Aulas em PDF: como aproveitá-las ao máximo com estes 5 truques do Acrobat Reader

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Eu sou uma fã incondicional das novas tecnologias, e acredito que quem não as utiliza para estudar para concursos está bem atrás da grande maioria dos concorrentes. Hoje, usar aulas em PDF, entrar em sites especializados em concursos, pegar dicas na internet já não é mais diferencial, mas prerrogativa para estar a frente, no dia da prova. Você tem que (cada vez mais) usar armas… digamos… um pouco mais… ESTRATÉGICAS do que seus concorrentes.

Uma delas são as aulas em PDF.

amamos-aulas-PDF
Aulas em PDF: existe amor maior que elas?

Os arquivos em PDF dominaram o conteúdo de concurso, na rede. Se você perguntar para os já aprovados nos concursos mais tops, por aí, raramente vai encontrar quem nunca usou aulas ou leis em PDF, no processo.

A ferramenta mais conhecida – e uma das melhores – para tratar disso é o leitor de PDF Acrobat Reader. Muito provavelmente, você já o tem em seu computador, e já anda abrindo suas aulas com ele.

Este leitor da Adobe tem suas versões gratuita e paga (a paga acrescenta o nome “Pro” ao software, mas não é dela que vamos falar). Outra coisa legal deste programa é sua compatibilidade com os sistemas operacionais Windows, Mac, Linux, iOS e Android.

Com o Acrobat Reader, você pode melhorar sua leitura de aulas em PDF e estudar com maior estratégia.

Por tudo isso, decidi trazer, hoje, 5 truques que vão otimizar seus estudos com o leitor da Adobe.

IMPORTANTE: ao final do artigo, há um vídeo sobre a atualização relacionada à NOVA versão do Acrobat Reader. Assista a esse vídeo! Combinado? :)

Neste post, você aprenderá a:

  1. fazer download da última versão do Acrobat Reader;
  2. usar a janela de comentários, para estudar;
  3. fazer legendas de suas marcações (essa dica é sensacional!);
  4. prestar atenção à lista de comentários (para fazer filtros do que você já estudou);
  5. organizar-se com as propriedades das ferramentas.

Vamos lá!

1. Faça download da última versão do Acrobat Reader

É possível que você não tenha o Acrobat em sua máquina, ainda. Ou, ainda, é possível que você não tenha a versão mais atualizada deste programinha bacana. As versões mais antigas podem não ter alguns dos recursos que vou te mostrar, aqui.

Para fazer download do queridinho da Adobe, o Acrobat Reader, siga os seguintes passos.

Em primeiro lugar, entre no site da Adobe, em http://get.adobe.com/br/reader/ (o site já está em português). Geralmente, a página já reconhece qual é o sistema operacional do seu computador, como o meu, na imagem a seguir:

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

Caso entre diretamente nesta tela de download, basta clicar em faça download agora e salvar o arquivo de instalação em seu Desktop. Execute este arquivo e instale o programa em seu computador.

Se não aparecer essa tela, o próprio site da Adobe deixa uma opção para que você escolha seu sistema operacional no endereço http://get.adobe.com/br/reader/otherversions/. Aparecerá a tela seguinte:

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

São três etapas simples: 1. a escolha do sistema operacional; 2. o idioma que você quer para que seja instalado seu Acrobat Reader; 3. a versão que você quer baixar (nessa opção, eu escolho sempre a versão mais nova que aparece).

 

2. Use sua janela de comentário, para estudar

Talvez a dica mais importante deste post é: use e abuse sua janela de comentários. Ela vem com várias ferramentas, as quais destaco:

 

Anotações

Nota Auto-adesiva Acrobat Reader
Adicionar nota auto-adesiva: quando você usa este botão, seu comentário ficará lá com um balão (que, por padrão, fica na cor amarela), e poderá ser visto sempre que você passar o mouse em cima ou clicar. Eu uso este balão para adicionar algum conteúdo que eu tenha sentido falta, na aula em PDF.

Realçar texto Acrobat Reader
Realçar texto: esse botão traz uma das razões mais maneiras de se estudar com PDF: ele destaca seu texto do mesmo modo que um marca texto, em um livro de papel. Além disso, clicando duas vezes em sua marcação, você pode adicionar comentários. E o mais legal é que, quando você coloca um comentário em sua marcação, ela fica com um balão no canto esquerdo, para te avisar que ali foi adicionado algum comentário.

Acrobat Reader: adicionar comentário em texto
Adicionar comentário em texto: você também pode adicionar um texto onde você quiser, em seu PDF. Pode escolher a cor, o tamanho e o tipo da fonte. É como se você pudesse fazer uma anotação ao lado de um parágrafo, em um livro de papel. Só que a grande diferença, que torna melhor estudar pelo PDF, é que este comentário de texto pode ser encontrado pela busca no arquivo (pressionando Ctrl + F, para PCs, ou Command F, para usuários de Mac). Quando eu paro no meio de uma aula, por exemplo, gosto de colocar o comentário de texto “parei aqui”, porque depois é só apertar Ctrl + F e procurar pelas palavras-chave “parei aqui” e continuar minha leitura.

Anexar arquivo Acrobat Reader Gravar áudio Acrobat Reader
Anexar arquivo / gravar áudio:
 digamos que você esteja lendo uma aula em PDF e queira acrescentar, em uma determinada página, um mapa mental que você tenha feito ou que você tenha baixado, uma imagem que te ajude a entender melhor o conteúdo, ou um áudio que você ache interessante para aquele contexto.

É possível fazer isso usando estas duas ferramentas. Quando você anexa um arquivo ou grava um áudio, o programa te pede para escolher um ícone. Toda vez que você clica naquele ícone, ele abre automaticamente o arquivo da imagem, texto ou vídeo, ou inicia sua gravação de áudio. Mas tome cuidado! Depois de você adicionar um arquivo ao seu PDF, não pode deletá-lo ou alterar sua localização, do contrário, o PDF não reconhece este arquivo. Para evitar esse tipo de aborrecimento, pense bem em como você vai organizar seus arquivos de estudo. Você perde 1 hora se organizando, mas ganha em qualidade de estudos, o que vale muito a pena!

Taxado Acrobat Reader
Tachado:
caso você encontre algum erro em sua aula, lei ou qualquer outro tipo de conteúdo que possa estar em um PDF, corte a palavra ou frase com essa ferramenta. Ela abre um balão para que você possa comentar o porquê de ter cortado o conteúdo. Também é uma das ferramentas mais úteis, principalmente no estudo de direito ou contabilidade, matérias que mudam frequentemente.

Acrobat Reader: sublinhado (ou underline)
Sublinhar:
faz um sublinhado simples no texto. Também dá para colocar um comentário :)

Não se esqueça de, depois de fazer suas alterações, salvar seu arquivo PDF (ele não salva automaticamente esses comentários!).

Existem outras ferramentas (adicionar carimbo, inserir texto ao cursor, adicionar nota ao texto e marcação de correção de texto) que prefiro não comentar, aqui, ou porque acredito que elas não sejam úteis para o estudante de concurso, ou porque são muito parecidas com as que já comentei.

 

Marcações de desenho

Acrobat Reader: adicionar caixa de texto
Adicionar caixa de texto:
da mesma maneira que você pode colocar um comentário de texto, você pode adicionar essa caixa de texto, que é basicamente a mesma coisa, só que com uma borda da cor que você escolher.

Acrobat Reader: adicionar texto explicativo
Adicionar texto explicativo:
adiciona uma caixa de texto com uma seta apontando para onde você quiser.

Acrobat Reader: ferramentas de desenho
Desenhar linha, seta, oval, retângulo, nuvem, polígono, linhas conectadas e forma livre: são outras ferramentas de desenho bacaninhas, para você usar à vontade, com o objetivo de destacar determinada parte do texto.

Acrobat Reader: apagar forma livre clicando e arrastando
Apagar forma livre clicando e arrastando:
serve para você apagar as formas livres desenhadas.

 

3. Faça legendas das suas marcações (essa dica é sensacional)

Organização é a chave para ter arquivos PDFs poderosos. Não adianta nada você saber usar o Acrobat se não existe uma estratégia para o uso das ferramentas de anotação. Por isso, crie uma pequena lista no Word com uma estratégia de uso de cores, sublinhados, anotações etc. Abaixo, eu coloco um exemplo de como eu faço, nos meus estudos. Isso vale não só para os meus arquivos PDF, mas também para os documentos em papel que uso (por exemplo, nos livros, uso o mesmo código abaixo):

Passo 1: entre no Word, ou em seu editor de texto preferido (os usuários de Mac geralmente usam o Pages) e crie um novo documento;

Passo 2: digite a descrição de cada cor (para saber como alterar as cores, leia o último tópico deste post!), sublinhado, destaque que quer usar em seus arquivos PDF e textos em geral, como no exemplo a seguir:

Já li: atenção! Nem tudo o que está para trás significa que você já tenha lido. É possível que você pegue um livro e leia apenas algumas partes dele, não é mesmo? Marque o que você já leu, para não precisar voltar atrás e começar a ver o que já viu.

Já caiu em prova: essa é a marcação que mais importa. Se um assunto está marcado como “já caiu em prova”, é porque as chances de ele cair de novo são grandes. Se você achar legal, adicione, clicando duas vezes em sua marcação, o nome da banca, ou defina cores diferentes para cada banca.

Reler: nem tudo o que você marcar como “já li” é relevante. Por isso, é bom você ter uma marcação diferenciada para “reler”, que seria um tópico mais importante do que “já li”.

Comparar com: é muito legal usar uma marcação de “comparar com” e acrescentar uma caixa de texto com o número da página a ser comparada, ou com o artigo de um normativo.

Mudança: é muito comum que alguma doutrina, algum ato normativo, ou alguma decisão jurisprudencial tenha mudado, e seu material esteja com informações antigas. Por isso, é bom você ter uma legenda para esse tipo de alteração.

Essas são algumas sugestões de destaques que você pode fazer ao seu texto, mas se sinta livre para fazer quaisquer outros tipos de marcações. Só não exagere! Detalhar demais seus textos pode fazer as coisas ficarem confusas. Evite fazer mais de 6 legendas. Se você sentir a necessidade, em um determinado momento, de fazer uma anotação que não esteja em sua lista rápida, apenas acrescente uma caixa de texto e pronto.

Passo 3: depois de digitar a legenda no seu programa de textos, exporte-a para PDF e coloque-a em uma pasta específica em seu computador.

Passo 4: pegue o arquivo PDF das legendas e faça os destaques que você usará para cada legenda. Veja só como eu fiz as minhas:

Legendas em PDF
Sublinhado preto simples para “já li”; marca texto azul para “já caiu em prova”, com comentário do nome da banca; marca texto amarelo para “reler”; seta com caixa de texto para “comparar com”; e tachado para “mudanças”.

Agora, veja exemplos aplicados a um texto em PDF:

Acrobat Reader: exemplo de texto marcado

Perceba, pela imagem acima, que eu li o texto todo, por isso está todo sublinhado. Mas não considerei tudo relevante, somente algumas partes – e essas partes são as demais legendas que defini anteriormente.

 

4. Preste atenção à sua lista de comentários (para fazer filtros do que você já estudou)

Ao lado direito, na guia de comentários, você vai perceber, depois de acrescentar suas anotações, que há uma lista de todos os seus comentários. Eu destaquei, na imagem a seguir, essa lista:

Acrobat Reader: lista de comentários

Você pode fazer uma busca somente nos seus comentários, na caixa de formulário “localizar”, o que é muito legal, já que você poderá procurar exatamente aquilo que já leu.

Também pode classificar os comentários por tipo, página, autor, data e status de marca de seleção. O uso da classificação por tipo, em minha opinião, é uma poderosa arma, porque você poderá separar só os comentários de “já caiu em prova” dos de “reler”, por exemplo, na hora de fazer uma revisão.

Outro recurso legal é o de filtrar, que é bem parecido com o de classificar, só que não organiza mostrando tudo, mas apenas as marcações que você escolher.

Por fim, para expandir e recolher seus comentários, você pode usar o recurso opções, que é o último, nos comentários.

De vez em quando, você vai querer deletar todos os comentários de uma vez, do seu arquivo. Você não precisa selecionar um por um e apertar “delete”. Basta você selecionar todos os comentários nessa sua janela da direita, apertando a tecla “shift” e, depois, apertar “delete”, em seu teclado.

 

5. Organize-se com as propriedades das ferramentas

As propriedades das ferramentas te permitem colocar cada comentário do jeito que você acha melhor. Basta você clicar em qualquer tipo de anotação – sublinhado, marca texto, caixa de texto etc – e usar o atalho Ctrl + E (Command + E para usuários de Mac) e escolher a cor, o estilo, a transparência, o tamanho da linha e assim vai.

No caso dos estudos para concursos, é muito importante usar essas propriedades para diferenciar as cores de cada marcação, para diferenciar as legendas de que falei no tópico 3.

 

EXTRA, EXTRA, IMPORTANTE: atualização do Acrobat

Aqui está um vídeo sobre o novo Acrobat. Quando escrevi esse artigo, originalmente, a versão era a 11. Agora, veja como fazer tudo o que ensino neste artigo com a nova versão:

 

É difícil organizar PDFs?

Depois de seguir direitinho este post e colocar seus comentários nos primeiros PDFs, isso vai virar rotina, pra você. Fica muito fácil e rápido. Pense que, quando for revisar seu conteúdo, tudo vai estar mastigadinho, e você estará pronto para arrasar na prova :D

E aí, você vai se organizar melhor com os PDFs, agora? Comente, deixe suas dicas, também!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×
  • Igor Barcelos

    Muito boa a dica, facilita e muito na hora da retomada a um conteúdo estudado. Parabéns !

    • Oi, Igor! Bom te ver por aqui ;)
      Isso mesmo, ajuda muito na hora da revisão. Imagina: você já vai ter anotado o que já leu, o que é importante naquilo que você leu e o que já caiu em prova. Todo o conteúdo que realmente importa poderá ser revisto em um tempo muito menor do que levou pra você vê-lo pela primeira vez.
      E como foi na prova do metrô? Depois você me conta ;)

  • ramon

    Carol, essas legendas é so para se basear e saber o que significa. achei melhor anotar na mesma “folha” do pdf o que cada coisa significa. ou isso que vc criou serve como atalho para adicionar ao texto?

    • Oi, Ramon! Vou te explicar melhor: essa legenda é um arquivo que você terá sempre no seu computador. Se quiser imprimir e colar na sua parede, melhor ainda.
      Bem. A legenda serve sim para você se basear sempre nela na hora de fazer anotações. Daí, se você estiver lendo alguma matéria, por exemplo, e quiser anotar em um parágrafo que ele já caiu em prova, você não vai precisar digitar (ou escrever) a frase “já caiu na prova”. Você pode colocar um simples símbolo (um quadrado, por exemplo), ao lado daquele parágrafo, que, pra você, vai significar que aquele assunto já caiu na prova.
      Portanto, a legenda serve para você ter sempre os mesmos símbolos para determinadas situações. Esse é o grande “charme” de usá-la hahaha.
      Espero que eu tenha deixado mais claro, mas, se ainda tiver alguma dúvida, é só comentar novamente.

  • Benedito

    Carol, Muito obrigado pela dica.
    Extraordinário!!!

    • Obrigada a você, Benedito, pelos comentários positivos ;) volte sempre.

  • Marlua

    Gostei! Vou tentar aplicar, acho q. facilita mesmo. Parabéns pelo blog, está mto bom!

    • Obrigada, Marlua ;) tente aplicar do jeito que você achar melhor, porque, apesar de eu apresentar as dicas de como eu costumo estudar, cada um tem sua maneira.
      Bons estudos :D
      Carol.

  • Carol, sua linda! Excelente o site, mto boa a tua história… congrats!
    Confesso que tenho “preguiça” (acho que dá trabalho) usar essas dicas do Acrobat, mas tentarei com calma outra hora (não nesse frenesi que estou vivendo pro ICMS-RS). Mas algumas das dicas do Google e os mapas das licitações foram nota 10!
    Virei fã do site… continue…

    Grande abraço!

    • Obrigada, Carlos! Vou continuar, sim.
      Concurso de gente grande, esse seu (ICMS) parabéns ;D
      Sim, esses posts de dicas são pra você escolher o SEU melhor jeito de estudar ;) então, alguns deles serão mais legais para algumas pessoas, outros pra outras… só de cada um se encontrar, nos estudos (como você ter gostado do Google e dos mapas mentais, por exemplo), eu já fico muito feliz!

      Abraços,
      Carol.

  • Parabéns colega pelas dicas!
    Passei em 2 concursos de nível médio aki para minha região..
    o problema que um foi a CEF que demora a chamar e outro de Agente Penitenciário, que são 2 anos pelas etapas do concurso…
    tudo para o futuro…
    até chegar vou comer mt ovo ainda rs

    • Parabéns pelas aprovações, Rafael ;)
      É muito bom começar a ver os resultados. Isso só mostra uma coisa: é possível!
      Abraços e bons estudos!
      Carol :)

  • None Concurseira

    Excelentes dicas, Carol!vou tentar aplica-las, tendo em vista não ter mais lugar para colocar papel na minha casa e dinheiro para impressão…rsrs

    • Obrigada ;D
      hahaha papel é muito linear! Por isso eu prefiro estudar pelo computador :D (mas nem sempre é possível…)

  • Fabiane

    Carol, parabéns pela atitude, de compartilhar conosco tantas dicas bacanas.
    :-) Bjos…
    Ja está add na minha aba de favoritos ;-)

  • Heveline Garcia

    Ameiiii.
    Vírei fã!!!
    Parabéns…

  • Erica

    Carol, eu utilizo o PDF Viewer! Acho melhor do que o Adobe… mais completo. Inclusive quem me indicou foi o Yuri, que passou agora pra auditor! Dá uma olhada! Acho que vai gostar! Bjs

    • Obrigada, Erica! Vou procurar, sim ;)

    • Ah, dei uma olhada lá, Erica! Eles não têm opção para Mac, pelo que vi :(
      Mas espero que o pessoal do Windows veja este comentário e dê uma olhada no Google. Valeuzão!

  • Gabriela Rodrigues

    Amei tudo.. parabéns.. uso o ezPDF Reader, gosto do áudio, mas vou testar o Adober Reader no notebook.. Thanks!

    • Obrigada, Gabriela ;)
      Legal! Muito bom ver que você usa a ferramenta que mais serve pro seu caso. Isso prova que, no final das contas, não importam apenas os meios, mas as estratégias, as formas como usamos esses meios hehehe…
      Abraços e bons estudos!

  • Liliane

    Oi Carol tudo bem?
    Estudo pelo tablet e uso o Foxit PDF, muito bom,mas não tem a opção de incluir folha :(
    Caso alguém por aqui conheça um editor bacana para tablet,compartilhe! ! ;)
    O adobe reader na versão android achei muuito trabalhoso,ele não tem apagador. Somente desfaz a ultima ação aí tem que tomar cuidado, já aconteceu de eu escrever um monte de coisas,na hora de corrigir vupt! Já era.Fica a dica…

    • No iPad eu uso o (maravilhoso) iAnnotate! Não sei se existe pra Android, mas, se existir, fica aí a minha dica :)

      • Marciele

        Carol, tb uso o iAnnotate :D Adoro! Qual caneta vc usa? A que tenho não dá para escrever, é mto grossa, estou querendo uma melhor.

        • O iAnnotate é fora de série. O melhor é que ele faz uma conexão perfeita com o Dropbox. Não, sem palavras, é sensacional. Ainda vou falar sobre tablets, aqui no site, provavelmente em algum vídeo :)
          Eu uso a Bamboo! Depois de muita pesquisa, muitos unboxings no Youtube, optei por essa (até porque eu já conhecia o trabalho da Wacom, que é a produtora da caneta da Bamboo).
          Ela não é necessariamente fina, mas comigo funcionou muito bem! O toque dela é ótimo.
          Aliás, você sabe qual é o nome dessas “canetas pra tablets”? Stylus! Meu mundo caiu, no dia que descobri que existe nome pra isso hehe.

          • Marciele

            Sim, stylus, isso mesmo! hahahha Descobri quando estava fazendo uma pesquisa. Mas como precisava com urgência, acabei comprando uma bem em conta e até que durou rsrsr Agora que a ponta está começando a estragar. Obrigada pela resposta, Carol! ;) Vou comprar uma Bamboo mesmo, é mais fina que a minha. Bjos

          • Ah, esse problema da ponta rasgando acontece com todas! Já tive três stylus diferentes, e as três rasgaram :(

          • Isabela

            Carol, e onde você comprou a sua Bamboo?

  • katia

    Isso é ingles pra mim, vou fazer com minha maravilhosa canetinha mesmo (cores)!!!!

    • É uma boa opção, Kátia, mas ainda sou defensora do estudo online hahaha!

  • Concurseiro Bruno

    Carol eu queria te agradecer de coração por responder a tantos comentários meus com tantas perguntas e vc que é sempre atenciosa comigo vc é d ++++++++ vc é uma menina de sucesso parabéns, bom eu queria te contar uma coisa sabe eu estudo para tribunais a algum tempo e vou ser sincero se tivesse conhecido essa tática do feras ai eu já tinha passado no TRT SP eu fiquei muito longe das vagas e nem corrigiram minha redação bom esses dias atrás eu recebi a notícia que vou ter que mudar de estado sabe eu moro com meu irmão aqui em Salvador BA e depois de meses de luta a remoção do meu irmão para o MS saiu só que eu vou ficar um período de 6 meses no interior de São Paulo na casa de minha irmã então agora em setembro eu já estarei viajando e não volto mais para Bahia os concursos da Antaq, TCU, DPU e TJ BA E TRE BA 2015 eu não o farei mais para minha sorte eu devo prestar mesmo o TJ São Paulo e o INSS esses dois concursos eu fiz eles em 2012 e bati na trave o TJ SP o edital irá sair esse mês e o INSS pelo estudo que eu fiz o edital sempre saiu no final do ano agora tem que esperar a autorização que em breve ocorrerá eu vi o TCU pressionando sobre as vacâncias no INSS não adianta uma hora o MP irá autorizar sobre as matérias que caem nos tribunais eu já me acostumei a estudá-las então só que eu agora eu vou usar essas técnicas que aprendi aqui com vc eu já estudei muito errado agora eu acredito que estarei a fazer a coisa certa, você deve está perguntando mas o estudo da discursiva e o estudo do TCU, bom todo aprendizado é válido futuramente eu sei que o que eu aprendi com vc eu vou aplicar nas provas do Cespe agora o concurso do TCU não era minha vez de tentar, mas outros vão aparecer futuramente ai é só fazer um planejamento completo igual a vc fez as oportunidades sempre existirão cabe a nós mesmos decidir o que é melhor e não desistir, ta vendo Carol vida de concurseiro não é fácil mas é vida que segue hehehe o importante é conseguir a sonhada vaga, tomara que vários concurseiros que vc vem ajudando passem no TCU que o seu esforço seja recompensado Carol um grande abraço felicidades !!

    • Massa, Bruno! Sempre bom te ver por aqui.
      Por que você não vai fazer TCU? As provas serão em todas as capitais…

      • Concurseiro Bruno

        o concurso do TCU deve sair em breve e nesse período eu vou está morando no interior do SP então eu tive que desistir do TCU, DPU e TJ BA o que sobrou para mim foi somente o TJ SP e o INSS que eu poderei fazer no interior sorte a minha que ainda terá algo lá pra eu fazer lá rsrsrs eu já estou estudando para o TJ e INSS vou focar nesses dois mesmo, vamo que vamos né Carol, eu vi no email que no dia 15 de setembro de 2014 vc vai fazer um outro aulão sobre ciclos de estudos interessante quero vê-lo com certeza parabéns pela iniciativa bom é isso um grande abraço Carol !!

  • Paulo

    Meu acrobat só possui as ferramentas nota adesiva e realçar texto. É muito limitado.
    Quê versão é essa que possui sublinhar texto, ferramenta desenho e tantas outras funcionalidades??

    • Oi, Paulo!
      É a versão 11! No início do post eu explico como instalar. O seu Windows deve ser Windows 7 ou superior, para fazer o download ;)
      Abraços!

  • Paulo

    Sobre o curso de formação do TCU, vc poderia explicar como é? As
    avaliações e conteúdos do curso e pelo fato de ser eliminatório e
    classificatório é bastante relevante falar daquele.

    Sempre grato por toda sua ajuda.

    • Olá, Paulo!
      O cf é tranquilo. Ele é uma etapa de adaptação ao Tribunal, cobra um pouco de Controle Externo, mas também cobra a organização do TCU, alguns sistemas com os quais teremos de lidar, entre outras coisas. É uma etapa eliminatória, mas, de acordo com as estatísticas do pessoal do ISC, ninguém nunca reprovou um cf por não passar. Já reprovaram por falta (isso reprova, mesmo!).
      Como o cf dura de uma a três semanas, acredito que só reprova quem quer :)
      Eu nem me preocuparia com isso, por agora.
      Abraços!

  • Lívia

    Oi, Carol! Está sendo um prazer enorme conhecer cada dia mais seu site. Excelente iniciativa! Vc é fera demais!!! Tem me ajudado muito. Que Deus a abencoe sempre! Muuuito obrigada e parabens pelo belo trabalho!
    A propósito, quantos anos vc tem?

    • Oi, Lívia! Obrigada ;)
      Tenho 25 anos, atualmente! Sou de 1989 :)
      Bons estudos!

  • Daniels Balboa

    Olá, Carol ! Tudo bem ? Eu também sou fã incondicional das novas tecnologias ! hehehhe ! Para você ter ideia um dia desses estava procurando uma palavra num livro físico e a minha mente estava mandando apertar o ctrl + f ( pesquisar do foxit reader pdf ) ! hehehehe !!! A dica número 4 realmente não conhecia !!! Muito legal !!! Como uso o foxit reader pdf estou mandando uma imagem para quem ainda não o achou no programa tal funcionalidade ! Obrigado e abraços !!!

  • Massa! Muito bom.
    Sim! Eu não sei como o Ctrl F do meu teclado ainda não afundou auhauhaua. Uso toda hora ;)
    Obrigada pela dica!
    Abraços

  • Dieggo

    Olá Carol, conheci seu site recentemente e gostei muito das dicas, muito obrigado! Deus te recompensará em dobro!!

  • Renata Pullen

    Carol, comecei a usá-lo agora com o RDC… menina, isso é coisa da divindade!!! Como as coisas podem ser fáceis na nossa vida! Dá vontade de passar a noite inteira colorindo meu RDC com o Adobe!!! Fantástico!
    Por que eu não te conheci quando comecei meus estudos? Você também é coisa da divindade… hahahaha (brincadeira)

    • uheuhehuehue! Obrigada, Renata! Se você usa iPad, há um app melhor ainda: iAnnotate! :)

  • Junior Rodrigues

    Meu Deus, Carol: nossa ”santa dos concursandos.” rs
    Me amarrei nesse post.
    Foi coisa de Deus.
    Justamente hoje que baixei pdf’s do site ”Casa do concurseiro”
    Carol, tu é de mais!

  • Michele Monteiro

    Oi Carol, desde que conheci seu site, estou seguindo muitas das suas dicas: ciclo de estudos, tática dos feras e como usar o pdf…mas tenho uma pegunta:tento excluir páginas do arquivo em pdf (sei que existe essa opção e como fazer) mas não consigo habilitá-la no MEU PDF…vou tentar inclusive instalar novamente meu adobe…Bjs e muito (mesmo) sucesso pra vc!!

  • Hahahah! Que bom! Já dá para aplicar as dicas ;)

  • Nilson

    Carol,
    Muito bom o post sobre a ferramenta do Acrobat. A título de sugestão, você poderia fazer um post sobre o iAnnotate PDF, visto que, assim como eu, existem muitos concursandos que se utilizam desta ferramenta para estudar.

  • CMK

    Muito legal!!!

  • Que massa, Michele!
    Obrigada ;)
    Bem, os adobes antigos não faziam isso (só uma versão paga). Se você não conseguir instalar a versão 11, tente baixar o PDF Sam para excluir suas páginas. Abraços! :)

  • iAnnotate é fantástico, né? Eu gostei da ideia, Nilson ;)
    Vou colocar aqui no meu planejamento. Bjs!

  • Daniel Jara

    Oi Carol
    meu nome é Daniel, também sou formado em Design e concurseiro.
    Infelizmente na nossa área existem poucas ofertas de vagas para Designer Gráfico
    mas esse ano está tendo algumas opções boas aqui no Rio de Janeiro: Me inscrevi para UFRJ, vai abrir para UERJ
    e parece que na câmara do Rio de janeiro vai ter também.

    Você já tentou algum concurso nessa área?
    Conhece algum material bom como referência?

    Parabéns pelo site
    suas dicas são excelentes.

    • Oi, Daniel!
      Nunca me liguei em fazer para a minha área, até porque, pegando a área administrativa, você acaba conseguindo ir para onde quer estar, no órgão! Sempre surge alguma coisa. Lá no TCU, por exemplo, eu mesma não quis ir para a área de comunicação, principalmente pelo interesse que eu tinha pelas relações internacionais e a oportunidade de fazer parte dessa secretaria. Resumindo: eu mesma não quis fazer concurso na área de design!
      Se você gosta da parte gráfica, talvez seja uma boa estudar para esta área, que costuma oferecer uma boa quantidade de vagas, no Senado, mas é a cada 4 anos. Abraços! :)
      P. S.: aí no RJ não tem design no concurso do BNDES? Acredito que sim…

  • Comprei no site da própria Bamboo, Isabela! Na época, era o lugar mais barato na internet brasileira para se comprar (believe it or not!) hehe… Abraços!

  • Rachel

    Adorei as dicas ! vai me ajudar demais, no estudo e no trabalho…..bjs

  • Massa, Rachel! Também uso muitas das minhas dicas de concursos no meu dia a dia! :)

  • Thiago Barbosa

    Obrigado carol. Vou seguir essa dica!

  • Massa, Thiago! :)

  • Ana Carolina Cavalcanti de Oliveira

    Carol! Não sei como te agradecer por manter este site com dicas tão FANTÁSTICAS. Eu, antes do Esquemaria, tentava ler tudo de um livro, fazer questões de todos os assuntos e, óbvio, pirava, ficava super tensa e estressada e ainda assim NÂO ME SAÍA TÃO bem quanto merecia pela dedicacao e tempo de estudos. Amei a dica do Acrobat, até porque estudante sempre tem muito pdf, pois falta dinheiro pro tanto de livro cobrado na faculdade de Direito e nos cursos pra concurso. Então eu sempre usava pdf, mas odiava!! Agora to até preferindo, por exemplo, a minha CF em pdf (disponibilizada aqui no site) do que ela no Vade! Hahahah

    Muito obrigada, você é um anjo!!
    Beijos,
    Ana Carolina.

  • Juliana

    Olá Carol, descobri seu site a pouco tempo e estou amando.
    Estou passando por um momento difícil, fraturei o tornozelo e parei de estudar por meses, estava pensando em desistir, mas não vou…Suas estratégias de estudo me animaram…Obrigada.:)
    O que eu quero te perguntar é…Onde posso encontrar lei seca atualizada, tipo Código Civil em pdf? No site do planalto não tem nesse formato.
    Obrigada desde já. Abço e parabéns pela grande ajuda.
    Juliana

  • Baixe a versão mais recente, Priscilla! A partir da 11. As versões antigas não permitem comentários…

  • Priscilla Nogueira

    Excelente, utilizava a versão antiga…nossa, revolucionou meus estudos, amando a nova ferramenta!! Obrigada!!

  • Obrigada, Carol :)

  • Oi, Daniela! O meu não costuma travar! Tente reinstalar ;)

  • Rosangela

    Carol, é a primeira vez que leio seus artigos… estou radiante com suas dicas. Venho algum tempo estudando para concursos. Fiz alguns cursinhos presenciais, outros online, já tentei estudar sozinha, mas confesso que sem sucesso. Várias tentativas, inúmeras desistências e novas tentativas. No seu site encontrei uma luz, vou tentar novamente fazendo uso de tudo que li. Obrigada por sua contribuição!

  • Mônica Oliveira

    Carol, como faz pra mudar a cor do marca texto e das outras coisas?

    • Clique com o botão direito e escolha a cor nas propriedades! Dá um pouco de trabalho, veja se compensa…

  • Hahah, ok, sem problemas!
    Obrigada pela mensagem!
    Gosto de:
    – Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Administrativo)
    – Pedro Lenza (Constitucional)
    – Chiavenato (Administração Geral e Pública)
    ;)
    Imprima, sem problemas… desde que você aproveite ao máximo hehe…
    Abraços!

  • Obrigada pela mensagem, Déborah! Bons estudos, abraços! ;)

  • Lau A

    Carol que diferença faz os seus posts!Agora sim alguém me explicou direito!
    Obrigada,tudo de bom.

  • Que bom que você gostou! :)

  • Por nada, Nilson! Abraços :)

  • Felipe Formiga

    Muito boas as dicas. Adeus caderno e caneta. Obrigado.

  • Giselle: iPad não perde em nada. É possível organizar todo o seu estudo por ele ;)
    Abraços!

  • Por nada, Gabriela! Fico realmente feliz em ajudar! Bons estudos :)

  • bomba

    hulez

  • Oi, Manu!
    Que bom que gostou hehehe
    Sim, às vezes também colocava uns carimbos (para organizar questões já feitas, por exemplo). Só que é importante, também, ser concisa em certos pontos de seus estudos, beleza? Coloque o suficiente para que você aprenda bem e com rapidez.

    :)

    Abraços!

    Carol.

  • Obrigada! :)

  • Oi, Júlia!
    Não ;)
    Resumos são muito demorados. Prefiro selecionar direto na fonte (livro ou PDF) as partes mais importantes.
    Mas eu sou a favor das fichas de estudos: http://esquemaria.com.br/exemplos-mapas-mentais-fichas-estudos/

  • Carol Oliveira

    Oi Carol!(minha xará haha) Descobri recentemente seu blog, e confesso que estou amando todas as dicas, e fiquei muito inspirada com sua historia, acredito que motiva muito. Atualmente estou tentando me preparar para um concurso do INSS que vai acontecer daqui a 5 meses, bom, já faz 2 anos que estudo o curso de Direito, sou realmente apaixonada por esse curso, antes dele fiz 6 meses de publicidade mas acabei não me identificando, ao contrario da sua história hehehe e com isso muitas vezes sinto que não tenho um bom rendimento em tudo que estudo, o que me deixa com receio em não saber como lhe dar com um concurso, sem contar que eu detesto matemática, não vou dizer que sou aluna nota dez na faculdade porque não sou, até porque muitas vezes me sinto para trás quando se trata de lembrar e aprender tudo aquilo que os professores passam e todos os livros que me disponho a ler, penso muito na carreira pública e em estudar para concurso, acredito que meu curso possa ser de grande ajuda mas ainda me sinto perdida em relação a organização de tempo, já li e vi muitas dicas sobre como se preparar para estudar, mas seu blog teve um diferencial, e como pode eu só ter encontrado agora!!! hahaha Em relação a esse post eu faço muitas leituras em arquivos PDF, mas ainda não tinha notado a quantidade de ferramentas para adequar de acordo com o estudo, depois dessa já vou aderir a técnica! :)
    Grande abraço Carol!

    • Olá, Carol! =) Fico feliz em ajudar! Bons estudos e ótima vida! Abraços :)

  • Daniela Lima

    Carol, quando vc estuda por PDF vc só faz a leitura, as marcações, comentários, etc, e os mapas mentais ou vc passa tudo para um caderno (tipo uma revisão)?

    • Nunca faço rascunho e passo a limpo, Dani. Isso demanda um tempo que concurseiros não podem perder.

  • Clique com o botão direito e altere nas propriedades ;)
    Abraços!

  • É o novo Acrobat, Patricia! Do lado direito, você acrescenta “comentários” que ele dá várias opções de ferramentas. Eu vou fazer um vídeo rápido aqui para atualizar o artigo! Deve estar no ar amanhã, dia 4 de abril!
    Bjs!

  • Josimar Camilo

    Ótimas dicas, vou coloca-las em pratica, não sabia disso tudo kkkkkkk

  • Diego Friozi

    Oi Carol!!
    Obrigado pelas dicas. Uma vez eu encontrei a barra de ferramentas que aparece após clicar em comentar ao lado direito, porem em outro dia quem disse que eu encontrava novamente…rsrs
    Vai me ajudar muito nos meus estudos. Também adorei seus mapas mentais.
    Parabéns!!!

    • Obrigada! Hehehe! Atualizei o artigo essa semana. Também apanhei um pouco, mas acabei encontrando hehe! :)

      • Diego Friozi

        Periscope vc tem para eu seguir? Adoro suas dicas.

  • Sim rs lá é a srta. Carol Alvarenga que aparece :)

  • Por nada, Vanessa! Abraços! =)

  • Por nada!

  • Edgley Monteiro

    Excelentes dicas.
    Obrigado por compartilhar conosco!

  • Que bom que você gostou! :)

  • Que bom que você gostou! Bons estudos! =)

  • Ângela Priscila

    Olá Carol, estou amando seu site. Dá vontade de ler todas as postagens de uma vez só (pena que tenho que parar para estudar. rsrs). Muito obrigada mesmo, tem me ajudado bastante.

  • Que imprima somente a parte sublinhada não há como, Mariana, porém,. no próprio PDF é possível você pular diretamente para as partes sublinhadas usando o próprio Acrobat Reader (no menu ‘Comentários’, que fica à direita, há a LISTA DE COMENTÁRIOS – a partir dela você conseguirá pular diretamente para os itens sublinhados).
    Abraços!

    Carol

  • Oi, Taimara!
    No tablet, o aplicativo da Adobe não é bom para arquivos na nuvem. Dica: use o iAnnotate (ou similar) com o Dropbox.

  • Oi, Carla!
    Isso não acontece, não. O arquivo que você está usando deve estar com algum problema, ou seu Adobe deve estar mto antigo!

  • Por nada, Caren! :)
    Abraços!

  • Os dois são fantásticos. Pegue as aulas demonstrativas, compare e escolha os professores que você gostar mais :)

  • Olá, Pedro :)
    Existem as mesas digitalizadoras. Eu, pessoalmente, amo a Intuos (é a que eu uso).
    Abraços ;)

  • Eu não arriscaria outras diferentes das da Wacom ou da Intuos. Já tive uma de marca desconhecida que deu erro muito rápido. As da Wacom, mesmo sendo para desenho, são ótimas. Da Intuos nem se fala… Eu comprei a minha pela pechincha de R$ 800,00 nos EUA há uns 2 anos, por aí. Ela é a large, então realmente foi bem barata. Hoje deve estar por volta de R$ 1.200…
    Ela é bacana para dar aula e fazer design. Se você tiver um iPad, já está de ótimo tamanho para os estudos!
    Sim, essa é a que eu uso no Ritmo de Estudos ;)

  • Opa, Rafa, acho que isso já aconteceu, hein?!!! Eu já te vi lá na comunidade do Face!
    E aí, está curtindo?

  • Que bom, Rafa! :)
    Enjoy;)

  • sandra

    Tô adorando o site.
    Mas fiquei em dúvida pq vc falou que o acrobat não é o melhor para estudar pelo tablet.
    Qual vc acha que seria melhor para estudar pelo tablet?

  • YES! O XODO faz o mesmo que o iAnnotate para iPhone. XODO. X-O-D-O :)

  • Legal, Margot!
    :)
    Massa também se vc já pegar as questões com comentários e fazer a anotação em seu material com base nos comentários dos outros.

  • Que legal, Goretti!
    Muito obrigada :)

  • Oi, Tamara! Você viu o vídeo novo? Lá eu mostro onde estão as ferramentas escondidas: https://www.youtube.com/watch?v=SgLu7H1EQQQ

  • Oi, Anne :)
    Muito obrigada!
    Não, isso não é normal… mas pode salvar por cima, sim! ;)

  • Paulo Cardoso

    Esse adobe vai ter que comer muito feijão pra se comparar ao XODO,

    • Verdade! Para Android, eu indico XODO; para iOS, indico o iAnnotate; como os dois conversam com o computador, no computador basta ter o Acrobat Reader ;)

  • :)

  • No PDF não há como, Vegetus :/
    Talvez fazer as anotações só nas partes alteradas das aulas, mas daí você tem que se organizar muito direitinho.

  • Anderson Nunes

    Olá, Keila!
    Bem, esse parece ser um problema específico desse arquivo em PDF que você está utilizando. Pode ser um problema no arquivo original ou no arquivo que você fez o download. Tente fazer o download de um novo arquivo e veja se o problema persiste.
    Abraços!

  • Hey, Jess!

    Isso acontece com todo arquivo em PDF? Porque isso não é o normal. Esse pode ser um problema apenas desse arquivo que você abriu, certo?
    Abraços!

  • Nossa, Vinícius! =O Fazer dessa forma deve ser muito trabalhoso.
    Você deve sempre tentar simplificar os seus estudos, ok? Se você perceber que algo que você está fazendo está demorando demais, tente simplificar o método. ;)
    É muito bom ver que você conseguiu tirar valor do blog do Esquemaria. =D

    Abraços!

  • Já sabia sim, Thiago! Sempre que eu aprendo a utilizar um novo programa eu busco aprender todos os atalhos, porque eles deixam a tarefa muito mais rápida. ;) Mas essa é uma boa dica para que não conhece esse atalho, valeu! =D

    Abraços!

  • Por nada, Alysson!

    Abraços!

  • Olá, Elaine!

    Qual é o sistema operacional do seu Tablet? Porque eu o tablet que eu uso é o Ipad. No Ipad, para salvar documentos editados, basta sair do documento que ele é salvo automaticamente.

    Diga-me aí, beleza?

    Abraços!

  • Olá, Thassya!

    Bom, então encontre uma alternativa para o Linux. =D Muitos visitantes aqui do Esq usam outro software (que na opinião deles é melhor) com as mesmas funcionalidades. Encontre um para Linux em que você possa aplicar as dicas desse artigo. Alguns visitantes dizem que o Foxit é uma boa opção. Teste e me diga o que você achou, certo?

    Abraços!

  • Eu que agradeço a sua presença, Miriam! =D

    Abraços! ;)

  • Hey, Thassya!

    Que ótimo que você encontrou uma solução! Esse é o caminho!

    Abraços!

  • Hey, Alexandrina!

    Esse problema pode ter relação com o software ou com o dispositivo que você está usando. Eu acredito que seja isso, porque eu nunca passei por esse problema. Por isso, tente reinstalar o programa que você está usando ou instalar um diferente. Se essa medida não resolver os seu problema, tente mudar o dispositivo que você está utilizando, ok?

    Abraços!

  • Anderson Nunes

    Olá, Daniel!

    O eBook sobre os rituais matinais de um concurseiro só está sendo disponibilizado como bônus do curso Ritmo de Estudos.

    Todas as informações sobre o curso encontram-se no site: http://www.ritmodeestudos.com.br

    Abraços!

  • Hey, Sam!

    Eu que agradeço a visita!

    É ótimo saber que você tirou valor das dicas que eu dou neste post, aqui no blog!

    Abraços e bons estudos!