50 pequenas ações para 2017 ser melhor do que todos os outros anos de sua vida!

14 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 14 Email -- 14 Flares ×

O ano de 2016 chegou ao fim e algumas pessoas já começam a vislumbrar um 2017 sensacional!

Ouvindo (e vendo) os fogos de artifício em nossas cidades, nosso peito se enche de alegria e tudo o que a gente deseja nesses momentos é mudar completamente nossas vidas.

Só que essa sensação é efêmera (passageira). Será que não podemos transformá-la, então, em pequenas ações durante o ano que nos farão lembrar dessa sensação deliciosa dos fogos de artifício por todo o ano?

Foi pensando nisso que eu decidi te dar uma lista de 50 ações que você pode implementar, melhorar ou mudar em sua vida – ações essas que irão te impactar positivamente sua caminhada rumo à aprovação. Cada uma delas tem sua importância e com certeza irá te ajudar a ser um concurseiro melhor preparado, além de uma pessoa melhor.

Vamos às ações!

 

1) Estabeleça uma causa maior

Quando alguém começa a estudar para concursos públicos, lógico que o principal objetivo é ser aprovado. Mas pergunte-se: ‘Por que eu quero ser aprovado’? Pode ser pela remuneração, pelo status, pela estabilidade, pela vontade de fazer do serviço público brasileiro algo realmente valioso.

Pode ser por algo mais específico…dar uma casa para sua mãe…casar…pagar a faculdade do filho. Se você definir uma CAUSA, se sentirá muito mais motivado a continuar na sua trajetória árdua de estudos. E então: qual é a sua causa?

 

2) Crie o compromisso com esta causa

Não basta apenas definir a sua missão que motiva você a passar num concurso. É preciso ser comprometido com ela. Portanto, estabeleça algo de fato relevante, para que você utilize todas as suas forças nesse propósito.

compromisso-estudos

 

3) Repense seus valores e intenções

Isto tem muita relação com a sua causa. Algumas pessoas possuem motivos “negativos” para conseguir uma aprovação e melhorar de vida. Um divórcio, uma rixa com algum familiar ou algo assim. Acredite, não é um bom caminho. Harmonize suas intenções com as suas ações e torne sua jornada de estudos muito mais motivante e ‘leve’.

 

4) Reveja suas crenças limitantes

No âmbito terapêutico, uma crença limitante é tudo aquilo que te faz enxergar o mundo e as coisas através de um “filtro”. São interpretações negativas das experiências que vivemos. Por exemplo: se alguém ouve constantemente que apenas os ‘ricos’ conseguem ser aprovados por terem melhores condições de estudo e acredita nisso…está diante de uma crença limitante. Lembre-se: não existem regras nesse jogo. Faça a sua parte e continue!

 

5) Defina uma área de atuação

Não seja um concurseiro desesperado que atira para todos os lados. Estabeleça uma área de interesse e foque seus estudos para cargos dessa área. Área fiscal, policial, agências reguladoras, tribunais, bancária, administrativa… escolha uma delas e comece a se preparar.

 

6) Elabore um plano de estudos

#DicaSensacional

Tão importante quanto escolher uma área de atuação é montar o seu planejamento de estudos. Saber o que estudar e quando estudar será fundamental no seu processo de aprovação.

No Ritmo de Estudos, meu curso oficial de técnicas de estudos – www.ritmodeestudos.com.br –, eu ensino a fazer pequenos planejamentos semanais mais poderosos do que planejamentos de longas datas. Portanto, não se planeje a longo prazo, mas faça planejamentos pequenos, semanalmente, e aplique-os.

 

7) Liste toda a bibliografia da área escolhida

Depois de definir a área de atuação, pesquise os autores mais renomados das disciplinas que normalmente são cobradas para esses cargos e comece a separá-las. A melhor fonte de bibliografias NÃO sou eu, mas sim as pessoas que estão estudando para o mesmo concurso que o seu. Portanto, faça suas pesquisas em fóruns relacionados ao seu cargo. Foco total na bibliografia específica da sua área.

 

8) Estabeleça um ritmo de estudo

Definir uma sistemática de estudos e aproveitar melhor o tempo é fundamental. De nada adianta acelerar demais no início e depois não sustentar a arrancada. Ritmo e constância são fundamentais em qualquer área de nossas vidas e não seria diferente com os estudos.

 

9) Crie o hábito de estudar todos os dias

Mesmo que no início seja mais difícil, aprenda a criar o hábito de não deixar nenhum dia sequer “em branco” (exceto o dia de descanso). Isso te trará a sensação de estar no caminho certo e aumentará sua motivação.

frase-hoje

 

10) Refaça as provas de 2016

Pegue todas as provas do ano da área que você escolheu e resolva. Você estará ‘enterrando’ de vez o ano e se sentirá atualizado em relação à área.

 

11) Pratique atividade física

Pode parecer não ter relação nenhuma com concurso…mas é só impressão. Fazer exercícios físicos regularmente melhora o desempenho cerebral e traz sensação de vigor. Além de ser ótimo pra sua saúde. Procure um médico antes de começar.

 

12) Mude hábitos alimentares

O seu corpo inteiro é sua máquina de trabalho. Assim como a atividade física será de suma importância, a alimentação precisa ser rica e apropriada à sua rotina. O peixe é muito bom para a inteligência. (Será que é por isso que os asiáticos são tão bons? Pesquise).

 

13) Cuide dos relacionamentos familiares

As pessoas que estão à nossa volta influenciam e muito no nosso rendimento nos estudos, mesmo que indiretamente. Brigas, por exemplo, podem atrapalhar seu foco num determinado dia.

 

14) Pratique meditação

Uma ótima atividade para equilibrar o corpo e a mente. E não gasta muito de seu tempo. 5 minutos por dia podem trazer benefícios enormes.

 

15) Resolva pendências afetivas

Se você está com algum problema com cônjuge, namorado, amigo, irmão…resolva isto. Procure ter o máximo de paz interna possível para dar atenção apenas aos seus estudos em 2017.

 

16) Envolva sua família no ‘projeto aprovação’

É muito importante o apoio da família. Converse com eles e conte seus planos e objetivos e como a aprovação irá trazer benefícios para todos.

 

17) Acompanhe as autorizações dos concursos

Fique atento às autorizações dos concursos da sua área e comece a estudar antes mesmo do edital sair.

 

18) Estabeleça o ‘dia off’

Separe um dia para que você relaxe e não pense em estudar. Sabendo que você terá essa ‘folga’, você se dedica muito mais nos outros dias de estudo.

 

19) Durma melhor

O sono é muito importante, inclusive para o aprendizado. Muitas informações são consolidadas durante à noite, além do corpo precisar de descanso. Durma entre 7h e 8h por dia, se possível.

 

20) Mude o ambiente de estudo periodicamente

Já reparou como nossa energia muda quando mudamos as coisas de lugar? Faça isso de vez em quando (uma vez por mês, talvez). Isso irá tirar a sensação de tédio que muitas vezes acomete na hora do estudo.

21) Se puder, procure um coach

Cuidar da mente é muito importante, principalmente para estudar melhor e se engajar ainda mais à sua causa maior.

Não confunda coach com mentor. Muitos mentores pensam que são coaches – e não são!

 

22) Pare de procrastinar

Não deixe nada para amanhã. O amanhã não existe. Estude o que for preciso hoje e pare de sabotar seus planos.

 

23) Desapegue das mídias sociais

Desapegar não é parar de usar. Mas evite os excessos pois, além de tomar seu tempo, algumas coisas contaminam a gente. Foco total.

 

24) Não dê atenção a “ruídos”

Boatos de que seu concurso não acontecerá…que os concursos acabaram…que concurso é fraude… Não dê ouvidos! Concentre-se em seus estudos e desfrute do sucesso depois.

 

25) Pare de reclamar

Além de não resolver o problema, te torna uma pessoa chata. Use as dificuldades como motivação para estudar ainda mais e sair da situação indesejada.

 

26) Elogie o sucesso dos outros

Admire os aprovados e deseje a eles tudo que você quer pra si mesmo. Você verá o quanto esse simples gesto tem o poder de trazer pra você mais vontade ainda de ser como eles….aprovados!

 

27) Elimine atividades que atrapalham seus estudos

Algumas atividades podem ter a aparência de serem úteis, porém não potencializam o seu objetivo atual, que é passar no concurso. Seja um curso ou uma atividade independente, pense: ela me leva até à aprovação? Se a resposta for ‘não’, elimine-a.

 

28) Beba água

Simples, porém extremamente tratada com descaso. Seu corpo é 75% feito de água. Adivinhe do que seu cérebro é feito? Até pra formar neurônios o corpo precisa de água. 2 litros por dia, ok?

 

29) Mantenha-se atualizado

Isto te ajudará tanto em provas de atualidades como para escrever uma redação. Leia sempre jornais, revistas, lembrando de filtrar aquilo que é importante.

 

30) Organize suas finanças

Se você trabalha e estuda, saiba definir suas prioridades e separe uma parcela dos seus ganhos para comprar livros e cursos. Se você pretende apenas estudar e largar o trabalho, planeje bastante para não ser pego desprevenido depois.

31) Cultive a paciência

Pare de se cobrar e tenha mais paciência com você. Se você estiver fazendo todo o possível para ser aprovado, calma. Você será nomeado quando menos esperar.

 

32) Esteja próximo de outros concurseiros

Nós parecemos com quem mais andamos. Estar perto de pessoas que estão buscando o mesmo que você te trará motivação e energia extra para continuar. Afinal, você não está sozinho.

 

33) Reveja amizades

Assim como é importante estar perto das pessoas certas, observe se tem alguém que te afasta dos seus propósitos. Não precisa terminar uma amizade, claro, mas se puder diminuir a frequência de estar próximo das pessoas que não te ajudam ou incentivam…será de grande valia!

 

34) Aprenda a gostar de todas as disciplinas

Pode parecer utópico, mas não é. Nós aprendemos melhor aquilo que gostamos. Então comece a olhar aquela disciplina indesejada com outros olhos. Pense que ela pode ser a responsável por sua aprovação! Isso já motivo para amá-la!

 

35) Erre agora e acerte depois

Faça MUITOS exercícios. E não fique triste quando errar alguma questão. Foi muito melhor errar agora que não estava ‘valendo’, não é mesmo? Na prova você lembrará e vai acertar!

 

36) Estude em todo lugar

Ônibus, carro, metrô, shopping… Se tiver 20 minutinhos sobrando, por que não pensar sobre aquela questão que você errou, não é mesmo? Aproveite tudo.

 

37) Escute mais e fale menos

Temos a tendência de já pensar na resposta antes mesmo do outro concluir a pergunta. Na hora das videoaulas ou explicações, escute com muita atenção o que o outro diz mesmo que você já domine o assunto.

38) Faça uma auto-avaliação

Analise como está seu desempenho nas disciplinas para saber em qual delas você deve dar mais atenção. Lembre-se: goste de todas, mas estude mais a que precisa mais!

 

39) Aprenda a controlar o tempo

Muita gente peca nesse quesito na hora da prova. Faça simulados e aprenda a resolver as questões dentro do tempo de prova estabelecido.

 

40) Pare de se comparar com os outros

Cada um tem uma história, um ritmo e um tempo. Fazer comparações além de não ajudar, atrapalha. Seja você mesmo e continue estudando.

 

41) Crie o hábito da revisão

Revisões periódicas são tão importantes quanto o estudo inicial. Existe uma coisa chamada ‘curva de esquecimento’, ou seja, um momento em que começamos a esquecer o conteúdo após um longo tempo sem ter contato novamente com tal conteúdo. Portanto, revise sempre.

 

42) Escreva

A maior parte do tempo de estudo é usada com a leitura. Mas é fundamental que você também escreva sobre o assunto que estudou. Além de fixar melhor o conteúdo você, suas redações ficarão cada vez melhores.

 

43) Não durma com o celular

Se ter uma boa noite de sono é importante para o aprendizado, levar o celular para a cama não é uma boa pedida. Crie o hábito de desligá-lo ou deixá-lo longe da cama. Além de tirar o seu sono, a luz forte no quarto escuro prejudica sua visão.

 

44) Elabore flashcards

São cartões com tópicos ou perguntas (com a resposta no verso) que irá te ajudar a revisar mais rapidamente a matéria estudada. Monte o seu baralho para cada disciplina.

 

45) Controle os pensamentos que emite

Nós atraímos aquilo que pensamos. E se você pensa no que não quer…adivinha o que irá atrair? Pense em coisas boas e que te levem a estudar mais e alcançar o seu objetivo maior.

 

46) Pratique a visualização

Mais do que imaginar, visualizar é pensar sobre você mesmo no futuro e SENTIR como se já tivesse alcançado. Quer passar no concurso e comprar aquele tão sonhado carro? Vai na concessionária…faz um test-drive. Senta lá e sinta como se já tivesse conquistado. Você vai voltar para casa muito mais motivado a estudar. É uma amostra grátis do seu sonho.

 

47) Ajude outras pessoas

Você já ouviu falar que ensinar ajuda a aprender. Pois então, ensine. Ajude naquilo que você sabe mais e fixe tudo que já aprendeu.

 

48) Pratique a memorização

O aprendizado é importante, mas a memorização também tem seu lugar. Algumas coisas precisarão ser memorizadas. Então treine a sua memória sempre que puder como jogos e testes.

 

49) Assista o filme “À procura da felicidade”. Sim, de novo.

Esse famoso filme mostra a saga de alguém que de fato está comprometido. Seja como o personagem principal e vença!

 

50) Lembre-se que não passar não é fracassar. Fracassar é desistir

Saiba que tudo que você vem estudando e fazendo não é vão. Se você não passou ainda, não se preocupe. Cada vez mais você estará preparado e em breve seu nome estará no rol dos aprovados. Feliz 2017!

Abraços,

Carol Alvarenga :)

14 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 14 Email -- 14 Flares ×
  • Flaudizio

    Ótimo artigo para começarmos o ano. Vejo sempre seus artigos, não necessariamente com o intuito de estudos, mas de aplicação no que gosto de empreender. Parabéns pelos textos.

  • Evandro Sousa 

    Excelente artigo! Feliz 2017! Lembrando que nem sempre da para fazer as 50, mas quanto mais, melhor! Rumo a aprovação!

  • Francisco Valdez

    Quem te acompanha sabe, né Carol, que essas dicas são na verdade partes da sua filosofia de vida e que podem ser das nossas também. Ótima entrada de ano!

  • luiz sérgio carneiro

    Parabéns pelo artigo, adorei e com certeza será muito útil

  • Lilian Calazans

    carol, muito lindo o artigo!!! o g1 postou os principais concursos que terão em 2016 e eu já estou me organizando para passar em um e ler seu artigo apenas me motivou ainda mais!!! obrigada por tudo e feliz 2017 :)

  • isabel soares

    legal as tuas dicas, já sou funcionaria publica, mas de prefeitura e faço muitos concursos porem nunca fico no numero de vagas só no cadastro reserva. e de alguns fui ate eliminada. Agora estou tendo mais disciplina no estudo e a dica de estudar determinados artigos das leis é ” vero” pois já estou fazendo muitas questões e constatando o que você falou.

  • Camila Dias

    Obrigada Carol… Conheci o esquemaria a pouco tempo e tem me ajudado bastante…. ótimo 2017 para nós!

  • Por nada, Ale :)

  • Obrigada, Shirley! :)
    Abraços!

  • Que legal, Romualdo! :D

  • Camila Santos

    Adorei as dicas Carol! Só fiquei triste porque já te mandei inúmeras mensagens no watssapp e vc não respondeu nenhuma…. espero que responda o comentário, se puder é claro!!! Vc é linda! Te admiro muito!!! Parabéns pelo trabalho aqui no Esquemaria. Beijos beijos beijos!!!

    • Obrigada, Camila :)
      No Whatsapp a ideia era que eu mandasse algumas mensagens com dicas de estudos, não que eu respondesse às mensagens. Como muita gente também entendeu que eu responderia, decidi ficar somente com o Esquemaria mesmo :)
      Abraços!

  • Obrigada, Jonatas :)

  • Obrigada, Flávia! Feliz 2017 :)

  • Por nada, Bernard :)

  • A palavra-chave da VIDA é ação! :)

  • Por nada, Genyson!

  • Que bom, Thiago! :) :) :)

  • Obrigada, Thiago :D
    Eu não sou coach, mas sem dúvidas aprecio demais o trabalho deles. Eu gosto de me ver mais como uma mentora :)

  • Que massa, Rubens! Indico um livro que li há poucas semanas: O Jeito Harvard de Ser Feliz, do Shawn Achor!

  • Muito obrigada, Ilka :)
    Fico feliz por saber que você realmente quer passar!
    Mande brasa ;)

  • :)

  • Sergio Jr

    Dicas fantásticas! E eu estou precisando demais pois estou meio sem foco, mei perdidão!! Valeuuuu

    • Estar perdido é super comum, Sergio! Para se encontrar, o melhor que você tem a fazer é entrar em ação e testar :)
      Não fique parado ;)

  • Por nada, Jacqueline :)

  • Que massa, Thayane! Isso me deixa muito feliz.

  • Rayane Passarelli

    Obrigada por essas 50 dicas preciosas! Que seu 2017 seja cheio de luz, beijos:*

  • Por nada, Diogo! Uma ótima vida :)

  • Que fantástico, Thayane! :)

  • Natália

    Obrigada Carol! É sempre bom relembrar tudo isso para não deixar o desânimo tomar conta. Um ótimo 2017!

  • Obrigada, Manu :)

  • Oi, Denise!
    Indico que você faça sua dissertação e leia alguns livros, dentre eles: O Jeito Harvard de Ser Feliz e A Felicidade da Busca. Isso vai te ajudar em sua procura sobre “o que fazer”; talvez seja estudar para concursos públicos, talvez não. Claro que você não pode ficar parada, então, enquanto não encontra sua resposta, faça sua dissertação e implemente pequenas ações relacionadas àquilo que te deixa feliz.

  • Por nada, George :)
    Abraços!

  • Anderson Nunes

    Por nada, Valéria! ;)

  • ahahah!!!

  • Hey, Alessandra!

    É muito bom ver que você tirou valor conteúdo do Esquemaria, de verdade.
    Continue mesmo aproveitando todo o conteúdo do blog. Mantenha o ritmo que logo mais você irá a sua forma de estudar. =D

    Abraços.