar de ser, eu gostaria de compartilhar a visão, a missão e os valores do Esquemaria. Muitos podem até pular essa parte do site, mas, para mim, é importantíssima a questão da comunicação com os nossos visitantes, e eu não deixaria jamais passar em branco o que penso, em relação a tudo pelo que sinto e a tudo pelo que luto.

 

Missão

Hogwarts e Esquemaria: uma metáfora.

Para você entender melhor a missão do site, eu trago uma metáfora de um mundo totalmente diferente do concurso público. Vamos sair só por um minuto da literatura didática, do direito, da administração, da matemática, da contabilidade. Vamos entrar, rapidinho, nas páginas da literatura fantástica (de que eu sempre fui fã) do Harry Potter.

A Universidade Britânica de Durham já ministrou uma disciplina chamada Harry Potter, que usa os livros da série para entender a intolerância, o preconceito, a amizade, os ideais de um bom cidadão e a solidariedade.

Eu cresci com Harry e seus amigos e aprendi muitas coisas, em relação à vida. Muitas frases dos livros, muitos acontecimentos me ensinaram coisas magníficas, que depois eu aprofundei na faculdade, na pós, no estudo para concursos públicos.

Por que eu estou dizendo tudo isso?

É que, dentre as passagens que eu mais gosto nos livros de J. K. Rowling, existe uma frase de um dos personagens, o professor Dumbledore, que identifica perfeitamente a missão do Esquemaria:

“Hogwarts sempre estará aqui a quem a ela recorrer.” (Alvo Dumbledore)

Perfeito. A missão do Esquemaria é entregar conteúdo. Conteúdo de qualidade. Conteúdo gratuito. Conteúdo que simplifique sua forma de estudar. Entregar, sempre, conteúdo a todos os que precisarem de nós.

 

Visão

É claro que eu penso no futuro. All the time. Hehehe. Para o Esquemaria, eu tenho uma visão extremamente formada: um site que efetivamente ajude as pessoas. Quero ver muita gente me enviando emails dizendo que as minhas dicas mudaram suas vidas. Quero ver alguém comentando que algum post meu ajudou a conseguir um ponto extra na prova. E, acima de tudo, quero ver um aprovado chegar para mim e dizer: “acompanhei o seu blog e ele foi de extrema importância em minha aprovação”.

 

Valores

O Esquemaria foi criado sob quatro valores:

  • Conteúdo de qualidade
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Transparência
  • Acesso universal

O conteúdo do site tem uma qualidade imensa. O nome do site não é “Esquemaria” à toa. São esquemas e mais esquemas, para simplificar o estudo. E os esquemas são sempre com teoria, com questões comentadas. Se eu coloco uma parte de uma lei, um gráfico de um estudioso, explico tudo. Os meus posts nunca ficam com menos de 1000 palavras, não porque eu conto, mas porque o que eu acho importante eu compartilho.

A abordagem do site é o desenvolvimento de pessoas, não desenvolvimento de máquinas de estudos. Por isso a decisão de focar não somente em ensinar assuntos que eu acredito serem importantíssimos, dentro dos editais. Também ensino como fiz para alcançar minha vaga em um ótimo órgão público, quais técnicas utilizei, o que errei, o que acertei, como ainda faço para estudar com um tempo menor. Trabalho o motivacional, o planejamento, a estratégia de cada um que entra aqui.

Transparência é um dos pontos mais importantes do Esquemaria. Não deveria ser diferente, afinal, eu falo sobre concurso e preparo pessoas para fazerem o melhor delas dentro do serviço público. Transparência, para mim, não é um elemento teórico, mas extremamente prático:

  • Você sabe como eu mantenho o blog: com links afiliados e banners de publicidade. Aliás, sempre aviso quando um link é de afiliado.
  • Todos sabem que o site é feito basicamente por uma pessoa, com alguns convidados em um post ou outro. O complemento do conteúdo vem com materiais que eu indico, sejam eles pagos ou não. Estes materiais e cursos afiliados são SEMPRE previamente testados por mim, pessoal e rigorosamente.

Por fim, eu devo dizer: adoro a internet. Ela está cada vez mais acessível. A difusão de material gratuito de qualidade não é só uma tendência, é uma realidade. Por isso, está entre nossos valores a universalidade de conhecimento, com ênfase na democratização da web.

Faça do Esquemaria sua Hogwarts virtual, no mundo dos concursos públicos. Aprenda com quem realmente dá valor ao conteúdo que repassa.

Bons estudos, boa sorte, boa vida.

Carol.