Como estudar Administração Financeira e Orçamentária

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Olá! Este texto foi feito para você que quer aprender a estudar Administração Financeira e Orçamentária. Aqui, há alguns conceitos básicos sobre esse assunto, além de indicação de bibliografia e atos normativos mais usados em AFO. Então vamos lá!

Uma galera que eu conheço chama a destemida AFO de AFFFF hehe. Gracinhas à parte, AFO não é uma matéria chata, e você vai ver, ao longo do post, que ela pode ser estudada de diversas maneiras. No mais, concurseiro bom de verdade não se incomoda com as matérias, ainda mais uma que tem caído com tanta frequência nas melhores provas por aí. Concurseiro que é concurseiro aceita o desafio e sempre arranja um jeito de arrebentar na prova.

O que você vai aprender, neste post:

  1. O que AFO estuda
  2. Diferença entre Administração Financeira e Orçamentária e Administração Financeira (elas NÃO são a mesma coisa!)
  3. Necessidade de fazer, ou não, cursinho presencial
  4. Bibliografia para concursos que cobram AFO
  5. Atos normativos usados para estudar AFO
  6. Assuntos que mais caem

 

1. O que a Administração Financeira e Orçamentária estuda?

Para responder isso, vamos imaginar um Brasil sem administrar suas finanças e seus orçamentos: o presidente executaria as despesas sem pedir permissão para ninguém, a população entregaria seu dinheiro a deus-dará e não haveria controle algum sobre em que estaria empregado o dinheiro público. O orçamento público é uma das maneiras mais eficazes de oferecer aos cidadãos maior controle sobre os gastos públicos.

Assim, em poucas palavras, podemos dizer que a Administração Financeira e Orçamentária estuda o histórico, planejamento, execução e controle das finanças e do orçamento público.

 

2. AFO e Administração Financeira são a mesma matéria?

Muitos iniciantes em AFO têm essa dúvida. O negócio é que AFO e Administração Financeira são matérias muito diferentes entre si. Não dá para dizer que porque você saca de Administração Financeira você já tem uma base de AFO (e vice-versa!).

Enquanto a AFO estuda o orçamento no setor público, a Administração Financeira trata das finanças das organizações privadas. Enquanto AFO cai demais em concursos públicos voltados para as mais diversas áreas, a Administração Financeira quase não cai em concursos gerais (pelo menos não mais), sendo matéria de alguns cargos específicos nas áreas fiscal e contábil, principalmente.

 

3. Eu preciso fazer cursinho para aprender AFO?

Eu digo que cursinho geralmente é uma tática de estudos para quem quer aprender superficial e rapidamente uma matéria, e isso vale também para AFO. Para você ter uma noção de como é a matéria, para você pegar umas dicas interessantes, vale a pena, sim, fazer um cursinho. AFO é bem exemplificativa, e a didática dos professores ajuda muito na hora de entender determinadas partes do conteúdo.

É possível, entretanto, aprender AFO sem nunca ter feito cursinho presencial. Primeiramente porque é uma matéria que cai muito, então há muitas questões na internet, muitas provas antigas, muito material gratuito. Além disso, todos os atos normativos estão na rede (mais para baixo, vou falar quais são os que você tem que baixar!). Também há um bom material bibliográfico disponível para compra, e cursos online em PDF. Ou seja, material bom não falta!

Agora, uma coisa é certa: não dá para estudar AFO sem ler as leis secas, os normativos e manuais. As provas cobram – e muito – exatamente o que está escrito nas normas, e elas são imprescindíveis para quem quer ter um bom resultado na matéria.

 

4. Carol, você tem alguma indicação de bibliografia de AFO?

Tenho, sim!

Bibliografia de AFO

 

A bibliografia a seguir é resultado de uma análise pessoal. Tenho todos estes livros e indico com total confiança o que acredito ser bom ou ruim. Olha só:

  • Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária e Lrf – 4ª Ed. 2013 :: Augustinho Paludo :: Editora Campus Elsevier: ótimo livro, com linguagem clara, abrange tópicos de muitos editais. Voltado para qualquer banca de concurso. A qualidade da editora também conta muito: os livros da Elsevier são bem resistentes, com capa e luva, é a minha editora preferida quando se trata de concursos públicos (seguida pela Impetus). O Augustinho Paludo também é super conhecido no mundo dos concursos, principalmente por seu livro de Administração Pública. Na minha opinião, é válido comprar.
  • Administração Financeira e Orçamentária – Cespe – Série Questões Comentadas – 3ª Ed. 2013 :: Vicenzo Papariello Junior :: Editora Método: não canso de repetir que em AFO você vai precisar de muitas questões. Se o seu concurso é feito pelo Cespe, então, esse é “O” livro de exercícios. O escritor é Consultor do Senado Federal, o que diz alguma coisa sobre o livro. E o melhor é que as questões são comentadas de forma sucinta. Não sou muito fã daqueles livros que o professor usa duas páginas pra comentar uma questão (é claro, isso depende da questão, mas, quanto menos blá blá blá, melhor). Quanto à qualidade do material físico (tipo capa, papel), é um pouco inferior ao da Elsevier, mas nada demais. Eu acho importante comprar.
  • Administração Financeira Orçamentária e Contabilidade Pública – FCC – Série Concursos – 2ª Ed. 2010 :: Denis Rocha :: Editora Ferreira: é mais um livro de questões e, apesar de serem bem comentadas, muitas estão desatualizadas. A Editora Ferreira geralmente não tem uma qualidade muito boa do material. Minha opinião: não vale a pena comprar, por conta da desatualização.
  • Administração Financeira e Orçamentária – Teoria e Questões – 4ª Ed. 2013 :: Sergio Mendes :: Editora Método: esse livro do Sergio Mendes é um dos mais conhecidos, quando se trata de AFO. É um ótimo livro, sempre atualizado, com alguns gráficos bem didáticos. As questões abrangem as principais bancas de concurso, mas muitas não são comentadas, o que significa que você precisará de um material complementar.
  • 1001 Questões Comentadas De AFO – Administração Financeira E Orçamentária – Cespe – Série 1001 :: Leandro Cadenas e Vítor Cruz :: Editora Método: digo o mesmo que disse sobre o livro do Papariello, de questões comentadas. Os comentários são rápidos e certeiros, também vale a pena ter o livro! Os professores também dão aulas em PDF, virtualmente.
  • AFO – Administração Financeira e Orçamentária – Série Provas e Concursos :: Sergio Jund :: Editora Campus: é uma pena o Sergio Jund não atualizar com frequência este livro que poderia ser um dos melhores, para concurseiros. Eu só digo para você não comprar porque ele é bem desatualizado, não só na edição (2009) como também em boa parte do conteúdo. Este foi o meu primeiro contato com AFO, e eu indicaria, por ter muitos gráficos bons. Mas realmente não compensa, hoje em dia.
  • Manual Completo de Contabilidade Pública :: Marcio Ceccato e Deusvaldo Carvalho :: Editora Campus Elsevier: eu sei que a ideia é indicar livros de AFO, mas alguns concursos cobram muitos tópicos de Contabilidade Pública. Além disso, esse maravilhoso livro do Ceccato e Carvalho (que realmente é completo) abrange vários assuntos de AFO, tais como receitas, despesas e ciclo orçamentário. Vale a pena dizer que a qualidade deste livro (capa e papel) é excelente. Compre, se seu concurso cobra, também, Contabilidade Pública (CPU).
  • Orçamento Público :: James Giacomoni :: Editora Atlas: O Giacomoni é professor na UnB, e o Cespe é um de seus maiores fãs. Se você quer se aprofundar em AFO e em Cespe, ao mesmo tempo, recomendo fortemente. A qualidade editorial do livro é regular.
  • AFO e Orçamento Público na CF e LRF – 600 questões de concursos resolvidas e comentadas (Cespe, ESAF e FCC) :: Deusvaldo Carvalho :: Editora Campus Elsevier: O autor já foi servidor em diversos lugares, e atualmente está na Polícia Federal. Ele é, também, professor em diversos cursos voltados para concursos. Quanto ao livro, ele é ótimo e bem didático (e cobre quase tudo relacionado a AFO). Eu só tenho uma coisinha a reclamar: o título do livro traz a impressão de que é um aprofundamento na parte constitucional e na parte acerca da LRF. Só que o autor coloca apenas dois capítulos para cada um desses tópicos. Os demais dez capítulos da obra mostram que é um livro voltado para AFO em geral, não estes dois tópicos importantes aprofundados. Tirando isso, o fato de o livro cobrir quase todos os assuntos e ainda trazer 650 questões comentadas de AFO já são suficientes para o material ser considerado de ótima qualidade, na minha opinião.
  • Direito Financeiro e Controle Externo – Teoria, Jurisprudência e 200 questões comentadas :: Valdecir Pascoal :: Editora Campus Elsevier: mais um livro escrito por concurseiro (o Valdecir Pascoal passou em vários TCs). Para quem curte estudar para tribunais de contas, este livro é um apanhado de AFO e Controle Externo que vale a pena comprar. O conteúdo é de qualidade e bem resumido. A única ressalva é a seguinte: ele não é completo. Você teria de completar a leitura com outros materiais, tanto na parte de AFO quanto na parte de Controle Externo.
  • Curso de Direito Financeiro :: Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho :: Editora Saraiva: a Saraiva também é uma editora de boa qualidade, e este livro foi feito em um bom material. Contudo, os tópicos do livro e a parte gráfica (no que diz respeito a esquemas) deixa a desejar. O autor é Procurador do Estado do Amazonas, e esta obra não é voltada para concursos públicos. Eu recomendo este livro para quem já estudou AFO e quer se aprofundar em determinados assuntos, tais como receitas e despesas públicas, direito financeiro e crédito público.

 

“Carol, eu queria que você me indicasse UM livro apenas, porque é o que eu posso comprar agora”. Para concursos em geral, eu indico o livro Augustinho Paludo (teoria). Acrescente com estudo de questões da internet, beleza? Se o concurso for do Cespe, escolha o do Sérgio Mendes e faça uma forcinha para comprar aulas de questões comentadas online OU os livros do Papariello OU do Leandro Cadenas e Vítor Cruz.

Caso você tenha dúvidas em relação a algum outro material específico, comente.

 

5. Quais são os atos normativos (leis, decretos etc) que preciso ter no meu computador ou no meu tablet quando estudo AFO?

É imprescindível você manter em dia a leitura dos principais atos normativos relacionados a AFO. “Mas por quêêê?”. Bem, as bancas cobram o tempo todo o que está igualzinho nos normativos. Vou te provar isso com alguns exemplos práticos.

Aprendendo na prática: como caiu na prova?

1. (ESAF :: CGU :: 2012) Segundo disposição da Constituição Federal, são exceções. ao princípio orçamentário da Não Afetação da Receita:

a) os Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios, as despesas de pessoal, as despesas com a saúde até o limite constitucional.
b) os Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios, Fundos de Desenvolvimento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e garantias às operações de crédito por antecipação de receita.
c) as despesas obrigatórias de pessoal, as despesas obrigatórias da saúde e as transferências constitucionais.
d) apenas as transferências constitucionais e legais destinadas aos municípios.
e) despesas relacionadas à dívida externa, à despesa com pessoal e transferências para a saúde desvinculadas pela DRU.

 

É claro que, se você não conhece nada de AFO, provavelmente terá dificuldades de responder a essa questão. Só que ela é apenas para ilustrar o que quero dizer, aqui: as bancas cobram, a toda hora, a letra da lei de atos normativos. Nesse caso, a resposta dessa pergunta da ESAF está na Constituição, no art. 167, IV:

Art. 167. São vedados:

IV – a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo;

Obviamente, a questão não trata apenas do princípio da não-afetação de forma geral, mas pergunta sobre suas exceções, que estão descritas na Constituição Federal. Se você der uma olhada nos artigos 158 e 159, verá que os Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios e os Fundos de Desenvolvimento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste também estão dentre as exceções. O gabarito é a letra b.

Para você não ficar totalmente por fora, vou explicar melhor a questão. Em AFO, existem o que se denominam princípios orçamentários. Dentre esses princípios, há o da não-afetação da receita, também conhecido como não vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. Isso significa que, via de regra, não se pode pegar uma receita de impostos e vinculá-la a uma determinada despesa. Por exemplo, você não pode vincular o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que é uma receita, a uma despesa específica, como construção de novas rodovias. O IPVA pode ser usado para educação, saúde, esportes etc.

Bem, essa é a regra. Excepcionalmente, os impostos podem ser vinculados a certas despesas, que são exatamente estas do art. 167, IV, da Constituição.

Agora que vimos como e com qual profundidade as bancas cobram AFO, faremos uma lista das principais normas cobradas em concursos públicos voltadas para a Administração Financeira e Orçamentária:

Estes são os principais normativos, os imprescindíveis, que caem praticamente em todas as provas de AFO. Para um nível mais “hardcore”, pegue as leis orçamentárias mais atualizadas que estejam por aí:

Além deles, os professores sempre sugerem a leitura do Manual Técnico de Orçamento (MTO) – clique aqui para baixar a versão mais recente. O MTO também costuma ser cobrado ao pé da letra (abaixo segue exemplo prático disso).

 

Aprendendo na prática: como caiu na prova?

2. (Cespe :: Polícia Federal :: 2013) De acordo com o Manual Técnico de Orçamento, dívida ativa corresponde a um crédito da fazenda pública, de natureza tributária ou não tributária, que é cobrado por meio da emissão de certidão de dívida ativa da fazenda pública da União, e equivale a um título executivo.

O bom é que o MTO é muito mais didático do que as normas como um todo. Vejamos o que diz o Manual sobre o conceito de dívida ativa:

b) Dívida Ativa: crédito da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, exigíveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. O crédito é cobrado por meio da emissão de certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, inscrita na forma da lei, com validade de título executivo. Isso confere à certidão da dívida ativa caráter líquido e certo, embora se admita prova em contrário.

Portanto, o gabarito é certo.

Outro manual importante é o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). Ele é dividido, atualmente, em 8 partes, mas, para fins de concurso, você tem que ler até a parte V, dependendo do nível de cobrança de sua prova. Sempre compare com seu edital.

Por fim, existem alguns normativos que caem em concursos bem específicos, pois tratam de assuntos que competem àquele órgão que faz a prova. Vejamos:

Como experiência própria (não é publicidade, tá, heheh), eu recomendo o Manual Completo de Contabilidade Pública, do Deusvaldo Carvalho e Marcio Ceccato de que falei logo acima, na parte de bibliografia. Ele trata de todos esses assuntos esparsos, além dos principais. Vale a pena!

 

6. Quais são os assuntos que mais caem em concursos públicos na matéria de AFO?

Para mim, olhar editais é um passatempo. Ver as matérias que vão cair, a quantidade de vagas de um concurso, acompanhar o processo, a preparação das pessoas, até o momento da prova – e até o efeito seguinte, os recursos, as aprovações, as notas de corte.  Por isso, dou uma especial atenção a este tópico do post.

Aqui, darei uma dica de quais assuntos estudar dentro de AFO, e em que ordem. Vejamos:

  1. Comece pelos princípios. Princípios orçamentários caem muito, e é um assunto bem “light” de se estudar. Com muitas questões comentadas, você vai ficar fera logo, logo.
  2. Depois, saiba tudo sobre Orçamento Público: suas funções (alocativa, distributiva e estabilizadora); seus tipos (tradicional, programa, base-zero, incremental, desempenho e participativo).
  3. Leia sobre as Leis Orçamentárias em geral. Elas são: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual e leis de créditos adicionais.
  4. Entenda o Ciclo Orçamentário, passando pelas fases de planejamento (elaboração e aprovação), execução e controle.
  5. Veja os dois maiores assuntos em AFO: Receitas e Despesas. É mais uma parte da matéria que tem milhares de questões pela internet. Cai muito!

Algumas bancas cobram tópicos de contabilidade pública em AFO, então vou colocá-los em nossa listinha, também. Estes tópicos caem em concursos como o de Analista do Senado e Auditor do TCU.

  1. Introdução à Contabilidade Pública (conceito, campo e objeto).
  2. Análise das Demonstrações Contábeis: é a parte mamão com açúcar de qualquer matéria contábil que caia em concurso público, porque você vai aprender os tópicos relevantes da lei 4.320/1964.
  3. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público: algumas bancas podem querer cobrar o Plano antigo, mas questões de concursos anteriores ajudam nesse quesito.

 

Resumindo: o que você aprendeu sobre Administração Financeira e Orçamentária, hoje

  • A administração financeira e orçamentária estuda o orçamento público;
  • Administração financeira e orçamentária não é a mesma coisa que administração financeira – aquela estuda o orçamento público, enquanto esta estuda as finanças das organizações privadas;
  • É possível aprender AFO de casa, não sendo imprescindível fazer cursinhos físicos.

Além disso, indiquei a você boa parte da bibliografia de AFO voltada para concursos públicos, e te dei dicas de atos normativos e outros materiais gratuitos disponíveis na internet.

Sei que, a princípio, AFO pode parecer complicada, com esse tanto de assunto que você talvez nunca tenha ouvido falar. Mas você vai ver que essa matéria é muito importante. Ela é uma daquelas matérias que faz sentido ser cobradas em concursos públicos, porque te dá uma noção geral de como funciona um dos instrumentos mais importantes de controle estatal (o orçamento).

Espero que eu tenha desmistificado a Administração Financeira e Orçamentária, do seu ponto de vista. E aí? Alguma dúvida? Alguma dica para os colegas concurseiros? Poste nos comentários :)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×
  • Priscila

    Oi…
    Você podia fazer um post nos dizendo o material que usou para se preparar para o TCU!

    • Priscila, com certeza esse será um post meu, no futuro. Enquanto ele não fica pronto, aí vai um rascunho:

      • Português: não usei (nem estudei) nada. Eu já tinha feito dois cursinhos presenciais da matéria, e milhares de questões do Cespe. Além disso, sempre tive muita facilidade em português. Para o Cespe, eu indico dois ótimos livros de questões comentadas: o da Cláudia Kozlowski e o do Décio Sena.
      • Controle externo: o livro do Luiz Henrique Lima é completo. Para completar, fiz um curso de questões no Ponto.
      • Informática: não estudei (mesma coisa de Português). Já tive um livro de informática, ele era enorme, mas não valeu a pena ter comprado. É uma das matérias que eu aconselho a estudar por questões.
      • Atualidades: site do G1 e livro do Alexandre Pinto (esse livro é legal pra você se situar no Brasil e no mundo).
      • Direito Constitucional: Pedro Lenza, principalmente, com um toque de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo.
      • Direito Administrativo: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo.
      • AFO: Sergio Jund (mas só depois de um tempo percebi que o livro estava desatualizado), Sergio Mendes e os livros de questões que falei no post.

      Além disso, para Direito Administrativo e AFO, que eram as matérias com maior peso, e também para Controle Externo, li os principais atos normativos.
      Abraços e bons estudos,
      Carol.

      • Priscila

        Oi Carol,
        Sobre AFO, pro TCU é uma mistura de AFO + Contabilidade Pública.
        Você complementou o livro do Sérgio Mendes com o livro do Deusvaldo de “Orçamento e Contabilidade Pública” ou com “Manual completo de Contabilidade Pública”?

        • Bem lembrado! Completei com o livro do Deusvaldo e Ceccato (Manual Completo de Contabilidade Pública). Como eu disse no artigo, esse livro vem com todos aqueles tópicos esparsos do edital (GRU, Restos a Pagar, Conformidade Diária e Documental, Rol de Responsáveis etc).

  • Larissa Brito

    Estou amando o site!!! Uma excelente surpresa

    • Obrigada, Larissa ;)
      Espero que continue gostando dos próximos posts!
      Abraços e bons estudos,
      Carol

  • Luana

    Oi, Carol. Tudo bem?
    Me tira uma dúvida, por favor?!?
    Quando você estudou para o concurso do TCU,
    você leu todo o livro de Controle Externo do Luiz Henrique Lima e de AFO do Sérgio Mendes ou somente alguns capítulos???Comprei os dois para me preparar para o próximo concurso do TCU – técnico!Só que é a primeira vez que estudo para concursos com livros e daí o motivo da minha dúvida!
    Desde já agradeço a sua atenção e também por ter criado esse site que traz conteúdos pertinentes para a vida de um concurseiro! Espero em breve voltar aqui para agradecer pelas postagens que com certeza irão me ajudar na minha preparação!!!
    Inclusive já estou colocando muitas dicas suas em ação!!!

    Beijos,
    Luana.

    • Oi, Luana!

      Nunca li um livro todo para concursos. Aplicava a tática dos feras (http://esquemaria.com.br/22/04/2014/tatica-feras-estudar-teoria-questoes/ ) e lia mtas aulas em PDF, que também vinham com questões de gabaritos comentados. O do LHL de Controle Externo é um ótimo livro, mto bom mesmo, para aplicar a tática dos feras. Também comprei as aulas do Erick Alves, do Estratégia. Para AFO, usei um curso antigo que eu tinha comprado do professor Igor, do Ponto dos Concursos, fiz aulas com o professor Anderson e usei dois livros, principalmente: o do Sergio Jund (que é desatualizado, mas eu usava mto) e o do Sergio Mendes (ótimo!). Minha estratégia maior, em AFO, foi fazer muitas questões. Fiz mtas, mtas, mtas, mesmo. Eu já sabia que essa matéria seria o diferencial para o TCU ;)
      Bons estudos! Espero ver um depoimento seu em breve, aqui no Esquemaria!

  • André

    Olá, Carol. Surpreendeu-me a quantidade de livros que você usou para o tópico “Execução financeira e orçamentária” do edital de TEFC. Vc n acha que um curso em pdf focado em TEFC-TCU seria o suficiente + normas? Acredita que vale a pena estudar AFO como se fosse para Auditor ou você procurou respeitar bem o edital de Técnico? Obrigado!

    • Eu segui à risca o edital de técnico, André. Entretanto, AFO é uma matéria especial, para mim, por isso tenho tantos livros. Para o TFCE, bastam aulas em PDF (procure a mais completa possível) e as normas. Se for estudar por livros, some Sergio Mendes e Márcio Ceccato com Deusvaldo Carvalho. ;)

  • Jetro

    Olá Carol! Apenas um adendo aos comentários do livro do Sérgio Mendes. Ele tem um site em que ele comenta todas as questões que são escolhidas para o livro. O site é portaldoorcamento.com.br

    Abs!

    • Obrigada, Jetro :D

    • Vera Ramos

      Muito bom Jetro !!!!!! ótima dica

  • André

    Carol,

    1) Este primeiro livro que você indicou (Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária e Lrf – 4ª Ed. 2013 – Augustinho Paludo) ainda está atualizado para quem vai fazer Técnico TCU 2014? Ou é preciso tomar cuidado com algum ponto que possa estar desatualizado?

    2) Uma outra coisa é que é meio difícil para que nunca viu AFO na vida é saber identificar alguns pontos do edital e achar nos livros. Tenho revirado os sumários dos livros e ainda sinto dificuldade em distinguir o que seria de AFO e de Contab. Pública… Vejo que muita gente se perde nisso. Talvez, quem sabe, um futuro post seu analisando os assuntos de AFO… Seria fantástico! :).
    Você já deu algumas dicas, como por qual assunto começar e tal… E mesmo nelas alguns temas você não acha no edital, apesar de estar englobado em algum ponto ali. Tem que saber do assunto para identificar :/.

    Muito obrigado pelo seu tempo, atenção e pelo excelente blog!

  • Oi, André! Pode continuar a estudar pelo livro do Augustinho. Inclusive sobre restos a pagar ele fala do que mudou. Tá ótimo.
    Quanto aos pontos do edital, o jeito é pesquisar, mesmo! Realmente, alguns assuntos de Contabilidade Pública caem como se fossem AFO e vice-versa. Eu pesquisava da seguinte maneira: olhava nos livros, nos sumários, selecionava o que eu tinha certeza. Quando eu ficava em dúvida, visitava algum fórum sobre concursos e perguntava ao pessoal onde encontrar material para “tal assunto”, no edital. Sempre há pessoas que sabem e ajudam ;)
    Abraços e bons estudos!
    Carol :)

  • Katia

    Olá! Quanto tempo vc estudou antes de sair o edital?

    • Oi, Kátia! Estudei a partir do edital :)
      Na verdade, duas semanas depois do edital!
      Mas estava preparada para muitas matérias (português, constitucional e administrativo, principalmente). ;)

  • Cláudia

    O seu blog é muito esclarecedor. Obrigada por compartilhar as dicas.

  • Ray

    Olá!!! Parabéns pelo site. Obrigada pelas dicas.

  • Irlandio Derly

    Cada post, uma nova surpresa e muito aprendizado! Obrigado Carol!

  • Taiana

    Olá, Carol !

    Uma dúvida: é preciso saber os dígitos para, por exemplo, o código de classificação funcional (despesa) ? Tipo 04.126 (Administração – TI) de acordo com a portaria SOF 42/99 para a prova de técnico ?

    Abs.

    • Não! Mesmo que eles cobrem isso (o que é uma sacanagem com quem estuda!), não vale a pena.

      • Taiana

        Outra dúvida, Carol: é possível que cobrem a estrutura completa da programação orçamentária ? Digo a ordem em que aparecem no código: esfera orç., órgão, unid. orç., função, (…) IDOC, IDUSO, fonte, (…). Pergunto pois estou um tanto confusa nesta parte de despesa e, principalmente, classificação por natureza da despesa.

        • Sim, isso é bom decorar! Faça com mnemônicos ;)
          Rapidinho você decora, com eles e com algumas questões.
          Abraços!

  • Obrigada, Irlandio!

  • Tatiana

    Oi Carol! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho! Estou adorando acompanhar o blog e está me ajudando muito! Mas preciso de mais uma ajudinha, se possível: Aqui no meu estado vai ter TCE (Ceará) e estou muito interessada em iniciar os estudos, porém nao encontrei nenhum edital anterior para técnico…Voce tem uma noçao de quais matérias podem cair, ou pelo menos as mais prováveis? Obrigada :)

    • Oi, Tatiana!
      Sem edital prévio? Que estranho.
      Bem, se a banca for Cespe, é possível adivinhar algumas matérias: português, controle externo, direito administrativo, direito constitucional e AFO são as mais prováveis ;)
      Abraços!

      • Tatiana

        Carol é o pq o edital passado q encontrei era só pra nível superior e vou fazer técnico. Eu já sei a banca que vai fazer o concurso, já foi escolhida, é a FCC, o edital já deve ta saindo, mas já quero começar rsrs…O que vc acha que a FCC pode cobrar?

        • Ah, entendi!
          Sim, eles devem cobrar português, RLQ, constitucional, administrativo, AFO e mais uma ou duas matérias extras. A FCC pode até não ter feito para o Ceará, mas com certeza fez para técnico de controle externo em outros estados, então é bom dar uma pesquisada melhor nisso aí ;)
          Abraços!

      • Tatiana

        Carol é porque o último concurso foi só para analista e esse agora vai ter para técnico, inclusive já foi escolhida a banca, FCC. Sendo ela vc arrisca em quais matérias?

        Beijos!

  • Fabiana

    Oi Carol, estou adorando suas dicas. Estou meio perdida nos estudos. Vou fazer concurso na area de saúde e na disciplina Gestão Pública está incluído:
    1) Instrumentos de planejamento de médio/longo prazos no Estado de
    Minas Gerais: Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI 2011/2030) e Plano Plurianual de Ação Governamental – (PPAG 2012/2015).
    2) LDO e LOA
    5) LRF: princípios, objetivos, efeitos no planejamento e no processo orçamentário.
    6) Gestão financeira e ciclo orçamentário.

    Vc tem algumas dicas sobre estes temas p me passar??? Por Exemplo LOA e LDO , nesse caso preciso saber a Lei 4.320/1964??? ou não???
    Estou desesperada, pois nunca estudei gestão publica antes…rs…helpppp Obrigada

    • Oi, Fabiana! Você precisa saber algumas partes da 4.320, sim, mas o ideal, para quem não viu essa matéria antes, é fazer pelo menos uma aula em PDF ou ler algum livro (Augustinho Paludo, por exemplo).

      • Fabiana

        Obrigada Carol. Bjs

  • karina

    Olá Carol,
    Parabéns pelo site e pela aula de ciclo de estudos ontem.Participei e adorei!!!!
    Estou estudando para o concurso de técnico para o TCU..e parte da bibliografia que indicou é de 2013….posso utilizar mesmo assim..ou é preciso material atualizado? Como estou iniciando meus estudos em AFO…tem algum livro que seja mais completo?Estou em dúvida entre o de Sérgio Mendes… e o do Augustinho .
    Ainda sobre material de estudo… vale a pena estudar por livros ou é melhor estudar por material de curso em pdf?( tenho receio.. de estudar somente pelo material em pdf.. e não ser completo…. ).Para o concurso de técnico(TCU) preciso me aprofundar na matéria?
    Socorro…já viu q estou perdida..rsrsr
    Há abraços..
    Karina.

  • Obrigada, Karina ;)
    Sem problemas, pode usar o material de 2013 que você tem.
    Nenhum desses livros é completo para o cargo de técnico, mas são ótimos livros. Compre um ou outro, e complete com as aulas que você tem em PDF. Se quiser completar com um livro de contabilidade pública, também não seria ruim, ok?
    :)
    Abraços!

  • Fabiana

    Oi Carol, outra dúvida minha. Desculpe, pois pode parecer uma pergunta meio idiota, mas eu realmente n sei o assunto. No edital quando fala Gestão financeira e ciclo orçamentário fiquei na dúvida sobre o que seria gestão financeira. Esta relacionado a despesas, receitas, creditos adicionais e SIAFI???? Mais uma vez agradeço pela sua ajuda e paciência. Está me ajudando muito.

    • Depende do contexto, Fabiana ;)

      A que edital você se refere?

      • Fabiana

        Oi Carol, é para Secretária Estadual de Saúde de MG, cargo Biólogo. Em Gestão Pública pediram PPA MG, LOA, LDO e LRF. Além disso, em um tópico estão pedindo gestão financeira e ciclo orçamentário. Será realizado pela Funcab. Sabe o que acho mais complicado?? interpretar edital, geralmente são confusos. Bjs

      • Fabiana

        carol, eu não sei se vc recebeu minha resposta, pois meu note está maluco. Se der vc confirma. Desculpe. bjs

  • Marcela Oliveira

    Olá, Carol! em primeiro lugar, quero te parabenizar pela iniciativa de fazer esse site tão legal e agradável (tenho me tornado leitora assídua rsrsrs); em segundo, queria sua opinião sobre material para o concurso do TCU. Eu comprei apostilas do Ponto e do Estratégia das matérias Controle externo (com Luiz Henrique Lima e Erick Alves) e AFO ( Giovanni Pacelli e Graciano Rocha). Você ainda acha que seria necessário adquirir livros dessas matérias?

    • Marcela, para CEX, não precisa. Para AFO, talvez seja válido, se for a primeira vez que você pega a matéria, ou se você achar que ainda não deu para matar o conteúdo como se deve :)
      Abraços! :)

  • Marcela Oliveira

    Eita, só agora vi o comentário da Karina. A mesma dúvida que eu. rsrsrsrsrsrs

  • Acabei de olhar o edital! É este, correto: http://ww4.funcab.org/arquivos/SESMG2014/MINUTA%20EDITAL%20SES-MG%20EPGS%20TGS%20(VERS%C3%83O%20PUBLICADA)%20-%20Atualizado%20conforme%20retifica%C3%A7%C3%A3o.pdf ?
    Bem, gestão financeira dentro de gestão pública realmente é relacionada ao direito público no âmbito governamental. Eles podem cobrar, com essas duas palavrinhas, os seguintes assuntos: despesa pública; receita pública; orçamento público; e crédito público.
    :)
    Abraços e bons estudos!

    • Fabiana

      Obrigada Carol!!!! Vc é muito fofa…rs…te conto depois o que caiu…rs…

  • Mara

    Oi Carol! Voltei aqui pra saber se você pode me ajudar: como faço pra estudar os manuais? Algum tática? Rs. Comecei o MTO e fico meio perdida se sigo o estudo junto com o livro do Sérgio Mendes que tenho, ou se estudo só ele, o manual, e complemento com o livro. Obrigada :)

    • Prefiro estudar pelos livros, nesse caso! Na verdade, em AFO, prefiro pegar uma aula em PDF e questões comentadas e só complementar com livros, leis e manuais!

  • Oi Carol, tudo bem? Parabéns pelo site, é uma ótima fonte de conteúdo de qualidade. Dei uma lida no edital para Técnico Federal de Controle Externo, porém não encontrei a matéria de AFO, mas encontrei a de Execução Financeira Orçamentária…neste caso a AFO não foi cobrada no concurso? Estou perguntando porque gostaria de focar somente no edital anterior. Obrigado.

    • Oi, Amarildo! Já tirei essa dúvida sua lá no grupo do Face, né? :)
      De qualquer maneira, muito bom que você tenha perguntado aqui, antes: sim, EOF é AFO com alguns tópicos de Contabilidade Pública. As 30 últimas questões da prova são voltadas para esta matéria! :D

  • Mara

    Olá Carol! voltei aqui pra saber se você pode me ajudar com uma dúvida: qual seria uma boa estratégia para estudar os Manuais, tipo MTO, o da Despesa e do Receita? Sempre fico na dúvida se acompanho com o livro, ou depois complemento minha anotações do Manual com o livro… Obrigada :)

  • Ludmilla Valejo

    Oi Carol
    Parabéns pelo site!!! Estou adorando!
    Você tem alguma dica de curso presencial ou online de AFO? Estou me preparando para a prova do TCU e queria dar um reforço bom nessa matéria…
    Se tiver dicas de professores ou cursos seria ótimo. A prova que farei será para Nivel médio.

    Beijos

    Ludmilla

    • Oi, Ludmilla!
      Presencial: Anderson Ferreira; online: Igor Oliveira. :)
      Beijos!

      • Ludmilla

        Oi Carol
        Obrigada pelas dicas!
        Beijos

  • Marcelo Getz

    Boa tarde, Carol. Parabéns novamente pela iniciativa ;)

    Minhas dúvidas:

    1) Para o concurso de TEFC, é necessário estudar ou estudar a fundo o PPA, LDO e LOA?

    2) Estudei EFO, pelo material do Ponto e segui a sua indicação de comprar um livro para complementar os estudos; adquiri o do Paludo e estou gostando muito, mas me veio uma dúvida: No tópico sobre leis orçamentárias é necessário estudar todo aquele processo da SOF como competências, papel dos órgãos setoriais, detalhamento da proposta etc?

    Muito obrigado e tenha uma ótima tarde!

    • Oi, Marcelo!
      Tem atendido a muitos casamentos? :)
      Vamos lá:
      1. Sim, sem dúvidas. E mais ainda a LRF!
      2. Sim, sim, sim, tem que ver tudo isso! Faz parte do ciclo orçamentário, apesar de alguns autores embolarem esse meio de campo aí! O livro do Paludo não é completo, mas ele todo poderia cair nessa prova do TCU.
      Bons estudos ;)

      • Marcelo Getz

        Eita memória boa hein, Carol! E já que lembrou, o seu serviço (cortesia) é válido por 20 anos, prorrogáveis por + 20, se for o caso,rsrsrs…Muito obrigado por sanar, mais uma vez, as dúvidas. Vlw mesmo e tenha um ótimo final de semana ;)

  • Richrard Ribeiro

    ;( deixe me desabafar minha irma anjinho fui roubado snif snif

    fui ao banco pagar a faculdade e deixei meu livro do Augustinho Paludo sobre o caixa eletrônico ao olhar para trás um anjo havia roubado meu livro

    “Agora me pergunto Carol o que uma pessoa quer com um livro de LRF Orçamento Público acabei de comprar outro é triste um pais onde o importante e levar vantagem

    mas como sou Samurai tenho honra bola para frente que atrás vem gente :)

    tchau mocinha da 9 Sinfonia :):):):)

    • Oi, Richrard!
      É uma pena que você tenha sido roubado, sinto muito! Mas bola pra frente, é só um bem material. Não deixe isso te abalar.
      Abraços e bons estudos!

  • Alexandre

    Querida Carol, tudo bem?

    Quero agradecê-la enormemente pela iniciativa de criar um site que disponibiilza, GRATUITAMENTE, materiais de ALTÍSSIMO nível. Obrigado!

    Com relação a este post, tenho uma dúvida em relação ao material didático que deveria comprar com vistas a atender ao próximo concurso do TCU: bom, tratando-se de teoria propriamente dita, e caso você pudesse recomendar apenas um destes dois autores, Augustinho Paludo ou Sérgio Mendes, qual deles você indicaria?

    Falando agora de livros que abordam resolução de questões, entre Vicenzo Papariello e Leandro Caldenas/Vítor Cruz, com qual deles você ficaria (ops, quero dizer, compraria, rs)?

    Outra vez, obrigado!

    • Oi, Alexandre!
      Obrigada pelo reconhecimento ;)
      Se você já tem alguma base, Sérgio Mendes. Se não tem: Augustinho. Quanto aos de questões, eu tive os dois livros, mas eu iria de Leandro Caldenas e Vítor Cruz :D
      Alexandre, eu pretendo lançar um curso de AFO próprio ainda este mês, só para o concurso do TCU, sem precisar de material extra nem nada disso. É um curso com teoria, questões comentadas, mapas mentais e direcionamento de estudos (eu vou verificar as fraquezas dos alunos e dar apoio no que eles não conseguirem assimilar). Se quiser esperar até lá, vá estudando as outras matérias ;)
      Abraços e bons estudos!

  • angelicamascaro

    Ola Carol,
    Li todos teus comentários e respostas sobre estudos pro TCU. Fiquei só com uma dúvida. O edital passado lista a LRF e Lei 4320. Simplesmente. Até peguei um livro só sobre a LRF (do Sávio Nascimento).
    Mas sobre a Lei 4320, você fez algum estudo direcionado?

    • A Lei 4.320 não cai toda, Angelica, só o que interessa à Administração Financeira e Orçamentária. A parte de Contabilidade Pública dessa lei, por exemplo, não cai. O ideal é que você use um bom material didático, que selecione o que realmente cai. Para saber EXATAMENTE o que cai, aplique a Tática dos Feras (http://esquemaria.com.br/22/04/2014/tatica-feras-estudar-teoria-questoes/). Já a LRF cai toda, pode estudar sem medo.

      • angelicamascaro

        Valeu!!

  • Matheus

    Oi Carol,
    No comentário do post do Amarildo Junior, você disse que o conteúdo de EOF (TFCE) seria AFO + CONTABILIDADE PÚBLICA (Tópicos). Você poderia explicitar quais seriam esses tópicos?
    Abraço.

    • Oi, Matheus!
      É que, teoricamente, Noções de Siafi e CPR, GRU, RP, DEA e Suprimentos de Fundos são tópicas de CPU, mas são conectados a AFO, também :)

      Abraços!

  • luana

    Carol. Estou com duvida. Sou formada em TI, mas penso em fazer a prova para técnico, você acha mais difícil de conseguir passar em nível médio do que superior?

  • Henrique Oliveira

    Olá Carol, quando vc estudava AFO fazia questões somente da banca (no meu caso CESPE) ou fazia de todas aos outras bancas?

  • Luana, _eu_ faria para auditor de TI :)
    Mas as duas têm suas dificuldades…

  • Já estudei AFO de todas as bancas, Henrique, mas, para o concurso do TCU, não vejo por que usar questões de outras bancas (a não ser em assuntos que haja poucas questões disponíveis, o que é exceção para o Cespe).

  • Pedro Peker

    Olá Carol! Como vc se preparou para a discursiva do TCU ? Usastes os cursos online de discursiva do ponto ou estratégia ? Agradeço a ajuda!

  • Bruna Araújo Dos Santos

    Bom dia Carol, parabéns pelo excelente trabalho de auxiliar os aspirantes a servidor do TCU!! Gostaria de saber em que material vc se baseou para elaboração da peça técnica que foi cobrada na última prova para TEFC. Muito obrigada desde já!!!

  • Alexey Ribeiro

    Carol sobre o estudo de EOF pro TCU vejo pessoas falando dos livros,até como você indica e tal mas eu só tenho os cursos do Estratégia e Ponto e fico pensando será que não são bons,suficientes? To tendo dificuldade em aprender mas to fazendo muitas questões e só assim pra ir entendendo rsrs

  • Mirelle

    Carol, Tenho uma dúvida. Vi que indicou o livro de Sérgio Mendes. Acha melhor o livro mesmo ou as aulas em PDF do mesmo autor, disponível no estratégia? O que pensa a respeito dessas aulas?

  • Mirelle

    Carol, Conhece o material do Giovanni Pacelli, do estratégia? Tem algum comentário a fazer? Algum material em PDF para indicar?

  • Marcela Oliveira

    Carol, vai rolar o curso de AFO? Tomara que sim! rsrsrsrsrsrsrs

  • josei

    Carol tudo bem, ótimo trabalho seu em ajudar n concursos com dicas muito boas
    mas
    se vc poder me ajudar com alguns materias do concurso do TCU como
    videos e arquivos PDF te agradeço porque não achei quase nada pra
    estudar aqui

    Abraço bjss ^^

  • mirelle

    Olá Carol, parabéns pelo conteúdo valioso do esquemaria, pela dedicação em mantê-lo sempre atualizado e pela motivação que nos fornece com seus comentários! O interesse em compartilhar conhecimentos, nos auxiliando nessa dura jornada, revela um caráter humano muitíssimo valioso!
    Queria conhecer sua opinião mais detalhada a respeito das aulas em PDF. Vi que indicou o livro de Sérgio Mendes e, que este autor, também possui um curso em PDF para Auditor do TCU. O que acha que vale mais a pena? Livro ou aula em PDF? Também vi uma aula em PDF do Giovanni Pacelli, no estratégia, direcionada para técnico. Conhece o autor? Entre uma aula em PDF dele e o livro de Sérgio Mendes, o que acha mais apropriado para o estudo para Técnico do TCU? Olhando rapidamente, me parece que o livro de Sérgio Mendes não cobre todos os tópicos do último edital. É isso mesmo?

  • Oi, Bruna!
    Obrigada ;)
    Neste ebook eu falo sobre as peças técnicas para o TCU: http://esquemaria.com.br/25/08/2014/ebook-discursivas-cespe/

  • Alexey, eu diria que são muito bons, mas para definir se são suficientes… isso vai depender de você, do seu desempenho na matéria… na primeira aula do meu curso eu vou falar sobre quanto você tem que tirar em AFO, para o concurso do TCU… as inscrições para a parte gratuita já estão abertas: http://afo.esquemaria.com.br/

  • Bruna

    Carol, como posso fazer para me inscrever no curso de AFO que começará dia 29/11?

  • Concurseiro Bruno

    Acabei de ver sua aula Carol. Parabéns pela Palestra super dinâmica no Senaco achei interessante a história de sua familia essa eu não sabia, a suas historinhas que ajudam a estudar a matéria são show como sempre, apesar de não está estudando AFO no momento faço um elogio na sua forma de ensinar essa matéria chata, vc tem uma bibliografia maravilhosa e para finalizar a sala estava lotada que responsa em hehehe, mas valeu a pena te prestigiar novamente nesse 1º Seminário Nacional de Concurseiros, é isso, sucesso Carol felicidades !!!

  • Alana Leite

    Olá Carol, pretendo fazer a prova do CNMP, que será realizada pela banca FCC. Deve cair AFO… Alguma dica para essa banca com relação à AFO??? Desde já obrigada e parabéns (acabei de assisti ao a palestra do SENACO)

  • Felipe

    Oi Carol,
    Na sua palestra no SENACO você mencionou que iria ministrar um curso de AFO com início dia 27 desse mês. Disse também que quem quisesse maiores informações deveria acessar afo.esquemaria.com.br. Só que não encontrei nada relacionado a isso. Tu podes me orientar como faço?

  • Concurseiro Bruno

    Parabéns pela Palestra Carol Alvarenga

  • Isabella Rodrigues

    olá Carol, assisti uma palestra sua on-line na sexta feira e vc falou sobre 4 aulas gratuitas de AFO, está aqui no site o local para me inscrever para essa aulas? qual o local? no curso vc falava mas não consegui anotar. Parabéns por esse trabalho maravilhoso!

  • Elizângela Mendes

    oi Carol você acha que a 6ª edição do livro do Deusvaldo Carvalho Orçamento e Contab Pública está atualizado para esse concurso que vai sair do TCU ou é melhor aguardar sair a nova edição ? estou querendo comprar este e outros que vc indicou mas tenho medo que saia novas edições próximo ano será? o que vc acha? parabéns pelo site que é maravilhoso :)

  • Murilo Mascena

    Carol, recebi um e-mail do SENACO informando que o seu ebook com as 300 questões comentadas de AFO serão disponibilizadas no Facebook. O problema: eu não tenho Facebook e quero muito este ebook! ;'(

    Ah, parabéns pela sua aula e dicas no SENACO, foi excelente!!!

  • Elizângela Mendes

    oi Carol você acha que a 6ª edição do livro do Deusvaldo Carvalho Orçamento e Contab Pública está atualizado para esse concurso que vai sair do TCU ou é melhor aguardar sair a nova edição ? estou querendo comprar este e outros que vc indicou mas tenho medo que saia novas edições próximo ano será? o que vc acha? parabéns pelo site que é maravilhoso :)

  • Marcelo

    Oi Carol
    Estou encantado com sua disposição em nos ajudar. Desejo tudo de bom pra vc.
    bjos.

  • LIANA

    Carol muito obrigada por esse site tão dinâmico, prestativo e alegre!

    Gostaria de compartilhar uma dúvida…

    Estou estudando para o TCE (Técn.) e tenho como base um edital da banca FCC.

    AFO:

    Atividade financeira do Estado.

    Receita: conceito, classificação, fases, renúncia.

    Despesa: conceito, classificação, fases.

    Execução Orçamentária e Financeira:

    Programação e controle de recursos orçamentários e financeiros.

    Depósito direto na conta única.

    Retenção e recolhimento de contribuição previdenciária
    incidente em serviços.

    Controle e pagamento de restos a pagar e de despesas de
    exercícios anteriores.

    Contabilização de contratos.

    Controle de suprimentos de fundos.

    Conformidade diária.

    Atualização do rol de responsáveis.

    Lei nº 4.320, de 17/03/1964. Lei

    Complementar nº 101, de 04/05/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal

    Conseguiria estudar pelo livro do Paludo que você indicou?? Muito obrigada!!

    Grande abraço!

  • Há muitos tópicos esparsos, nesse edital… eu aconselho o livro do Deusvaldo Carvalho (Orçamento e Contablidade Pública, o livro da capa vermelha, que está na 6ª edição).

    • Liana

      Muito obrigada Carol!!! abraço!!!

  • Mirelle, pelo que sei, o Sergio ia parar de dar aulas… de qualquer forma, se você for estudar para o TCU, dê uma olhada no curso que vou lançar amanhã: http://afo.esquemaria.com.br
    Abraços!

  • Conheço! É bom ;)

  • Vai sim, Marcela! A pré-inscrição está aqui: afo.esquemaria.com.br

  • Ludmylla

    Oi Carol, tudo bem? Gostaria de saber qdo precisamente vc pretende lançar seu curso, quero ser a primeira da fila ;)

  • Coelho

    Oi, Carol!
    Para estudar contabilidade pública, dentre estes dois, qual seria o melhor material em pdf: Giovanni Pacelli ou Marcio Ceccato?

  • Fabiana

    Oi Carol, ontem eu vi a aula 3 vezes e adorei. Parabéns você é fera. So que fiz o cadastro no formulario mas não consegui a aula em pdf. Como faço??? Ainda tenho chance de participar????
    Obrigada!!!!!

  • Adriano Barroso

    Carol, parabéns pela iniciativa, muito bom! Carol já sou inscrito no seu site ( esquemaria.com.br) e já assisti à primeira aula de AFO para o TCU, porém, mesmo colocando o e-mail conforme recomendado por você, ainda não chegou a aula em PDF. Carol, por favor, como é que eu faço para ter esse material? Obrigado por tudo.

  • liana

    Carol me desculpa por te incomodar mais uma vez! Mas estou acompanhando seu site diariamente e sua primeira aula. Ja coloquei meu email várias vezes para receber o material e nao deu certo. :(((( O que faço?! :****

  • Murilo Mascena

    Carol, assisti sua primeira aula de AFO… Coloquei meu email para receber o material em PDF, e até hoje não chegou :((( E eu queria muito o material, principalmente as 300 questões comentadas por voce!

    Parabéns, pelo site, pelas dicas, pela sua generosidade… Bjjj

  • Mônica

    Olá Carol, bem?
    Mais uma vez parabéns pelos posts!
    O que você diria a uma pessoa que não tem a MENOR condição financeira no momento de adquirir nenhum espécie de material pago, mas tem muito interesse tanto em estudar, como na aprovação, é lógico! Tenho usado como estratégia as leis (gratuitas) e a resolução de muitos (milhares) de exercícios. Tudo o que tenho por hora…rs

  • Rafaela

    Olá Carol! Sobre o curso de como aprender AFO pra o TCU, msm após ter cadastrado meu e-mail eu não recebi as aulas e nem o material. O que devo fazer? Abs. Rafaela

  • Obrigada pela dica, Josei!

  • Obrigada, Mirelle ;)
    Vamos por partes:
    “Queria conhecer sua opinião mais detalhada a respeito das aulas em PDF. Vi que indicou o livro de Sérgio Mendes e, que este autor, também possui um curso em PDF para Auditor do TCU. O que acha que vale mais a pena?”
    O próprio Sérgio me disse que não pretendia mais escrever nem dar aulas… o livro dele é mto bom, mas já existem outros tão bons quanto e bem atualizados… Se vc for mais novata na matéria, vá de Augustinho Paludo. Blz?!!!
    “Livro ou aula em PDF? Também vi uma aula em PDF do Giovanni Pacelli, no estratégia, direcionada para técnico. Conhece o autor? Entre uma aula em PDF dele e o livro de Sérgio Mendes, o que acha mais apropriado para o estudo para Técnico do TCU?”
    As aulas em PDF são ótimas! Recomendo fortemente esse tipo de estudo.

    “Olhando rapidamente, me parece que o livro de Sérgio Mendes não cobre todos os tópicos do último edital. É isso mesmo?”
    Não cobre, mas mtos tópicos importantes estão nos livros… então vale a pena estudar pelos dois meios, se vc puder!

  • Lotou, né, Bruno? Deu tudo certo! Queria que todo mundo tivesse visto hehehe…
    Abraços!
    Carol.

  • Oi, Alana! Desculpe pelo delay… FCC tem vários apelidinhos, mas o que eu acho mais realista é “Fundação Copia e Cola”. Ela adora copiar o que já caiu no Cespe! Então estude com questões antigas da FCC e do Cespe! Beijos ;)

  • Felipe, acabei não fazendo o curso, mas espero que a aula tenha sido suficiente para você se organizar e encontrar um bom material para a matéria!

  • Valeu! :)

  • Isabella, eu acabei não fazendo o curso de AFO completo para TCU… só ficou a palestra, mesmo! Abraços…

  • Bruna, eu acabei cancelando o curso por conta de uma viagem… uma pena :(

  • Pode comprar a mais atualizada, Elizângela! Mas não precisa esperar a próxima atualização. Bjs ;)

  • Murilo, cê recebeu? Se não recebeu, diz pra mim. Bjs!

  • Obrigada, Elizângela! Já respondi a essa dúvida em outro comentário ;)

  • Valeu, Marcelo!

  • Eu gosto dos dois… mas o Ceccato ele busca mto a teoria pronta de manuais técnicos… o que não é ruim, prq eles caem em prova!

  • Li, acabei cancelando o curso :( sorry!

  • Ludmylla, não! Eu não vou mais fazer o curso de AFO, por enquanto… Mas vou continuar com o site ;)

  • Fabiana, que bom que gostou! Três vezes é mta coisa heheheh! Deve ter decorado as minhas falas… bem, o curso foi cancelado! Infelizmente :(
    Mas o site continua! Bjão ;)

  • Mônica, então é suficiente! Aproveite a internet livre e faça o que você puder fazer ;)
    Um dos motivos de eu colocar tanto conteúdo disponível de graça é poder ajudar :D
    Bjs! Não desista! :)

  • Valeu, Murilo! Vc recebeu as 300 questões do pessoal do Senaco? Diz pra mim, ok?!!

  • Oi, Adriano… eu cancelei o curso de AFO, por questão de tempo, mesmo… uma pena! Mas espero que as dicas te ajudem a passar ;)
    Bjs!

  • Rafa, eu cancelei o curso… chegou a um momento que ou era o site ou era o curso!
    Bjs… Carol!

  • Gilson

    Olá Carol,
    Estou usando o livro do Sérgio Mendes. Suas dicas de livros são D+

    Vc poderia fazer outros posts indicando pdf e livros de matérias básicas: direito constitucional, direito administrativo etc

    Vai ser ótimo

  • Hahaha! Que bom que gostou, Gilson!
    Dicas de bibliografia realmente são massa. Quando eu puder, eu farei! :)
    Abraços,
    Carol

  • Flora

    Boa noite, Carol. Cheguei a seu site pesquisando se a 3a edição do livro de AFO do Augustinho Paludo ainda estava atualizada. Vi que já há uma pergunta relacionada ao tema da atualização do referido livro, mas sobre a 4a edição. Entretanto, eu possuo a 3a edição do livro do prof. Paludo, que é de 2012. Vi que recentemente foi lançada já a 5a edição, você acha muito perigoso eu continuar estudando pelo livro que já possuo? Tenho uma enorme dificuldade em AFO, realmente acho dificílimo entender a ordem das coisas e decorar tantas classificações, nomenclaturas e exceções! Diferentemente de direito constitucional e administrativo, também acho difícil achar informações sobre o que pode ter sido alterado por legislações mais recentes quanto a matéria é AFO, já que as atualizações são, na verdade, decorrentes de manuais e não exatamente legislações. Por isso, fico com bastante medo de ficar decorando algo que pode estar desatualizado.
    Parabéns pelo seu site, ele é muito organizado e visualmente bonito. Irei gastar um tempo para conhecê-lo melhor!

    Desde já agradeço,

  • Obrigada, Flora! Talvez não precise trocar o livro, mas comprar um material extra (uma aula em PDF, por exemplo).
    :)
    E, por favor, conheça os demais artigos do site! ;)
    Abraços!

  • Josiane

    Carol, se a gente estiver se preparando para o concurso do TCU, não tem problema usar as edições passadas pra estudar não? Porque não tem mesmo como comprar toda edição nova. Aí estou com a 4ª edição do livro Controle Externo do Luis Henrique Lima. Há algum problema? Obrigada e tenha uma Feliz Páscoa e um ótimo fim de semana. Abçs… ;)

  • Josiane, 4ª edição tá de boa! :)

  • Ricardo Santiago

    Olá Carol, olha eu a qui novamente.

    Mais uma post sensacional !
    Obrigado
    Abs,

  • Pâmella

    Oi Carol,

    Qual a sua opinião sobre o material em PDF do Ponto do Graciano Rocha? Pensei em comprar esse material e o livro do Sérgio Mendes para complementar. O que vc acha?

  • Não é a mesma coisa, mas é bem parecido. Para saber o que eles realmente cobram, pesquise o edital e as provas anteriores ;)
    Abraços!

  • Italo

    Olá Carol, gostaria de sua opinião,
    Comprei o curso de AFO do Sergio Mendes, estou aprendendo bastante, muito didático, então, gostaria de saber se o mesmo me dá uma boa base para demais concursos que exigem o conhecimento do candidato em AFO… * a priori Nível Médio, área ADM … e como posso complementar o estudo…
    Obs.: Li o post, mas surgiu a dúvida de qual livro irá complementar melhor o curso, rsrs
    *Ciente que não vou aprender AFO do dia para a noite. ;)
    Abraços

    (https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/nocoes-de-administracao-financeira-e-orcamentaria-p-dpu-agente-administrativo-com-videoaulas-6769/)

    • Sim, é uma ótima base, Ítalo ;)
      Ótimo material.
      Complemente, sempre, com os atos normativos, blz?
      Abraços!

  • Obrigada, Felipe!

  • Isabella

    Olá Carol,
    O que vc acha do livro do Deusvaldo Carvalho

    ORÇAMENTO E CONTABILIDADE PÚBLICA, 6ª ED. ?

  • De 2013 para a LRF está de boa! Só tome cuidado com possíveis alterações ;)

  • Oi, Lucas! Comece pelos princípios, também! Dá para seguir as mesmas dicas do post ;)

  • Vixe! Acredito que todos! Você tem que comparar o edital, Lucas ;)

  • Oi, César! Sim, saiu um atualizado dele, este ano! Os dois são muito bons! O Deusvaldo/Ceccato também é bom :)
    Vou deixar a escolha para você (eu tive os 3).

  • Walterlym Siqueira

    Muito bom seu site… Já vi um pouco na faculdade esse assunto, mais coisa de faculdade (superficial) agora tô encarando p/ Analista/TRE-MA… Gostei muito do site e de tudo q já li aqui… Além de concurseiro e servidor público, tb sou apaixonado por design gráfico… Siga com esse trabalho MARAVILHOSO!!!

  • Oi, Alice!
    As dicas aqui são gerais, então acho melhor você procurar falar com algum professor de AFO ;)
    Abraços!

  • Oi, Evelyn!
    O ideal é que você veja como já foi cobrado em provas anteriores, mas me parece que eles cobram a parte mais básica, mesmo (princípios orçamentários e tipos de orçamento).
    Abraços ;)

  • Não pode cair LRF, nesse caso.
    :)
    Abraços!

  • Daniele

    Tudo bem, Carol!
    Por gentileza, quais livros voce indica para o estudo de nocoes de processo civil, nocoes de direito administrativo e direito constitucional para a banca FCC?

  • Olá, Ivan e Cláudio!
    :)
    Eu não olho especificamente cada caso de cada concurso, porque são muitos e todos são bem específicos.
    Mas posso ajudar com o seguinte: a melhor maneira de pesquisar bibliografia ou material para qualquer concurso é dando uma olhada nos fóruns. Lá, as pessoas sempre dão ótimas dicas de bibliografia que podem ajudar os outros.
    Dois fóruns que gosto muito:
    http://forum.concursos.correioweb.com.br/
    http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum
    ;)
    Abraços!

  • Cibelle

    Oi, Carol!
    Poderia, por favor, indicar uma bibliografia para arquivologia?

    • Olá, Cibelle!

      Eu não tenho dado bibliografias específicas porque o universo de autores, livros, aulas em PDF e aulas em vídeo é imenso, e eu não saberia sobre tudo e todos os professores.

      Entretanto, vou te dar 5 dicas para que você escolha bem sua bibliografia:

      1. Procure pessoas que foram aprovadas no concurso que você deseja passar (de preferência, aprovados no último concurso feito). Essas pessoas estão em todos os lugares: fóruns, grupos no Facebook, no próprio Facebook, nos órgãos públicos, nos cursinhos para concursos etc.
      2. Procure sempre escolher livros voltados para concursos públicos. Eles são mais didáticos, vão direto ao ponto.
      3. Se você não encontrar bons livros, vá de aulas em PDF. Eu sempre indico o Estratégia: bit.ly/Cursos-Estrategia
      4. Se você tiver dúvida entre um livro e outro, e não quiser comprar os dois, passe em uma livraria e veja cada livro por dentro. Isso te ajudará a se decidir melhor!
      5. Compare o livro com seu edital e veja se os tópicos são os mesmos. Quanto mais tópicos parecidos, melhor!

  • @eudeslimaaa

    Carol, já aprendi muito, mas muito mesmo com o Esquemaria. Muito obrigado por esse suporte que você nos dá. Grande abraço.

  • Shaira Barcelos de Matos

    Oi Carol, sou formada em contabilidade! E pretendo fazer concursos na área… qual o melhor livro de AFO que voce me indica?
    Obrigada.

    • Olá, Shaíra!

      Eu não tenho dado bibliografias específicas porque o universo de autores, livros, aulas em PDF e aulas em vídeo é imenso, e eu não saberia sobre tudo e todos os professores.

      Entretanto, vou te dar 5 dicas para que você escolha bem sua bibliografia:

      1. Procure pessoas que foram aprovadas no concurso que você deseja passar (de preferência, aprovados no último concurso feito). Essas pessoas estão em todos os lugares: fóruns, grupos no Facebook, no próprio Facebook, nos órgãos públicos, nos cursinhos para concursos etc.
      2. Procure sempre escolher livros voltados para concursos públicos. Eles são mais didáticos, vão direto ao ponto.
      3. Se você não encontrar bons livros, vá de aulas em PDF. Eu sempre indico o Estratégia: bit.ly/Cursos-Estrategia
      4. Se você tiver dúvida entre um livro e outro, e não quiser comprar os dois, passe em uma livraria e veja cada livro por dentro. Isso te ajudará a se decidir melhor!
      5. Compare o livro com seu edital e veja se os tópicos são os mesmos. Quanto mais tópicos parecidos, melhor!

  • Vera Ramos

    alguns links não existem mais quando clicamos.Fora isso,muito bom

  • Oi, Vera!
    Depende da quantidade de itens que pode cair e depende do peso e da importância da matéria :)

    Para encontrar questões, siga as dicas deste artigo: http://esquemaria.com.br/como-pesquisar-no-google/

  • Oi, Marianna! Muuuito obrigada pela mensagem! Bons estudos ;)

  • Muito obrigada, Mari :)
    Abraços ;)

  • Olá, Igor!

    O do Sérgio Mendes.

    Curso: se for para o TCU (TFCE), há um curso meu aberto no Ponto dos Concursos.

    Abraços!

  • Oi, Angélica!
    Realmente está na hora de fazer um novo artigo sobre AFO hehe!
    A dica para a ordem é: siga a ordem que seu professor disser para seguir. Eu, por exemplo, sei que um assunto é base para outro, então penso na ordem das aulas dessa maneira ;)
    Dê uma olhada no sumário das aulas demonstrativas que os cursinhos oferecem. Isso ajuda muito.
    Abraços,
    Carol!

    • Angélica Cavalcante

      Poxa, então a pergunta foi pertinente. E a sua resposta mostra, mais uma vez, a sua humildade.
      De qualquer forma as dicas deste post foram valiosas pra mim!

      Muito obrigada!

  • Depende de o que o edital cobra, Calebe :)

  • Oi, Thalita :)
    Eu sou professora de AFO e de lá para cá não mudou muita coisa…
    O que mudou você consegue acompanhar pelos fóruns :)
    Se quiser comprar um bacana, vá pelo do Augustinho Paludo!

    Abraços :)

  • Ah, sim! Procure sempre a versão mais atualizada. Eu mesma não estou acompanhando AFO por agora…

  • Oi, Elaine! :)
    1. EOF está dentro de AFO! É uma matéria um pouco menor ;)
    2. Eu prefiro Rodrigo Rennó e muitas fichas de estudos. E, por favor: entenda as questões comentadas. Entender Administração de maneira errada é um tiro no pé.
    ;)
    Abraços!

  • Olá, Diogo!
    Esses livros complementados com aulas em PDF são suficientes. Se você já estiver treinando redações e discursivas, então quase não precisará estudar “como fazer” a peça técnica. No início, preocupei-me um pouco com a peça técnica, mas depois percebi que seria tranquila, pois era só seguir a estrutura de uma discursiva simples. Ela só é chamada de peça técnica, porque o conteúdo cobrado na redação será qualquer um de conhecimentos específicos (isso na prova de TFCE aplicada pelo Cespe).
    De qualquer forma, saiba que eu usei as estratégias de que falo neste post: http://esquemaria.com.br/21/05/2014/nota-boa-em-redacao/
    Abraços!

  • Eu que agradeço a visita, Marcela!

    Abraços!