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Oie!

O artigo de hoje talvez seja um dos mais pessoais que já escrevi no Esquemaria, porque eu vou te mostrar minha rotina matinal – e o poder de rotinas matinais de outras pessoas de extremo sucesso que têm o hábito de acordar cedo para fazer as coisas acontecerem.

O que eu tenho a te mostrar hoje é o que pessoas extremamente bem sucedidas em suas opções de vida aplicaram em suas rotinas. Gente como Albert Einstein, Margaret Thatcher, Jack Dorsey, minha avó… hehe! Todos eles obtiveram sucesso naquilo que se propuseram a fazer, e uma parte das rotinas dessas pessoas é justamente acordar mais cedo.

FOQUE em ler esse artigo completamente: faça com que nada te atrapalhe a ler tudo até o final, porque o que eu tenho a te ensinar hoje é muito poderoso.

Portanto: desconecte-se de TODO O RESTO (redes sociais, celular, pessoas que podem te atrapalhar)… e CONCENTRE-SE em ir até o final do artigo.

Vamos nessa! :)

 

O que é a Miracle Morning

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Essa parte do artigo é importante para que você compreenda que nada do que eu faço ou ensino é tirado de um lugar maluco da minha cabeça e repassado para você sem base alguma.

Três fatos que ocorreram em minha vida me fizeram implementar a Miracle Morning – ou ‘Manhã Milagrosa’ – ao meu dia a dia.

O PRIMEIRÍSSIMO DELES foi o fato de eu ter entrado na primeira turma do Moving Up, um curso sobre como obter alta performance de um cara chamado Gabriel Goffi.

Você percebeu que eu não coloquei link algum aqui levando para a página do Moving Up OU do Goffi? Isso é porque eu não estou te vendendo o curso do cara, nem nada disso. Foi simplesmente um de DEZENAS de cursos que eu fiz nos últimos dois anos para aprimorar meus conhecimentos sobre inteligência interpessoal e intrapessoal – dois tipos de inteligências que são o futuro do mundo!

Enfim. O curso do Goffi foi importantíssimo para que eu criasse a minha manhã milagrosa porque foi o primeiro contato que eu tive com o PODER dos hábitos matinais. Inclusive foi nesse curso que tive meu primeiro contato com o bulletproof coffee, mas falarei mais sobre esse café mais para frente, nesse artigo.

O SEGUNDO FATO que me fez implementar minha Miracle Morning foi a leitura do livro O Poder do Hábito, de um cara chamado Charles Duhigg.

Com esse livro, descobri que hábitos não estão relacionados com a mémoria. Hábitos são automáticos. Se eles são automáticos, os hábitos negativos fazem com que você faça coisas negativas todos os dias MESMO SEM NOTAR, apesar de você saber o que está fazendo.

E daí?

Daí que eu aprendi a notar os meus hábitos negativos e a transformá-los em hábitos positivos.

Um desses hábitos era o horário que eu acordava. 9h, 10h da manhã.

Esse horário influenciava toda a minha rotina, e eu comia mal, dormia mal, tinha uma produtividade abaixo do que eu podia alcançar, enfim… eu percebi que se eu mudasse um hábito negativo (acordar tarde) essa mudança me levaria a mudar outros hábitos negativos também (falta de exercícios físicos, comer mal, dormir mal etc).

POR FIM, O TERCEIRO FATO que me ajudou a aplicar a Miracle Morning foi justamente a leitura de um livro chamado The Miracle Morning, de um cara chamado Hal Elrod, em meados de 2016. Foi a partir desse livro que eu efetivamente coloquei em prática e organizei a minha rotina para que eu pudesse acordar mais cedo – às 5h – e realizar tudo o que devo realizar.

O que esse livro me ajudou a fazer? Ele me ajudou a colocar na prática, e é isso que eu quero te ajudar a fazer também.

 

Por que implementar a Miracle Morning na aprendizagem?

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É importante “sentar a bunda na cadeira e estudar”, como muitos gostam de falar por aí (apesar de eu achar essa expressão um tanto quanto melancólica hehe).

E é possível passar em um concurso só “sentando a bunda na cadeira e estudando”. Muita gente por aí já fez isso.

Mas a verdade é que usar simplesmente essa “técnica” (sentar e estudar apenas) vai te tomar mais tempo, vai adiar sua aprovação, vai ser um processo mais lento, não mais rápido.

Ah, Carol, mas eu li relatos de aprovados que não tinham técnica nenhuma e passaram só estudando com livros“. CUIDADO para você não se pegar sendo aquela tia chata que te pergunta toda hora por que você ainda não passou, ou que fica dizendo que conhece não sei quantos filhos de não sei quem que já passaram.

Esses caras que saem dando entrevistas se fazendo de “bambambam” não contam os detalhes por trás da aprovação deles.

Detalhes, por exemplo, de que estudavam 14h/dia (sendo que podiam simplesmente aplicar técnicas de estudos e estudar 4h/dia com o mesmo efeito)… detalhes, por exemplo, de que tiveram uma base de educação ferrenha (já estavam acostumados com aprendizagem antes de começar)… enfim: por trás de toda história de sucesso há MUITAS histórias a ser contadas. Ninguém simplesmente começou do zero absoluto e fez milagre do dia para a noite. NIN-GUÉM.

É possível passar mais rápido, sim – mas com qualidade de vida, não o contrário!

Acordar mais cedo proporciona os seguintes benefícios para os seus estudos:

  • maior capacidade de concentração;
  • mais vontade de aprender;
  • mais disposição para intercalar as matérias;
  • maior performance;
  • mais velocidade;
  • melhor memorização;
  • menor stress;
  • maior clareza de ideias;
  • maior foco.

É importante que você tenha entendido muito bem esses benefícios para então conseguir criar sua rotina matinal.

 

Como é a MINHA Miracle Morning?

Por falta de foto melhor, coloque uma foto com natureza aí! hehe!

Por falta de foto melhor, coloque uma foto com natureza aí! hehe!

A minha Manhã Milagrosa eu montei de acordo com práticas e hábitos positivos LINKANDO a coisas que eu gosto de fazer se eu pegar para fazer. É o que Charles Duhigg, do livro O Poder do Hábito, chama de recompensa mental: realizar hábitos positivos que você se sente à vontade para fazer (ou seja, são hábitos positivos como recompensa hehehe).

Eu digo isso porque pode ser que você não curta colocar em prática algumas das atividades da MINHA Manhã Milagrosa, mas você pode trocá-las de acordo com o que você vai curtir fazer.

Você só tem que se atentar para o fato de que as atividades têm que ser hábitos POSITIVOS para sua saúde, para sua produtividade e para o seu dia.

E, ainda mais: essas atividades têm de ser relacionadas a iniciar sua Manhã Milagrosa, não iniciar seus estudos – do contrário, você vai associar o fato de acordar cedo com o fato de que você deve realizar obrigações. E não é isso que a gente quer.

Dito isso, vou te mostrar, agora, minha rotina diária…

 

#1 – Beber água

Tempo necessário: 1 a 2 minutos.

Quando a gente acorda, a gente acorda com sono! Já percebeu isso? Você pode ter dormido 6h ou pode ter dormido 10h: você VAI acordar com vontade de continuar na cama.

Isso no início, é claro. Depois que você se acostuma a levantar e a ter seu ritual matinal, as coisas vão se resolvendo.

Por isso, minha primeira ação quando acordo às 5h da manhã é beber três copos de água. Eu utilizo um copo plástico de 200ml (que não precisa ser lavado enquanto usado apenas para água) e já bebo três de uma vez.

 

#2 – Café PRETO sem açúcar, SIM, SENHOR!

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Tempo necessário: 12 minutos (com música).

É super interessante eu dizer que nesse momento eu coloco música no momento de preparar o café, porque já é um hábito tão intrínseco meu que eu faço automaticamente.

Eu aderi recentemente ao Bulletproof Coffee e estou adorando – nem sempre foi esse tipo de café, mas sempre foi café preto e sem açúcar.

Só para você saber, o Bulletproof Coffee, ou “Café à Prova de Balas”, foi uma criação do empresário especialista em biohacking Dave Asprey. Ele é feito com manteiga, óleo de coco e café preto.

Eu faço assim:

  • coloco uma colher de chá de manteiga ghee (manteiga clarificada) em uma xícara. Esquento no micro-ondas por 30 segundos (ela não fica totalmente derretida, mas não importa, ela será misturada ao café);
  • coloco uma colher de sopa de óleo de coco 8x mais concentrado na mesma xícara, e já misturo com a manteiga ghee;
  • pego meus grãos de café (sim, eu uso GRÃOS, não compro o café já moído), pego minha maquininha e começo a moer esses grãos;
  • esquento o café em uma cafeteira moka (cafeteira italiana). Faço uma quantidade de café duplo (uma xícara inteira de café, não a xícara pela metade). É assim que faço o processo de infusão, atualmente, mas vou mudar para a cafeteira francesa, que deixa a cafeína rolar (ainda mais) solta hhahaha;
  • atualmente, misturo o café com a manteiga ghee e o óleo de coco com o aeroccino da Nespresso, mas quando eu comprar a cafeteira francesa já vou fazer tudo junto.

CAROL, isso está muito difícil!

Hehe! Calma. Existe um jeito mais fácil. Eu vou te falar como ;)

Bem, eu já conhecia esse café há algum tempo, como falei no início do artigo, mas uma visita de um amigo ao médico fez com que eu começasse a tomá-lo. Esse meu amigo me passou a receita (valeu, Felipe!!!) e, apesar de ser um café que precisa de um bando de tralha (hehe), vale super a pena.

Você pode tentar outras receitas mais simples de fazer, ou você pode simplesmente tomar o café preto duplo (com a xícara cheia) filtrado mesmo – desde que você não adicione o açúcar, beleza?

No início pode parecer coisa de maluco, mas com o tempo o café sem açúcar se torna mais gostoso e viciante – o que é muito bom, porque café FAZ BEM para a saúde e para a produtividade.

A única dica que eu dou (se você se decidir pelo café filtrado) é: não compre café ruim cheio de porcaria. Pesquise para comprar cafés de qualidade. É um investimento que vale a pena – do contrário, você vai odiar tomar café e esse hábito não vai valer de nada!

A receita original do Bulletproof Coffee (em inglês) pode ser encontrada na página oficial do Dave Asprey.

 

#3 – Meditação

Tempo necessário: 12 minutos (com aplicativo de celular).

Depois do café, eu vou para a varanda do meu apartamento meditar. Meditar após o café preto, gracinhas à parte, me faz ficar acordada – e não cansada, como todo mundo pensa.

Bem, basicamente, eu pego uma cadeira, sento, coloco as mãos no joelho, começo a meditação.

O aplicativo que uso é o Headspace (também em inglês hahaha), mas aqui vai uma receitinha de meditação que é a que o Headspace sempre me dá, caso você não saiba inglês (se você não for utilizar o aplicativo, marque no celular 10 minutos para que ele te desperte para o fim da meditação):

  • sente-se em uma cadeira (eu sento em uma cadeira branca daquelas de plástico mesmo);
  • coloque as mãos nos joelhos;
  • fique com a postura ereta (costas retas) e mantenha os dois pés no chão (eu uso chinelos);
  • feche os olhos;
  • limpe sua mente;
  • faça um exercício de respiração (puxando o ar profundamente pelo nariz e soltando o ar devagar pela boca) – repita esse passo dez vezes (conte os passos). Se você se perder na contagem, isso significa que você não limpou sua mente direito (mas tudo bem, volte a se concentrar e prossiga com a meditação);
  • continue com a mente limpa;
  • aguarde um momento;
  • comece um pequeno exercício de interação com o espaço ao seu redor (ainda de olhos fechados);
  • note o espaço que há ao seu redor;
  • imagine como estão as coisas ao seu redor;
  • ouça cada um dos barulhos ao seu redor (cada barulho separadamente);
  • volte a limpar sua mente;
  • aguarde um momento;
  • comece a sentir seu corpo: o contato do corpo com a cadeira, o contato dos pés com o chão, o contato das mãos com sua perna…;
  • volte a limpar sua mente;
  • aguarde até que o celular desperte.

São os 10 minutos mais poderosos do meu dia. Depois da meditação, eu sinto que posso fazer qualquer coisa que não me sentirei cansada! É incrível.

 

#4 – Beber água

Tempo necessário: 1 a 2 minutos.

Bebo mais três copos de 200ml de água.

 

#5 – Leitura

Tempo necessário: 12 minutos.

Eu leio rápido, bastante e todos os dias. Livros de autoconhecimento, livros de estratégias financeiras e, claro, livros de ficção estão em minha estante virtual do Kindle. Eu também tenho alguns livros físicos, mas o leitor digital torna tudo mais rápido e mais gostoso. Posso ler o que eu quiser em qualquer lugar e a qualquer hora.

Adoro ler.

A leitura me ajuda a interpretar melhor TUDO à minha volta – textos científicos, textos de direito, textos de atualidades. A leitura me ajuda até mesmo a interpretar as pessoas, os comentários dos outros, suas expressões faciais.

Enfim: eu nunca deixo de ler, e é claro que eu decidi incluir esse ingrediente à minha Manhã Milagrosa. Já começo o dia aprendendo uma coisa nova.

 

#6 – Beber água

Tempo necessário: 1 a 2 minutos.

Mais uma vez, bebo mais três copos de água. Como já é a terceira vez no dia, antes mesmo das 6h da manhã eu já terei bebido 1 litro e 800ml de água! :O

E isso continua durante o dia todo ;)

 

#7 – 1ª Refeição

Tempo necessário: 20 minutos.

Minha primeira refeição do dia é baseada em uma dieta feita por nutricionista esportivo. Atualmente, eu tenho duas opções:

  1. Proteína de carne (Carnivor) sabor chocolate + creatina, água + aveia em flocos, banana, 2 torradas (as torradas eu acrescento porque meu treino é realmente pesado); ou
  2. Proteína de carne (Carnivor) sabor chocolate + creatina, iogurte LacFree, banana, pão integral com algum recheio (geralmente queijo).

Às vezes eu vou a algum perfil de Instagram e vejo umas receitinhas bacanas (que condizem com a dieta) e diversifico com panquecas, açaí e outras coisinhas low carb.

É claro que esse é o modo como eu levo a minha dieta. Comendo com qualidade e bem, você pode (e deve) fazer diferente, de acordo com a sua necessidade :)

 

#8 – Gratidão / positividade ou afirmações

Tempo necessário: 12 minutos.

Essa ideia veio do livro The Miracle Morning, e é uma das minhas partes preferidas do dia! Eu simplesmente sento, penso em três coisas pelas quais sou grata e escrevo.

Depois dos três agradecimentos, escrevo no restante do tempo sobre positividade e afirmações relacionadas à minha vida e sobre o impacto que a minha vida causa ao mundo.

Às vezes, eu tiro esse tempo apenas para reler o que eu já escrevi.

Veja alguns exemplos do meu caderno da positividade:

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O poder da gratidão é incrível. Nada melhor do que começar o dia entendendo que o mundo pode ser melhor e que há razões para acreditar. Nada melhor do que começar o dia colocando isso no papel!

 

#9 – Tempo livre

Tempo necessário: aproximadamente 1h.

Na manhã milhagrosa é SUPER importante acrescentar exercícios físicos.

Só que o meu horário na academia é fixo, porque eu faço com acompanhamento de um professor e o horário disponível que ele tem é de 8h30 da manhã.

Fez as contas?

Basicamente eu tenho 1h para fazer o que quiser e COMEÇAR MEU DIA ANTES DAS 8h DA MANHÃ! Isso é sinistro de bom.

Nessa 1h eu escolho UMA COISA para fazer e faço.

Eu tenho uma regrinha básica para essa “UMA COISA”:

  • ela nunca pode ser “responder a e-mails”;
  • ela nunca pode ser nada relacionado a burocracia; e
  • ela sempre deve ser relacionada à criatividade.

Geralmente, nesse tempo, eu assisto a alguma aula dos cursos que compro pela Internet ou converso com a minha equipe no Esquemaria :)

 

#10 – Exercícios físicos

Tempo necessário: 1h15.

Eu escolhi fazer 1h de academia durante a semana e abdominais em casa durante o final de semana. Os 15 minutos são o tempo de deslocamento para a academia e da academia para casa.

Como eu disse, eu escolhi fazer academia. Mas você pode escolher o que quiser.

Os seus exercícios podem ser até mais rápidos: pode ser dançar alguma coisa com ajuda do Youtube, pode ser fazer 10 minutos de YOGA, pode ser dar murros em sacos de pancada por alguns minutos, sabe, cara, sei lá, o céu é o limite aqui!

O importante é se exercitar! Exercícios físicos melhoram o humor, a disposição, a saúde (física e mental), a concentração, enfim, eles são poderosos para ajudar nos estudos.

 

A primeira ação fora do ritual matinal TAMBÉM CONTA!

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Como eu falei, eu tenho três regrinhas básicas para a primeira ação fora da rotina matinal. Relembrando:

  • a primeira ação fora da Manhã Milagrosa nunca pode ser “responder a e-mails”;
  • a primeira ação fora da Manhã Milagrosa nunca pode ser nada relacionado a burocracia; e
  • a primeira ação fora da Manhã Milagrosa deve ser relacionada à criatividade.

Eu quis reiterar essa parte porque as pessoas pensam: pronto, terminei o ritual, agora vou fazer coisa improdutiva (responder e-mail, ver feed de notícias do Facebook). NOOOO! Comece fazendo UMA coisa e foque. Por exemplo: pegue 50 minutos de estudos (divida em 25 minutos para beber água no meio desse tempo).

Desligue tudo ao seu redor para realizar essa atividade.

 

Carol, eu posso fazer um ritual mais curto?

A primeira coisa é mudar a mentalidade. Eu tenho dinheiro, tenho mais tempo do que a maioria das pessoas, mas conseguiria fazer tudo isso com MUITO menos dinheiro ou tempo do que faço, porque sei que é possível ter qualidade de vida mesmo sem fazer muita grana ao mês.

A parte do dinheiro é tranquila, porque o meu ritual matinal pode ser adequado para que não sejam necessários mais do que R$ 30 ao mês (dançar com ajuda do Youtube, por exemplo, é um exercício gratuito… comer coisas menos trabalhosas – porém boas para a saúde – é algo que você teria de fazer diariamente de qualquer jeito).

O lance que geralmente pega é o TEMPO. Muita gente tem que acordar cedo para ir ao trabalho. Independente do horário que você acorda hoje em dia, procure acordar pelo menos 30 minutos mais cedo e fazer atividades que NÃO SEJAM relacionadas ao trabalho ou à faculdade.

Essa é a diferença entre permanecer com disposição o dia inteiro ou ficar cansado o dia todo. Entende?

Beleza.

 

NÃO faça exatamente igual a mim

As coisas que eu faço ou que Joãozinho, Mariazinha fazem são DIFERENTES umas das outras.

Ninguém é igual. Graças a Deus ahahah! Já pensou que chato seria se todo mundo fosse idêntico?

O importante é IDENTIFICAR hábitos positivos que você curtiria colocar em ação e transferi-los para a parte da manhã, para as primeiras coisas que você faz quando acorda.

 

Eu preciso acordar 5h da manhã?

Pessoas de extremo sucesso seguem um ritual matutino que termina antes das 8h da manhã. Precisa ser necessariamente às 5h? NÃO. Para mim, 5h é um milagre divino. Eu acordava às 10h.

Mas deve ser cedo. Para aproveitar a vida! :)

Não existe uma parte do dia tão gostosa como a manhã. Dormir muito é um desperdício de tempo. E tempo é vida.

Dormir bem te deixa com maior disposição, mas dormir bem é diferente de dormir muito. Também é importante saber acordar. Se dormir é bom, acordar é melhor ainda, porque é acordado que se vive. Acredite: acordar bem e ter um dia de ação é muito melhor.

Eu sou uma pessoa de ação. Aprovados são pessoas de ação.

Por isso: acorde pelo menos uma hora mais cedo e aplique uma rotina positiva. A sua rotina positiva.

 

Carol, mas eu sou um vampiro, eu sou “a creature of the night“…

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Você é uma “pessoa da noite”? Isso. Não. Existe.

Você se acostumou a dormir tarde porque você criou esse hábito! Hábitos não são fáceis de ser mudados, mas é possível que você mude! Todo mundo vai ter algum motivo para NÃO entrar em ação. Até eu tive. Até você terá.

Mudança de hábito e força de vontade são grandezas diretamente proporcionais!

E esses dois ingredientes estão no pratinho da aprovação ;)

 

Resumindo…

O fenômeno da Manhã Milagrosa não é uma coisa doidona que eu inventei da noite para o dia. Eu aprendi esse hábito com pessoas de alta performance e sei que funciona porque coloquei na prática.

Possuir um passo a passo matinal é tão importante quanto sentar na cadeira para estudar. Ele faz parte do processo da AÇÃO nos estudos.

É importante que você saiba com clareza qual será a sua Manhã Milagrosa, em uma espécie de passo a passo. Ela será diferente da minha, ela será diferente da do seu coleguinha, mas ela deve ser clara e deve incluir apenas hábitos POSITIVOS.

Você pode fazer um ritual matinal mais curto, mais longo, mas faça esse ritual ANTES de qualquer tarefa que você tem obrigação de fazer (como ir para o trabalho ou ir para a faculdade).

Faz sentido?

Então comente aí e diga quais hábitos você pretende incluir em sua rotina matinal! :)

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