[eBook] O Guia Simples e Prático para Aprender a Fazer Discursivas no Cespe de Uma Vez por Todas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Discursivas trazem um medo enorme aos candidatos às vagas em concursos públicos do Cespe. Isso acontece porque, geralmente, coisas com as quais nós nunca tivemos experiências nos dão medo, mesmo. E o pior: coisas que nos dão medo a gente tenta evitar ao máximo.

Por exemplo: se você nunca pulou de paraquedas, só o fato de cogitar fazer isso já traz pensamentos negativos à sua cabeça, do tipo “o paraquedas pode não abrir”, ou “eu posso cair em um lugar perigoso, tipo uma rodovia com trânsito pesado”, ou até “eu posso desmaiar de emoção, na hora de pular”. Esses medos já causam tanto efeito negativo em você, que você nem mesmo tem coragem de entender e aprender o processo de um pulo de paraquedas.

Paraquedas e discursivas: o que eles têm em comum?

 

O mesmo ocorre com as discursivas: a pouca experiência e o pouco contato que temos com elas nos levam a pensamentos negativos: “minha letra é muito feia”, ou “não adianta, eu não sei fazer provas do Cespe”, ou mesmo “e se eu passar na objetiva e não passar na discursiva?”. E, destes pensamentos negativos, vem a negação ao próprio estudo das discursivas: “eu me viro, lá na hora” ou, ainda pior, “deixa, depois eu estudo para esta discursiva”.

Assim como acontece com qualquer tipo de aprendizagem, as discursivas devem ser aprendidas com tempo e paciência. Não devem ser deixadas por último, mas sim fazer parte do processo. Eu sempre digo: estudar para discursivas é simples, mas não é fácil. Ou seja, o processo de aprender a fazer discursivas é fácil. Executar, colocar a mão na massa: essa é a parte difícil.

É por isso que eu trago, de maneira inédita, um eBook, ou seja, um livro digital, que explicará passo-a-passo como deve ser feita sua discursiva, quando a banca for Cespe.

Clique no botão abaixo, para ir à página de inscrição e baixar seu eBook gratuitamente!

Quero baixar agora

Qualquer dúvida, sugestão ou opinião, deixe seu comentário abaixo!

Além do eBook, eu tenho uma surpresa especial ao final do artigo. Então leia tudo!

 

O que você encontrará neste eBook

O eBook te ensinará, com exemplos de discursivas reais (de quem já passou!), a tirar notas acima de 90% nas provas do Cespe. Também ensinará quais são os maiores segredos para escrever para passar, segredos que ninguém nunca te contou. Este material trará um último benefício que acredito ser de extremo valor, mas este benefício é uma surpresa, sobre a qual vou falar só ao final deste artigo.

Veja o sumário do eBook:

Capítulo #1: Estude para Escrever – A Importância do Tema

Capítulo #2: Os Erros que Você Pode Cometer – e Como Evitá-los

Capítulo #3: Como Fazer Recursos de Provas Discursivas

Capítulo #4: Respondendo Diretamente a uma Questão Discursiva

Capítulo #5: Quais são as Melhores Maneiras de Escolher Temas para o Seu Treino

Clique no botão abaixo, para ir à página de inscrição e baixar seu eBook gratuitamente!

Quero baixar agora

Qualquer dúvida, sugestão ou opinião, deixe seu comentário abaixo!

 

Leia brevemente o primeiro capítulo do eBook

Como Passar em Discursivas do Cespe

 

Estude para escrever

A importância de saber o tema

Para o Cespe, saber o tema sobre o qual você vai escrever é muito mais importante do que saber escrever, saber dividir os parágrafos ou translinear corretamente.

Usar a vírgula direitinho ou fazer conexões na hora certa é interessante? Sim. Isso é o básico, até mesmo se você está estudando português.

Acontece que, mesmo sabendo fazer o básico, ou o que eu chamo de “aspectos formais da redação”, o mais importante de tudo é saber o CONTEÚDO sobre o qual você irá escrever.

Dica de ouro: estude muito bem os assuntos de seu edital para se sair ainda melhor na parte subjetiva.

Saber o tema é tão importante que ele vai ser o responsável por pelo menos 90% de sua nota.

Sabe o que isso significa? Significa que se uma discursiva vale 10 pontos, por exemplo, 9 desses pontos vão ser distribuídos de acordo com o seu conhecimento sobre o tema. Apenas UM pontinho irá para os aspectos formais ou estruturais do texto.

Por isso, é muito importante estudar os assuntos que podem cair em sua prova para saber o que falar na subjetiva.

“Ok”, você diz, “isso é óbvio, até porque eu tenho que fazer um número alto de pontos na objetiva para ter a redação corrigida”.

Exatamente, mas eu não estou falando que você deve estudar a parte objetiva da prova do mesmo modo que estuda para a parte subjetiva.

Para garantir uma nota alta em um texto, o tema deve ser trabalhado de modo que você mostre para o Cespe que realmente sabe sobre o que está falando. Quanto mais você demonstrar isso, mais alta será sua nota.

Você verá, conforme lê este eBook, que a banca conta, por exemplo, que você saiba alguns detalhes a mais do que para a objetiva. Em outras palavras, não é apenas dizer se está “certo ou errado”. É saber desenvolver um discurso sobre o que se pede. E é essencial que você entenda esta diferença.

Dica de ouro: estudar para a prova discursiva é diferente de estudar para a prova objetiva.

 

Não sei o tema: e agora?

Nunca. Nunca. Nunquinha deixe sua discursiva em branco. Nem que seja para tentar tirar o mínimo, faça sua prova subjetiva SEMPRE. Se você deixar sua discursiva em branco, já era, sem chances de passar. Já se você tentar responder, mesmo sem saber, continuará no páreo.

Em 2010, houve um tema no Cespe, para o MPU, que exigia conhecimento sobre planejamento estratégico, tático e operacional, na prova de técnico, e muita gente que passou não respondeu a questão por não saber o que falar.

Essas questões para cargos administrativos geralmente cobram o que se deve saber para passar na parte objetiva, mesmo. É incomum o Cespe pedir alguma questão em atualidades quando se existem tantas coisas a serem discutidas sobre as matérias específicas de cada prova.

“E se eu não souber nada sobre o tema: como devo proceder?”

Existem algumas estratégias que te ajudam a lembrar mais detalhes sobre o tema ou até mesmo a criar conteúdo do zero, ou seja, a escrever sobre o que você não sabe.

Estratégia #1: assim que receber a prova, vá até o final dela e leia os temas das discursivas com atenção. Neste primeiro momento, leia apenas os temas (não leia os textos de apoio). Se você não souber o tema, não se desespere. Leia mais algumas vezes as palavras que você não conhece (caso haja alguma), e comece a fazer sua prova objetiva.

Estratégia #2: enquanto faz a prova objetiva, tente encontrar as mesmas palavras desconhecidas, ou os mesmos temas que a prova subjetiva traz. Enquanto você resolve as questões, trabalhe sua mente para que ela encontre ideias sobre como escrever aquele tema.

Estratégia #3: faça conexões com a matéria sobre a qual o assunto do tema trata. Por exemplo: “isso está em direito administrativo e fala sobre licitações. Então eu vou tentar organizar os pensamentos logicamente e escrever algo sobre licitações, tentado fazer uma ligação a este assunto que eles estão cobrando”.

Estratégia #4: responda o que se pede. Quando os examinadores elaboram a questão, eles fazem padrões de resposta para quem vai corrigir. Então, se o Cespe perguntar algo que você possa responder objetivamente, não tenha medo de responder.

Vou dar um exemplo prático com uma prova que eu mesma fiz. Veja a questão discursiva da prova do TCU/2012, para Técnico Federal de Controle Externo. Eu não sabia nem por onde começar a escrever sobre o tema, porque eu não sabia o que eles queriam. Vamos lá, vou te mostrar:

O tema era…

Qual o papel do TCU na responsabilização de dirigentes de partidos políticos?

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  • a natureza jurídica dos partidos políticos; [valor: 4,50 pontos]

  • sanções que podem ser aplicadas. [valor: 4,50 pontos]

Vamos lá. Digamos, hipoteticamente, que você não saiba a resposta para este tema (como eu, na época). Você desistiria da questão, sabendo que ela vale 10 pontos em 40? Imagine perder 1/4 de sua nota só por não tentar

Antes de continuar e te mostrar minha resposta, preciso te dizer uma coisa (eu já disse isso aqui no Esquemaria, no post 4 dicas para garantir excelentes notas em redação – valem para qualquer banca).

Bem, enfim, só repetindo o que eu disse lá no artigo: verifique o que a banca quer e responda. Quando você não souber qual é o tema, essa técnica é ainda melhor.

Nesse caso, a banca quer que você responda ao primeiro tópico em um parágrafo e ao segundo tópico em outro parágrafo. Além disso, em cada parágrafo, você deve retomar o tema. Essa é a fórmula.

Fórmula de resposta para quando a banca te der um tema e esse tema tiver de ser exposto em tópicos:

Fórmula da discursiva por tópicos

Eu não sabia a resposta. Não sabia. E ainda assim, utilizei a fórmula e consegui uma nota de 6,30 pontos em 10. Das três discursivas que fiz nesta prova, esta foi a única em que tirei nota abaixo de 90%, porque não fazia ideia de qual era o tema. E ainda assim, não foi zero. Tá, chega de conversa, vamos ver a minha resposta:

Discursiva real – TCU – Cespe

Vamos comentar cada parte de minha resposta, tá?

Vou sublinhar parte por parte do que pretendo comentar.

Primeiro parágrafo = primeiro tópico

Os partidos políticos têm natureza jurídica de pessoa jurídica de direito privado. Podem seus dirigentes ser responsabilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por usar, guardar, gerenciar, administrar ou arrecadar recursos públicos (art. 71, II, da Constituição Federal – CF).

Viu só? Já cheguei respondendo o que eles queriam lá no primeiro tópico. Eles pediram a natureza jurídica dos partidos políticos, e eu dei.

Eu não sabia a natureza jurídica dos partidos políticos, então acabou sendo um chute, mesmo (um chute consciente, porque eu não conseguia ver os partidos políticos como PJDPúblico). Se eu errasse isso, provavelmente seriam alguns pontos a menos, porque é a resposta que o Cespe queria.

 

Primeiro parágrafo = retomada do tema

Os partidos políticos têm natureza jurídica de pessoa jurídica de direito privado. Podem seus dirigentes ser responsabilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por usar, guardar, gerenciar, administrar ou arrecadar recursos públicos (art. 71, II, da Constituição Federal – CF).

Tá vendo a parte em roxo? É a segunda parte da fórmula. A primeira parte da fórmula já tinha ido (respondi o tópico). A segunda parte da fórmula é retomar o tema, lembra? O tema é “papel do TCU na responsabilização dos dirigentes de partidos políticos”. Depois, coloquei algo que eu sabia da Constituição Federal, mas eu não fazia a mínima ideia se isso tinha alguma coisa relacionada aos partidos políticos. Além disso, errei na citação, porque era art. 70, parágrafo único.

 

Segundo parágrafo = retomada do tema

No papel de fiscalizar as contas de gestão dos dirigentes de partidos políticos, o TCU poderá lhes aplicar sanções. A Corte de Contas pode aplicar multa, no valor de 30%, e suspender a eficácia dos atos dos dirigentes, conforme art. 71 da CF e conforme o regimento interno do TCU.

Aqui eu comecei retomando o tema: perceba que uso as mesmas palavras-chave do tema (papel do TCU + dirigentes de partidos políticos).

Observação: percebeu que comecei a usar siglas, aqui? É porque eu já tinha usado o nome todo, no primeiro parágrafo, seguido da sigla entre parênteses. Depois, é só usar as siglas sem preocupação, ok? TCU, CF…

Segundo parágrafo = segundo tópico

No papel de fiscalizar as contas de gestão dos dirigentes de partidos políticos, o TCU poderá lhes aplicar sanções. A Corte de Contas pode aplicar multa, no valor de 30%, e suspender a eficácia dos atos dos dirigentes, conforme art. 71 da CF e conforme o regimento interno do TCU.

Agora é hora de responder o que a banca quer no segundo tópico (sanções que podem ser aplicadas).

A verdade é que eu não me lembrava sobre sanções. A banca queria que eu falasse sobre improbidade, mas não pensei nisso e fui por um caminho que eu conseguia me lembrar (multa e suspensão da eficácia dos atos). Olha, aqui nós estamos estudando como fazer boas discursivas, lembre-se disso. Eu não sabia a resposta do tema, então não leve o conteúdo de minha resposta para a prova. O que quero que você entenda é que é possível responder a uma questão sem saber sua resposta.

E, por fim, o espelho da primeira questão discursiva apresentada aqui:

Primeiro Espelho da Prova P3 – TCU

Segundo Espelho da Prova P3 – TCU

Tudo tranquilo até aqui? Qualquer dúvida, poste nos comentários, abaixo.

Estratégias extras para você NUNCA deixar sua discursiva em branco

Estratégia #5: vá passear. Geralmente entre a prova objetiva e a prova discursiva, vá ao banheiro, lave o rosto. Saia para beber uma água, nem que seja só para andar. Evite conversar com alguém, nesse meio tempo. Essa atividade serve para você voltar totalmente concentrado, para resolver sua questão discursiva.

Estratégia #6: faça mapas mentais. Sabe quando você está conversando com alguém e, enquanto a pessoa fala, você se lembra de outro assunto? O mesmo acontece com mapas mentais. Você começa a criar uma ideia e acaba tendo outra. Para as questões discursivas, isso pode te ajudar a lembrar um tópico do tema, ou te ajuda a literalmente “ter assunto com a banca”.

Resumo do Capítulo 1

  • Até aqui, você viu que saber o tema é extremamente importante, porque ele corresponde a 90% de sua nota.
  • Você descobriu que é possível fingir que sabe o tema, mesmo sem saber. Basta ligar fatos que você realmente conhece ao assunto pedido pela banca.
  • Eu também te ensinei a fórmula da discursiva por tópicos, você se lembra?

Fórmula da discursiva por tópicos

Guarde esta fórmula, pois ainda vamos usá-la muito, durante este curso.

 

Pronto! Este é o primeiro capítulo do eBook. Eu sugiro que você baixe agora (é de graça, ok?!), para ter ideias:

Ideias para fazer provas discursivas

 

Uma surpresa extra – Temas de discursivas do Cespe

Além do eBook, você também receberá mais de 50 opções de temas para treinar seus novos conhecimentos. É muito simples: em cada arquivo, ao final, há uma discursiva nova.

Para ganhar os temas, é só baixar o eBook. Eles vêm na mesma pasta do livro ;)

 

Gostou do primeiro capítulo? Então baixe o eBook sobre discursivas do Cespe COMPLETO agora mesmo! É de graça :)

Clique no botão abaixo, para ir à página de inscrição e baixar seu eBook gratuitamente!

Quero baixar agora

Qualquer dúvida, sugestão ou opinião, deixe seu comentário abaixo!

Bons estudos, boa sorte e, claro, boa vida ;)

Carol :)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×
  • Bruno Marques

    Vou olhar com bastante carinho esse excelente material que vc postou tem muita coisa né Carol vc dividiu em dois para quem tem Mac e Windows né esse Ebook de Discursiva do Cespe ficou sensacional ficou tão lindo está melhor do que muito material de cursinho por ai falo isso com propriedade deve ter dado tanto trabalho pra fazê-lo quando eu passar em um concurso vou de dar um presente como forma de agradecimento, gratidão é tudo na vida Carol esse material vai me ajudar muito e irá ajudar outras pessoas também que Deus te abençoe eternamente se cuida beijosssssss

    • Obrigada pelos elogios, Bruno!
      Espero que te ajude a conquistar seus sonhos.

      • Bruno Marques

        Não é fácil, mas quero pagar o preço igual você fez em 2012 esse gráfico deixa bem claro, não sei qual vai ser o órgão mas quero está lá, Carol que todos os seus sonhos se realizem também e que Deus te proteja imensamente beijoss.

  • Érika

    Carol, não consegui abrir NENHUM arquivo das discursivas. No erro diz que o formato da origem não é PDF. E agora?

  • Josiane

    Muito bom esse e-Book, viu Carol? Li o primeiro capítulo e dei uma olhada nos outros. Vou estudar direitinho e treinar muito para tirar um NOTÃO nas provas do cespe. E vc está contribuindo, e muito, pra isso. Obrigada!

  • Thiago Alves de Castro

    Excelente material, muito obrigado, tenho certeza que ajudará muito nos estudos.

  • Israel Farias

    Muito obrigado, Carol! Exatamente o que eu queria e precisava! Grande abraço!

  • Adma Vanessa

    Oi Carol, tenho uma curiosidade, como nasceu esse slogan – bons estudos, boa sorte e boa vida?
    Também quero agradecer pelo excelente trabalho que você faz, tudo é de muita qualidade. Muito obrigada, mesmo!

    • Obrigada, Adma!

      O “bons estudos, boa sorte e boa vida” é só uma forma de desejar que tudo dê certo para você… o slogan do site, na verdade, é “conteúdo de qualidade que simplifica sua forma de estudar” ;)

  • André Silva

    Bom dia Carol,

    Muito obrigado por tudo o que vem representando no mundo dos concurseiros.

    Eu mesmo tinha pavor de prova discursiva até antes de conhecer seu site, de assistir sua aula (que por sinal foi fantástica) e até mesmo de conhecer você.

    Sua técnica, seu jeito de pensar é incrível…

    E o eBook sem comentários material de altíssimo nível…

    Deus te abençoe hoje e sempre

    André Silva

    • Obrigada, André :)
      O Esquemaria nada mais é do que uma alternativa ao jeito normal de dar aulas, que existe por aí…
      Abraços!

  • Luis Medina

    Parabéns pelo ebook e pela inciativa de disponibizá-lo. Meu maior temor na prova do TCU é a parte discursiva, mas seu ebook com certeza vai ajudar bastante. O que eu posso fazer pra honrar seu esforço, o seu trabalho, é tirar um notão na discursiva do cespe . Também segui todas as suas orientações quanto aos livros, tática dos feras e ciclo de estudos. Quando eu tiver tomando posse no TCU, não vou esquecer a pessoa que eu tenho que agradecer, que é você. :)

    • Obrigada, Luis!
      Está tudo correndo bem com seus estudos, então, né? :)
      Abraços!

      • Luis Medina

        Sim, está fluindo bem. Gostaria de tirar umas dúvidas com você quanto a revisões.
        1. Como era mais ou menos seu calendário de revisões?
        2. Você era adepta a resumos ou quando ia revisar algum assunto o lia na íntegra? Tem tópicos que é complicado ler o assunto todo de novo.
        3. Você acha eficiente fazer a revisão somente através de exercícios?

        Eu tenho o dia todo pra estudar, já recusei empregos na inciativa privada só pra me dedicar exclusivamente ao TCU, então tempo é algo que eu tenho de sobra, rsrs.

        Agradeço mais uma vez a sua força! :)

        Edit: estou tendo dificuldades de montar um calendário de revisões, por isso vim aqui saber de você, como você fazia. Revisão é uma parte fundamental dos estudos pra manter o conhecimento solidificado na mente. E, como eu disse antes, tempo é algo que eu tenho sobrando, rs.

        • 1. Eu incluia as revisões ao ciclo de estudos!
          2. Eu não fazia resumos! Só alguns mapas mentais, quando extremamente necessário!
          3. É muito eficiente fazer revisão nos exercícios, mas no material ao qual você aplicou a Tática dos Feras também!
          Aproveite seu tempo e estude para ganhar! ;)

          • Luis Medina

            Muito obrigado pelas dicas, são valiosas.
            Surgiu mais uma dúvida nos meus estudos, é quanto ao Regimento Interno e Lei Orgânica do TCU: é obrigatória a leitura na íntegra de ambos? Estou querendo colocar ambos no meu ciclo de estudos, mas não sei se tem que ler ambos na íntegra ou se são só algumas partes.

            PS: o curso da Ana Lopes que você indicou é recomendável pra mim que estou estudando pro TCU? Estudo basicamente por PDFs(ponto e estratégia) e livros, então leio bastante, bota bastante nisso, é o dia todo lendo, rsrs. O que você indicou foi o que ensina a ler 3 vezes mais rápido, né?
            Esse curso é bom, realmente funciona? Você acha que vai melhorar meus estudos? Leio o dia todo, então se o curso cumpre o prometido, vai ser uma grande mão na roda pra mim. Estou interessado em adquirir, mas prefiro esperar a sua confirmação antes. :)

          • Oi, Luis!
            Eu não li integralmente. Quando você estuda Controle Externo, já está estudando as partes mais importantes destes normativos. Para complementar, use a Tática dos Feras ;)
            Sim, o curso funcionou muito bem para mim, por isso decidi indicar! Eu não sei se você já tem o link. É este: http://maisaprendizagem.com/acelere/?ref=M2123980A

  • Peregrino lopes

    Carol você é show, esse material vai ajudar demais a todos nós que temos uma pessoa como você amiga e realista.

  • Isac Andretta

    Parabéns!!! Pela iniciativa. Site com ótimo material. Adorei o seu e-book e já estou divulgando para outros amigos concurseiros! Rsrs… Me ajudou muito!
    Agora é Treinar, Treinar e Treinar + Ler, Ler e Ler…
    Muito obrigado!!!
    Um abraço

    • Ahahahaha! Pegou a fórmula!
      Legal, é isso aí.
      Abraços, Isac!

  • Deyse Lopes

    Você é demaaaiiss!

    Obrigada!

  • Mari

    Eu já tinha recebido uma prévia do E-book e estava curiosa para ver o restante. Muito legal Carol, valeu pela ajuda.

  • Rodrigo Silveira

    Carol, estou lendo o eBook, e está ótimo, excelente! Mas deparei-me com um possível erro que precisa ser colocado aqui, assim talvez você ache necessário corrigi-lo. Na página 31, o termo “imprescindível” significa o contrário do que foi colocado lá; significa: “é preciso”, “é necessário”, “é fundamental”, “é insubstituível”, “é indispensável”.

  • Olá, Carol!
    Obrigado pelo ebook! Está tão bom quanto seu webnário e olha que ainda não o li completamente..rs.
    Tem sido um prazer visitar seu blog, parabéns e obrigado ao mesmo tempo pela dedicação e pelo tempo que vem disponibilizando a este blog.

    Um abraço!

  • Daisson Silva

    Ótimo site, bom conteúdo….
    Parabéns !!!
    ótimo ebook…
    Valeu Carol

  • Júnior Pereira

    Realmente eu estou perplexo com a sua humildade. Muito obrigado !

  • Renata Pullen

    Carol, você é surpreendente! Parabéns pelo material, pelo site, pela disposição, pela ideia, por tudo! Quando a gente se encontrar no TCU o almoço estará garantido (sei que devo mais que um almoço…hehe)! Abraço!

  • Sim, Rodrigo, você tem razão! :)
    Ainda hoje eu faço a alteração para “prescindível” (era para estar esta palavra, lá!).
    Obrigada!

  • Obrigada, Mari! :D
    Gostou do material extra (as redações de outros aprovados)?

    • Mari

      Carol, o E-book está show. Porém o material extra eu não consegui abrir. Aparece uma mensagem de erro (ou arquivo corrompido) quando eu tento abrir o PDF

      • De todos os PDFs, Mari? Para resolver, peço que entre em contato com a minha equipe: contato@esquemaria.com.br
        :)

        • Mari

          Carol, acho que foi algum problema no download no computador do meu serviço. No pc da minha casa deu certo. O material extra vai ajudar bastante. Agora estou bem mais tranquila com relação a discursivas, percebi que não é aquele monstro horroroso que eu imaginava …valeu :-)

  • ROSE AMARAL

    Carol, você é D + ! Muito bom, tudo que você está fazendo por meio deste blog ! Valeu ! Ahhh…faltei a aula ao vivo, na semana passada (precisei viajar). Tem como assisti-la ? Grata.

    • Obrigada, Rose! Espero que o eBook te ajude ao máximo!
      Infelizmente não. A aula já foi deletada…

  • Gy

    Eu tbm tinha muito medo das discursivas. Agora fiquei mais tranquila ao perceber que não é complicado. É só estudar e treinar seguindo as dicas da Carol, que chegaremos lá.
    Obrigada Carol, que Deus continue te abençoando em tudo!
    Abraço

    • Obrigada, Gy ;)
      Eu tentei descomplicar a matéria ao máximo!

  • Carol Aires, do MEC

    Também tenho que falar que vc é demais!!!
    Obrigada pelo material!
    beijao!

  • Camila Tatiana Pinho Lobo

    Carol, adorei o e-book! O Esquemaria é tudo de bom. Parabéns! Meu marido entrou esse ano no TCU e foi ele quem me passou o seu site.
    Muito sucesso pra vc.

    • Legal, Camila! Ele veio nessa nova turma de auditores, obviamente, certo? Parabéns para vocês ;)

  • Cássio

    não estou conseguindo abrir o arquivo no meu computador .

    • ;) acabei de te responder, no outro comentário, Cássio!

  • Cássio

    Carol tem como disponibilizar em outro arquivo, pois não estou conseguindo abrir.

    • Oi, Cássio! Os arquivos estão em PDF, de modo que eu não consigo achar uma extensão melhor para você abrir… tente a seguinte solução: clicar com o botão direito do mouse, então “abrir com” e, por fim, “Acrobat Reader”, ou o programa que você usa para ver PDFs. Se isso não funcionar, entre em contato com a minha equipe: contato@esquemaria.com.br

  • Bruno Marques

    Querida Carol tudo bem como estás, bem um conhecido meu que vai fazer a PF me fez uma pergunta interessante sobre a discursiva do Cespe, se o Cespe for confirmado como a banca desse novo concurso com certeza terá discursiva se vc olhar o edital de 2012 a dissertação cobrada pedia assim => ” 7 DA PROVA DISCURSIVA 7.1 A prova discursiva valerá 13,00 pontos e consistirá na elaboração de texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo, com, no máximo, 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.”

    A dissertação cobrada na Policia Federal de 2012 estava muito parecida com o estudo de caso cobrado pela FCC segundo o que ele me disse bom a pergunta que ele me fez foi ser for o Cespe na PF será que essa discursiva que vc vem ensinado daquele modelo que caiu no TCU e vem caindo em várias provas tem grandes de aparecer nesse concurso em breve ????? e pra finalizar ele me disse que se aparecer vai arrebentar com muita gente porque a parte das específicas do edital da PF é um absurdo de tanta matéria como esse concurso é um dos mais concorridos do Brasil o Cespe pode inovar e jogar lenha na fogueira para ver o circo pegar fogo rsrsrs pois é Carol o que vc acha beijosss ????

    • Bruno, como PF é um estudo de caso, geralmente, o seu amigo tem que saber muitos artigos decorados, principalmente de penal (pelo menos os principais). Ele não pode se esquecer de parafrasear a historinha (do caso) na redação, antes de começar a discursiva, em si.
      ;)

      • Bruno Marques

        entendi então no concurso da PF o Cespe deve manter o padrão de antes e não deve mudar para o que a banca vem cobrando de uns 2 anos para cá, pois é só mais uma perguntinha pra vc qual dos dois tipos de discursiva é mais complicado de fazer o que foi cobrado na PF ou o que foi cobrado no TCU independente de um ser para nível superior e o outro ser para nível médio só estou te perguntando isso porque as discursivas são do Cespe eu estou na dúvida ??? obrigado pela atenção Carol valeu !!

        • E aí, Bruno!
          Estudando para uma ou para a outra, a dificuldade é a mesma :)

          Quanto mais treinos e mais estudos, mais fácil fica ;)

          • Concurseiro Bruno

            o Cespe tem vários tipos de dissertação para cobrar em uma prova né, o negócio é aprender a fazer e treinar muito vou fazer igual ao que eu fiz com as redações da FCC vou imprimir de 50 a 100 redações das provas e vou fazer uma por dia blz valeu Carol !!

          • Exato :)

  • Flávio

    Carol, esse Ebook é o melhor material sobre discursivas que eu já vi. Obrigado e parabéns!

  • Carol, só vc mesmo pra trazer isso pra gente! Arrasou! =D

  • kahcastaldeli .

    Muito incrível. Estou amando os posts, baixei tudo *-* Parabéns pela dedicação e pelo esforço. Estou marcando muito a CF, aprendi coisas que nem eu sabia que o adobe era capaz de fazer. Espero que continue postando.

  • Francie Chagas

    Muito bom Carol!!! Obrigada por compartilhar com a gente =)

  • Luciana

    Sensacional, Carol !!!
    Para mim que estou iniciando no mundo dos concursos
    suas dicas estão sendo bastante inspiradoras.
    Obrigada
    =)

    • Essa é a ideia, Luciana: estudar direitinho desde o início! :)

  • Rone Almeida

    Valeu Carol! Muito bom seu material, d+! Obrigado.

  • Fabrício

    Meus parabéns pelo ebook, Carol! Ficou show! Agora tudo vai ficar mais simples e bonito igual catarro na parede! =DDDD

  • Camila de Souza Matos

    Ótimas dicas, Carol! Valeu mais uma vez!

  • Luciana

    Oi Carol! Excelente material, parabéns! Adoro suas dicas. Passei a utilizar a tática dos feras e a fazer os mapas mentais, em função disso melhorei a eficiência dos meus estudos! No webnário, você falou do curso da Ana Lopes, vale a pena mesmo? Fico insegura em adquirir, pois curso tem um valor alto e estou só estudando… Obrigada!

    • Olá!

      Vale a pena, sim. O curso da Ana é muito bom. Eu ganho um percentual na venda, mas essa indicação eu faço porque realmente sei que o curso é bom.

      Agora, ele só vale a pena se você precisar fazer MUITA leitura em seus estudos. Eu indico para quem precisa ler muitas aulas em PDF, muitos normativos e muitos livros. Se você se encaixa nessas opções, é um ótimo curso.

      O segredo para que o curso realmente funcione para você é que você realmente pratique, diariamente ;)

      O link é: http://maisaprendizagem.com/acelere/?ref=M2123980A

  • sol

    Obrigada pelo ebook e principalmente por dedicar um pouco do seu tempo para nos ajudar.

  • Luber Katia

    não consigo abrir os arquivos….

  • Josiane

    Oi Carol, boa tarde. Aqui na luta pq concurseiro não tem domingo. Tava estudando seu eBook e lembrei de perguntar sobre os normativos. Insistindo aqui com vc (sorry). Você poderia me dar uma dica de quais normativos achas que devo ler para o concurso do TCU. Todos os normativos do edital do último concurso já tenho lido. Você acha que podem cobrar mais alguns? Eu falo não com relação à prova objetiva, mas pra discursiva mesmo. Obrigada e mais uma vez gostaria de dizer que tá nota 10 o eBook. Valeu à pena esperar. He he he ;)

    • Obrigada :)
      Quais são os normativos que você tem lido? Se são todos os do último concurso, então tá ótimo! As novidades a gente só vai saber quando sair o edital, mesmo.

      • Josiane

        Boa tarde, Carol. Estou lendo os normativos do último concurso mesmo. Os que estão no edital. Então agora é consolidar e esperar as novidades. Obrigada pelas dicas! ;)

  • Josiane

    Carol você acha que é indicado ler alguma jurisprudência do TCU? O que você me aconselha? É bom ver alguma coisa no site do TCU ou você acha que é perda de tempo? Obg!!!

    • Oi, Josi! Na parte de licitações, sim! Isso geralmente já vem em aulas em PDF e até em livros ;)
      Eu mesma não peguei nada no site do TCU, mas é legal ler o manual de licitações e contratos, do Portal, se você tiver um tempo sobrando.

      • Josiane

        Vou fazer isso. Obg!

  • Djane

    Oi, Carol,
    Eu não posso baixar o Ebook para um pen drive ou para o meu note???Só posso imprimir ou visualizar???Qdo peço para salvar aparece uma mensagem se quer salvar o documento em branco..

    • Oi, Djane! Já pedi para te enviarem um email com o PDF ;)
      Abraços ;)

  • Esther

    Oi Carol! Não consigo fazer o download do arquivo. Não consigo extrair os arquivos… :(

  • ;)
    Eu perguntei porque alguns normativos estão implícitos!

  • Oi, Esther!
    Você tem que pedir para extrair em algum programa, tipo WinZip.

  • Gabriela

    ♥.♥ Quanto talento !!!
    To emocionada! (Risos)

    :D

    Adoro suas publicações! Parabéns pelo site!

  • Kássio Rodrigues

    Oi Carol, antes de mais nada, parabéns pela iniciativa, acho super válido seu site e tenho acompanhado com frequência. Bem, a minha questão é a seguinte: na ultima prova do TCU, que fiz e não passei, tive dificuldade com o tipo de redação que foi solicitada. No caso de vc não saber que tipo de estrutura seguir o que fazer? Na prova de 2012 foi um Relatório Técnico, não sabia nem para onde ia… Tem algum macete para esses casos? Agradeço a atenção e nos vemos pelos corredores do TCU!!! bjobjo

    • Oi, Kássio!
      No caso da peça técnica, houve uma historinha. Como houve a historinha, você tem de repetir a história na introdução para, então, fazer os tópicos pedidos. Depois de fazer os três tópicos, deve-se concluir. Nos arquivos anexos ao eBook, a minha discursiva de 2012 está lá como modelo.
      Abraços!
      Carol.

      • Kássio Rodrigues

        Oi Carol, conforme sua indicação tentei baixar seu e-book, mas não estou conseguindo. Se possível, poderia mandar por e-mail? Valeu

  • Paula Rejane

    Carol, parabéns pela clareza e precisão sobre o que necessitamos apreender! Muito obrigada! Que Deus te abençoe ricamente!!!

  • Gabriela Pinheiro

    Carol,
    Não consegui abrir os arquivos… Gostaria de ter acesso ao seu e-book.

  • ewasuh

    Oi Carol, tudo bem?
    Nao consigo baixar o livro, vem em branco e nem me da a opcao de salvar…..sera que voce poderia me enviar por email? Obrigado.

    Gostaria de saber tambem se voce tem bibliografia que indicaria para concurso da PF, nao de materias especificas mas tambem de questoes para poder se estudar da maneira que voce indica sobre questoes e entao buscar na lei/CF……

    • Oi, Ewasuh! Para eu fazer a indicação, diga quais são as matérias e a banca da PF.

      Já enviei o eBook por email.

      Abraços ;)

  • Concurseira do MTE

    Carol, não consigo ler o ebook (prova discursiva CESPE), vou explicar: quando vou baixá-lo e abrir ele vem em word, e meu word é o Office 2013. Quando habilito edição aparece tudo “embaralhado”. Frases sem nexo q vc percebe q está na outra linha, rs! Se não for pedir muito teria como enviar ao meu email no formato PDF? Agradeço imensamente.
    concurseiradomte@gmail.com

    • Olá, concurseira! O eBook já está em PDF, mas vou enviar, assim mesmo ;)
      Abraços e bons estudos! :)

  • Simara

    Oi Carol,
    Estou tentando baixar o ebook pelo iPad, mas não estou conseguindo. Poderia mandar via email, por gentileza?

  • Daj

    Oi, Tudo “bão”?
    Tenho umas dúvidas; você poderia tirá-las para mim?
    você disse em um vídeo que a carga horária são 7 (sete) horas corridas; eu li o edital de 2012 que diz ser 40hs semanais e acabei ser entender nada. Você manja dos paranauês e poderia tirar essa dúvida minha?
    Outra: Como funciona o curso de formação de servidores? Você disse que não conhece caso algum de que alguma pessoa tenha sido reprovada. Poderia me dizer como funciona?
    Dê umas dicas de temas que possam ser usados nas discursivas pra eu. Irá me servir de estimulo/incentivo externo. Parabéns, você disponibiliza ótimos posts. Obrigado, flow!

    • Bão demais, Daj!
      Sim, ignore o edital! São 7h corridas ;)
      Bem, o cf é realmente tranquilo. A quantidade de dias depende do ISC, mas geralmente fica entre 1 e 3 semanas de aulas, que começam às 8h e terminam às 17h. O cf é uma etapa para conhecer melhor o TCU e as pessoas que trabalham por lá ;)
      Bem, temas de redação para o TCU, para técnico, vão ser provavelmente nas três matérias base deste concurso: AFO, CEX e DAD :)
      Abraços!

      • Evandro

        Carol bom dia! Achei um material excelente onde mostra alguns temas importantes de discursivas para o TCU e como devem ser respondidas!!!! Se você desejar envio para você e depois de analisar o conteúdo você divulga no seu blog! Obs: Isso é uma forma de contribuir com o seu blog e retribuir o que você está fazendo por todos! abraço!
        Se desejar solicite: evandromagno1@hotmail.com

        • Obrigada, Evandro!
          Se for a do Diego Padilha, Janaina Rodrigues, Neide Cardoso e Vitor Levi, eu conheço! Realmente é um ótimo material distribuído gratuitamente, mas eu não posso postar no Esquemaria, já que não fui eu quem fez :(
          Mas fica aí a dica, para quem quiser pesquisar no Google :)
          Obrigada!

  • Richrard Ribeiro

    Como arruma tempo para tanta coisa kkkk piada de Engenheiro você integra o tempo o meu so deriva :)

  • Josiane

    Oi Carol. Acabei de assistir sua aula, mas perdi muita coisa e queria saber como posso ver novamente. Obg!!! ah… foi muito ótima!!!

    • Obrigada, Josiane :)
      Bem, a aula, em tese, fica disponibilizada até hoje à meia-noite, no link que enviei por email, ontem, para quem é inscrito no Esquemaria :)
      Espero que tenha dado tempo de ver :D

  • Tiago P

    Carol, obrigado, suas dicas estão me fazendo estudar melhor. Gostaria de tirar uma dúvida. Posso?
    Estudo visando o cargo de Agente da PF, a 1 ano e meio, sempre por apostilas e/ou cursos on-line. Percebi que você nunca cita apostilas, somente livros, tem um motivo especial? Estou com dificuldades em Contabilidade, AFO e Economia. Pode me dar alguma sugestão? Novamente obrigado pelas dicas de até então. Abraços

    • Obrigada, Tiago :)

      Sim, vejo muitos problemas em apostilas. Elas são resumidas ao extremo. Além disso, é bem comum surgir algum tipo de erro nas apostilas (tanto na teoria quanto nos gabaritos das questões).

      Existe material melhor, mas não é impossível passar usando apostilas. Se você gosta e se consegue acertar muitas questões, mantenha. Se não, tente outras formas de estudar.

      Para contabilidade, indico o livro “Finalmente você vai aprender contabilidade”, do Ferreira, ou a aula do professor Loberto Sasaki.

      Para AFO, eu dou algumas dicas aqui: https://www.youtube.com/watch?v=I2HQq1rSHGs&list=UUbwKmMbT8JLHVI0UvRMKJcA

      Eu nunca precisei estudar economia, então não posso dizer :)

      Abraços!

      • Tiago P

        Valeu Carol, muitíssimo obrigado pela sua resposta.
        Posso te pedir mais uma indicação?
        Meu português é sofrido. Nos simulados eu acerto muitas questões de Língua Portuguesa porem por interpretação/conhecimento de mundo, pois se for preciso basear as respostas em regras gramaticais não saberei como fazer. Tem alguma indicação de estudo quanto a isso? Esqueci de mencionar que a banda da Polícia Federal é tradicionalmente a CESPE. Obrigado mais uma vez. Estou te acompanhando. Grande abraço.

        • Que bom que você consegue matar com interpretação, Tiago! Cespe basicamente traz regras de interpretação. É claro que há gramática, também. A minha dica é: faça um curso de GRAMÁTICA APLICADA AO TEXTO. Existem centenas de boas opções, pela internet. Minha preferida: euvoupassar.com.br (não é propaganda! Realmente é minha preferida hahah). Abraços!

          • Tiago P

            Obrigado mais uma vez Carol. Um abraço e sorte.

  • Moisés

    Sem dúvidas um dos MELHORES materiais sobre provas discursivas para concursos públicos. Sóbrio, organizado, didático e vai direto ao ponto, sem firulas. Meus parabéns pela dedicação e por compartilhar seus preciosos conhecimentos sobre o tema.

    Um forte abraço.

  • Katia

    Oi, Carol!!!! Não consegui assistir sua aula de ontem porque a internet daqui estava péssima. Tentei hj, também não consegui…a sua imagem (seu rosto) está parado na tela…rsrsrsrsrsrs. Se eu não conseguir amanhã (que é o último dia), tem como disponibilizar mais tempo? Obg

  • Katia

    Oi, Carol. O Leandro Lima em seu curso, oferece um preço especial para adquirir material, dicas etc. Mas, tem muita coisa no site dele. Gostaria de saber se o curso pago tem “muito mais” materiais ou dicas das que já existem no site. Obg.

  • Lívia

    Carol, quantas questoes tinham na prova objetiva do TCU que voce passou e quantas vc acertou?
    Qual foi sua nota em redacao?
    Bjos e como vc mesma diz: BOA VIDA! :-)

  • Obrigada, Moisés! :)

  • Oi, Katia!
    Eu não mantenho as aulas online no Esquemaria, mas espero que tenha dado tempo de ver tudo! Se não deu, tire suas dúvidas por aqui ;)
    Abraços!

  • Fiz a pergunta para o próprio Leandro! Vamos ver o que ele responde, Katia ;)

  • Josiane

    Oi Carol. Bom dia. Não vi toda sua aula sobre o ciclo de estudos, nem pude ver pelo link q vc enviou para o email pois estava internada pra fazer uma cirurgia. Tive alta ontem e hj fui tentar ver a aula e não consegui. Não teria como vc me enviar o link novamente para eu assistir sua aula? Por favor, Carol. Preciso muito ver uns pontos importantes que sei que vc abordou na aula, só n vi pq não pude mesmo! Obrigada mesmo que não dê pra vc atender ao meu pedido. Bjus…

  • Obrigada, Lívia! Eu já respondi a esta pergunta na comunidade do Face, e vou colocar a resposta aqui: errei 1 em 15 de português, 7 em 15 de controle externo, 0 em 10 de constitucional, 2 em 5 de informática e 1 em 5 de atualidades (totalizando 28 pontos líquidos na parte básica). Na parte específica, errei 1 em 19 de administrativo (eram 20, no total, mas 1 deixei em branco) e 3 em 30 de AFO (totalizando 82 pontos líquidos na parte específica, que era peso 2). No total, minha pontuação foi 110 em 150.

    • Fabrício

      Legal de sua parte compartilhar isso, carol. Isso ajuda as pessoas a terem uma noção de como devem ficar “afiadas” durante a preparação para a prova do TCU. Meu parabéns! Só retificando, você pontuou 110 de 148 pontos que disputou, pois uma questão você deixou em branco, correto? Logo, seu desempenho na prova foi de 74,32%, ou seja, para quem está se preparando, seria interessante estabelecer uma meta acima de 70% em todos os simulados e questões, considerando que cada questão errada é um ponto a menos. Padrão Cespe, certo? =D Bons estudos!

      • Oi, Fabrício! Mesmo com a questão em branco, minha pontuação líquida final foi 110, então, se o total possível é 150, a pontuação líquida é igual a 110/150 (73,33%). Sim, a nota de corte em BSB foi 102 pontos líquidos, ou seja, pouco menos de 70%!

    • angelicamascaro

      Oi Carol, procurei essa tua resposta no Face, mas nao achei… Uma duvida: essa tua pontuacao quando voce fala “errei”, eh porque voce realmente assinalou ne? Apenas em administrativo voce deixou 1 em branco?
      Tens dicas de “lições aprendidas” pra Controle Externo?? (visto que foi a que que você errou mais).

      • Sim, deixei uma em branco, apenas.
        A prova de CEX do concurso de 2012 foi muito atípica, e cheia de contradições. Todos os aprovados com quem conversei foram mal nela ;)
        A dica: continue estudando pelos melhores materiais disponíveis: Luiz Henrique Lima (livro) ou Érick Alves (aula online em PDF).

        • angelicamascaro

          Ahh, obrigada pelas dicas =)

  • Oi, Josi ;)
    A aula já sai automaticamente do ar. O post sobre o ciclo de estudos, entretanto, ainda está aqui no site. Dê uma lida e, se ainda restar alguma dúvida, comente.
    Abraços! :)

  • alzirraime

    nao consegui abrir o ebook, foxit acusou arquivos corrompidos!?

  • Josiane

    Oi Carol, bom dia. Tô com uma dúvida a respeito do ciclo, se estou fazendo certo ou se isso vai me atrapalhar… É que dividi o ciclo em dois blocos. No primeiro coloquei as matérias de peso 2 e as que eu nunca havia estudado, incluí também as discursivas. No segundo, coloquei as matérias de peso 1. Com uma diferença. É que to tentando fazer assim no ciclo: as matérias do bloco 1, estudo todos os dias e as do bloco 2 faço o ciclo normal. Só que vendo meus rabiscos, pq eu anoto a data, matérias, horas estudadas etc, têm algumas matérias que demora mais para eu estudar. E aí? vc acha que assim pode dar certo ou devo fazer o ciclo com todas as matérias normalmente?

    • Oi, Josi!
      Funciona, sim :)
      Só não se esqueça de aplicar os pesos!
      Abraços :)

      • Josiane

        Obrigada, Carol! Não to esquecendo não… hehehe ;)

  • Angelica

    Carol, show de bola seu blog! Objetivo e funcional! Continue assim, muitos blogs se perdem por postar muitas coisas… Vi que seu blog tem poucos posts, mas todos úteis. Parabens =)

  • silvana

    ameiiii todo conteúdo! está de parabéns :) :)

  • Nathalia

    Uow, imagina o quanto Deus deve tá alegre com sua boa vontade em ajudar as pessoas, mesmo sendo algo voltado para crescimento profissional.

  • Laryssa Martins

    Olá Carol, boa tarde, eu vi que você colocou no site a sua resposta da prova discursiva, gostaria de saber se tem como colocar também a resposta da sua peça de natureza técnica. Obrigada.

    • Oi, Laryssa!
      Está tudo aí! Não no eBook, mas nos materiais extras do download! :D

  • Concurseiro Bruno

    Ontem estava assistindo o começo da sua aula quando a minha internet caiu aliás a mesma já estava oscilando antes das 20 horas ai uns 40 minutos depois quando tudo voltou ao normal eu não consegui entrar na sala eu não entendi no webinário quando vc sai dele já era não tem como voltar ??? bom eu não consegui assistir a aula então deixei para ver a aula hoje e agora a tarde eu fui pegar o link para assisti-lae o youtube removeu o video kkkkkkkkkkkk a minha internet e o youtube estão muito zueros rsrsrsrs um abraço !!

    • Tem como voltar sim, Bruno!
      Deve ter sido uma oscilação em sua internet :}
      Sim, o YouTube me sacaneou, dessa vez… mas eu fiz um post sobre a aula de ontem, por causa desse erro. Você com certeza vai ver o post hehehe… abraços, Bruno!

      • Concurseiro Bruno

        É verdade vc tem razão tem como entrar mesmo, se o video estivesse lá daria pra ver pelo webinário também e eu poderia ter voltado e visto sua aula show ao vivo poxa a internet me deixou na mão, sorte de quem viu !!!!!

  • Dieggo

    muito bom!!! parabéns!

  • Rosangela

    Olá Carol,

    Que expertise em responder às discursivas hein? Parabéns.
    Excelentes as dicas. Amei. Estou tão feliz de ter descoberto seu site.
    Me deu um gás p/ retomar meus estudos p/ o TCU. Muito obrigada, Deus
    lhe abençoe.

    P.S: Fiz este concurso de técnico em 2009, acho que fui uma das que deixou esta
    questão em branco. Depois destas dicas não farei isto never! kkkk. Abraços.

  • Rosangela

    Oi Carol,

    Não estou conseguindo baixar o e-book, diz que o arquivo é muito grande ou está corrompido. Tem como vc., por gentileza, me mandar pelo meu e-mail?

    Muito obrigada e abraços :)

  • Enviado, Rô ;)

    • Helder

      Oi Carol.

      Gostei muito do seu blog. Parabéns!

      Também não estou conseguindo abrir o e-book baixado. Você poderia me enviar por e-mail ou passar outro link?

      Obrigado.

  • Pois é :(
    Espero que o post sobre os mapas mentais tenha ficado claro suficiente :)

  • Lívia

    Oi, Carol! Ontem fui fazer uma prova do TCE GO aqui em Goiania, cuja banca organizadora era a FCC e achei alguns procedimentos muito estranhos em relacao à organizacao, sera que vc pode me tirar algumas duvidas sobre se esta certo ou errado?

    1 – Nao tinha carteira marcada (qualquer um sentava onde quisesse);

    2 – Nao pude estudar dentro da sala antes de comecar a prova;

    3 – Nao pudemos levar o caderno de provas;

    Isso é válido??

  • Sim, Lívia, cada banca tem os procedimentos que acha corretos… infelizmente a FCC não é uma das melhores bancas do mundo, mas eles não fizeram nada ilegal nesse caso…

  • Richard Heiras

    me manda o ebook: richard_junior@hotmaillcom

  • pollyanna

    Gostaria muito de baixar o e-book no entanto ele dá página não encontrada

  • pollyanna

    Você poderia por favor mandar por e-mail??

  • Barbara

    não está mais disponível. :(

  • Hudson Ormond

    Olá, Carol! Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela vitória e pela solidariedade com os concurseiros, isto é, conosco! Gostaria de receber o e-Book e o ciclo de estudos. Tentei baixá-los, mas sem sucesso! Ainda estão disponíveis?

  • Benedito

    Olá, seu blog é muito interessante.Parabéns!!
    Não consigo me cadastrar na sua newsletter e nem fazer o download do ebook.

  • Franciele

    Carol, poderia me enviar o ebook por email, pois está apresentando erro na página que abre.

    Grata!

  • Obrigada, Benedito! Tente novamente, o link estava com problemas… Bjs!

  • Barbara, eu reformulei o site! Está disponível novamente.

  • Tati

    Quem bom que voltou! Adorei esse ebook e ver redações reais corrigidas! E o próximo concurso do TCU, tem notícias? Bj

  • Massa, Tati!
    Ainda não… continua na mesma! Haha

  • Oi, Franciele! Agora os links estão funcionando direitinho :)
    Abraços!

  • Oi, Hudson!
    Agora estão! Os links estavam errados, mas agora funcionam perfeitamente bem ;)
    Abraços!

  • Pollyanna, o site voltou a funcionar direitinho! :)

  • Richard, o link voltou a funcionar! :)
    Abraços!

  • Renata

    Carol, que maravilha que você retornou. Quero deixar meu agradecimento por este maravilho ebook.
    Parabéns pela iniciativa.
    Obrigada e bjssss.

  • Rosângela Lima

    Oi Carol! interessante a dica de procurar no edital pelos assuntos soltos…. Não fiz a prova do MPU/2015, mas conversando com uma amiga que fez a prova e perguntando para ela o assunto da discursiva, que foi relacionado ao orçamento programa X ONU, fui conferir no edital e estava lá, na parte específica de finanças e controle: A prática brasileira do orçamento-programa…. Também concordo contigo que estudar para a prova objetiva não é o mesmo para a discursiva, tem que ter um plus a mais no conteúdo. Estou focada para o concurso de técnico do TCU, logo logo seremos colegas de trabalho! rs… bjs!

  • Alessandra

    Oi Carol,
    Estou muito feliz com suas aulas pode ter certeza que estão me ajudando muito. Estou tentando baixar o ebook, mas não estou conseguindo. Será que vc pode me enviar por email?

    Obrigada,

  • E essa dica é mto séria, Ro! É só ver as provas de 2009 e 2012 para perceber o quanto é verdadeira.

  • Enviado ;)
    Bjs!

  • Enviado por email, Helder!

  • thatiane

    O arquivo está corrompido. Não consegui abrir.

  • Ícaro Pereira

    Oi Carol, boa noite. Muito obrigado pelo material. Vou praticar por meio dele!! Gostaria de tirar uma dúvida contigo(meio nada a ver com o tópico): para a matéria EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA qual o professor, curso, livro que você mais indica? Obrigadão!!

  • Rafaela Marques

    Bom dia Carol!!

    No vídeo no face você deu dicas de livros para estudar as matérias de orçamento e controle externo. Poderia está passando os nomes desses livros e autores no meu e-mail ou por aqui?
    Obrigada
    Rafaela

  • Gabriel

    Carol está dando erro nos arquivos tem com você mandar por email ?

  • Olá, Tupy!
    Às vezes acontece isso… envie um email solicitando o eBook para suporte@esquemaria.com.br! ;)
    Abraços!

  • Oi, Gil! Basicamente, está tudo no eBook hahahah! Utilizei as técnicas que ensino nesse livrinho ;)
    Basta baixar!

  • Obrigada, Eunice! :)

  • Beatriz

    Muito Bom!!

  • Beatriz

    Caro obrigada por tirar nossas dúvidas junto com o Paulo e o Pacote!!!!!Obrigada por sua bondade e gentileza!

  • Oi, Águia! Eu indicaria o Ponto, mas ele é um pouco mais caro que o Estratégia, por exemplo… Então, eu iria de Estratégia bit.ly/TCU-Tecnico-Cursos
    Os dois são bons (gosto muito da Júnia Andrade, do Ponto), mas se você quer um mais barato, o do Estratégia é massa :)

  • Carlos Working

    Vou te falar uma coisa Carol. Conheço inúmeros sites que auxiliam os concurseiros (outros nem tanto). Agora, com essa objetividade e expertise, é a primeira vez. Obrigado!!!

  • Oi, Alessandro! Fazia tempo que não te via por aqui hehehehe…
    Bem, essa matéria está dentro de AFO. Material não disponibilizo!
    Há um artigo no site sobre AFO: http://esquemaria.com.br/como-estudar-administracao-financeira-e-orcamentaria/

    :)

    Abraços!

  • Oi, André! Desculpe pela demora…
    Sim, é uma boa fazer os do Estratégia, sem dúvidas. O Érick é fera. Não sei se ele manda bem na gramática, mas a aula de Controle Externo é show.
    Os dois cursos são muito bons. Se você quer treinar tema (e não só aprender a fazer a peça, em si), vá de Estratégia! :)
    Abraços!

  • Por enquanto, sim! Com correção de dois textos por aluno :)

  • Heheheh! Obrigada, Alessandro! :) :) :)

  • Oi, Henrique! Se é estrutura por tópicos, vá de tópico 1, tópico 2…

  • Oi, Bruna! :)
    Expert é boa hauahuahua…
    Bem, depende! Em que sentido?

  • Regina Nascimento

    Carol, estou estudando para AFCE e você tem me ajudado muito. Nunca tinha pensado em TCU até sair a autorização. Então mudei totalmente de foco (estudava para a área fiscal) e acreditei ser mais da minha natureza o trabalho de controle externo.
    Assisti os pate-papos (não ao vivo, porque minha conexão com a internet não permite :( ) Mas tenho a mesma vontade que você: de ajudar as pessoas a passar em concurso. Mas por enquanto, ainda estou do lado paciente da história :) . Sempre tive medo das discursivas, mas agora esse medo passou. Obrigada… Espero sermos colegas logo, logo…

  • Gustavo Victor

    Meus profundos agradecimentos, sua linguagem é de fácil entendimento, não é cansativo (tipo, você lê tantas dicas boas em um parágrafo, e quando pensa em pular todo o resto você pensa: Não! Eu posso perder coisas importantes nos próximos parágrafos. Há muito tempo eu procuro um site igual ao seu. Se eu passar em um concurso com certeza agradecerei mais ainda, pois já deixo aqui agora meu OBRIGADO!

    • Obrigada, Gustavo! Principalmente por ler tudo uahahuauh ;)

  • Obrigada, Edneuza :}

  • Gabriel

    Olha, gostei demais da sua iniciativa , estava desanimado para essa prova. de repente! Você aparece e da um up!!! rsrsrs por favor fala mais sobre a peça de natureza técnica? abraço!

  • Andrea Lima

    Boa Noite Carol. Muito legal suas dicas, não consegui baixar o e book, tem como vc me mandar por favor. andreapassos74@hotmail.com

    obrigada

  • Leyla Rita

    Oi Carol!! Não estou conseguindo abrir o ebook… Poderia enviar por email? leyla_rita@hotmail.com
    Obrigada!!

  • kelly keith

    não consigo baixar o ebook qual o problema? poderia me mandar via email.

  • Olá, Luanna!
    Eu enviei minha discursiva como exemplo.
    Na resposta do simulado, também enviarei um gabarito como exemplo.
    Abraços!

    – C

  • Ester Mendes

    Carol… Muitíssimo obrigada! Você não tem noção de quanto me ajudou, me acalmou e me proporcionou esperança de escrever melhor! Deus te abençoe muito pela sua iniciativa. Amei suas dicas!

  • Rafael Izidoro

    Meus parabéns Carol! Excelente, muito obrigado pelas dicas!!

  • Murilo Porto

    Carol, parabéns pelo trabalho e conquistas… Na prova do TCU, você, na elaboração da Peça de Natureza técnica, fez parágrafo de introdução e conclusão?

  • Ezaquiel

    Muito boa sua iniciativa Carol! Parabéns!!

  • Obrigada, José :)
    Boa prova!

  • Oi, Luan! Essa peça está no download que eu disponibilizo.

    :)

    Abraços!

  • Muito obrigada, Almir!
    Eu ficaria muito feliz se você pudesse compartilhar isso com seus amigos, também ;)
    Abraços!

  • Adriano, fico feliz por sua mensagem! Continue no ritmo! ;)
    Carol.

  • Olá, Sidney! Não desanime, continue no ritmo de estudos!!! Abraços.

  • Obrigada, Clenio! Fico feliz em ler sua mensagem :)

  • Olá, João! Fico feliz em ajudar! Bons estudos e ótima vida! :}

  • Olá, Rosely! Que bom que você gostou! Bons estudos :]

  • Obrigada pela mensagem, Rosely! Fico feliz que você tenha gostado. :)

  • Olá, Diana!

    Eu já pedi para o pessoal do suporte enviar o eBook para você.

    Verifique se já chegou no seu e-mail.

    Bons estudos.

    Abraços,
    Carol.

  • Olá, Marilene! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Roberto Nunes

    Olá Carol, tudo bem? Eu tentei mesmo me cadastrar, mas não consegui baixar o e-book. Voce poderia mandar para o meu e-mail? Valeu pela atenção!

    • Olá, Roberto! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

  • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

  • Oi, Claudinha! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Bons estudos! =)

  • Oi, Moisés! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Abraços!

  • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você! Abraços :)

  • Gregory Roriz

    Oi Carol, não estou conseguindo baixar o ebook, poderia enviar por e-mai, pf?

    • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

  • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você. Abraços!

  • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Elaine. Abraços!

  • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Alexandra. Abraços!

  • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Raquel. Abraços!

  • Kelen Rodrigues de Oliveira

    Não consegui baixar o ebook. Poderia mandar para o meu email? Obrigada

    • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Kelen. Abraços!

  • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Valéria. Abraços!

  • Miguel

    Ótima dica! Estou tentando baixar o ebook pelo iPad, mas não estou conseguindo. Poderia mandar via email, por gentileza? Parabéns pelo trabalho!!!

    • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Miguel. Abraços!

  • Bárbara Flor

    Boa noite, Carol.
    Não estou conseguindo baixar o ebook. Quando clico no link, sou remetida ao topo da página.
    Tu poderias me ajudar? Obrigada!

  • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Jucelino. Abraços!

  • Alexandra santos

    Ola, Carol!
    Não consigo baixar esse ebook. Tem como me enviar por email?
    alexandraosr@gmail.com

    • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Alexandra. Abraços!

  • Helton Ribeiro Dos Santos

    não consigo baixar esse [eBook] O Guia Simples e Prático para Aprender a Fazer Discursivas no Cespe, poderia mandar no meu email por favor heltonrs12@gmail.com

    • Já pedi para o pessoal do suporte enviar para você, Helton. Abraços!

  • DIEGO NEVES

    Oi Carol, Estou tentando baixar o ebook , mas não estou conseguindo. por favor, mande para meu email: diego_abcd@hotmail.com

    • Olá, Diego! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Vinicius

    Eu também não estou conseguindo. Se puder enviar também para o meu email, agradeceria! :D

    • Olá, Vinícius! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Olá, Tais! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

    • Tais Corrêa Almeida

      Carol…obrigada por ser tão atenciosa!!
      O suporte já entrou em contato e enviou o material.
      Além disso, gostaria de parabenizar pela excelência do conteúdo!!!!

      Muito obrigada!!
      Beijos

  • Olá, Leidiane! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Olá, Fernanda! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Olá, Paulo! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Olá, Natalia! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Olá, Eliane! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Olá, Lucas! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Olá, Aleixa! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • Paulo, já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos! =P

  • Olá, André! Já pedi para o pessoal do suporte enviar para o seu e-mail. Bons estudos!

  • :) vi seu outro comentário!

  • Combinado hahaha

  • Anderson Nunes

    Vanessa, o arquivo do eBook foi enviado para o seu e-mail. = D Abraços.

  • Anderson Nunes

    Hey, Gleyce! O eBook vai ser enviado para o seu e-mail, ok?

  • Anderson Nunes

    Hey, Jackson! Você já está inscrito no Esquemaria e receberá e-mails quando o blog for atualizado e com conteúdo exclusivos. Vou enviar te enviar por e-mail, caso você não tenha recebido, o eBook sobre discursiva do Cespe, ok?
    Abaços! =D

  • Obrigada, Hélio! =D
    É ótimo saber que você tirou valor dos posts do Esq!
    Abraços!

  • Anderson Nunes

    Olá, Yan!
    Já enviei para o seu e-mail o link para que você possa fazer download do Ebook.
    Abraços!

  • Anderson Nunes

    Olá, Wagner!

    O eBook ainda está disponível para download. Como parece que você não conseguiu fazer o download dele, vou enviar o arquivo com eBook para o seu e-mail.

    Abraços!

  • Anderson Nunes

    Por nada, Wagner! =D
    Abraços!

  • Obrigada, pelos elogios e pela vista, Emylle!
    Abraços! ;)

  • Anderson Nunes

    Hey, Maurício!

    É muito bom saber que você está gostando do conteúdo aqui do Esq! Estou te aguardando aqui no RIDE, certo?

    Que ótimo acaso! =D

    Abraços!

  • Anderson Nunes

    Olá, Priscilla!

    Eu já enviei o eBook para o seu e-mail.

    Verifique se já chegou no seu e-mail.

    Abraços!

  • Mirella

    Carol, não consigo baixar o ebook, me envia por e-mail, por favor!

    • Anderson Nunes

      Olá, Mirella!

      Já enviei para o seu e-mail um link para que você possa fazer o download do eBook, ok?

      Abraços!