Sobre o site

Estudar para concurso é massa, porque você fica mais inteligente. Não, é sério, você passa a saber mais das coisas, passa a entender como seu país funciona, começa a ter um senso crítico maior em relação a tudo. Também é massa porque você tem a oportunidade de ajudar o seu país com todas as suas competências. Isso é muito bacana, mesmo! Seja na área meio, seja na área fim, você está lá para fazer a diferença, não deixe ninguém dizer o contrário (nem mesmo outros servidores públicos hahahah). E, claro, estudar para concurso é massa porque, depois de concursado, você tem a oportunidade de buscar os seus sonhos: viajar, investir em negócios, ajudar a família, juntar uma grana legal para comprar um carro, uma casa… e com o Esquemaria é que estudar para concursos ficou ainda mais massa!

Este é o Esquemaria, um site feito para quem quer estudar para concurso com conteúdos interessantes, fáceis de entender e já resumidos para dar uma revisada bacana antes da prova.

 

“Tell me and I forget. Teach me and I remember. Involve me and I learn.” (Benjamin Franklin)

O Esquemaria é um site de conteúdo gratuito e de qualidade para quem deseja alcançar uma vaga no serviço público brasileiro. A gente faz esquemas, dá dicas, publica entrevistas e notícias, compara editais, enfim, a gente faz de tudo para que os concurseiros não percam tempo e, simplesmente, estudem :)

Você já se deparou com aquele tipo de situação em que leu, leu e não entendeu nada? Pois é. Isso nunca – NUNCA – vai acontecer por aqui. A gente fala de concurseiro para concurseiro, sem muita chatice ou termos técnicos. Se você não entender uma coisa, vá até os comentários e coloque sua dúvida, entre em contato por e-mail. Se quiser, dê uma passadinha no nosso Facebook, Twitter ou Google+.

 

“Como é que a página vai funcionar? O que vocês vão oferecer para mim? É tudo de graça?”

Sim, tudo nosso é grátis, do jeito que concurseiro gosta! hehe. O site contará com várias categorias e seções muito maneiras, cada uma com o intuito de te ajudar a estudar. Olha só o que vamos te oferecer:

 

• Esquemas de concursos

“É sério mesmo que o nome do site é Esquemaria e vocês vão dar esquemas? Oh!”

Pois é, pois é, pois é. Se a gente achar leis que dizem uma coisa em um canto e outra coisa noutro, bancas que cobram de um jeito em uma prova e de um jeito completamente diferente na semana seguinte, enfim, se a gente achar coisas que estão aí para bagunçar a sua cabeça, essa coisa vai ser esquematizada. Vamos comparar questões, doutrinas, vamos fazer mapas mentais, fichas de estudo. Tudo bem organizadinho, para você ler, entender e não se preocupar mais com aquilo.

 

• Dicas de concursos

É duro quando você começa a estudar mas percebe que na verdade não sabe nem por onde começar. “Será que eu entro em um cursinho? Hum, esse material é bom? Isso cai em concurso? Como estudar?”. A categoria de dicas vai vir recheada de posts bacanas para você saber melhor sobre que bibliografia usar, como escolher um concurso para focar, como planejar seus estudos, técnicas de estudo, estudo, estudo e esTUDO!

 

Downloads

Uma coisa é certa: você precisará de uma boa planilha ou de um bom ciclo de estudos. Precisará de provas, de leis organizadas em PDF. Precisará de tudo isso e mais um pouco! Na seção de downloads, vamos colocar todos esses tipos de materiais, para você baixar em seu computador, tablet e celular.

• Entrevistas

Anote aí: é importantíssimo saber como os outros passaram. Quais foram as técnicas usadas, quais materiais usaram, que bibliografia indicam e quais professores lhes deram aula. Os outros concurseiros, além disso, dizem quanto tempo estudaram por dia e quantos dias tiveram de estudar; dizem o que comeram no dia da prova; e dão detalhes que podem ser a sua dúvida na hora de estudar. Vai ser uma seção importantíssima!

 

• Simulados

Olha, vamos dizer uma coisa aqui que vai te chocar: simulados não servem para prever o futuro e dizer em que posição você vai ficar!

:O

É isso mesmo. Na verdade, os simulados têm o intuito de te mostrar em quais pontos da prova você deve focar, nas últimas semanas antes do certame :)

Se você fizer um simulado que contenha questões de português, matemática, direito constitucional e informática, vai perceber, por exemplo, que tirou notas boas em todas as matérias, menos informática. O que você deve fazer no tempo que te resta antes da prova, então? Estudar fortemente os seus medos em informática! Simples, né? É para isso que vai servir nossa categoria de simulados.

 

• Sobre bancas

Sabia que cada banca cobra a matéria de uma maneira diferente? Você sabe quais são as principais bancas de concursos públicos? Quer saber qual é a banca que geralmente faz os concursos de determinado órgão? Pois é. Essas e outras questões são respondidas, aqui.

 

• Outras coisas legais

Além de tudo isso, postaremos informações completas sobre bancas, matérias e editais, organizaremos bancos de questões comentadas e diremos quais são as últimas notícias no mundo dos concursos. Sério, vai ser maneiro estar com você até sua aprovação :)

 

Um pouco sobre a história do Esquemaria e quem está por trás dele

Uma noite, eu, Carol Alvarenga, estava estudando e fiquei com dúvida em relação a uma assunto de Controle Externo (uma das matérias que sempre caem no concurso do TCU). Perguntei a vários professores, li em vários livros e arquivos em PDF sobre o tal assunto, mas não fazia sentido. Eu continuava errando as questões sobre aquilo. Então organizei tudo o que tinha encontrado, pesquisei um monte de questões, fiz algumas fichas. Finalmente, com tudo organizado, entendi o assunto. Daí eu pensei: por que não compartilhar esse tipo de coisa? Eu já pensava em fazer algo relacionado a concursos, na internet, mas foi essa ideia que me motivou a criar o Esquemaria.

Com a ajuda de outros concurseiros, o site foi aprimorado e se incluíram seções que não estavam na ideia original. Saiba mais sobre Carol Alvarenga:

Carol é designer, formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e pós-graduada em Gestão Pública. Ama técnicas de estudo e acredita em planejamento, como um todo. Foi servidora no Ministério da Educação e, atualmente, é Técnica Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU). Ainda estuda para concursos e gosta de criar mapas mentais nas horas vagas :D

Para ler mais sobre mim, a minha história e minhas aprovações, clique aqui.

 

Missão, visão e valores

Como não poderia deixar de ser, eu gostaria de compartilhar a visão, a missão e os valores do Esquemaria. Muitos podem até pular essa parte do site, mas, para mim, é importantíssima a questão da comunicação com os nossos visitantes, e eu não deixaria jamais passar em branco o que penso, em relação a tudo pelo que sinto e a tudo pelo que luto.

 

Missão

Hogwarts e Esquemaria: uma metáfora.

Para você entender melhor a missão do site, eu trago uma metáfora de um mundo totalmente diferente do concurso público. Vamos sair só por um minuto da literatura didática, do direito, da administração, da matemática, da contabilidade. Vamos entrar, rapidinho, nas páginas da literatura fantástica (de que eu sempre fui fã) do Harry Potter.

A Universidade Britânica de Durham já ministrou uma disciplina chamada Harry Potter, que usa os livros da série para entender a intolerância, o preconceito, a amizade, os ideais de um bom cidadão e a solidariedade.

Eu cresci com Harry e seus amigos e aprendi muitas coisas, em relação à vida. Muitas frases dos livros, muitos acontecimentos me ensinaram coisas magníficas, que depois eu aprofundei na faculdade, na pós, no estudo para concursos públicos.

Por que eu estou dizendo tudo isso?

É que, dentre as passagens que eu mais gosto nos livros de J. K. Rowling, existe uma frase de um dos personagens, o professor Dumbledore, que identifica perfeitamente a missão do Esquemaria:

“Hogwarts sempre estará aqui a quem a ela recorrer.” (Alvo Dumbledore)

Perfeito. A missão do Esquemaria é entregar conteúdo. Conteúdo de qualidade. Conteúdo gratuito. Conteúdo que simplifique sua forma de estudar. Entregar, sempre, conteúdo a todos os que precisarem de nós.

 

Visão

É claro que eu penso no futuro. All the time. Hehehe. Para o Esquemaria, eu tenho uma visão extremamente formada: um site que efetivamente ajude as pessoas. Quero ver muita gente me enviando emails dizendo que as minhas dicas mudaram suas vidas. Quero ver alguém comentando que algum post meu ajudou a conseguir um ponto extra na prova. E, acima de tudo, quero ver um aprovado chegar para mim e dizer: “acompanhei o seu blog e ele foi de extrema importância em minha aprovação”.

 

Valores

O Esquemaria foi criado sob quatro valores:

  • Conteúdo de qualidade
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Transparência
  • Acesso universal

O conteúdo do site tem uma qualidade imensa. O nome do site não é “Esquemaria” à toa. São esquemas e mais esquemas, para simplificar o estudo. E os esquemas são sempre com teoria, com questões comentadas. Se eu coloco uma parte de uma lei, um gráfico de um estudioso, explico tudo. Os meus posts nunca ficam com menos de 1000 palavras, não porque eu conto, mas porque o que eu acho importante eu compartilho.

A abordagem do site é o desenvolvimento de pessoas, não desenvolvimento de máquinas de estudos. Por isso a decisão de focar não somente em ensinar assuntos que eu acredito serem importantíssimos, dentro dos editais. Também ensino como fiz para alcançar minha vaga em um ótimo órgão público, quais técnicas utilizei, o que errei, o que acertei, como ainda faço para estudar com um tempo menor. Trabalho o motivacional, o planejamento, a estratégia de cada um que entra aqui.

Transparência é um dos pontos mais importantes do Esquemaria. Não deveria ser diferente, afinal, eu falo sobre concurso e preparo pessoas para fazerem o melhor delas dentro do serviço público. Transparência, para mim, não é um elemento teórico, mas extremamente prático:

  • Você sabe como eu mantenho o blog: com links afiliados e banners de publicidade. Aliás, sempre aviso quando um link é de afiliado.
  • Todos sabem que o site é feito basicamente por uma pessoa, com alguns convidados em um post ou outro. O complemento do conteúdo vem com materiais que eu indico, sejam eles pagos ou não. Estes materiais e cursos afiliados são SEMPRE previamente testados por mim, pessoal e rigorosamente.

Por fim, eu devo dizer: adoro a internet. Ela está cada vez mais acessível. A difusão de material gratuito de qualidade não é só uma tendência, é uma realidade. Por isso, está entre nossos valores a universalidade de conhecimento, com ênfase na democratização da web.

Faça do Esquemaria sua Hogwarts virtual, no mundo dos concursos públicos. Aprenda com quem realmente dá valor ao conteúdo que repassa.

Bons estudos, boa sorte, boa vida.

Carol.

  • Jackson Macedo

    Gostei da citação do Alvos Dumbledore hahaahahaha, sou muito fã da saga e do universo mágico. Comecei a estudar de uma forma que ainda não sei se me trará resultados! Minha maior ambição é o Tribunal de Contas da União. Comecei uma pós e preciso entregar a monografia, ou seja o tempo para estudar diminui muito (não sei ainda se fiz o certo, fiz 4 concursos até agora, não obtendo nem classificação). Mas vou acompanhar agora as dicas, pois acho que não sei estudar haha.

    • Ótimo, Jackson! Obrigada por comentar aqui. Talvez o que falte para você seja focar em um só concurso. O TCU é um ótimo órgão.

      Abraços! Carol.

      • Marcelo

        Oi Carol, tudo bem?!
        Adorei seu primeiro artigo de 2015, excelente qualidade e muito motivador se encaixa perfeitamente no cotidiano dos concurseiros!
        Continue assim, fazendo um excelente trabalho como sempre, o que você esta fazendo por todos não tem dinheiro que pague, fazer o bem sem olhar a quem!
        Carol como você faria para estudar para o INSS e TCU ambos técnicos, creio que ambos os cursos o edital sairá em breve!
        Muito obrigado, e tudo de bom pra você!

        Beijo! Marcelo.

  • Elen

    Carol, que texto bacana! Só de ler, fiquei incentivada a começar a estudar. hehe Obrigada!

  • Vinícius Lima – Rio de Janeiro

    Oi Carol! Vou prestar o concurso para o INSS (técnico de seguridade social), mas meus alvos são as agências reguladoras! Já te enviei um e-mail sobre mim e o que desejo! Pode me ajudar com dicas de estudo, mapas, como montar meu cronograma de estudos, etc? Materiais e livros de Direito Administrativo, Constitucional, Leis atualizadas (dos concursos que pretendo realizar), enfim, poderia me indicar? Um abraço e beijo grande!

  • Jailson Araújo Medeiros

    Carol, seu projeto é lindo, é fantástico e você,menina, é iluminada, é D++!! Parabéns, por tudo, pelo brilhante e generoso Esquemaria!!
    A visão que você tem dos atributos que o concurseiro adquiri durante sua jornada de preparação é muito positiva e estimulante, bem como a visão que você tem do servidor público é verdadeiramente inspiradora. Confesso-lhe que identifico-me muito com seus valores e com sua sede de poder ajudar as pessoas (seu altruísmo); se não fosse eu ter que passar ainda no TCU nos próximos anos, seria voluntário para fazer parte do seu
    time para aumentar ainda mais sua força solidária para com a comunidade concurseira.
    Todavia, enquanto isso ainda não é viável, deixo aqui minha gratidão sincera pela
    oportunidade valorosa de poder também fazer parte do rol de agraciados do Esquemaria e assim aprender bastante com sua experiência de concurseira profissional (acho que você ainda é, rsrs) e, especialmente, por aprender com seu exemplo de pessoa de princípios e de valores ético-morais.
    Valeu, querida!! / Jailson.

  • Jean Lopes Azevedo

    Te passei um email e não foi respondido

  • Muito obrigada, Jailson! :)

  • Opa, Jailson, respondi ;)

    • Jean Lopes Azevedo

      é jean! Acho que vc ainda não entendeu. Eu quis dizer se pego provas ou questões já dos assuntos. Mas se for pegar questões vou acabar estudando todo edital, pois tem questões de todos os assuntos. Suponhamos que quero estudar para o tjdft cargo de analista, eu pego todas as questoes e vou marcando no material ou uso somente as provas do cespe, poi ele é quem realiza o concurso. Não sei se vc entendeu. Ah tem um tal de mentory concursos de brasilia que o professor usa esse metodo vc conhece?

      • Entendi! Você pode até encontrar de todos os assuntos, mas alguns cairão em 80% das provas e muitos cairão em 20% das provas. Por isso a importância da técnica ;)

        • Jean Lopes Azevedo

          E como saber os 80% que vão cair? E o site mentory?

          • Aplicando a Tática dos Feras! Estudando! Só praticando que você pega as mãnhas de o que cai e o que não cai ;)
            Ahhh, sim, esqueci de falar… na verdade, o termo certo é mentoring! Você deve pesquisar MUITO BEM para ver se compensa ;)
            Eu vou ser mentora agora para o concurso do TCU.

          • Jean

            Entendi. E vc acha que dá para estudar somente assim usando a tática dos feras juntamente com mapas mentais? na verdade como deve ser o estudo? leitura e confecção dos mapas concomitante com a leitura e exercícios no final ou somente usando a tática dos feras com mapas?

  • Oi, Vinícius! Eu não tenho nada pronto sobre o concurso do INSS… O que indico é que você dê uma lida nestes posts e os aplique ao seu caso, em especial ;)
    http://esquemaria.com.br/15/10/2014/mapas-mentais/
    http://esquemaria.com.br/22/04/2014/tatica-feras-estudar-teoria-questoes/
    http://esquemaria.com.br/17/06/2014/mitos-sobre-estudos/
    http://esquemaria.com.br/14/05/2014/planilha-de-estudos-ciclo/

  • Oi, Marcelo!
    Obrigada hehehe… bem, eu não estudaria para os dois ao mesmo tempo! É que nem a saga do pato… ele corre um pouquinho, nada um pouquinho e voa um pouquinho, mas não faz uma das três coisas excepcionalmente bem, como um coelho (que corre mto bem), um peixe (que nada muito bem) ou uma águia (que voa muito bem).
    Abraços!

    • Marcelo

      Oi, Carol!
      Se você estivesse em meu lugar, por qual concurso optaria em focar TCU ou INSS ambos técnico, mas sendo que estou iniciando nos estudos recentemente ou seja tudo novidade para mim no mundo dos concursos!
      Sendo que INSS vai abrir não sei quantas mil vagas e o TCU se não me engano umas 20 ou menos para técnico, por qual você optaria em focar para entrar de primeira, e qual você acha que seja mais “fácil” passar?!rs
      Você teria algum palpite de qual concurso o edital saira primeiro, INSS ou TCU?
      Carol, sua opinião e muito importante para mim, se puder me responder ficarei muito agradecido!
      Abraços!

  • Obrigada, Marcelo! Não posso decidir por você, mas digo o seguinte: o seu foco depende do que você deseja para a sua vida! Não decida somente por dinheiro/facilidade, mas por sua vontade! Ok? E foque, isso é realmente importante.
    Abraços!

    • Marcelo

      Obrigado Carol!
      Sabias palavras, com certeza focarei em um só concurso e assim creio que terei maior chance de concretizar o meu objetivo.
      Abraços!

  • Alécia

    Olá Carol, parabéns pela iniciativa , amei conhecer o site , e quero poder acompanhar suas dicas sempre .
    Estudo pra Trbunais e INSS.
    Abç, fique com Deus !!

  • Mariana Sampaio

    Menina do céu, você me caiu como uma luva!!! Já sou servidora do judiciário federal, mas não estou muito satisfeita e resolvi tentar esse do TCU, mas tô me sentindo mais perdida que cego em tiroteio. Rsrsrsrsrsrs Também adoro estudar pela internet e vou olhar todo o conteúdo do seu site pra poder ver se consigo entrar na linha novamente. Obrigada!!!

    • Obrigada, Mariana! :)
      Parabéns pela conquista no judiciário ;)

  • filipe

    oi Carol, parabens por essa iniciativa,o conteúdo do seu site é muito bom,mais eu ando meio desorientado quanto ao concurso do TCU, aquelas materia de controle externo, execução orçamentária e financeira, to bem perdidinho rs, ñ sei se compro um livro e se compro não sei qual, pode me ajudar?

  • filipe

    oi Carol, parabens por essa iniciativa,o conteúdo do seu site é muito bom,mais eu ando meio desorientado quanto ao concurso do TCU, aquelas materia de controle externo, execução orçamentária e financeira, to bem perdidinho rs, ñ sei se compro um livro e se compro não sei qual, pode me ajudar?

  • Júlia Coura

    Ei Carol, encontrei o seu site após fazer uma pesquisa para entender melhor sobre Estruturas organizacionais e Departamentalização. Quando li sobre o tema que buscava entender melhor, já tinha lido e visto varias aulas mas não tinha conseguido visualizar/entender o assunto como um todo e quando isso ocorre não consigo memorizar nada direito, no seu site a minha visão e entendimento sobre o assunto melhorou 100%. A maneira como você explica e faz os esquemas é tudo o que estava faltando pra mim.. Muito obrigada por disponibilizar materiais de qualidade para todos.. E Parabéns pela iniciativa!!!
    Obs.: Quando li sobre sua vida me identifiquei tanto, principalmente por eu sempre ter sido uma aluna mediana e desde que iniciei os meus estudos para concurso consigo ver o mundo de outra maneira… realmente vejo que entendo melhor sobre política, economia, questões sociais e etc. Quando entro no site do planalto, senado, STF entendo tudo de uma maneira muito peculiar e detalhe hoje em dia entro todos os dias pq gosto de saber e entender o que está acontecendo no nosso país… Só queria compartilhar um pouco da minha experiência

  • Olá, Gustavo!
    O Domingão das Metas está dentro de um curso meu (todo domingo eu posto metas).
    Um grande abraço! Obrigada pelo comentário :)

  • Oi, Lana! Eu já montei, mas já não tem mais vagas :(

  • Sim! :)

  • Oi, Thainá! :)
    Obrigada ;)
    Bem, gosto de muitos sites!
    Alguns deles:
    qconcursos.com.br
    http://www.aprovadoapp.com.br
    blogdofernandomesquita.com.br

    ;)

    Abraços!

  • Obrigada, Marta :)

  • antônio Hélio

    boa noite carol, fiz a inscrição no simulado. Ele ocorrerá aqui no site esquemaria?

  • antônio Hélio

    obrigado carol!

  • Obrigada, Délio :)
    Bacana você querer ajudar, também ;)
    Abraços!

  • Obrigada, Freitas ;)

  • Oi, Lilian!
    Para administração geral, o livro do Chiavenato de Geral e Pública (apesar de ele não ser unanimidade). Para GP, Andreia Ribas!
    Abraços ;)

  • Oi, Eliene! ;)
    Eu costumo enviar por e-mail, então se cadastre no site e veja as mensagens!
    Sempre há dicas boas :D

  • Oie!!!

    Eu não estou por dentro desse concurso, mas tenho certeza que com a leitura dos seguintes conteúdos no Esquemaria você consegue estudar melhor:

    Mitos sobre estudos: http://esquemaria.com.br/17/06/2014/mitos-sobre-estudos/
    Ciclo de estudos: http://esquemaria.com.br/14/05/2014/planilha-de-estudos-ciclo/
    Mapas mentais: http://esquemaria.com.br/15/10/2014/mapas-mentais/

    Abraços,

    Carol!

  • Oi, Leo!
    Os autores não costumam fazer livros para essas bancas menores, então seria legal você procurar livros de bancas parecidas, tipo Cesgranrio (há livros de questões comentadas para essa banca). Abraços!

  • Fabiano Mello

    Carol, comentei no seu post sobre a planilha de ciclo de estudos que eu leria o sei blog inteiro até amanhã, mas já acabei. Não consegui parar de ler em nenhum momento.
    Embora seja Designer, mas apenas um Analista de TI, também sou webdesigner e a qualidade visual do site é extremamente boa. Imagens em qualidade ótima, textos muito bem escritos, acentuados, com tamanho ideal para uma boa leitura, enfim, elogios que vc já deve ter recebido até dizer chega. Parabéns por tudo do site. O conteúdo é de extrema qualidade e a forma que são expostos também. Leitura certa sempre que houver atualização. Já estou seguindo o site por email, instagram (o meu é o @kiaeobebe), Facebook e pelo youtube.

    Parabéns por compartilhar tanta informação boa. Impossível destacar apenas uma.

    At.te

    F.Mello

    • Olá, Fabiano! Fico feliz em ler sua mensagem, muito obrigada! Bons estudos! :)

  • Oi, Raquel!
    Ah, isso vai acontecer demais. Pelo Google, não dá para descobrir se a questão tem gabarito ou não. Talvez se você colocar, entre aspas, o termo “gabarito” ajude um pouco!
    Outra dica: se você achar que a questão não vale a pena (é do tipo “uma em um milhão”), simplesmente pule! ;)
    Abraços!

  • Muito obrigada pela mensagem! Bons estudos :)

  • Oi, Tatiana :)
    Se há alguma similaridade com os concursos do INSS, estude, também, por provas da FCC e do Cespe ;)
    Neste site, você pode baixar as provas de graça: https://www.pciconcursos.com.br/provas/
    Abraços! ;)

  • Valeu, Tatiana! Abraços ;)

  • Olá, Tathyane! Seu e-mail já foi cadastrado! Abraços!

  • Alexandra Crispim

    Boa noite Carol!! Nossa! Muito satisfeita em conhece-la neste exato momento. Tantas dúvidas…são muitas…rs…Mas tenho certeza que agora encontrei um norte. Rs….Estou iniciando o meu caminho no mundo dos Concursos e o primeiro será INSS. Estou explorando o site e já vi que é maravilhosooo! Obrigada!!

  • Por nada@ Bons estudos! Abraços :)

  • Bia

    Oi Carol! Primeiramente PARABÉNS pelo excelente trabalho! Tudo muito claro, didático e muitas dicas que pouquíssimas pessoas dividem! Você com sua humildade está iluminando meu caminho… Rsrsrs! Estou iniciando minha vida de concurseira e estava pedalando muito até ontem, quando fiz uma busca de AFO e te encontrei! E com um pacotão de dicas adicionais! Muito obrigada e já sou sua fã e aprendiz!

  • :) obrigada!!!!

  • Olá, João Paulo!

    Eu não tenho dado bibliografias específicas porque o universo de autores, livros, aulas em PDF e aulas em vídeo é imenso, e eu não saberia sobre tudo e todos os professores.

    Entretanto, vou te dar 5 dicas para que você escolha bem sua bibliografia:

    1. Procure pessoas que foram aprovadas no concurso que você deseja passar (de preferência, aprovados no último concurso feito). Essas pessoas estão em todos os lugares: fóruns, grupos no Facebook, no próprio Facebook, nos órgãos públicos, nos cursinhos para concursos etc.
    2. Procure sempre escolher livros voltados para concursos públicos. Eles são mais didáticos, vão direto ao ponto.
    3. Se você não encontrar bons livros, vá de aulas em PDF. Eu sempre indico o Estratégia: bit.ly/Cursos-Estrategia
    4. Se você tiver dúvida entre um livro e outro, e não quiser comprar os dois, passe em uma livraria e veja cada livro por dentro. Isso te ajudará a se decidir melhor!
    5. Compare o livro com seu edital e veja se os tópicos são os mesmos. Quanto mais tópicos parecidos, melhor!

  • Dos dois! E mais um pouco! hahahah! Livros, cursinho, tudo. O que menos usei foram aulas em vídeo.
    Abraços!

  • Oi, Diane! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

  • Por nada! Abraços!

  • Carlos Matheus

    Muito bom, vou acompanhar o site sempre que possivel :^D

  • joara elaine Gomes

    Oi Carol, não estoun conseguindo baixar o Material de Licitação, 12 mapas mentais, e nem a planilha de estudos.
    Gostaria de receber via email!

    Obg!!!

    • Olá! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

  • Obrigada! :)

  • Melina Saes

    Acabei de descobrir o site, e achei super bacana. Parabéns pela iniciativa e pelas conquistas até agora, tenho certeza que muitas outras virão. Tenho o tempo bastante reduzido, comecei outra faculdade esse ano, mas tenho certeza que suas dicas serão valiosas não apenas para passar em um concurso.

  • Flora

    Oláaa! Não estou conseguindo acessar o conteúdo exclusivo por email!
    Coloco meu email mas a página não atualiza. =/

    • Oi, Flora! Qual conteúdo disponibilizado no site você gostaria de receber?

  • Oi, Elizângela!
    Muito obrigada ;)
    Não há problema algum. Pode sair quando quiser ;)

  • Faaala, Carol :)
    Sim, pode usar minhas técnicas, sem dúvidas ;)
    Abraços!

  • Adriana Veríssimo

    Carol fiz minha primeira prova de concurso e me saí bem, ainda não sei qual a minha colocação. Agora estou com a meta de estudar, antecipadamente, para o TRF, esse seu site e suas dicas estão me ajudando muito. Obrigada! Que Deus abençoe sua vida sempre.

    • Que assim seja, Adriana :)
      Muito obrigada, fico extremamente feliz por ler isso :)

      • Adriana Veríssimo

        OI Carol…me tira uma dúvida, por favor…dentro do que estou estudando estão direito constitucional e administrativo que são matérias que eu ainda não havia estudado…estou perdida de como estudo essas matérias…estou tirando da prova o conteúdo…mas dou preferência a aprender todo conteúdo do curso ou estudo somente os artigos que encontrei na prova? Ex: direito constitucional: “Nacionalidade” encontrei duas questões na última prova do TRF, mas estudo só os artigos que encontrei na prova ou estudo todo o conteúdo de Nacionalidade? To bem perdida porque é bastante conteúdo e fico com receio de perder tempo…Obrigada Carol. Fica com Deus!

        • Oi, Adriana!
          Estude tudo de nacionalidade (leia uma vez a matéria, sem pausas para mapas mentais a anotações, por exemplo). Depois, faça questões e dê maior atenção ao que mais cai dentro do assunto.

  • Charles

    Me envie por favor os esquemas. Principalmente banca cespe?

  • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Charles. Abraços!

  • Olá, João,

    não tenho. Eu ensino a fazer, apenas :)
    Abraços!

  • Por nada, Wagner :)
    O Acrobat Reader. Leia o artigo: http://esquemaria.com.br/5-truques-acrobat-reader-para-estudar-pdf/

  • Opa, Myrthes!
    Pode enviar um e-mail para o suporte@ritmodeestudos.com.br que meu pessoal vai te ajudar com o acesso ;)
    Abração!

  • Heheh! Que bacana, Luciana :)
    Ahhhn, não tenho não :)
    Bibliografia muda muito do dia para a noite…

  • Oi, Jaine! Que bom que você encontrou o Esq. Se vc não sabe por onde começar, comece lendo TODOS os artigos e colocando os conhecimentos em prática.
    :)
    Abraços!

  • Muito obrigada, Cássia!
    Aproveite bastante todo o conteúdo aqui do Esq e nunca deixe de estudar. ;)
    Disciplina, foco e força!
    Abraços,
    Carol

  • Olá, Roger!

    Os conteúdos ligados a direito são ótimos para serem estudados já de cara com a TdosF, mesmo sem saber muito do assunto, porque as bancas cobram que nemzinho nos textos, muitas vezes (sem dúvidas, todas as matérias de direito merecem TdosF). Quanto mais importante o conteúdo, mais vezes você deve vê-lo e mais técnicas você deve aplicar. No caso de textos muito grandes, aplique leitura dinâmica, tática dos feras e Pareto e Parkinson.
    Já com o conteúdo mais importante em mão, faça muitas fichas e aplique o método P&R.

    Certo?

    Abraços!

  • Olá, Roger!

    NTdosF quando não existem muitas questões: se o assunto for realmente importante (se há
    poucas questões, em geral, não é importante), aplique outras técnicas (leitura dinâmica,
    fichas de estudos, memorização).

  • Não é algo errado não, Roger! Use questões das principais bancas (FCC e Cespe), ok?

    Abraços!

  • Por nada, Roger! É ótimo saber que posso ajudar.

    Qualquer outra dúvida, estou por aqui.

    Abraços!

  • Roger, o cargo não vai interferir. No seu caso, você filtrará questões do Cespe e da FCC independente do cargo, órgão, ano. ;)

    Abraços!

  • Olá, Roger!

    Ser de órgão, cargo, escolaridade, ano diferente não interferirá em nada, ok? Você vai fazer buscas relativas à banca e ao assunto. Isso é o ideal. ;)

    Abraços!