9 dicas de organização para você estudar melhor

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Com tantas distrações à nossa disposição no dia a dia (celular, computador, conversas de bebedouro) e uma quantidade cada vez maior de matérias para aprender, fica difícil se organizar para estudar melhor. As pessoas que sabem usar bem seu tempo são justamente aquelas que melhor aproveitam as horas em frente aos livros.

Pensando nisso, preparei uma lista com 9 dicas de organização para você conseguir estudar sem sufoco e sem desespero, com disciplina e foco! Vamos nessa?

 

1. Durma bem, com regularidade e mais rápido – organização depende de tempo

Quer uma boa rotina de estudos? Não diminua as horas de sono! Procure dormir bem, entre 6 e 8 horas por noite. Um estudante com o sono em dia terá mais disposição para estudar melhor, além de concentração quando estiver lendo as matérias mais difíceis e chatas.

Curiosidade: ao contrário do que muita gente pensa, as horas de sono ideiais não são necessariamente 8h/dia! Você pode realizar algumas das seguintes atividades, para diminuir horas de sono por dia sem ficar cansado.

Como colocar em prática?

A grande dica é dormir mais rápido. Muita gente sofre de dificuldades na hora do sono, então procure se livrar das distrações – e até dos estudos – para ganhar uma, duas horas a mais em seu dia. Para isso, as dicas são:

  • Livre-se de computadores, celulares, televisões ou qualquer aparelho eletrônico que forneça informações uma hora antes de dormir. No dia seguinte, você poderá responder às suas mensagens e ver coisas novas no momento certo.
  • Fique exausto: exaustão não é cansaço. Quando você está apenas cansado, você diz à sua mente que desistiu. Exaustão é chegar a um ponto em que você realmente não consegue seguir em frente. E a exaustão não é atingida apenas com os livros – não! Não estude cansado! Você consegue atingir exaustão com exercícios físicos (dica 6). Ficando exausto, você dorme quase que imediatamente.
  • Beba muita água: ok, ok, essa é clássica – mas acontece que, dentre outras coisas, a água também ajuda no sono. Acostume-se a beber água! Coloque como hábito em seu dia-a-dia de estudos.

 

2. Determine suas prioridades de estudo – organização depende de estratégia

Organização para estudar envolve uma boa distribuição das horas de estudo. Divida as disciplinas em “fáceis”, “médias” e “difíceis” – ou, até mesmo, em “disciplinas que errei”.

Ao planejar quantas horas serão dedicadas a cada matéria, separe mais horas de estudo para as  mais difíceis (ou que você tenha errado) e menos horas para aquelas que você já tem facilidade. Temos a tendência de estudar mais as matérias que mais gostamos, mas isso não vai te ajudar a conseguir notas melhores.

Como colocar em prática?

Para perceber as ou assuntos em que tem maior facilidade, faça uma análise SWOT de seus estudos. A análise SWOT consiste em você identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças:

Análise SWOT – Concursos Públicos – Organização

Quando você as identifica, consegue determinar com maior eficácia as prioridades nos estudos.

A máxima, aqui, é fazer essa identificação para:

  • S (strengths – ou forças) – se concentrar nos seus pontos FORTES;
  • W (weaknesses​ – ou fraquezas) – RECONHECER as suas fraquezas
  • O (opportunities – ou oportunidades) – APROVEITAR as suas oportunidades!
  • T (threats – ou ameaças) e AFASTAR as suas ameaças.

Faça o download de um esquema como o acima, em branco, clicando no link a seguir:

Download – Esquema Análise SWOT

 

3. Atenção ao lugar de estudo – organização depende de planejamento

Vai estudar em casa? Na biblioteca? No cursinho? No trabalho?

O lugar não importa, desde que ele seja tranquilo, silencioso, livre de distrações e bem iluminado.

Organização para estudar envolve também um lugar limpo e adequado, no qual você possa se sentar de forma confortável e com boa postura.

Caso o lugar escolhido seja barulhento (e não tenha jeito), compre um tampão de ouvido. É baratinho (custa aproximadamente R$ 7,00) e resolve o problema:

Tampão de ouvido

4. Desligue-se das distrações – organização depende de atenção

Para estudar melhor, desligue-se completamente das distrações!

Já aconteceu de você estar em um site sobre concursos públicos (como o Esquemaria, por exemplo) e, de repente – sabe-se lá por quê! – você abre uma janela nova e digita o endereço do Face?

Parece até automático, né?

Esqueça Facebook, Twitter, Instagram, e-mail, SMS etc. Deixe as redes sociais para a hora do intervalo e volte completamente sua atenção para os estudos.

A internet pode ser uma grande aliada dos concurseiros, mas é preciso ficar esperto para não cair na tentação das redes sociais e desperdiçar seu precioso tempo de estudo.

Como colocar em prática?

  • Para começar, encare uma boa dose de disciplina. Percebeu que entrou no Face no automático? Saia de lá antes de começar a ler alguma coisa.
  • Mantenha poucas abas abertas em seu navegador. Com muitas abas, você perde com facilidade o foco no que está fazendo! Aqui no Esquemaria eu trouxe o botão de leitura focada exatamente porque sei que os elementos nos sites atrapalham a produtividade.
  • Use apps para as redes sociais não te atrapalharem mais. As redes podem te ajudar a estudar (os grupos do Facebook geralmente ajudam muito), mas não vá pelo caminho errado. O app para Google Chrome chamado News Feed Eradicator troca as mensagens inúteis do seu feed de notícias por uma frase de inspiração.
  • Não necessariamente para redes sociais, mas para a internet em geral: você pode salvar textos que você achou interessantes para depois com um outro plugin bacana – o Save to Pocket. Funciona assim: você vê o artigo bacana e clica no botão “Save to Pocket”. Depois, quando for o momento de ler os artigos mais legais, você dá um pulinho lá no plugin que ele te libera os textos. Massa, né?

 

5. Divida seu tempo de estudo entre leituras, exercícios e revisões – organização depende de prática

Para ser bem-sucedido em todas as provas, divida seu tempo entre leituras da matéria, realização de exercícios e revisões do que já foi lido anteriormente.

Assim, você adquire mais organização para estudar, enquanto pratica com os simulados de provas e ainda revê aquilo já aprendeu.

De acordo com a Teoria 10 – 20 – 70, 10% do que você aprende está relacionado à teoria pura. 20% está relacionado com aquilo que você compartilha com os outros (o famoso aprender ensinando, motivo pelo qual as redes sociais podem ser importantes para seus estudos). Os outros 70% estão relacionados com a prática.

Teoria 10-20-70 – Como se organizar em concursos públicos

E você sabe qual é a melhor maneira de colocar prática em seus estudos?

Resolvendo questões, é claro.

Não as deixe para depois. Resolva questões todos os dias.

 

6. Pratique atividades físicas – organização depende de exaustão

Mulher correndo no Parque

Uma boa forma de melhorar sua performance nos estudos é gastando energia nas horas vagas.

Lá na dica número um eu falei sobre a exaustão, e que ela pode ser atingida fazendo exercícios físicos.

Procure praticar atividades físicas ao menos uma vez por dia, como corridas e  caminhadas ou algum outro esporte que te agrade.

Seu corpo vai resistir melhor às horas sentado em frente aos livros, além de melhorar a qualidade de sua concentração.

 

7. Estabeleça metas para estudar melhor – organização depende de objetivos

Estabelecer metas é uma forma de motivar seus estudos e direcionar sua força de vontade para resultados efetivos.

Imagine onde você quer estar em um ano, em quais provas e concursos quer ser aprovado etc. E traga para o presente, realize, entre em ação.

Ter esses objetivos em mente faz com que você estude mais e melhor!

Como colocar na prática?

Toda semana, pegue sua meta e faça uma divisão de três objetivos para alcançá-las. Depois, estabeleça três atividades que devem ser feitas para cada um desses objetivos.

 

8. Marque as datas mais importantes em um calendário – organização depende de… bem… organização!

Ao definir uma meta, você não pergunta “o quê”, mas sim “quando”. Ao contrário dos sonhos, as metas são palpáveis, “atingíveis”, por assim dizer.

Por isso, que tal marcar todas as datas importantes que antecedem a prova em que você foca em um calendário? Além de te ajudar a lembrar as datas dos momentos mais importantes antes da prova, ter essas marcações à vista é também uma boa forma de estudar melhor,  já que toda vez que você pensar em se distrair ou se desligar dos estudos vai lembrar que a data da prova está cada vez mais próxima!

Como colocar na prática?

Abaixo, deixo um exemplo de calendário para que você possa fazer isso. Clicando aqui você pode fazer o download da versão 2017 dele ;)

Organização de calendário Até a Prova

Download – Calendário 2017 de uma página

 

9. Não se esqueça do tempo de lazer – organização depende de uma mente saudável

Não seja um daqueles estudantes que se esquece de tudo e de todos e foca apenas nos livros.

Essa estratégia pode até parecer boa, mas é péssima para o rendimento de seus estudos a longo prazo.

Guarde sempre algumas horas nos finais de semana para descansar, ir ao cinema, sair com amigos e passar tempo com sua família.

Desde que, ao final, você volte com tudo para os estudos, tirar um tempinho por semana para você e as pessoas ao seu redor faz parte da rotina de estudos.

 

E aí?

O que achou dessas dicas? Pronto para se organizar de vez e estudar melhor? Tem outras dicas como essas para ajudar na organização para estudar?

Deixe sua sugestão aqui nos comentários! Eu adoro ler o que os outros têm a compartilhar!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×
  • Marcos Farias

    Olá carol, sempre acompanho as novidades em seu site,obrigado pela força, gostei dessas dicas de organização, esses pequenos detalhes fazem uma grande diferença, valew…

  • Boa, Thiago! Você falou uma grande verdade! E, além disso, as pessoas não sabem colocar em prática o planejamento, o que também não é bom. Deve-se planejar e entrar em ação! ;)

  • Maria Eduarda

    Adorei as dicas Carol. O que queria saber é o seguinte, você sempre fala em fazer muitoosss exercícios, diz para fazer todos os dias, no caso estou estudando português parte de gramática, eu procuro exercícios específicos de gramática ou procuro exercícios de português em geral, que caíram em provas? Quando pesquiso as questões de concursos anteriores, eu pesquiso pela Banca do concurso que estou estudando e no nível que estou fazendo? ou pela banca do concurso que estou estudando e nível pode ser todos?

    • Ah, o ideal é fazer gramática aplicada ao texto! Fazendo dessa maneira, você entende como cai na prova, e é bem melhor assim! :)
      Se quiser uma indicação, a gramática do Fernando Pestana é excelente, mas uma aula de gramática aplicada ao texto também não é nada ruim!

      • Maria Eduarda

        Muito Obrigada.

  • Raimunda Maria

    Olá Carol, estou adorando seu material.

  • Katia Rocha

    Olá Carol, fico agradecida pelas superdicas. Estou estudando para o TCU (Técnico Controle Externo) e fico mais segura, quando resolvo questões. Entretanto, quando vou procurar questões do que estou estudando, acabo resolvendo questões de assuntos que ainda não estudei. Acho (tenho certeza!) de que não estou filtrando as questões direito. Vc tem alguma dica, por favor?
    Gratidão e um abraço! :)

  • Lorena

    Sensacional o seu post! Você sempre se superando. Parabéns!
    Eu achei muito bacana a dica nº 2, ela parece ser bem eficiente, e o melhor, chega a ser didática.
    Show de bola!
    :)

  • Gerson

    Bem legal o jeito que vc usou a análise SWOT no exemplo, Carol! =)

    • Legal, né? A análise SWOT vem da Administração Geral (de empresas). É massa! :)

  • Vinícius Aguero

    Muito Legal! Obrigado pelas dicas!

  • Nínive C.

    Gostei do texto! Top! xD

  • Jonatas Cardoso de Souza

    Excelente, estou estudando para o vestibular novamente, porém preciso conciliar com a minha graduação atual. Organização é tudo nessas horas.
    Obrigado de verdade Carol!

  • AnaT

    Texto afinadíssimo com meu atual problema! Valeu, Carol! Era o que eu precisava.

  • Obrigada, Cidinha :)

  • Hahahha! Vou te contar uma coisa: eu amo o Google há uns 10 anos, já! Até mais, acredito ;)
    Muito obrigada, Rafaela, por seu depoimento :D
    Abraços!

  • Obrigada, Carol!

  • Obrigada, Gabriela!

  • Obrigada, Antonio!
    Já conheço essa sua foto hahaha…
    Bem, não sei exatamente, né, tudo são rumores, porém, acredito que saia em junho, mesmo :)

  • Gilvanete, você participa muito! Acho isso bem bacana :)
    Parabéns por participar bem da comunidade, também. Ela é um bônus essencial!
    Obrigada, obrigada!

  • Que bom, Bárbara!
    :)
    Muito obrigada!

  • huahahahuauhauhauh!
    É assim mesmo, Alessandro!
    Muito legal você vir sempre comentar. Gosto disso! :)
    Prova que você ainda está motivado hahaha..

  • Gy

    Ou 09 de julho? Carol marcou 09 de julho…

  • Uma pena, Kátia! Geralmente os filtros desses sites são bons, mas os tópicos do edital do TCU são muito esparsos hahah…
    Abraços!

  • Obrigada, Vannia ;)
    Obrigada por seu comentário bacana!
    Abraços :)

  • Hahahah! Nem todo mundo se preocupa em aprender a estudar, Geverson! hehe…
    Boa, você tá mandando ver, né? Espero que a folga tenha sido proveitosa :)

  • Que bom, Dayse! Esse app é sensacional. Eu uso e não faz diferença nenhuma ver ou não o feed de notícias! Eu ainda posso postar e ver os grupos… é bom demais.

  • Que fantástico, Ítalo! Bom saber que já deu para melhorar com essa dica ;)
    Abraços!

  • Hahah, eu duvido muito que essa pecinha aí não filtre direito hahah… a gente pega o jeito com o tempo, mas você vai conseguir fazer direitinho. Do contrário, a culpa é do site, mesmo! ;)

    • Katia Rocha

      Oi Carol, fico agradecida pela força. Vc ajuda demais a gente. Nos vemos no TCU, né?…bora estudar! ;)
      Abraços!

      • Denisar

        Kátia, por que não tenta o “SuperProvas”? Eles tem um banco de questões muito bons e dá para separar por assuntos etc. Eu gostei. Fica a dica pra testar.

        • Katia Rocha

          Oi Denisar, muito agradecida pela dica do “SuperProvas”. :) Assinei o “Questões de Concursos”. Estou me adaptando ao jeitão de buscar as questões neste site. rs
          Tudo de bom e gratidão. Abraços!

  • Obrigada eu, Andréa! :)
    Abraços ;)

  • É verdade, Beatriz ;)
    Obs.: na verdade, a expressão certa é “vai ao encontro…”. “De encontro” significa “contra” :)
    Fica aí um esqueminha no comentário! hehe…

    • Beatriz

      É verdade Carol eu algumas vezes troco as expressões “vai de encontro” e “vai ao encontro” mas não vou esquecer mais obrigada pela dica :-)!!

  • AHÁ! Pensei que ninguém ia notar! Muito bem, exatamente!
    Se liga nessa: no meu aniversário, eu é que vou dar um presente para o pessoal do #Esq! Que acha disso? hahaha…

  • Valeu, Cláudio :)

  • Verdade, Fernanda!
    Se você não se sentir bem em sair, não saia!
    E, se sair, volte hahah!
    O pessoal interpreta errado esse ponto, e pensa que é uma hora de estudo para duas semanas de intervalo! Aí não rola! :)
    Mas isso aí: saia se estiver afim, mesmo! ;)
    Abraços!

  • Ana Carolina

    Adorei as dicas

  • Marcelo Antonio

    Ola Carol, seus posts com dicas são sucintos, práticos, elegantes, além de proporcionar incentivo para seguir firme. Acompanho eventualmente o esquemaria, pois além de dicas e macetes observo uma bondade lúcida, de sua parte, em ajudar os outros. Acho que isso que torna tão bacana. Obrigado!

  • Grifando e fazendo fichas de estudos, principalmente! Resumos demoram muito! ;)
    http://esquemaria.com.br/mapas-mentais/

  • Obrigada, Leandro! Se você quiser compartilhar mais sobre sua ideia, ficarei muito feliz ;)

  • Obrigada, Lilica! :)
    Uma ótima preparação até a prova! Dê o seu melhor. E boa sorte!

  • LOM

    Carol! Não saio mais do Esquemaria… Eita coisa boa! Só informações úteis, de qualidade. Obrigada por sempre me responder! Obrigada mesmo e desculpe te alugar as vezes! Você é nota 1000.

  • Alexey Ribeiro

    Caroool edital do TCU saiu,estudo tá frenético rsrsr. Primeiro agradecer o Webnário com o Paulo,foi excelente e ajudou bastante. Bom to meio agoniado com uma coisa,eu agora preciso estudar umas 10h,12h por dia pra passar? Estudar o dia todo? Eu no máximo chego ás 6h ,7h de estudo exausto =/

    • Depende mais da qualidade dos estudos, Alexey! :)
      Mas você já sabe disso ;)

  • Obrigada pela dica, Filipe! Vamos melhorar o design em breve ;)

  • Obrigada, Elizabeth! :)

  • Quando chegarmos mais para o final do ano eu disponibilizo :)

  • Obrigada, Camila :)
    Sempre bom ver seu avatar por aqui :)

  • Oi, Paula!
    Eu indico o clássico: Administração Geral e Pública do Chiavenato; e, para Gestão de Pessoas, o da Andréa Ribas! :)

  • Legal! Vi seu blog e gostei muito http://estudareaprender.com/!

    Bem, realmente colocar a SWOT assim não funcionaria, porque ter maior ou menor dificuldade não é a mesma coisa de compara com forças, fraquezas, oportunidades e ameaças…

    Parabéns pelo blog! ;)

    • Obrigado, também gosto do seu trabalho tanto que estou aqui comentando!

      Mas ainda não desisti Carol, acho que dá para adaptar de alguma forma, enfim vou continuar pensando… até sair fumaça do cérebro, hahaha.

      Parabéns também pelo seu excelente trabalho, abraços!

  • Ahhh, com certeza deve definir novos pesos! hahahah
    AFO e DAD, por exemplo, foram extremamente diminuídos! Português virá mais forte, assim como informática, atualidades e constitucional.
    Abraços!

  • Priscila Rondon

    Carol sempre perfeita e escrevendo artigos com excelência e qualidade! Parabéns!! ;) Por favor Carol, esse Webnário está disponível?
    bjs ;)

  • Oi, Mary :)
    Obrigada ;)
    Bem, eu não sou fã de vídeo-aulas. Acho que são muito demoradas…
    Doutrina tem que ter, né, nem que seja para procurar a resposta das questões e aplicar a Tática dos Feras.
    Uma coisa importante que você não citou: aulas em PDF. Gosto demais.
    Exercícios sempre!

  • Eduardo costa

    Enfim achei um site, digno de concurseiro. Carol, será que você pode também postar materiais, para carreira Policial, dicas de TAF…

    Obrigado.

  • Não é novidade… já aconteceu no concurso da Câmara em 2012/2013… eles suspenderam o prazo, mas não deferiram. Eu espero que dessa vez eles defiram… é igualdade. Acredito que todas as capitais mereçam essa prova.
    Abraços!

  • Marcela Abdala

    Nossa que lindo Carol eu vi sua foto na campanha contra o preconceito na página do The Anony Bay https://www.facebook.com/TheAnonyBay parabéns menina nossa é ai que fica o TCU o órgão em que vc trabalha, deve ser bem bacana trabalhar em um órgão assim, eu to estudando muito para esse concurso quem sabe eu seja sua colega de trabalho, mas eu vou concorrer com outro estado desisti de Brasília, que legal bom é isso parabéns Carol.

    • Valeu, Marcela!
      Legal a campanha, mas aquela ali não sou eu hehehe…
      Tudo bem que é bem parecida :D

  • Débora R Freitas

    Olá Carol, estou tentanto me inscrever no simulado no TCU, já cadastrei todos os meus email, mas em nenhum deles chega o email de confirmação. Vc pode me ajudar?

  • Oi, Anna! O próximo vai demorar! Geralmente, 1-2 anos… dessa vez, para técnico eles colocaram validade de 2 anos prorrogáveis :O

  • ANTONIO ALBERTO SANITA DA ROCH

    Achei o site superlegal. Parabéns pela iniciativa de ajudar outras pessoas. Os concurseiros geralmente não tem tempo mas um livro muito bom que estou lendo : FOCO – Daniel Golleman. Pode ajudar a entender melhor como nossa mente funciona. Fica a sugestão. Obrigado pelas dicas.

    • Obrigada, Antonio, pela sugestão! :)
      É um ótimo tema. Abraços!

  • Oi, Divina! Eu procurava estudar tudo o que exigia muita memorização. Abraços ;)

    • Divina Ísis

      Obrigada Carol! :) bjs

  • claudio faustino

    cara Carol estou cursando um curso de direito sera que este esquema seve ria para meus estudo

  • Joyce Santos

    Adorei encontrar o seu blog! As dicas são ótimas

  • Obrigada, Abel! :)

  • Obrigada pela sugestão, Willian!
    Quanto ao ranking, basta procurar com o ctrl + F!
    Abraços!

  • Haverá (muitos) novos posts nesse segundo semestre, Robson! Abraços.

  • Muito bom, Abel! Volte sempre ;)
    Muitas novidades por vir, no site!
    Abraços!

  • A melhor maneira é, sem dúvidas, usar o ciclo de estudos! Leia este artigo: http://esquemaria.com.br/planilha-de-estudos-ciclo/

  • Oi, Camila! Indico a leitura (com atenção) deste artigo: http://esquemaria.com.br/planilha-de-estudos-ciclo/

    Abraços!

  • Oi, Paola!
    Isso demonstra realmente a importância do foco.
    :)
    Não é muito, não, dependendo de sua estratégia! Tá legal!

    Bjs ;)

  • Marcello Sousa

    Depois da uma olhadinha na material ” táticas dos feras”!

    http://esquemaria.com.br/tatica-feras-estudar-teoria-questoes/

  • Valdir, obrigada pela mensagem! ;)

  • Legal, Gabriela! Obrigada pela sugestão ;)
    Abraços!

  • Oi, Luisa!
    Bacana, muito obrigada ;)
    A grosso modo, os meus preferidos são Sérgio Mendes (AFO), Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Administrativo) e Pedro Lenza (Constitucional).
    Abraços!

  • Obrigada, Viviane! :)
    Fico muito feliz!
    Isso depende um pouco de o que você quer, mas eu indico, de modo geral, o Ponto e o Estratégia!
    :)
    Abraços

  • Obrigada, Edu!
    Aqui dou algumas dicas sobre produtividade: https://www.youtube.com/watch?v=JPAkypBk9ck

    Quanto ao foco, quando se tem pouco tempo para estudar, este foco deve ser a um médio prazo, pelo menos. TJDFT, INSS, STJ são todos concursos de curto prazo, hoje em dia.

    ;)
    Abraços!

  • Oi Rafa, fico muito feliz em ler sua mensagem! Abraços! ;)

  • Naiala Ferreira

    Geralmente não comento em sites, blogs, ou qualquer outra espécie de mídia social, não é egoísmo. Leio, compartilho, entretanto não comento. Contudo, me vi no dever de fazer um comentário, como forma singela de reconhecimento, vc faz um trabalho maravilhoso e eu devo sim agradecer, afinal sou beneficiada! Assim sendo, quero dizer que sou viciada no esquemaria, adoro ler, e reler, e ler de novo todos os seus artigos (e isso é bem sério :/)
    Efim… muito obrigada Carol, que Deus continue te abençoando! =)

    • Olá, Naiala! Fico realmente feliz em ler sua mensagem! Bons estudos e ótima vida! Abraços :)

  • Fico feliz em ajudar! Bons estudos para você! :)

  • Daniella Câmara

    Oi Carol, Não sou de comentar postagens de blog, facebook e outros, mas esse blog merece, Parabénssss… Obrigada por compartilhar super dicas!!! :D

  • ADRIANO BORGES

    TENHO 32 ANOS E ERA BORRACHEIRO, RESOLVI ESTUDAR PARA CONCURSO EM 2008, DE CARA FIQUEI EXCEDENTE NA PC-GO, DECIDI FAZER O CURSO DE DIREITO POIS NÃO ME CHAMARAM. HOJE SOU POLICIAL MILITAR E TERMINEI O CURSO DE DIREITO EM 2014. MEU OBJETIVO É CHEGAR A PROMOTOR OU JUIZ ATÉ OS 36. RESUMINDO O ESQUEMARIA ESTA AJUDANDO NESSA META.

  • Obrigada pela mensagem, bons estudos! :)

  • Por nada, Yasminne! Abraços :]

  • andressa tonett

    Oi Carol, adorei as dicas!
    obrigada:)

  • Conseguirá sim! :) Bons estudos e abraços!

  • Natália, conte mais sobre isso!

  • Heeey, Rosa!
    Obrigada :)
    Eu tenho mesmo de atualizar! Assim que eu sair de férias, no TCÉU, atualizo ;)
    Abraços,
    – C

  • Boa, Noele! Vou disponibilizar muito em breve ;)

  • Com certeza, Cássia ;)
    Minha dica: estude para concursos da área policial que forem saindo. PCs estaduais, Polícia Militar, PF etc ;)
    As matérias são bem parecidas, em alguns casos!
    E não se esqueça de se preparar para o TAF! :}

  • Oi, Karen! :)
    Geralmente, a resposta é: siga a ordem de um livro (ou de uma aula); entretanto, para saber _realmente_ o que vai ser efetivamente cobrado, você pode (e deve) olhar as questões que mais caem. De nada adianta conhecimento se ele não vai ser aplicado, então faça a leitura e já aplique, para então saber se o assunto visto merece mais ou menos atenção ;)
    Abraços!

  • A melhor coisa que eu fiz foi instalar o News Feed Eradicator ! Melhor dica ever!! Obrigado!

  • Vitor

    Muito bom carol !!! Vc ta de parabéns !!

  • Carla Pereira

    Gente, esse “post” foi PODEROSO!! Colocando tudo em prática!!! Grande beijo!

  • Obrigada, Carla! Vou atualizar em breve!

  • Massa demais, Rogério! Fico muito feliz por ver que pude ajudar. :)

  • Cezar

    Olá Carol! Em relação aos exercícios, tem sido bem produtivo pra mim, durante os intervalos que faço nos estudos, realizar algumas flexões do abdômen e da lombar. Além de me deixar mais tento depois, ajuda a prevenir algumas dores nas costas pelo tempo sentado…

    • Cezar, isso é maravilhoso. Eu não abro mão dos meus exercícios também! :)

  • Acredito que sim, Manuele :)

  • Oi, Manuela!
    :)
    Geralmente eu peço para os alunos não considerarem videoaulas em ciclos, mas, se você se sente bem fazendo isso, sem problemas :}

  • Don, minha mãe foi ao otorrino, essa semana. Nossa família tem problemas de alergia, então é comum que a gente vá para check-ups… há duas semanas, ela estava gripada e mencionou isso ao médico.
    Ele disse que era para ela ter ficado realmente muito mal, pelos exames feitos, mas que os exercícios físicos diários ajudaram e que por isso a gripe foi só uma “marolinha” ;)
    Estar bem não tem preço.

  • Opa! Vou fazer :)

  • HAHAHAH! Muito obrigada ;)

  • :)

  • Oi, Diogo!
    Por enquanto não, mas já anotei aqui para fazer um… até o final do mês eu faço de 2017 e um também de 2018!

  • Hey, Léa!
    Bem-vinda de volta.
    Como você disse, é uma questão pessoal, mas existem muitas dicas, sim. Eu fiz um artigo justamente para tirar essa dúvida específica! Leia: http://esquemaria.com.br/como-escolher-concurso/

  • Diogo, clique lá no botão de download! Atualizamos :)

  • Don, clique lá no botão de download! Atualizamos :)

  • Ana, clique lá no botão de download! Atualizamos :)

  • Afonso, clique lá no botão de download! Atualizamos :)

  • Oi, Elisa!
    Sim, eu paro no meio do conteúdo mesmo e simplesmente volto ao ponto em que parei :)

  • Legal, Léa!
    Seja bem-vinda ao RIDE :)
    Abraços!

  • Olá, Thaís!

    Quando começar a estudar, defina um tempo fixo para terminar o que você deve ver sem que você se distraia com alguma coisa. As pessoas levam 21 dias para definirem determinadas rotinas, então não ache estranho você se pegar desanimada, vez ou outra. Entretanto, no meio do processo, quando você perceber que está saindo da rotina, evite as distrações e volte ao que você estava fazendo. Com o tempo, vai ser cada vez mais difícil sair da rotina. ;)
    Abraços!

  • Eu que agradeço, Maria! =D
    Abraços!